segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O QUE É LESÃO DE LABRUM DO QUADRIL?






As lesões labrais do quadril se tornaram muito freqüentes nos últimos anos. Porém, o sucesso do tratamento ainda é bastante controverso.

O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o acetábulo, parte interna do quadril onde o fêmur se encaixa. O labrum tem várias funções importantes na articulação do quadril, como manter a pressão intra-articular e ajudar na distribuição do líquido sinivial. Por esse motivo, ele é descrito por muitos autores como o menisco do quadril.

O labrum é uma espécie de moldura que reveste as bordas da cavidade acetabular da bacia e a mantém firmemente articulada à cabeça femoral. 




Além disso ele, juntamente com a cápsula e os ligamentos que a envolvem, fecham hermeticamente a articulação, permitindo que o fluido sinovial circule em seu interior e a lubrifique. 

Quando há lesão do labrum por traumatismos agudos ou repetitivos, ocorre o extravasamento do líquido com inflamação e liberação de substâncias químicas que irão causar danos à cartilagem articular. 

A estrutura fibrocartilaginosa do labrum serve de amortecedor para o impacto a que o quadril é submetido durante as atividades físicas e desportivas. Por circundar toda a articulação na parte superior e unindo-se ao ligamento transverso na parte inferior, o labrum é um componente de suma importância, juntamente com o ligamento ílio-femoral anterior, a cápsula articular e as demais estruturas estabilizadoras .

As alterações anatômicas do fêmur, do acetábulo ou de ambos podem levar à lesão do labrum, por mudar a relação normal entre a articulação e causar o impacto do fêmur contra o acetábulo durante os movimentos normais do quadril, 

Os movimentos que favorecem esta lesão são os movimentos de  flexão e rotação interna, ocasionando não somente a lesão labral mas também a lesão da cartilagem acetabular, sendo este um fator predisponente desencadeador da artrose do quadril.

Aqueles atletas que apresentam uma lesão do labrum acetabular podem apresentar dor na região inguinal e nádegas. A maior incidência desse tipo de lesão é a população praticante de atividade física, amadores ou profissionais, qualquer indivíduo pode apresentar esse tipo de lesão.

O tratamento pode ser realizado de maneira conservadora ou cirúrgica. O tratamento conservador consiste basicamente em fisioterapia por meio de equilíbrio muscular entre os músculos do quadril com ênfase em adutores e abdutores, porém o fortalecimento desses músculos deve ser orientado por um fisioterapeuta, já que um exercício feito sem orientação pode levar a maior atrito na região e piora do quadro.

O tratamento cirúrgico é realizado por meio de artroscopia e visa corrigir a lesão do labrum e também a deformidade causadora da lesão, esse tipo de tratamento é adotado geralmente na falha do tratamento conservador.




24 comentários:

  1. Não poderia ocorrer, tal lesão, por desalinhamento do quadril, já que é consequencia de movimento violento ou choque?

    ResponderExcluir
  2. Sim é possível a lesão ocorrer por desalinhamento do quadril.
    As alterações anatômicas do fêmur, do acetábulo ou de ambos podem levar à lesão do labrum, por mudar a relação normal entre a articulação e causar o impacto do fêmur contra o acetábulo durante os movimentos normais do quadril,

    Os movimentos que favorecem esta lesão são os movimentos de flexão e rotação interna, ocasionando não somente a lesão labral mas também a lesão da cartilagem acetabular, sendo este um fator predisponente desencadeador da artrose do quadril.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, o exercício do método Pilates, chamado leg circle, é prejudicial para quem tem lesão labral?

    Att

    ResponderExcluir
  4. Viviane
    viviane
    O " leg circle " é um exercício que mobliza bastante o quadril e todos os componentes articulares envolvidos, portanto deve ser realizado com bastante cautela.

    O tratamento conservador consiste basicamente em fisioterapia através de equilibrio muscular entre os músculos do quadril com ênfase nos músculos adutores e abdutores, porém o fortalecimento desses músculos deve ser orientado por um profissional, já que um exercício feito sem orientação pode levar a maior atrito na região e piora do quadro.

