domingo, 30 de agosto de 2009

O TÊNIS ADEQUADO

ANDAR OU CORRER?

PRATICANDO PILATES VOCÊ PODE:



Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode:

• Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros

• Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE( centro de força )

• Trabalhar a percepção do corpo e mente

• Favorecer padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões

• Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganhar energia

• Restaurar o alinhamento postural

• Deixar sua coluna mais forte e flexível

• Recuperar lesões

• Melhorar a área de movimento das articulações

• Melhorar a circulação sangüínea

• Aumentar a coordenação neuromuscular

• Oferecer alívio das dores nas costas e diminuir o stress das articulações

• Corrigir a sobre-carga dos grupos musculares que podem levar ao stress

• Melhorar a mobilidade, agilidade e vigor

• Complementar o treino esportivo e desenvolver uma melhora funcional para as atividades diárias

• Melhorar o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima

sábado, 29 de agosto de 2009

DICAS ERGONÔMICAS PARA EVITAR DOENÇAS MUSCULO-ESQUELÉTICAS




1– Procure sempre conhecer os ajustes possíveis para a sua cadeira de trabalho. Ao sentar ajuste a altura do encosto no meio das costas e o assento de tal forma que os cotovelos fiquem sem esforço na altura do tampo da mesa. Ao digitar procure uma acomodação no qual seu tronco e coxas façam um ângulo de 110 graus.

2– Ao escrever faça com que suas pernas entrem sob a mesa e que seu abdômen toque a mesa sem pressão. Procure se sentar alinhado com o eixo da cadeira, evitando entortar o corpo.


3– Procure colocar o seu monitor de tal forma que não ocorram reflexos. Ele deve ficar de lado para a janela. Caso não seja possível feche sempre as persianas. O monitor deve contemplar uma altura em que a sua parte superior deve no máximo atingir a altura da sua testa.


4– Posicione sempre o mouse lateralmente ao teclado evitando que seu braço fique estendido. Ao digitar tenha de preferência seu ante-braço apoiado para evitar um esforço cervical.


5– Evite torção do corpo ao ter que atender telefonemas bem como ao fazer suas anotações.


6– Procure sempre ao ficar sentado ter seus pés apoiados e ao usar sapatos escolha um que se amolde ao seu tipo de pé e com salto de preferência entre 2 a 4 cm.Caso seu pé não fique bem apoiado procure usar um apoio.


7– Procure fazer pausas compensatórias em no máximo a cada 30 minutos, procurando sempre fazer um pequeno alongamento.


8– Evite apanhar objetos em locais muito baixos ou muito altos. Quando isto se fizer necessário, utilize uma escada para os locais altos e flexione os joelhos para os locais baixos.


9– Evite sempre movimento de flexão estrema.


10– Evite posturas erradas na hora de dormir como ver TV deitado ou ler na cama.


11– Pratique exercícios físicos regularmente. O PILATES é uma opção perfeita para diminuir o stress e auxiliar a prevenção de dores e doenças músculos esqueléticas.
Dr. Antonio Carlos Novaes
Reumatologia e Medicina do Trabalho

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PILATES: CORPO JOVEM NA MATURIDADE



“Não quero ser um velho fraco, quero ser um idoso saudável”, afirma o economista Alceu Tomkiw, 59 anos de idade, diretor de uma multinacional em Curitiba.




Como forma de prevenção às complicações naturais do envelhecimento, há quatro meses ele passou a praticar Pilates, readiquirindo uma postura correta, músculos mais firmes e alongados, maior capacidade respiratória e uma melhor qualidade de vida.

Tomkiw diz que não se adapta ao ambiente agitado das academias, preferindo o atendimento personalizado. Além do bem-estar que o método Pilates proporciona às pessoas de todas as idades, estudos mostram que acima de 60 anos essa prática pode ser uma importante aliada para:
-aliviar dores,
-aumentar a percepção dos movimentos,
-proporcionar maior equilíbrio,
-fortalecer os músculos,
-desenvolver a flexibilidade,
-aliviar o estresse
e elevar a auto-estima.

Além disso, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos de 20% a 25% e reduz substancialmente a gravidade de deficiências associadas a cardiopatias e outras doenças crônicas.

O método Pilates está enquadrado num contexto de prevenção primária, secundária e terciária. Realizado por meio de uma série de exercícios feitos no solo ou com equipamentos apropriados, trabalhando todo o corpo de forma harmoniosa e personalizada, conforme as restrições de cada praticante.

O Pilates é um programa completo de condicionamento físico e mental que tem como objetivo desenvolver a estabilidade corporal necessária para uma vida mais longa e saudável.

Com um estilo de vida pouco ativo, a imobilização e as doenças neuromusculares diminuem o tamanho e a quantidade do colágeno. A prática desses exercícios estimulam a renovação desta substância e melhoram o equilíbrio da composição química dos fluidos e tecidos do organismo.

O método é também um forte aliado ao combate à osteoporose, doença que causa dor nas costas, fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade às fraturas. Assim, o trabalho com exercícios de fortalecimento dos músculos envolvidos com essas estruturas retarda os níveis da doença, melhorando a força muscular, o condicionamento físico e a coordenação.

Sem falar que os praticantes de pilates também fortalecem o assoalho pélvico, que consiste de músculos utilizados para controlar o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo.

PILATES E GRAVIDEZ




Durante a gravidez, o centro de gravidade da mulher muda aumentando muito a curvatura lombar.





No início do 2º trimestre a mulher inicia a produção de hormônios, que permitem o aumento da mobilidade nas articulações, com a conseqüente perda de alguma estabilidade natural.

Para isso, o método PILATES contempla os exercícios de preparação e recuperação pós-parto. Os exercícios de PILATES promovem um fortalecimento dos músculos nas costas, nas pernas, glúteos e músculos abdominais profundos, permitindo assim, que as mudanças físicas que ocorrem sejam bem toleradas durante toda a gravidez.

Com o método a respiração é reeducada como também a gestante se torna mais tranqüila e consciente dos seus atos com mais coordenação e controle destes.

PILATES é particularmente bem sucedido a tonificar os músculos da zona púbica e abdominais profundos, após o parto. A pratica deve começar após o terceiro mês e de uma forma bem suave, bastando obedecer um dos conceitos básicos do método que é o de respeitar os limites e a individualidade de cada pessoa.

O momento de parar também é variável de pessoa para pessoa, podendo, se não houver nenhum tipo de desconforto em sua prática, ser praticado até o último mês de gravidez. A prática do método não tem nenhuma restrição, a não ser que a gestante tenha uma gravidez de risco.
Fonte : Revista Pilates



VEJA MATÉRIA PUBLICADA EM
28 FEV 2010

CUIDADOS NA GRAVIDEZ COM O PILATES

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PILATES PARA ABDOMEM, CINTURA E GLÚTEOS.



“O pilates mantém minha coluna saudável
e fortalece todos os músculos 
ao redor dela 
– abdômen inclusive!”



Ana foi corredora antes de ser modelo e competia em provas de curta distância. Mas descobriu um problema nas costas, que a impede de praticar qualquer exercício de alto impacto. Por isso, além da caminhada, sua fiel escudeira, escolheu outras modalidades para mexer o corpo e, principalmente, afastar a dor (ela tem crises que a deixam de cama!).

Durante a gestação, fez ioga e adorou a proposta dos movimentos isométricos (com foco na permanência), pois as repetições do abdominal clássico foram contraindicadas pelo médico. Recentemente, foi apresentada ao pilates.

“O método dá ênfase aos músculos do centro de força: abdômen, cintura e glúteos. Com eles tonificados, a coluna fica protegida”, explica a professora da atriz, Fernanda Meneghetti, fisioterapeuta, do Rio de Janeiro. “De quebra, a barriga fica desenhada de uma forma bem feminina sem que eu precise fazer abdominal clássico”, conta Ana.

O exercício também ajuda a manter a postura em outra atividade, o golfe, sua nova paixão. “Comecei a praticar para acompanhar o meu marido (Boninho, diretor do Big Brother Brasil, da Rede Globo) e estou adorando. Parece monótono, mas mexo o corpo todo e caminho muito durante o jogo”, diz.
fonte: Revista Boa Forma




quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DICAS PARA CORRIDA


A corrida de rua é muito saudável, principalmente se você tomar precauções para diminuir os riscos de lesões e cuidar delas, quando acontecerem.


Vários fatores influenciam no aparecimento de lesões:

biotipo,

desequilíbrio muscular,

uso de tênis inadequados,

tipo de terreno

e aumento repentino da intensidade e do ritmo de treinamento.

Por isso, antes de começar a correr:
- Passe por avaliação médica;

- Fortaleça a musculatura;

- Faça alongamento;

- Use materiais adequados;

- Corra em locais adequados;

- Respeite o programa de treino, evitando excessos;

- Valorize o período de recuperação pós-treino ou pós-prova;

Se você já sofreu lesão, respeitar a recuperação é tão importante quanto treinar.

Nesse caso:
- Procure um médico especialista para diagnóstico e tratamento;

- Siga um programa de reabilitação, como o reequilíbrio muscular;

- Mantenha a condição aeróbia;

- Faça um retorno progressivo;

- e procure fazer a correçãode possíveis distúrbios biomecânicos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ÁGUA E ENVELHECIMENTO



Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?"

Alguns arriscam: "Tumor na cabeça" .Eu digo: "Não".Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não".


A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os responsáveis mais comuns:
diabetes descontrolado; 

infecção urinária;a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.Parece brincadeira, mas não é.. 


Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede,deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los,desidratam se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.
Insisto: não é brincadeira.
Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água.Na adolescência, isso cai para 70%.Na fase adulta, para 60%.Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água.Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica.Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. 



A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos. Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água.

Conclusão:Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente - e o verão já está aí ou a umidade do ar baixar muito - como tem sido comum nos últimos meses. Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor. Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo. Por isso, aqui vão dois alertas.

O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade.. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite.. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam.

O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro.

Lembrem-se disso!



Meu segundo alerta é para os familiares: 
ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos.

Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.
fonte: Arnaldo Lichtenstein, médico, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

RPG O SEGREDO DA BOA POSTURA





rpg-souchard

A Reeducação Postural Global traz inúmeros benefícios para atletas e praticantes de atividades físicas.

A técnica tem sido encontrada em academias e clínicas de estética, com o intuito de integrar benefícios.

Uma decisão pode mudar e melhorar toda a sua vida. Muitas pessoas têm considerado a atividade física um dos principais fatores para melhorar a qualidade de vida – o grande desafio da sociedade moderna. 

No entanto, em muitos casos ainda é preciso integrar a atividade física à saúde corporal, respeitando os limites do corpo e da mente.

Nosso corpo passa por transformações ao longo dos anos, e até mesmo os esportistas não estão livres de terem problemas de postura. 

Segundo o fisioterapeuta Oldack Borges de Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG (Reeducação Postural Global), os praticantes de atividade física correm o risco muito grande de terem algum desvio de postura por não fazerem do alongamento uma prática constante nos treinamentos e, conseqüentemente, acabam tendo maus hábitos, que podem levar a desvios na postura, muitas vezes não aparente.

Criar desequilíbrios aos músculos é mais comum do que se imagina, o simples ato de sentar de forma errada pode causar muitos danos a estrutura do corpo.

O estudante de publicidade José Lourenço, em apenas uma sessão de RPG conseguiu obter bons resultados.



“ Comecei a treinar musculação há pouco tempo  e não fazia nem idéia que tinha problema de postura. 

O instrutor da academia me orientou que procurasse um profissional de RPG. Na primeira sessão já consegui me sentir melhor. Foi muito bom, porque não achava que fosse me prejudicar, só agora percebo a diferença que faz.”
 
A RPG é essencial para atletas iniciantes ou profissionais. “O atleta desenvolve lesões relacionadas à sua prática esportiva e temos que minimizar ao máximo as conseqüências do esporte praticado. 

A RPG no esporte tem um papel fundamental para reduzir os traumas e lesões e para aumentar a performance do atleta”, explica o Dr. Alamiro de Carvalho, do Instituto de Reeducação Postural Global.


Na infância, conforme explica Dr. Barros é comum surgir os primeiros sintomas de desorganização do sistema muscular. Nesta fase a criança se desenvolve muito rápido, mais que o próprio osso, gerando má postura. O corpo, de  certa forma, rejeita essa posição, no entanto, ainda não pode ser considerada uma lesão. “Neste caso chamamos de tratamento preventivo/estético. 


Com o passar do tempo se não for feito o tratamento adequado à essa disfunção, as lesões podem se estruturar e se transformar em problemas”, explica Barros.


O fisioterapeuta alerta ainda sobre a importância de procurar auxílio de um profissional assim que for percebido os primeiros sintomas de má postura ou dores constantes. Barros deixa claro que o tratamento independe da idade e deve ser feito o mais cedo possível.


Técnica de tratamento
A RPG é uma técnica terapêutica, que tem como princípios trabalhar os músculos que são formados pelas fibras estáticas (músculos antigravitários responsáveis pela nossa posição ereta, e fibra dinâmicas) responsáveis pelos nossos movimentos amplos em todas as direções do espaço. 

“Para, sermos eficazes terapeuticamente devemos considerar esta diferença e trabalhar esta musculatura diferenciadamente, expõe Dr. Carvalho.


Essa reeducação postural é utilizada, essencialmente, para lidar com finalidades curativas. O diagnostico é individual e específico para cada paciente. “Tratamos a patologia de acordo com as necessidades de cada paciente, em muitos casos ele expõe o problema superficialmente, cabe a nós os profissionais, descobrir a raiz do problema” afirma Barros.

É a partir do relato de cada paciente, que o fisioterapeuta faz uma observação do corpo, para avaliar qual o melhor tratamento, dividindo-o em algumas partes: cervical, ombros (cotovelo, punho e mão), dorsal, lombar, quadril, joelho e pés (ante-pé e retro-pé).

Para obter bons resultados no tratamento é necessário descobrir a relação que existe entre uma simples dor do ombro com o resto do grupo muscular. 

“Conhecer os hábitos do paciente é extremamente importante, porque uma dor de ombro exposto por uma pessoa com determinadas características, jamais será igual ao de outra, pois as pessoas são diferentes e vivem de forma diferente”, explica Barros.

Durante o tratamento a respiração é trabalhada de forma específica para cada caso, proporcionando um alongamento muscular e melhorando a funcionalidade entre a respiração e a postura. 

“A RPG proporciona um relaxamento respiratório, pois trabalhamos também o principal músculo responsável pela respiração (diafragma), tornando o tratamento global, ou seja, tratamos o corpo como um todo”, elucida o fisioterapeuta.



Tratamento Estético
A exigência com a beleza está cada vez mais acentuada. Cada um a seu modo está incorporando as vantagens que os avanços tecnológicos e as novas técnicas apresentam.

De acordo com o Dr. Barros, a RPG pode ser utilizada para tratamentos estéticos e preventivos da má postura.

“Algumas pessoas apresentam crescimento exagerado em pouco tempo, criando uma postura inadequada, assim como hábitos da vida diária e esportes de composição, levam a disfunções dos músculos e ossos”.

As clínicas de estética acostumadas a lidar com as necessidades de um público altamente exigente, quando se trata de beleza, tem acrescentado na lista de serviços prestados a RPG. 

Para Barros, a técnica traz muitos benefícios se forem integrados a outras técnicas de estética, mas ele adverte: “A RPG não pode ser considerada uma técnica para redução de peso. Não é adequado utiliza-la para essa finalidade, porque a RPG não apresenta grande queima de calorias durante a sessão”.


As academias também entraram na lista dos estabelecimentos que estão oferecendo a RPG, como fonte de proporcionar benefícios integrados aos praticantes de exercícios.

Fonte: Muscle in Form








veja matéria publicada em
15 out 2010
CUIDADO COM A POSTURA






.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O QUE É SEDENTARISMO?

O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.

O que é o sedentarismo?

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.


Quais são as conseqüências do sedentarismo?

A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.


Quais as doenças associadas à vida sedentária?

O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.


Como deixar de ser sedentário?

Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
·
Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana;
·


Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente. 



Quais são as alternativas às atividades físicas esportivas?
A vida nos grandes centros urbanos com a sua automatização progressiva, além de induzir o indivíduo a gastar menos energia, geralmente impõe grandes dificuldades para ele encontrar tempo e locais disponíveis para a prática das atividades físicas espontâneas. A própria falta de segurança urbana acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer atividades físicas. Diante dessas limitações, tornar-se ativo pode ser uma tarefa mais difícil, porém não de todo impossível.


As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão, porém passam desapercebidas.
Aumentar o gasto calórico semanal pode se tornar possível, simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna. Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping-center, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.


Segundo trabalhos científicos recentes, praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, contínuos ou acumulados, é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.



Quais são as contra-indicações para fazer exercícios? A liberação plena para a prática de atividades físicas, particularmente as atividades competitivas e de maior intensidade, deve partir do médico. Nesses casos, um exame médico e eventualmente um teste ergométrico podem e devem ser recomendados. Indivíduos portadores de hipertensão, diabetes, coronariopatias, doenças vasculares etc. devem ser adequadamente avaliados pelo clínico não somente quanto à liberação para a prática de exercícios, como também quanto à indicação do exercício adequado como parte do tratamento da doença. Quando se trata de praticar exercícios moderados como a caminhada, raramente existirá uma contra-indicação médica, com exceção de casos de limitação funcional grave.

Quais são as recomendações básicas para fazer exercícios com segurança?
A principal recomendação é seguir o bom senso e praticar exercícios como um hábito de vida e não como quem toma um remédio amargo. A principal orientação é fazer exercícios com prazer, sentindo bem-estar antes, durante e principalmente depois da atividade física. Qualquer desconforto sentido durante ou depois de exercícios deve ser adequadamente avaliado por um profissional da especialidade. O exercício não precisa e não deve ser exaustivo se o propósito for a saúde.

Como praticar exercícios com maior segurança e efetividade?

