sábado, 11 de dezembro de 2010

ESCOLIOSE E O TRATAMENTO COM RPG


A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral nos três planos do espaço (Souchard e Ollier, 2001). Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo. Essa torção em maiores graus determina a gravidade da escoliose e a forma de ser tratada.


Escoliose consiste num desvio da coluna vertebral, permanente, na direção lateral e rotatória, seja no plano frontal e no plano horizontal. 

Esses desvios da coluna provocam alterações do tórax e da bacia. 

Nos casos mais graves, a escoliose determina um deformidade bastante antiestética, com o aparecimento de uma saliência costal, chamada gibosidade, o que confere ao paciente um aspecto conhecido vulgarmente de "corcunda". 

O tratamento das escolioses baseia-se, dentre outros fatores, na idade, na flexibilidade, na gravidade da curva e na sua etiologia, compreendendo a correção das deformidades, com tratamento conservador, que inclui fisioterapia e utilização de coletes, ou o tratamento cirúrgico (Tribastone, 2001). 


Na opção de tratamento conservador a fisioterapia utiliza-se dos benefícios da R.P.G. ou Reeducação Postural Global, como método que corrige ou minimiza a escoliose através da identificação da causa do problema.


O tratamento da escoliose pode ser  realizado através  da Reeducação Postural Global (RPG) . Este tipo de tratamento está reservado para os pacientes que possuem uma deformidade leve, como uma curva flexível de desvio inferior a 40º, sem grande problema estético. 




 
Antes de começar o tratamento com a RPG deve-se fazer uma avaliação da atitude ou postura de um indivíduo colocando-se este de pé, atrás de um prumo, que serve de ponto de referência a fim de verificar-se se sua atitude ou postura é normal, quando examinado de frente de costas ou de perfil. 



O tratamento com a RPG é um dos processos pelos quais a técnica visa reabilitar todo o sistema muscular, readquirir uma postura adequada e  movimentos naturais da infância, que exigem o mínimo de esforço muscular.




29 comentários:

  1. Depois de adulto mesmo com leve desvio, tem jeito de colocar no lugar?

    ResponderExcluir
  2. Sim, e principalmente se for leve desvio, as possibilidades de correção são muito grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento, normalmente, depende de alguns fatores, como causa, tamanho e localização da curva, idade do paciente e grau de evolução da deformidade. Na maior parte dos casos, a escoliose idiopática adolescente é leve e o tratamento pode ser dispensado. Mas a curvatura pode se agravar. Inicialmente, o paciente é submetido a uma minuciosa avaliação funcional, radiológica e estética, para que depois seja traçada uma linha de tratamento adequada.

      A escoliose pode ser tratada por meio da Reeducação Postural Global, um tratamento reservado para pacientes com desvio inferior a 40º. Trata-se de uma técnica bastante utilizada para correções posturais e tem por objetivo, reabilitar todo o sistema muscular, restabelecer uma postura adequada e os movimentos naturais da infância. É um tratamento muito agradável que utiliza manobras específicas para corrigir a postura com manipulações na coluna, braços e pernas.

      Na RPG são trabalhadas “famílias” de posturas, através das quais são realizados processos respiratórios; desenvolvimento de consciência corporal e de equilíbrio; alinhamento corporal e equilíbrio de tensões musculares com reposicionamento de vértebras através das manobras.

      Lembrando que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados. Por isso, é sempre importante observar os sinais irregulares do corpo. No caso de crianças ou adolescentes, os pais devem analisar como seus filhos se sentam, deitam ou mesmo se as roupas utilizadas estão bem alinhadas ao corpo.

      Excluir
  3. tenho 20 anos sou corcunda ainda tem jeito

    ResponderExcluir
  4. è muito importante ser feito uma avaliação, mas é mujito provável que haja possibilidade.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. tenho desvio de 15 graus e um ombro um pouco mais baixo que o outro, tenho 19 anos sera que tem jeito, não sinto dor nem descnforto, mas gostarian de saber se terei melhoras fazendo uma hora uma vez por semana de rpg e sentando reinho em casa.

    ResponderExcluir
  6. Douglas
    O tratamento indicado da RPG é geralmente uma sessão semanal. Porém cada caso é um caso.

    Esta situação deverá ser avaliada por um "rpgista" e através desta análise será decidido se somente uma sessão por semana será suficiente, o que já disse é que geralmente uma sessão semanal é quase sempre ideal.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 30 anos descobri que tenho escoliose esquerda e dois bicos de papagaio,descobri em 2003 e nunca mas fiz nenhum exame.
    Pode ter piorado estou com dores frequentes, RPG pode ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Sim, as duas respostas são afirmativas.
    Pode ter piorado e o RPG pode ajudar.