    Atenciosamente
    robeerto quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    sou portador da lesão tipo CAM e o ortopedista me disse que terá de ser feita uma dissecação óssea para corrigir a deformidade. Não cheguei a consultar nenhum fisio. O que me sugere? Devo consultar antes um fisio ou a solução é mesmo cirúrgica (artro).
    Obrigado.
    arlindoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Arlindo
    Estudos mostram que a lesão do labrum é apenas o topo do iceberg, alterações em outras estruturas também são encontradas, apresentando várias outras lesões.

    Alterações comuns podem ser vistas no raio-x, como a lesão tipo CAM, aumento da cabeça femoral para a região do colo, e tipo Pincer, aumento da borda acetabular, ambos ocorrem como tentativas de aumentar a superfície de contato diminuindo a sobrecarga.

    Uma vez diagnosticada a lesão do labrum, a cirurgia está indicada para aqueles pacientes que estão com dor e necessitam retornar as atividades esportivas ou profissionais.

    Uma lesão aguda pode ser tratada sem operar desde que seguida de repouso, uso de muleta e observação por 6 meses. Ao final desse período, se ainda houver dor poderá ser indicada uma cirurgia artroscópica do quadril.

    A cirurgia artroscópica,vem permitindo o tratamento de muitas lesões do quadril sem a necessidade de grandes incisões ou cirurgias demoradas, mas por ser uma técnica recente, requer além de um instrumental especializado um cirurgião experiente em problemas do quadril.

    A retroversão acetabular e a síndrome do tipo Píncer ou Cam,
    quando diagnosticadas em pessoas que praticam atividades de impacto, também tem indicação cirúrgica.

    É feito uma remoção cirúrgica das deformidades que provocam o impacto. Esta retirada pode ser feita por artroscopia ou por cirurgia aberta, dependendo do tipo e da localização da lesão.

    Para aqueles pacientes que já apresentam comprometimento na cartilagem da cabeça femoral e do acetábulo, podem se beneficiar com colocação de próteses, que poderá trazer novamente a condição anterior.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  7. Bom dia
    Faço muita atividade fisica, spinning, corrida, musculação, pilate e yoga. Nos ultinos meses uma dor na aticulação coxaquadril me tirou de tudo depois de varios exames o ultimo sendo uma RMI com contraste deu:
    Tendinopatia com peritendinite do gluteo minimo
    Rotura do labro acetabular
    Sera que poderei voltar a praticar minhas atividades fisicas em particular o yoga?
    Meu nome e Gleide e tenho 46 anos.

    ResponderExcluir
  8. Gleide, se o caso for cirúrgico, após a cirurgia , o paciente deve ficar durante algum tempo utilizando-se de muletas variando de acordo com o procedimento realizado.

    Imediatamente deve também ser iniciada a reabilitação, baseada em protocolo específico que pode variar de cirurgião para cirurgião. O retorno às atividades normais e ao esporte depende de cada caso , porem está diminuindo graças as novas técnicas utilizadas.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  9. Olá dr. Roberto fiz uma RM onde apareceu uma fissura no Labrum acetabular sinto dor na região do gluteo principalmente quando fico sentado por muito tempo.Sou corredor de rua e parei quando vi a gravidade do problema.Quais minhas chances de cura só fazendo tratamento convencional.

    ResponderExcluir
  10. Para esclarecer maores dúvidas sobre tal problema sugiro leitura de matéria postada em 28 jan 2013:

    LESÃO NO LABRUM DO QUADRIL PODE SER CONTROLADA;

    http://fisioterapiaquintana.blogspot.com.br/2013/01/lesao-no-labrum-do-quadril-pode-ser.html


    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tenho uma lesão labral na parte posterior do labrum da anca! Li na internet que não era operável porque o cirurgião não conseguia alcançar a zona posterior para fazer o reparo! Isso é verdade? Obrigada
    Joana

    ResponderExcluir
  12. Olá. Minha esposa foi diagnosticada com lesão no labrum. Foi submetida a artroscopia do quadril há 1 mês, a cartilagem estava lesionada e foi colocado um grampo, e agora está fazendo fisio, mas ainda sente dor ao andar. Há como controlar ou pode voltar a degeneração? Com o tempo as dores passam?

