sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ESTOU GRÁVIDA E SINTO MUITA DOR NAS COSTAS, O QUE FAZER?




Idade, sedentarismo e aumento de peso
são fatores determinantes
para que essas dores apareçam

Além de enjôos e de alguns quilinhos indesejáveis, as dores nas costas podem se tornar grandes vilãs das mulheres durante a gravidez. 


De acordo com o Chefe de Serviço de Ginecologia e Obstetricia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Sérgio Martins Costa, a idade, o sedentarismo e o aumento de peso são fatores determinantes para que essas dores apareçam.


- Todas as mulheres terão algum tipo de desconforto, mas as que não praticam exercícios físicos sentirão as dores com mais facilidade.


Porém, os problemas de coluna podem aparecer em função de algumas alterações hormonais, como explica a fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia do IPA Carla Brito. 

Segundo ela, no decorrer da gestação, a musculatura tende a se adaptar ao crescimento da barriga. Por isso, é comum que e o desconforto ocorra.


O obstetra alerta que, nesse período, ocorre uma contratura no músculo e a tendência é de que a mulher desloque o seu centro de gravidade e passe a utilizar a musculatura das costas. Ele também explica que, no final da gestação, há uma distinção dos ligamentos, aumentando ainda mais as dores na lombar.


- No início, as dores podem ser esporádicas, mas, quando está próximo do final da gestação, a tendência é que as dores aumentem, uma vez que a cabeça do bebê passa a se acomodar na região pélvica da mãe.


Confira algumas dicas dos especialistas para aliviar as dores nas costas: 
- Na hora de dormir, varie as posições laterais. Coloque um travesseiro entre as pernas, o que ajudará a relaxar a coluna. 


- Os exercícios são muito importantes durante a gravidez, mas cuidado. Se você não está acostumada a praticar algum tipo de esporte, é aconselhável que o trabalho físico passe a ser feito apenas no segundo trimestre da gestação. 


- Exercícios de alongamento e consciência corporal podem ajudar a manter uma boa postura e a ter uma gravidez saudável. 


- Quando estiver sentada, mantenha os pés elevados. Isso fará com que a coluna mantenha-se acomodada na cadeira. 


- Deitar de barriga para cima, elevando as pernas com alguns travesseiros ou almofadas, pode ser uma ótima posição de conforto. Quanto mais próximas da barriga estiverem as pernas, maior será a sensação de alívio. 


- Deixe o salto alto de lado. Os calçados mais rasteiros vão evitar que a coluna se incline ainda mais.
Fonte: Bem-estar

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
28 AGO 2009
PILATES E GRAVIDEZ

2 comentários: