domingo, 28 de fevereiro de 2010

FATORES QUE DETERMINAM O ENVELHECIMENTO ATIVO

As melhorias das condições de vida dos idosos, proporcionando um envelhecimento ativo, evidenciando principalmente a ação tem sido um dos principais temas discutidos em congressos de gerontologia nacionais e internacionais.

O objetivo é permitir que os idosos continuem envelhecendo trabalhando com a sociedade. “O ideal é que eles não fiquem ociosos e saibam o quanto é importante o papel social que possuem”.

Dados de uma pesquisa realizada no Japão revelaram que as pessoas com falta de contato social tinham uma vez e meia chances de morrer nos três anos seguintes do que as que possuíam apoio social.

Entre os apoios sociais necessários para as boas condições de vida, enumera os principais:

Moradia segura: para evitar acidentes domésticos. E também a boa conservação de calçadas e vias públicas que é uma responsabilidade do poder público, que tem uma negligência histórica em cima disso.

Fatores psicológicos: falta de motivação, falta de socialização e falta de confiança.

Fatores sociais: solidão e isolamento.

Fatores comportamentais: Abuso de álcool e medicamentos.

Violência e abuso contra o idoso: Não adianta ter um Estatuto do Idoso, um código de defesa se ele mesmo não consegue se defender das injustiças sociais.

Exclusão: falta de educação e alfabetização.
Os principais fatores que determinam o envelhecimento ativo são: renda, trabalho e proteção social (que na verdade não existe, pois se o idoso precisa de um atendimento médico, procura um posto de saúde, chega lá e não recebe atendimento, onde fica a proteção social que ele tem direito?).

Entre os principais desafios que deverão tornar prático este envelhecimento ativo está: transporte gratuito e de qualidade, criação de uma imagem mais positiva dos idosos e redução da injustiça social.  

Referência:
Envelhecimento Ativo – OMS, 2002












.

PARECER SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO ( Dr. Wilson Jacob Filho***)

"Hoje, entendemos que o envelhecimento ativo conduz ao envelhecimento saudável. 

Na verdade, essas expressões são quase sinônimas quando empregadas na literatura e nas recomendações cotidianas. 
O envelhecimento ativo prioriza a atividade física não só após o indivíduo ter atingido faixa de idade mais avançada, mas durante todo o processo. 

Não se admite mais um período de sedentarismo em que a atividade física seja interrompida por volta dos 20, 25 anos, quando ele se torna um profissional atuante e só seja retomada mais tarde, como forma de tratamento porque já adoeceu. 
Além disso, é importante manter atividade social, profissional, afetiva e amorosa em todos os sentidos.


O idoso precisa compreender que só pertencerá à comunidade se agir como ela age. Caso contrário, será dela excluído naturalmente. "


 ***Dr. Wilson Jacob Filho é médico e diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.









VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
28 FEV 2010
FATORES QUE DETERMINAM O ENVELHECIMENTO ATIVO









.


.

SUFFERING FROM BACK PAIN

If you suffer from back pain, you are far from being alone. 
Four out of five adults experience the symptoms of low back pain at least once in their lifetime. 
The back is a complex structure made up of 33 vertebrae, over 30 muscles, numerous ligaments, multiple joints, and inter-vertebral discs. 
As you can see, there are many structures that can cause discomfort if injured or affected.

O QUE É UMA BOA POSTURA?

Postura é a posição do corpo

Boa postura pode ser definida como o arranjo harmônico das partes constituintes do corpo, tanto em posição estática (parado) como em diferentes situações dinâmicas (movimento e força). 

Quando se fala em coluna, postura é a coluna vertebral ereta estática (parado na posição de pé). 

A posição ereta é obtida através dos tecidos moles da coluna vertebral: músculos, ligamentos e cápsulas articulares.

Boa postura é o resultado da capacidade que ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados sem desconforto. Uma postura aceitável também deve ser esteticamente apreciável. 