Usar roupas adequadas: A função da roupa durante o exercício é proporcionar proteção e conforto térmico. Agasalhos que provocam aumento excessivo da sudorese devem ser evitados porque provocam desconforto e desidratação, não exercendo nenhum efeito positivo sobre a perda de peso.


Hidratar-se adequadamente: Deve-se ingerir líquidos antes, durante e depois de exercícios. A perda excessiva de líquidos e a desidratação constituem a principal causa de mal-estar durante o exercício.


Sentir bem-estar: Escolha a modalidade e sobretudo a intensidade de exercício que traga prazer e boa tolerância. Ao fazer exercícios prolongados ajuste a intensidade que permita sua comunicação verbal sem que a respiração ofegante prejudique sua fala. Esta é uma forma prática de ajustar uma intensidade adequada.
 


Consulte seu médico: Qualquer dúvida ou desconforto procure orientação profissional. Realizar uma avaliação física para elaboração de um programa de treinamento será uma atitude de grande utilidade prática.


Não se deixe levar por propagandas muitas vezes enganosas prometendo resultados milagrosos com outros recursos recomendados para substituir os benefícios do exercício ativo.
A atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção de saúde e qualidade de vida.

fonte:Dr. Turíbio Leite Barros Neto

sábado, 8 de agosto de 2009

BRASIL PRESENTE NO CONGRESSO MUNDIAL DE GERONTOLOGIA

Fisioterapeuta Roberto Quintana e a geriatra Juliane Ferrari

O fisioterapeuta Roberto Quintana participou do último Congresso Mundial de Geriatria e Gerontologia em Paris, evento realizado no período de 5 a 9 de julho e em entrevista a Revista Viver conta sobre alguns assuntos abordados neste evento.

VIVER: Dr. Roberto, poderia nos contar sobre o congresso que participou no início deste mês em Paris?

O Congresso Mundial de Geriatria e Gerontologia é um evento que ocorre a cada 04 anos, reunindo especialistas de todos os cantos do mundo, onde são discutidos as últimas novidades com relação ao envelhecimento humano. Este congresso é o maior evento mundial sobre este assunto.
Aliado a tudo isto, há em paralelo uma exposição comercial apresentando as últimas novidades e tecnologias de todo o mundo ligados a área..

VIVER: Quais os assuntos abordados neste Congresso?

Foram abordados diversos assuntos ligados a área do envelhecimento,

Os principais assuntos foram as diversas patologias que acometem os idosos, entre elas, o assunto mais discutido foi a doença de Alzheimer, já na própria abertura do congresso foi evidenciado o alarmante crescimento desta patologia no mundo e a corrida dos profissionais ligados ao idoso para lidar com esta situação. Mais de 100milhões de pessoas sofrerão com o mal de Alzheimer em todo o mundo até 2050.

VIVER: E foi discutido alguma atuação prática para o Alzheimer?

Sim, desafios e mais desafios! A gente tem que desafiar a memória e o físico sempre. Eu costumo sugerir jogos de toda espécie, atividades diferenciadas como o aprendizado de uma nova língua, por exemplo, porque se a gente faz coisas diferentes está estimulando áreas diferentes do cérebro. Mas, mais importante do que tudo, é a gente sair do cotidiano, sair da mesmice. É muito importante fazer coisas diferentes. Então, assim: se você vai para algum lugar sempre pelo mesmo caminho, vai ao trabalho pelo mesmo caminho, por exemplo, eu sugiro diversificar – mudar o local de compras, fazer compras num roteiro diferente, começar por onde você costuma terminar; tomar banho de olhos fechados, colocar o relógio no outro braço ... Fazer coisas diferentes, porque se a gente faz coisas diferentes está estimulando áreas diferentes do cérebro. Inovar sempre.

VIVER: O que mais lhe chamou a atenção neste evento?

O que mais me chamou a atenção foram as diversas tecnologias utilizadas em benefício do idoso, foi muito evidenciado a Gerontotecnologia, uma nova ciência preocupada com aplicação da engenharia com o intuito de aumentar a qualidade de vida, principalmente daqueles idosos que vivem sozinhos.

VIVER: E com relação a sua área específica, a fisioterapia , o que foi abordado?

Foi muito falado da importância da atividade física e da grande redução do número de doenças naqueles que praticam uma atividade física regularmente. Estudos comprovam que pessoas sedentárias tem 40% a mais de probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares como hipertensão, por exemplo.

Comentou-se muito da importância das atividades aeróbicas como o caminhar e a corrida, mas a necessidade de aliar com a atividade aeróbica exercícios de fortalecimento muscular como musculação e o Pilates. E o cuidado nas escolhas do tipo de atividades físicas para não causar um dano, às vezes, muito maior.

VIVER : Comentou-se sobre Pilates também?

A atividade do Pilates e a caminhada foram os exercícios mais indicados para os idosos, a primeira por ser uma atividade com resistência sem impacto, o que é fundamental para o fortalecimento ósseo e muscular e a caminhada por trabalhar com o sistema cardio-respiratório, sendo esta uma atividade de baixo impacto.

VIVER: De tudo o que viu no congresso, o que considera importante para o público da revista VIVER?

Para ter em mente sempre que o velho de amanhã é o jovem de hoje. E, viver bem é uma contingência do dia-a-dia. Ninguém decide ficar bem de repente e vai ficar bem porque decidiu........, não. O que a gente recomenda para todos é que a vida é curta, A idade avança. E tem que investir em qualidade de vida começando agora, alterando hábitos alimentares, diminuindo produtos químicos na alimentação e entrando com atividade física sim. Inclusive, para o público mais jovem, num ritmo adequado a cada um, respeitando sempre as próprias individualidades.

QUEDA NO IDOSO



As quedas constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos e as mortes devido a quedas ocorrem principalmente nos idosos.

As conseqüências das quedas são muito mais desfavoráveis nos indivíduos mais velhos porque sofrem um trauma psicológico, ficando com medo de cair, além disto tentam justificar as quedas dizendo que escorregou ou tropeçou ocultando muitas vezes a verdadeira razão.O medo de cair pode levar a imobilidade e com isto piorar a circulação levando a tromboses, dificuldade da respiração levando a pneumonias, e também a osteoporose e a piora do condicionamento físico aumentando a dificuldade para levantar sem auxilio, diminuindo a sua independência.