    Lembrando sempre que : O tratamento da escoliose pode ser realizado através da Reeducação Postural Global (RPG), porém, este tipo de tratamento está reservado para os pacientes que possuem uma deformidade leve, como uma curva flexível de desvio inferior a 40º, sem grande problema estético.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu tenho 16 anos e dias atras minha coluna travou no meu trabalho, me levaram ao medico e descobri que tenho escoliose. Fui ao ortopedista e o mesmo disse que não tem mas jeito de "concertar"o osso pois ele já é um osso adulto.
    Ele recomendou que eu faça aulas de fisioterapia e RPG...Esses exercícios irá trazer algum beneficio a minha coluna, e fará com que eu pare de sentir dores nas costas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Vc vai sentir a diferenca..... Espero que tenha te ajudado....

      Excluir
  10. A RPG tem como objetivo restabelecer a funcionalidade e flexibilidade normais da coluna, tendo a capacidade de moldar a coluna em todas as dimensões, tanto na estrutura articular vertebral como muscular, reorganizando-a e promovendo uma modelagem estrutural de forma superficial e eficiente na sua correção.

    A RPG tem uma visão global do indivíduo corrigindo todas as compensações provocadas pela escoliose, dando uma nova consciência do esquema corporal normal, redirecionando para a normalidade, aliviando e eliminando dores com eficácia.

    A RPG é responsável em dar um importante suporte a nível psicológico e emocional, minimizando possíveis traumas através dos resultados não só do ponto de vista doloroso, como também do ponto de vista estético.

    O tratamento da Escoliose com a RPG está vinculado ao grau de angulação, podendo haver a necessidade de conjugar várias estratégias de tratamento, portanto ao relacionar o grau da angulação da escoliose e o tratamento correspondente, temos:

    1) 0 a 20 graus: somente necessidade de realizar RPG;
    2) 20 a 30 graus: RPG e uso de colete ortopédico;
    3) 30 a 40 graus: RPG e uso do colete ortopédico;
    4) 40 a 50 graus: tratamento cirúrgico e RPG (dependendo da indicação médica).

    A duração do tratamento varia de 6 meses a 2 anos, dependendo da gravidade dos casos, com sessões semanais individuais com a duração de uma hora. Há a necessidade de acompanhamento de manutenção, principalmente em adolescentes até atingirem a idade adulta.

    O tratamento deve-se iniciar precocemente, ou seja, imediatamente após o diagnóstico clínico de Escoliose.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  11. EU tenho 13 anos, e descobri que tenho escoliose há um mês, por enquanto o médico esta só observando mas ele disse para fazer aulas de natação e de RPG , a natação e o RPG ajuda para quem tem escoliose, de 11° graus?
    E terei que usar palmilhas ortopédicas, ela tambem ajuda?
    Agradeço desde já a resposta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda sim. Mais vc tem sorte de ser uma escoliose de 11° graus, acho que no seu caso nao vai precisar nada por enquanto.... Espero que tenha te ajudado....

      Excluir
  12. tenho escoliose de 40° a ortopedista me passou fisioterapia e r.p.g. nem um coletizinho ela receitou, to achando que ta mto estranho isso....
    o q vcs acham? Aguardo alguma opniao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coluna pode ser reconduzida à sua posição normal através do emprego de uma força de tração na mesma.

      Essa força aumenta o espaço entre as vértebras e reduz a curvatura nos pontos críticos.

      É uma forma engenhosa para "endireitar" a coluna sem que seja necessário pegar ou manusear vértebras e discos.

      Contudo, o tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.

      O tratamento da escoliose pode ser definido através do grau de angulação:

      Geralmente considera-se o seguinte:

      De 0 à 10 graus não necessita de tratamento fisioterápico,
      de 10 à 20 graus tem necessidade de tratamento fisioterápico,
      de 20 à 30 graus o tratamento fisioterápico acompanha o uso de colete ortopédico,
      de 30 à 40 graus requer o uso do colete ortopédico e
      de 40 à 50 graus somente com tratamento cirúrgico.

      Contudo a base para o tratamento são fatores como a idade, a flexibilidade, a gravidade da curva e a etiologia.

      Portanto é importante a avaliação médica para a definição do tratamento mais adequado, pois irá variar de acordo com todos estes fatores.


      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  13. Oi, tenho 11 anos, estava com umas dores nas costas recentemente, minha mãe me levou no médico e ele disse que eu estava com escoliose. Ainda vou fazer o Raio-X pra ver qual é o gral, mais ele disse que grande não é. E fazendo RPG, a coluna volta ao NORMAL? Meu médico disse que provavelmente sim, e melhor ainda já que eu comecei cedo o tratamento. Mais queria ter certeza MESMO. Então, fazer RPG deixa as costas NORMAIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento varia do uso de coletes, fisioterapia e cirúrgico, sendo que os fatores determinantes são a idade do paciente, grau de evolução da escoliose e sua causa.