Portanto, quando alguém cansa em uma fila de cinema, sente desconforto ou dor, se fica muito tempo assistindo TV, ou precisa sair cedo da cama no domingo porque dóem as costas, há sintomas de doença postural da coluna vertebral. 

Desse modo, o exame postural é a avaliação da posição da coluna vertebral, das relações das suas curvaturas entre si e dos elementos envolvidos na sua harmonia ou desequilíbrio. 

O exame postural é parte da avaliação física do aparelho locomotor e deve ser complementado pelo estudo cinético (movimentos) da coluna vertebral para adequada interpretação funcional das queixas ou achados eventualmente encontrados.

CUIDADOS NA GRAVIDEZ COM O PILATES

Pilates na gravidez:

A prática evita a dor nas costas, alivia inchaços nas pernas e ainda colabora para um parto mais tranquilo.

- Nenhuma gestante deve iniciar qualquer atividade física sem passar por uma avaliação de seu médico de confiança. Essa é uma condição fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê. Durante o pré-natal, também é importante que a mulher converse com o obstetra sobre sua prática.

- A duração de uma aula para gestante é a mesma de uma aula convencional – uma hora – e são recomendadas pelo menos duas aulas por semana para que a gestante possa sentir os benefícios da prática em seu dia-a-dia.

- Gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade.

- Com a gravidez avançada, não é indicado deitar de bruços, pois a posição comprime o útero contra as costas e diminui a quantidade de sangue que chega ao bebê. A mãe também não deve prender a respiração por muito tempo durante o exercício porque o bebê também fica sem oxigênio.

- As gestantes não devem praticar nenhuma atividade que eleve a frequência cardíaca a mais de 120 batimentos por minuto, pois isso diminui a circulação sanguínea.

- Não dispense o instrutor, orienta o obstetra do Hospital Sírio-Libanês. Por causa da barriga, o equilíbrio da mãe fica alterado e o risco de quedas pode ser maior.

- “Busque um centro especializado tanto na aplicação do Pilates como na formação de instrutores do método.” Essa é a dica da professora Ludmila Pedroso. Também é altamente recomendável que a aluna procure ter aulas com instrutores experientes e conhecimento técnico apurado sobre Pilates para gestantes.
Fonte: Thays Prado




VEJA  MATÉRIA PUBLICADA  NESTE  BLOG 
EM  28 AGO  2009
PILATES E GRAVIDEZ

sábado, 27 de fevereiro de 2010

PORCENTAGEM DA POPULAÇÃO IDOSA NO BRASIL


População idosa do Brasil é de 21 milhões de pessoas, diz IBGE

Segundo estudo, entre 1998 e 2008, a proporção de idosos (60 anos ou mais) aumentou de 8,8% para 11,1%


Em 2008, o Brasil tinha 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, superando a população idosa de vários países europeus, como a França, a Inglaterra e a Itália, segundo a Síntese de Indicadores Sociais divulgada em outubro de 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda em 2008, havia 9,4 milhões de pessoas com 70 anos ou mais no País, 4,9% da população total.

Entre 1998 e 2008, a proporção de idosos (60 anos ou mais) aumentou de 8,8% para 11,1%. O Rio de Janeiro (14,9%) e Rio Grande do Sul (13,5 %) continuam sendo os Estados com maior proporção de idosos. Em 1998, esses Estados eram, junto com a Paraíba, os únicos onde os idosos representavam mais de 10% da população.


A Síntese revela também que população com menos de um ano de idade reduziu-se em 27,8% em dez anos, passando de 1,8% da população total em 1998 para 1,3% em 2008. No Sudeste estava o menor porcentual (1,2%) de população nessa faixa etária, enquanto o maior (1,8 %) estava no Norte. As crianças e adolescentes de até 14 anos de idade representavam 24,7% da população em 2008, contra 30,0% em 1998, uma redução de 17,7% nos últimos dez anos.