Em torno de 5 % das quedas levam a fraturas, e as mulheres fraturam mais que os homens, mas os homens morrem mais das fraturas. Quando não ocorre fratura, a dor e redução dos movimentos, pode causar isolamento pela diminuição da auto-estima, tanto pela queda quanto pelo aumento da dependência.

As pessoas caem por diversas razões que podem ser doenças agudas como isquemia cerebral (derrame) ou doenças cardíacas que diminuem a pressão arterial ou ainda por conseqüências naturais do envelhecimento que podem ser tratadas,







tais como :
Ø Perda de visão, óculos incorretos
Ø Vertigens e desequilíbrio por alterações do labirinto
Ø Arritmia cardíaca
Ø Osteoporose
Ø Alteração da visão em profundidade, espessura e altura devido à catarata
Ø Perda da audição
Ø Anemias
Ø Pés com alteração nas unhas, micoses, joanetes, calos
Ø Prostatismo que leva a um esforço para urinar e provoca desmaio
Ø Artroses no pescoço que podem causar desequilíbrio
Ø Hipotensão postural que é a queda da pressão arterial quando muda de posição com deitado para sentado ou sentado para em pé.
Ø Fraqueza por desnutrição
Ø Uso de bengalas, andadores e cadeiras de rodas
Ø Doenças como Parkinson, Pneumonia, Infecção urinária, Infarto do miocárdio e hemorragias.

Os remédios são causa muito comuns de quedas nas pessoas com mais de 60 anos. Os idosos tendem a apresentar varias doenças crônicas concomitantes e por isto usam várias medicações ao mesmo tempo, que podem aumentar o risco de quedas.



CUIDADO COM ESCADAS 

 
Os calmantes como os benzodiazepínicos, os antidepressivos, corticóides, antiinflamatórios não hormonais, vasodilatadores, anti-hipertensivos são freqüentemente associados a quedas no idoso. 





O uso de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de quedas por facilitar a instabilidade postural.




Os idosos que caem provavelmente o fazem por mais de uma razão e com freqüência é possível tratar estas causas e com isto evitar as quedas, bastando procurar auxilio do seu médico e não usar medicações sem prescrição,melhorar o condicionamento físico e muscular e o estado nutricional.



É importante também para o controle das quedas modificarmos os riscos externos ambientais ou pessoais, isto é, mantendo uma casa segura, usando calçados de salto baixo com solado que não deslizem e sempre presos aos pés (nunca chinelos) e por fim ocupar-se com atividades que estimulem a coordenação tais como dança e artesanato.

A CASA SEGURA:
· Boa iluminação nas escadas e corredores

· Retirar tapetes soltos, móveis baixos, e obstáculos do chão

· Colocar piso antiderrapante, especialmente no banheiro e tapete antiderrapante no Box

· Um banquinho no box ,auxilia ensaboar e enxaguar os pés durante o banho

· Suportes de parede no box e ao lado do vaso sanitário para auxiliar o equilíbrio

· Não usar chaves na porta do banheiro, local de acidentes freqüentes

· Interruptor próximo à porta e em boa altura

· Boa iluminação no trajeto da cama ao banheiro durante a noite

· Nightlights - "luzes noturnas" que evitam a desorientação durante a noite

· Telefones próximos à cama, luzes de cabeceira fixas

· Remover soleiras altas das portas

· Não encerar o piso

· Altura da cama e cadeiras apropriadas para manter os pés no chão quando sentada

· Manter corrimão nas escadas

· Colocar utensílios e mantimentos em locais de fácil alcance, não subir em escadas ou banquinhos.






veja também matéria postada em
3 abr 2010
SOBRE AS QUEDAS EM IDOSOS



.

ERETO E RETO

A importância da reeducação postural para a terceira idade.
A importância do sentar corretamente.

Conscientização postural é importante desde cedo. É o que ajuda a prevenir problemas que atingem a coluna na velhice. No entanto, é possível corrigir a postura mesmo quando os problemas já se instalaram. O idoso ganha mais qualidade de vida, independência e conforto para se movimentar.

A fisioterapeuta Lara Guimarães explica que o passar dos anos acarreta perda de força, massa muscular e de flexibilidade. Tudo isso provoca alterações na postura, como a cifose (corcunda), escoliose e lordose. "Essas alterações causam dores e desconforto", afirma Lara. Outros problemas que a reeducação postural pode tratar e prevenir são hérnia de disco, torcicolo, lombalgia, artrose, bursites e tendinites, asma, bronquite, dores musculares, estresse e enxaqueca.

Quando o assunto é postura, é preciso ficar atento a qualquer detalhe. "Uma dor no estômago pode afetar a coluna, pois o indivíduo ficará mais curvado. A posição de um trabalho manual, como crochê ou tricô, pode tensionar a região cervical e também causar problemas", alerta Lara.

As técnicas mais utilizadas para colocar a coluna no lugar são a RPG (Reeducação Postural Global) e o método das cadeias musculares. A RPG leva em conta as características de cada pessoa. O paciente, colocado em posturas estáticas, se mantém nessas posições por períodos determinados. Assim, simultaneamente, ele fortalece os músculos fracos e alonga os retraídos, além de trabalhar a respiração. O método das cadeias musculares envolve alongamento e relaxamento. Como Lara explica, é uma espécie de musculação leve, com movimentos amplos.
Antes de começar o tratamento, o paciente passa por uma avaliação fisioterápica para identificar o problema e saber qual técnica será aplicada. "Na maioria das vezes, a combinação dos dois métodos é o mais aconselhável", destaca a fisioterapeuta.

Os resultados são bons, e já pode-se notar a diferença aos seis meses de tratamento. A especialista lembra que, embora a postura não fique tão ereta quanto aos 20 anos, obtém-se diversos benefícios. "O idoso passa a viver sem dor, com mais conforto e segurança para se movimentar no dia-a-dia", garante.