      Se optar pela fisioterapia, o tratamento mais indicado é a RPG, onde o paciente inicialmente será submetido a uma minuciosa avaliação funcional, radiológica e estética, e posteriormente é traçado uma linha de tratamento.

      Na RPG trabalhamos famílias de posturas, sendo que as posturas em decúbito(deitadas) permitem melhor modelagem manual do fisioterapeuta, já as posturas em carga(em pé ou sentada) permitem maior participação do paciente.

      Sendo assim é desejável, durante a mesma sessão, associar uma postura em decúbito a uma em carga, porém tudo depende do exame prévio.

      Nessas posturas é realizado um trabalho respiratório, alinhamento corporal, equilíbrio de tensões musculares com reposicionamento de vértebras através das manobras, desenvolvimento da consciência corporal e equilíbrio. A participação do paciente durante todo o processo torna-se fundamental.

      Atualmente muitos pediatras já encaminham seus pacientes para o tratamento com a RPG quando observam alguma alteração postural, quanto mais cedo detectado e iniciado o tratamento, melhores são os resultados.

      Atenciosamente
      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  14. Minha mãe tem 48 anos e ela tem escoliose tem tratamento para a sua idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como toda patologia crônica, o tratamento incia-se utilizando medicação e fisioterapia por tempo prolongado.

      Se estas medidas falham, são utilizados métodos de tratamento da dor com os bloqueios.

      Após esta etapa, se não houver melhora do quadro é indicado o tratamento cirúrgico através de procedimentos minimamente invasivos.

      Quanto maior for o desvio mais complicado será corrigir o problema.
      Caso as costelas tenham sido afetadas o tratamento é ainda mais restrito.

      Na grande maioria dos casos o que se procura fazer é tentar manter o desvio da forma como está, sem que haja pioras. Isto já é um bom resultado.

      Att

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  15. Existe em portugal esse tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tânia, entre em contato com a Associacão Portuguesa de RPG para maiores informações.
      http://www.prorpg.pt/

      Atenciosamente

      Roberto Quintana

      Excluir
  16. Boa tarde minha filha tem 15 anos e esta exatamente 40 graus o RPG ajuda nesse caso?
    Ela esta com muito medo de fazer a cirurgia.

    ResponderExcluir
  17. Fabiana
    O tratamento com a RPG pode ajudar.
    Geralmente considera-se o seguinte:

    De 0 à 10 graus não necessita de tratamento fisioterápico,
    de 10 à 20 graus tem necessidade de tratamento fisioterápico,
    de 20 à 30 graus o tratamento fisioterápico acompanha o uso de colete ortopédico,
    de 30 à 40 graus requer o uso do colete ortopédico e
    de 40 à 50 graus somente com tratamento cirúrgico.

    Contudo a base para o tratamento são fatores como a idade, a flexibilidade, a gravidade da curva e a etiologia.

    Portanto é importante a avaliação médica para a definição do tratamento mais adequado, pois irá variar de acordo com todos estes fatores. Lembrando que cada caso é um caso totalmente diferente do outro e que vai depender muito da participação do cliente no resultado de qualquer tratamento.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
  18. tenho 16 anos possuiu escoliose idiopatica. Uso colete de boston há 3 anos apesar de agora so dormir com ele. Tenho curva de 35º na lombar que é a minha curva mais salientada a nivel estetico (cintura mais vincada que outra). Gostava de saber se o RPG é um tratamento que me pode ajudar a ficar c a minha coluna quase direita.

    ResponderExcluir
  19. A escoliose pode ser tratada por meio da Reeducação Postural Global, sendo um tratamento reservado para pacientes com desvio inferior a 40º, portanto no seu caso será possível a redução, mas dependerá de inúmeros fatores.

    Inicialmente, o paciente é submetido a uma minuciosa avaliação funcional, radiológica e estética, para que depois seja traçada uma linha de tratamento adequada.

    A RPG é uma técnica bastante utilizada para correções posturais e tem por objetivo, reabilitar todo o sistema muscular, restabelecer uma postura adequada e os movimentos naturais .

    É um tratamento agradável que utiliza manobras específicas para corrigir a postura com manipulações na coluna, braços e pernas.
    Rosa o que você precisa é procurar um rpgista na sua região, mas segundo o que você perguntou, sim, a RPG poderá ajudar e muito no seu tratamento.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Tenho 19 anos e uma escoliose lombar de 22°. Gostaria de saber quantas sessões aproximadamente eu precisaria fazer.

    ResponderExcluir
  21. Tenho 39 anos e estou com escoliose na coluna lombar inferior tem como corrigir esse desvio?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia! Minha filha de 13 anos tem escoliose de 32° mesmo usando o colete ela pode fazer o RPG? Nos raio x foi mostrado que ela tem a coluna bastante flexivel. Obrigado!

    ResponderExcluir