Ainda de acordo com a pesquisa, em 2008, a taxa de fecundidade total (número médio de filhos que uma mulher teria ao final do seu período fértil) foi de 1,89 filho, contra 2,43 em 1998.
Fonte: Agência Estado

SAÚDE DOS IDOSOS VAI MAL NO BRASIL


Idosos brasileiros estão com a saúde mais frágil, mostra pesquisa

Alimentação irregular e falta de exercícios físicos são algumas das causas do problema


A saúde do idoso brasileiro está cada vez mais frágil. Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), com mais de 600 pessoas na faixa dos 75 anos na capital paulista, constatou que a saúde dos idosos vai mal no Brasil e que sintomas como perda de peso involuntária, fadiga, fraqueza, diminuição da velocidade de caminhada e baixa atividade física têm se tornado comuns.

De acordo com a pesquisa, em 2006, a síndrome da fragilidade, como foi chamada pelos médicos, atingia 14,1% do grupo. Em 2008, apenas dois anos depois, a prevalência já era de mais de 45%.

Tais sintomas costumam atingir a população acima dos 60 anos e se agrava ainda mais após os 75 anos, quando avança com extrema rapidez.

Entre os idosos considerados frágeis, visitados em 2008, uma parcela de 46,9% sofreu quedas, contra 6% dos não-frágeis. Entre os idosos frágeis, que sofreram quedas, 53,5% foram hospitalizados.

Desses, 50% procuraram serviços de urgência. Entre o grupo de idosos frágeis, 30,6% mostraram necessidade de ter um cuidador, pois não conseguiam realizar sozinhos tarefas como comer, tomar banho ou levantar-se de uma cadeira.

A conclusão é de que a ausência dessas características indica que a pessoa não é frágil. A presença de uma ou duas delas caracteriza a condição de pré-fragilidade - e entende-se que esse é o momento para uma intervenção.

Três ou mais sintomas indicam que a pessoa é frágil e precisa de ajuda.

Os pesquisadores explicam que a síndrome acontece porque a pessoa nessa faixa etária, em geral, come menos, tem perda do paladar e possui menos gasto energético.

O idoso também tem menos massa muscular e, com isso, cansa com facilidade e anda muito devagar, o que lhe impossibilita de praticar atividades físicas com regularidade.

Para os pesquisadores, outro problema da saúde dos idosos no Brasil ocorre em função da falta de planejamento das metas de saúde estipuladas. Segundo eles, não adianta trabalhar para que as pessoas vivam mais se não há qualidade de vida.
Fonte: Minha Vida

ALIVIAR O ESTRESSE NO TRABALHO EM 5 MINUTOS

Cada vez mais profissionais almejam ter uma melhor qualidade de vida, já que é comum que as pessoas trabalhem em ritmo frenético e estressante, extinguindo o tempo para se dedicar à família, aos amigos e às atividades de lazer.

"Muitas vezes, em função do excesso de atividades que temos que desenvolver no ambiente de trabalho, as inúmeras reuniões, o excesso de toques no computador, a má-postura, a corrida para nos alimentarmos em apenas 15 minutos, sem falar nas pressões do chefe, do cliente, entre outros, nos levam a perder a tão famosa qualidade de vida, que tanto almejamos", afirmou a vice-presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), Cecília Shibuya.

Cecília explicou que é muito importante saber equilibrar o lado pessoal e profissional. Ela destacou dicas que podem ser feitas em apenas cinco minutos que ajudam a aliviar o estresse diário e promovem a qualidade de vida. Confira a seguir.


Em  cinco minutos // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)

Pare e faça uma pausa



Em cinco minutos // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)
Respire fundo e solte o ar devagar


Em   cinco minutos // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)

Fique em pé e se movimente um pouco



Em cinco minutos // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)

Se for possível, vá até o banheiro,

lave o rosto e molhe a nuca



Em   cinco minutos // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)

Ingira líquidos.
A hidratação
é muito importante


Em cinco minutos // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)

Se espreguice.