Ao se tratar de coluna, o ideal é a prevenção. Por isso, Lara aconselha muito movimento e atenção redobrada quando estiver sentado. "O ideal é nunca ficar em uma mesma posição por muito tempo. O indivíduo deve sempre procurar se alongar, caminhar. Uma boa espreguiçada de manhã também ajuda", conclui Lara. Em tempo: sentar direito significa apoiar os ossos dos glúteos na cadeira, manter os pés no chão e a coluna reta.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ATIVIDADE FÍSICA PARA TERCEIRA IDADE




Fazer exercícios traz benefícios em qualquer idade, melhorando muito a qualidade de vida. Longevidade e qualidade de vida tem tudo a ver, pois todos desejam viver muito, mas com saúde, bem estar, um bom condicionamento físico e se possível no seu peso ideal

Se você não fizer um esforço físico nem mantiver uma dieta alimentar balanceada, provavelmente não terá alguns benefícios e não desfrutará de uma boa qualidade de vida.

O envelhecimento fisiológico não acompanha necessariamente a idade cronológica, pois isto varia de pessoa para pessoa, levando em conta muitos fatores, mas principalmente o estilo de vida de cada um.

Há pessoas de 60 anos com um condicionamento físico e qualidade de vida melhor do que algumas de 30 anos. O sedentarismo é sem dúvida, um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável.

Com o passar dos anos, a partir de 30 anos, você vai perdendo massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea, além de aumentar a gordura corporal. Há uma série de modificações nos diferentes sistemas do organismo, seja a nível antropométrico, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funções orgânicas que sofrem efeitos deletérios, além do declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico.

“É importante que o idoso escolha uma atividade que ele sinta prazer, para não abandonar a atividade”

O exercício físico é, com certeza um grande aliado e pode prevenir e retardar este processo de envelhecimento. Assim, sendo, principalmente os idosos devem se manter ativos visando principalmente:

  • Aumento da autonomia e sensação de bem-estar
  • Aumento da força muscular
  • Manutenção ou melhora da flexibilidade
  • Maior coordenação motora e equilíbrio
  • Maior sociabilidade
  • Melhora do condicionamento cardio respiratório
  • Controle do peso corporal
  • Diminuição da ansiedade e depressão
  • Maior independência pessoal
  • Ajuda no tratamento e prevenção de doenças, entre outros.

A hora é agora! Não deixe para depois. Invista em você e num futuro cheio de alegria. Para isto um fator se torna essencial. É importante que o idoso escolha uma atividade que ele sinta prazer, para não abandonar a atividade. Desta forma se torna mais fácil, manter uma regularidade. Vale a pena, experimentar várias atividades físicas até encontrar a que melhor se adapta ao seu perfil.

Dentre os exercícios, ele deverá fazer:

- Exercícios aeróbios de baixo impacto como caminhadas, mas poderá fazer também bicicleta, hidroginástica etc...

de 5x a 6x por semana de 30 a 60 minutos.

- Exercícios com resistência como a musculação ou Pilates Alongamentos que promovam uma maior flexibilidade e mobilidade articular, de 3x a
6x por semana.

domingo, 2 de agosto de 2009

Importância da reeducação postural pós plástica de mama e abdômen



Depois da cirurgia plástica nas mamas e abdômen,


REEDUCAR A POSTURA É FUNDAMENTAL

Logo após o período destinado ao pós-operatório, as mulheres que implantaram próteses mamárias de silicone, principalmente as com mais de 300 ml, ou aquelas que submeteram a abdominoplastia (plástica abdominal) deveriam se reeducar diante da nova relação envolvendo o pós-cirúrgico abdominal, a prótese e a postura corporal. “O desconforto inicial causado pelo sobrepeso, pela intervenção cirúrgica e pelas cicatrizes induzem a uma autoproteção corporal normal após uma cirurgia. Esta proteção poderá ocasionar descompensações posturais que no futuro, ou logo após o pós-operatório, desencadearão cervicalgias posturais (dores no pescoço) e lombalgias (dor na região lombar) crônicas se não forem tratadas”, adverte Luiz Fernando Sola, fisioterapeuta, especialista em RPG (Reeducação Postural Global), Pilates, Terapia Manual, Osteopatia e GDS (Cadeias Articulares-Musculares) do Instituto Krion em Sorocaba.

Segundo o especialista, a quantidade de mulheres que tem procurado as clínicas de postura no Brasil aumentou sensivelmente de um ano para cá. “A maioria das pacientes que atendo nesses casos procuram ajuda pela dificuldade de encontrar uma boa postura logo após o pós-cirúrgico da mamoplastia ou abdominoplastia”. A principal queixa é em relação às dores nas costas e no pescoço, que começam a incomodar bastante depois de alguns meses, quando a euforia pelos resultados e os incômodos do pós-operatório já passaram. “Indiscutivelmente, as próteses de silicone nas mamas e a cirurgia abdominal ao mesmo tempo que melhoram a estética postural e a auto-estima, também podem prejudicá-las se não houver um trabalho de orientação de um especialista”, diz Sola. Para o corpo trata-se de uma mudança brusca. “De um dia para o outro você está com uma prótese e uma nova silhueta, o que muda a forma e a aparência, havendo a necessidade de uma adaptação rápida para essa nova postura que, às vezes, por falta de orientação, leva a pequenas alterações estruturais no corpo que não são visíveis, mas que devem rapidamente ser corrigidas e reeducadas”, explica.

As alterações não têm origem somente no aspecto físico. Aspectos psicológicos acabam também afetando a postura. “Muitas mulheres não têm coragem de assumir a nova silhueta ou não se adaptaram a ela, e adotam uma nova atitude supostamente capaz de camuflar a nova postura com as mamas”, conta o profissional. Normalmente, elas curvam os ombros para frente, o que cria a ilusão de seios menores. “Além do sobrepeso proveniente do implante, essa postura só agrava a situação”, completa.