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se a prática de Spinning pode causar lesão de labrum .

    ResponderExcluir
  14. Olá. Quando é necessária a retirada total do lábun, quais as consequências.Fiz a vídeo artroscopia em outubro do ano passado e após a cirurgia o médico falou que teve que fazer toda a retirada do lábrum. Fiz fisio, hidro....enfim, mas as dores e as limitações continuam.

    ResponderExcluir
  15. lá. Quando é necessária a retirada total do lábun, quais as consequências.Fiz a vídeo artroscopia em outubro do ano passado e após a cirurgia o médico falou que teve que fazer toda a retirada do lábrum. Fiz fisio, hidro....enfim, mas as dores e as limitações continuam.

    ResponderExcluir
  16. Oi, doutor. Há 4 meses fui diagnosticada com ruptura do labrum acetabular. O médico indicou o tratamento conservador através da fisioterapia. Porém, me sinto muito mal perante o problema, pois, obtive melhoras mas não consigo andar direito. A cirurgia seria indicada no meu caso?

    ResponderExcluir
  17. Dr. Quintana, o Sr. tem relato de pessoas que tiveram melhora com tratamento de PRP? Trabalhos antero posteriores de coordenação na areia associado a trabalhos de fortalecimento na musculação de MI dando ênfase a adutores e abdutores e propriceptivos irão proporcionar o fim da dor? Sendo tudo executado de forma progressiva. Exercícios condenados serão somente rotação interna e flexão do quadril? Desee já agradeço sua Atenção

    ResponderExcluir
  18. Olá! Sou praticante de futebol semanalmente e após eu efetuar o movimento de um chute posteriormente comecei a sentir uma dor na região entre ligação do femur com quadril, há possibilidade de ter causando uma lesão como esta? Fiz o tratamento com anti-inflamatório por 10 dias, porém no retorno a atividade senti novamente a dor.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Tenho 24 anos, tive dois partos naturais. Desde criança tenho dores na coluna e na coxa direita e depois do meu segundo parto (em fevereiro deste ano), a dor tem sido insuportável. Começou a doer o quadril quando ando, sento, fico de pé e até quando deito. A dor na coluna piorou também. Meu ortopedista me solicitou uma RM da coluna lombossacra e uma RM coxofemoral esquerda. Na impressão diagnóstica deu "Protusão discal de base larga no intervalo L4-L5, determinando leve impressão no saco dural, sem sinais de compressão neural" e "Alteração na base labral sugestiva de ruptura. Correlação com Artro-RM porerá acrescentar novas informações diagnósticas".
    É normal esse tipo de alteração para minha idade? E o fato de eu ter tido dois partos naturais pode ter colaborado para esses problemas no quadril?

    ResponderExcluir
  20. Ola estou com inflamaçao no labrum e comecei tratamento essa semana com condroflex e 1 mes sem praticar atividades, sou corredor de rua profissional e tenho 29 anos, voce indica outros meios que possam ajudar na recuperaçao?

    ResponderExcluir
  21. fui diagnosticado com lesão do labrum,ja fiz ressonância magnética, fiz fisioterapia e não fiquei bom o que posso fazer agora.

    ResponderExcluir
  22. ola, fiz uma RM e constatou que estou com fissuras nos segmentos labiais ântero e pôstero-superiores do quadril e alterações degenarativas no ligamento redondo, associada a abaulamento anterior da tarnsição cabeça/colo femoral, porem não sinto dor, já operei do outro quadril pois sentia muita dor, mas neste agora o exame deu estas alterações, mas não sinto dor, ainda assim é caso cirurgico? ou posso só fazer fortalecimento para conservar?

    ResponderExcluir
  23. Eu estou com calcificação no quadril na articulação. Que tratamento e vai vir ser feito.

    ResponderExcluir
  24. Eu estou com calcificação no quadril articulação e persso fazer serogia .

    ResponderExcluir