Faça movimentos com as pernas e os braços,

promovendo uma maior ativação do sangue




Em  cinco minutos // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)

No calor, coloque vestimentas leves

Em cinco minutos // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)

Se tiver uma bolinha anti-estresse,

faça movimentos

com as mãos e com os pés




Dedique mais tempo a você // MSN Seu Dinheiro (MSN Seu Dinheiro)
Dedique mais tempo a você
É indicado também que os profissionais comecem

a dedicar algum tempo do dia a si mesmos.

Essa mudança de comportamento

deve ser gradativa e cotidiana.

"Se, ao invés de levantar correndo,

a pessoa passar a se espreguiçar

antes de pular da cama, já estressada,

vai se sentir melhor.

Se passar a dormir mais e dedicar mais tempo

a alguma atividade

que lhe dê prazer com certeza constatará

que estará rendendo maisno final do dia"

disse Cecília.

Cecília afirmou ainda que pessoas que têm

melhor qualidade de vida são mais

produtivas e ficam mais tempo trabalhando

nas empresas, ao contrário dos

profissionais mais sobrecarregados, que,

além dos problemas de saúde,

podem trazer prejuízos para a empresa e

para a própria família


Fonte:msn.seu dinheiro

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PILATES e ESTRESSE


O universo feminino com certeza tem sido drasticamente modificado ao longo dos anos: é muito comum mulheres que conduzem carreiras profissionais, acumulam tarefas domésticas, cuidados com a família, estudo e desenvolvimento profissional. Mas tantas demandas acabam influenciando no surgimento e agravamento dos níveis de estresse nas mulheres.

Nesse contexto, o estresse tem se agravado e surge como um vilão implacável para a saúde e para a qualidade de vida da mulher. Apesar da grande relevância dessa doença psicológica, ainda é possível driblar o estresse cotidiano e manter uma relação saudável com seus familiares e consigo mesmo.

O psiquiatra Milton Cots Filho ressalta que é possível levar uma vida agitada e controlar o estresse. “A mulher consegue controlar seus níveis de estresse, mesmo levando uma vida agitada. Para isso, é necessário que ela adeque suas atividades com o ritmo de vida, com seu organismo”, fala o psiquiatra.

Para as mulheres, em meio a tantas tarefas, é necessário tentar levar uma vida mais regrada e evitar situações que têm uma carga emocional muito forte. “A mulher precisa ter momentos de lazer, momentos de relaxamento que ajudem a combater o estresse”, diz o Dr. Milton Cots.

Os exercícios físicos são grandes aliados para amenizar o problema, já que hormônios de prazer e relaxamento são liberados com a prática.

O PILATES, é uma boa alternativa, pois além do fator hormônio, ainda se dá em um ambiente tranquilo e os movimentos são mais fluidos e com pouca repetição.
Além disso, o estímulo da respiração com qualidade (simultânea à contração da parte central do corpo) está presente em toda a aula, conduzindo a um equilíbrio entre mente e corpo.

O praticante, ao invés de sair exausto da aula, sai renovado e revigorado.
Fonte: Purepilates

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

QUANTO TEMPO DURA UMA PRÓTESE DE SILICONE?

Prótese de silicone tem prazo de validade



Nenhuma prótese de mama dura para sempre.
Embora os especialistas não estipulem um prazo determinado para a troca, toda mulher que colocou silicone nos seios
--a cirurgia plástica mais realizada no Brasil--
inevitavelmente vai ter que voltar para a mesa de cirurgia algum dia.

A questão é fazer a troca enquanto é tempo e o prazo de validade da antiga ainda não venceu. Mas não é o que costuma acontecer. Muitas mulheres só procuram o médico quando surge algum problema. 

"É um fato constatado na prática clínica e na minha experiência em consultório. Muitas pacientes só procuram o médico quando apresentam algum sintoma, como endurecimento do seio, dor ou assimetria das mamas",
 
observa o cirurgião plástico Alexandre Mendonça Munhoz, do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

"Isso acontece por vários motivos, como falta de informação ou mesmo negligência."
 