Outra queixa relativamente comum é que depois da plástica uma mama ficou maior que a outra. “Na maioria das vezes, o problema não tem origem nas dimensões da prótese, mas em um desvio lateral da coluna denominado escoliose”, explica Sola. “Na verdade, o desvio já existia antes da cirurgia plástica. O que aconteceu é que se tornou mais evidente com o aumento nas dimensões dos seios. Mesmo assim, pode ser tratado com sessões de RPG”.

De acordo com Luiz Fernando Sola, o ideal é que logo após o período denominado pós-cirúrgico, as mulheres que se submeteram à cirurgia abdominal e de implante de próteses de silicone nas mamas iniciem o trabalho preventivo e corretivo, que envolve normalizações de todos os músculos, vísceras, fáscias e da postura como um todo. “Em média, dez sessões são suficientes para evitar problemas futuros”, conta. Dessas sessões, metade é destinada ao autoconhecimento postural e a outra metade a trabalhar a parte estrutural, corretiva e treinamentos de sustentação postural .

Fonte: Dr. Luiz Fernando Sola,

Fisioterapeuta

sábado, 1 de agosto de 2009

ESPASMOS MUSCULARES

Espasmos aparecem com o estresse e sobrecarga muscular

A atividade física regular é a grande aliada para combater as contrações



Depois de um dia cansativo de trabalho, é hora de chegar em casa e relaxar no sofá. É então que começa aquela tremedeira desconfortável na pálpebra, que não passa fácil: o espasmo muscular deu as caras.

Considerado uma contração involuntária do músculo, o espasmo aparece, principalmente, quando o estresse atingiu o limite ou quando houve uma sobrecarga muscular. De acordo com o neurocirurgião da Associação Médica de Brasília, Luíz Cláudio Modesto Pereira, o espasmo também pode ser o resultado de noites mal dormidas e tensão acumulada. "O fator preocupante é que o espasmo pode gerar uma síndrome crônica, ocasionando a contração permanente do músculo", explica especialista.



QUALQUER MÚSCULO PODE SOFRER ESPASMO,
É MAIS COMUM NOS 
MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES
                

No entanto, há dois tipos de contrações: as que não provocam dor e as que provocam. As primeiras são resultado do estresse, como é o caso do tremor da pálpebra: "O que precisa de atenção especial é o fato de que o tremor do olho pode gerar mioclomias, puxadinhas no olho extremamente desconfortáveis", salienta o neurocirurgião.

Já as contrações dolorosas são decorrentes de algum esforço em excesso que o músculo sofreu. "Carregar bolsas muito pesadas, por exemplo, podem provocar uma contratura permanente do músculo dos ombros, devido à sobrecarga. Ou até quem abusa na hora de fazer exercícios físicos pode sentir
contrações musculares", explica Luíz Pereira.

De acordo com o neurocirurgião, o ideal é procurar um especialista quando o espamo permanece, pois é preciso verificar sua origem, que pode ser no nervo, no músculo ou possuir origem psicológica. "A contratura muscular pode ser um sinal, por exemplo, de doenças na medula espinhal.Por isso, é imprescindível saber sua causa."



Porém, a maior parte dos espasmos pode ser evitada. A grande aliada para isso é a
atividade física , "Os músculos precisam de uma boa oxigenação para que os espasmos não apareçam", explica o médico. A seguir, o médico do esporte do Hospital 9 de Julho, Pablius Staduto Braga da Silva, deixa algumas dicas para dar um chega pra lá nos tremeliques.




Faça exercícios aeróbicos
eles irão manter a boa oxigenação dos músculos e impedir as contrações

Coloque a hidratação em primeiro lugar
a reposição dos sais minerais gastos durante os exercícios é crucial para que os músculos estejam sempre saudáveis. "A atividade física gasta os eletrólitos e, se não forem repostos, favorecem os espasmos", explica o especialista

Alimente-se antes dos exercícios
atividade física não pode ser realizada em jejum; o corpo precisa estar preparado para aguentar a repetição dos exercícios.

Aproveite a academia com esforço progressivo
abusar nos exercícios prejudica os músculos, porque pode sobrecarregá-los. Ir com calma e ter acompanhamento profissional é o melhor caminho para fugir das contrações musculares.

A BUSCA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL




No início do século XX, na Europa desenvolvida, a expectativa de vida ao nascer andava ao redor dos 40 anos. Naquele tempo, homem ou mulher que atingissem essa idade provavelmente estariam se aproximando do final de suas vidas. Hoje, aos 40 anos, eles são considerados jovens. A expectativa de vida praticamente dobrou nesses países no decorrer do século XX e isso trouxe consigo uma série de problemas socioeconômicos. São muitos os que chegam aos 70, 80 anos em condições físicas, às vezes, muito boas, mas aposentados desde os 50 anos, obrigando a Previdência Social a manter o pagamento dos benefícios por um período que não havia sido previsto. Morrer mais tarde criou também problemas sérios no relacionamento familiar, especialmente no que se refere a como lidar com um parente de idade mais avançada. Atualmente, difícil a família que não tenha alguém com 70, 80 anos em condições físicas nem sempre ideais. No entanto, não são poucas as pessoas que envelhecem e chegam aos 80 em plena atividade sem passar pelo processo de decrepitude física e intelectual que tanto nos assusta. 

DESVIOS MAIS COMUNS NA COLUNA


Entre as dores que mais levam pacientes aos consultórios, os problemas na coluna se destacam. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% da população sofrerá com algum tipo de incômodo na região das costas. A boa notícia é que "na imensa maioria dos casos, o problema é facilmente solucionado". 


As dores nas costas podem ser provenientes de uma série de fatores, divididos em físicos e emocionais. Um jovem que fez um esforço físico exagerado, por exemplo, acaba sofrendo as dores causadas pelo estiramento muscular, enquanto um empresário estressado enfrenta dores ligadas à tensão do dia-a-dia. Além das causas, alguns sintomas diferenciam o problema e indicam o tipo de tratamento.


Os principais desvios da coluna e como o paciente deve proceder em cada um dos casos:

Estiramento muscular
O sintoma é facilmente notado por quem abusou da carga nos exercícios físicos ou carregou peso demais, eventualmente. A dor na região lombar é característica marcante nestes casos. "Se ela aparecer depois de um esforço exagerado, dura, no máximo, cinco dias". Nestes casos, a solução se resume a repouso e analgésico. Fazer uma compressa local, com uma toalha quente ou um travesseveiro elétrico, também pode ajudar. 


