sábado, 26 de junho de 2010

O QUE É CAMINHADA NÓRDICA?


Fazer longas caminhadas com o apoio de dois bastões similares ao do esqui é a mais nova mania entre os alemães. 

 

Nas montanhas, à beira do rios ou mesmo nas florestas, a prática do nordic walking, ou caminhada nórdica, invadiu a Alemanha.


Encontrar uma pessoa caminhando rápido com o apoio de dois bastões pode, à primeira vista, parecer bastante estranho. Muitos não escondem o riso e acham a cena "coisa de louco". Na Alemanha, a prática da caminhada nórdica, originalmente nordic walking, é o esporte do momento e conta com um número cada vez maior de adeptos.

Eles caminham a passos rápidos pelas montanhas, florestas e até na beira dos rios, unindo o esporte à agradável apreciação da natureza. Proveniente da Finlândia, este tipo de caminhada teve origem nos esportes de inverno escandinavos. Já que o esqui não pode ser praticado sem a presença de neve suficiente no solo, os alpinistas inventaram a caminhada com os bastões para os meses mais quentes do ano.





A caminhada nórdica é feita com um ritmo acelerado, sem chegar a ser uma corrida. Os braços são apoiados nos bastões que, por sua vez, ficam presos no pulso com uma cordinha para evitar que escorreguem. Na Alemanha, o esporte começou a ser praticado primeiramente no sul, nas regiões montanhosas. Lá já existem inclusive pistas e rotas específicas para este tipo de caminhada. Os adeptos andam geralmente em grupos, mas há os que preferem curtir o trajeto sozinhos.

Simples e eficiente Um dos segredos do sucesso deste esporte na Alemanha, que já invadiu todos os Estados do país, talvez seja sua praticidade. Não exige muita concentração, nem um esforço sobre-humano. Mesmo com um ritmo menos intenso de caminhada, a queima de gordura acontece, uma vez que 90% da musculatura é estimulada. Em outras palavras, excelente para quem deseja emagrecer.



A dica para os principiantes é começar a andar com os bastões em terreno plano. Os bastões, aliás, devem ser bem escolhidos e adequados à altura de cada um. Durante a fase de aquecimento, as mãos devem segurar os bastões com firmeza. Depois, eles devem ficar soltos nos pulsos e apenas pegos individualmente, a cada passo.




O bastão que faz a diferença

 

Caminhar com ou sem bastões, acredite, faz diferença. Eles ajudam a melhorar a postura, amenizam o impacto sobre as articulações das pernas, joelhos e calcanhares. 


Além de exercitar os membros inferiores, induzem à utilização dos membros superiores e a musculatura do tórax. 

Os especialistas costumam recomendar este tipo de caminhada para quem deseja praticar esporte, mas tem problemas nas articulações dos joelhos, quadris e coluna vertebral, já que propicia um alívio de até 30%na carga sobre o aparelho locomotor.

Agora é moda
Não é à toa que a caminhada nórdica virou moda na Alemanha. Estima-se que seis milhões de pessoas já aderiram ao esporte no país. O curioso é que a maioria é do sexo feminino. "As mulheres são mais determinadas", tentou explicar o treinador Bernd Schäufle, autor de um livro detalhado sobre o nordic walking.

O instituto alemão para o walking classifica os diversos tipos de caminhada nórdica. Em comum, têm o passo rápido e a postura dos braços ao longo da coluna. A partir dos 130 passos por minuto, o nordic walking passa a se chamar power walking, uma modalidade só recomendada para os mais experientes.

O wogging walking acrescenta pesos nos pulsos e nos calcanhares. Já o nordic jogging é praticado com corrida, enquanto o hill walking se limita à escaladas. E tem mais: o aqua walking, a mais suave das variantes. Como é praticada dentro da água, o impacto nas articulações é mínimo sem deixar de exercitar a musculatura.

A modalidade mais popular continua sendo a básica, que qualquer um pode praticar, independente da faixa etária. E, se depender dos alemães, a caminhada nórdica conquistará definitivamente um espaço entre os esportes mais praticados no país.
fonte: dw.world






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA 
EM 21 NOV 2010
NOVA ONDA EUROPÉIA QUE ESTA INVADINDO O BRASIL

12 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. Movimento é vida!
    Um abraço.
    Geraldo Barbosa (Blob 14-F)

    ResponderExcluir
  2. Dr Geraldo
    Obrigado pelos seus comentários no meu blog.
    É sempre um grande incentivo ter o seu parecer.
    Atenciosamente
    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
  3. Poderia informar onde posso comprar, na cidade de São Paulo, os bastões usados na prática da Nordic Walking?
    Obrigada,
    Grâce

    ResponderExcluir
  4. Grâce

    Em São Paulo eu desconheço, mas não vai ter dificuldade para encontrar, em grandes casas de artigos esportivos.


    Em Curitiba
    você encontrará na

    VITAMANIA
    Rua Carneiro Lobo nº. 570

    Curitiba - Paraná

    Tel. (41) 3039-8631
    www.vitamania.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual é a altura do bastão? Eu meço 1,58cm

    ResponderExcluir
  6. A altura do bastão deve ser de 68 a 70% da altura do praticante.

    Para fazer a conta, a pessoa deve multiplicar sua altura por 0.68".

    Além destes acessórios, o praticante deve usar luvas especiais, que cubram a palma e as costas da mão.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  7. Boa Matéria está de parabéns!

    bastões tem na loja virtual www.equipoadventure.com

    ResponderExcluir
  8. Em Curitiba os bastões também podem ser encontrados na:
    DECATHLON

    http://www.decathlon.com.br/BR/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Decathlon não tem bastões de Caminhada Nordica, tem bastões de Tracking, cuidado para não comprar Gato por Lebre...muita gente já caiu nesta; são coisas diferentes para finalidades diferentes, sem contar que os bastões de tracking são vendidos individualmente e os de caminhada em pares. O melhor lugar que encontrei foi na Escola Fitness
      www.lojaescolafitness.com.br
      Abraços, Paulo.

      Excluir
  9. Muito Obrigada, estou repassando esta informação para tudo mundo que conheço. Fantástico!

    ResponderExcluir
  10. Dr. Roberto, de grande valia os esclarecimentos. Grata.

    ResponderExcluir
  11. O Bastão da Decathlon tem a ponteira reta, diferente dos bastões Nordic Walking, é usado para o mesmo fim? meu marido tem Parkinson e em reportagens vi que era recomendado a utilização de Nordic Walking para melhora de alguns sintomas da doença e por isso estou atrás de comprar esses bastões. Grata,

    ResponderExcluir