Hérnia de disco
Também caracterizado pelo incômodo ou fraqueza na região lombar, o problema chega a causar dores nos músculos das pernas, independentemente dos esforços físicos. A hérnia também não responde tão rápido aos analgésicos. Se a dor persistir por mais de cinco dias, é um indício da doença e o paciente deve procurar um especialista. A pressão que um dos discos intervertebrais, mal posicionado, faz sobre o nervo provoca a sensação de pinçada. 

Diversos motivos explicam a origem do mal, entre eles permanecer sentado por muito tempo ou receber pancadas nessa região do corpo. Quanto aos tratamentos, existem basicamente dois tipos: os conservadores, em que técnicas como fisioterapia, acupuntura, quiropraxia, rolfing, RPG (reeducação postural global), são aliadas a repouso e analgésicos. Nas situações mais urgentes, a cirurgia é a saída, retirando a hérnia através de um pequeno corte nas costas. 


Tensão
Causada por situações estressantes, este tipo de dor pode aparecer em qualquer região das costas e está frequentemente ligada à má postura ou distúrbios emocionais. Por não apresentarem sinais tão nítidos, o diagnóstico deve ser feito a partir da análise das causas. é preciso verificar os aspectos ergonômicos do local de trabalho da pessoa e seus hábitos, não só levando em consideração como ela se movimenta, mas também como reage aos problemas e se anda estressada. Dependendo do caso, vale lançar mão de analgésicos, fazer repouso ou procurar uma técnica de reeducação postural 
( RPG). 


Escoliose
A mais comum das três "oses" (as outras duas você confere logo a seguir) é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna, que forma um S em alguma das suas divisões. Esse entortamento pode ser uma resposta do corpo a vícios de postura, ou mesmo, um problema de nascença. 

Não causa dor assim que surge, mas com o tempo o desconforto ganha cadeira cativa. Isso porque a incorreção de um trecho da coluna acaba exigindo compensação de outra, e o resultado é uma postura inadequada, sessões de RPG (reeducação postural global) aliviam as dores e colocam as vértebras no lugar certo. 


Cifose
Sabe a célebre corcunda? Trata-se da cifose, problema causado pelo arqueamento da coluna . E é justamente nas redondezadas da nuca e dos ombros que as dores aparecem. Mais uma vez, a receita repete-se na correção: o único jeito de se livrar da aparência e da dor desagradável é buscar tratamentos de realinhamento postural. 


Lordose
O bumbum empinado demais, muitas vezes, não é artifício para chamar a atenção, mas sintoma de uma deformidade conhecida como lordose. Nesse caso, o desalinhamento ocorre na região lombar da coluna (ali no finalzinho dela, já próximo ao quadril). As curvaturas naturais do início e do final da coluna são denominadas de cifose e lordose, respectivamente. E damos o nome de hiperlordose e hipercifose ao desvio, quando essas curvas ganham proporções exageradas.


VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 11 DEZ 2010
ESCOLIOSE E O TRATAMENTO COM RPG

PREVINA-SE CONTRA A GRIPE SUÍNA

A maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína).

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.

As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem, vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Não tome leite, principalmente se estiver com resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.. Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico. Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas). Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico. O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados. Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais
poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você.


CAMINHADA: DICAS DA FISIOTERAPIA


Estudos realizados em centro de pesquisas do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas: caminhar, é uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo.
.- Melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos.- Reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios.- Com a caminhada, o risco de lesão é pequeno, já que a atividade é de intensidade baixa.
Riscos
  1. Os riscos da caminhada são quase inexistentes. Mas eles podem aparecer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou se o ritmo da caminhada for pesado.
  2. - Os batimentos do coração não podem ultrapassar 75% a 80% da freqüência normal.
  3. Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = freqüência cardíaca total (100%). Na dúvida, consulte um médico.
  4. - Uma pessoa sedentária corre mais riscos que uma pessoa ativa, tanto na caminhada como em outras atividades físicas.
Período mínimo para fazer efeito
  1. De três a cinco vezes por semana, 30 minutos ao dia.
  2. - Para quem estiver começando, o ideal é alternar um dia de descanso com um dia de exercício.
Gasto calórico médio
  1. De 200 a 400 kcal/hora
  2. Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.
Quem deve fazer
- Todas as pessoas, das mais diversas idades, desde que tenham passado por uma consulta médica

DICAS DA FISIOTERAPIA:
  • Nunca passe dos limites de seu corpo.
  • O trabalho físico deve ser feito em um período longo e o ritmo da caminhada, aumentando de acordo com os progressos da resistência física.
  • Observe o apoio do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e por fim os dedos.
  • Impulsionar o corpo à frente usando os glúteos e a parte posterior das pernas.
  • Mantenha as costas e o abdomêm firmes e contraídos.
  • Use os braços, dobre os cotovelos em 90° e inicie todo o movimento a partir dos ombros.
  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris.
  • Use um tênis apropriado para caminhadas, pois este absorve mais o impacto com o solo.
  • Se sentir dor nos membros inferiores diminua o ritmo, principalmente dor nos calcanhares.
  • Use roupas leves, confortáveis e flexíveis. Use roupas de acordo com a temperatura.
  • Beba líquido antes, durante e depois da caminhada. Melhor do que só hidratar o corpo, é também repor os sais minerais perdidos durante a caminhada. A água é a bebida que mais agrada na reposição líquida, mas sucos, água de coco e isotônicos também podem servir como ótimos aliados na reidratação. Não importa qual dessas bebidas, o importante é bebê-las durante e após o exercício.
  • Se quiser comer algo antes, dê preferência às frutas, sucos e vitaminas. Outros alimentos podem pesar no estômago.
  • Os alongamentos devem ser feitos antes e após a caminhada. Eles ajudam a prevenir lesões nos músculos e tendões, evitam dores musculares e aumentam a flexibilidade.