Nesses casos, na maioria das vezes, as próteses já estão rompidas. Além de trazer danos à saúde, isso torna a cirurgia de reparação mais difícil e os resultados mais limitados.


Se não forem substituídas no momento certo, próteses de silicone podem se romper e trazer riscos à saúde, alertam médicos
"Quando a troca é feita no momento certo, a cirurgia é até mais simples do que a primeira colocação, com menos inchaço e dor",
 
diz o cirurgião plástico André Colaneri, de São Paulo.
Foi o que aconteceu com a dona de casa Sandra Regina Ferlin, 54, que colocou o implante em 2003, após a descoberta de um câncer de mama. 

Apenas seis anos depois, Sandra começou a sentir as mamas mais duras e rígidas. No consultório, descobriu que teve a chamada contratura da cápsula que envolve a prótese. Há três meses, fez a cirurgia de troca. 

Estima-se que as próteses mais antigas, implantadas nos anos 80 ou 90, durem cerca de dez anos. Um estudo americano, feito na Universidade de Birmingham, com pacientes que tinham feito a cirurgia naquela época, constatou que mais da metade das próteses com 10,8 anos, em média, estavam rotas. 

Para chegar ao resultado, os autores submeteram 344 mulheres sem nenhum sintoma ao exame de ressonância magnética. "Quanto maior o tempo de prótese, maior a probabilidade de ruptura", diz Munhoz. 

As próteses mais antigas duravam menos porque eram mais lisas e o silicone, mais líquido. A cápsula que as envolvia também era mais fina. 

"As próteses usadas atualmente têm uma textura na superfície, a camada que as envolve é mais grossa e o silicone é mais gelatinoso", explica José Tariki, presidente a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Por isso duram mais.
Os especialistas estimam que, atualmente, o desgaste da prótese deve acontecer entre entre 15 e 20 anos. 

Com o passar do tempo pode haver microvazamentos. Isso pode levar a uma inflamação crônica nos tecidos vizinhos. "Essa infiltração pode até levar à perda de tecidos",
alerta a cirurgiã plástica Luciana Pepino, de São Paulo.

1 - Qual o momento ideal para colocar uma prótese?
De modo geral, os especialistas recomendam uma idade mínima de 17 ou 18 anos, quando a mama já está bem desenvolvida. Além disso, mulheres que pretendem engravidar não devem fazer a cirurgia, pois o formato da mama pode mudar depois da amamentação.
Em muitas mulheres, elas diminuem de tamanho, pois há uma espécie de atrofia da glândula mamária. Além disso, segundo a cirurgiã Luciana Pepino, a colocação da prótese não resolve a flacidez das mamas. Em alguns casos, para um resultado melhor, é preciso tirar a pele excedente.

2 - Como é a cirurgia?
Normalmente é feita com anestesia local e sedação --mas em alguns casos utiliza-se anestesia geral ou peridural. Dura entre uma hora e meia e duas horas, aproximadamente. A paciente pode ter alta no mesmo dia.

3 - Como é o pós-operatório?
A mulher sente mais dor nas primeiras 48 horas. Um dreno é colocado para evitar acúmulo de secreções e retirado em um ou dois dias. Em quatro ou cinco dias, é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico. Os exercícios podem ser retomados após 60 dias.

4 - A cirurgia deixa cicatrizes?
As cicatrizes são inevitáveis, mas costumam ser pequenas e ficar escondidas. O corte para colocação da prótese pode ser feito sob a mama (no sulco entre o seio e o tórax), ao redor da aréola ou na axila. Normalmente, para uma prótese de 260 ml, a cicatriz costuma medir cerca de 4 cm.



7 - Quando aparecem os resultados definitivos?
Após a cirurgia há um inchaço que leva cerca de dois meses para desaparecer. O formato definitivo do seio só aparece em torno de seis meses após a cirurgia.

8 - A prótese impede a amamentação?
Não, pois ela é colocada sob o músculo ou entre o músculo e a glândula mamária. Segundo André Colaneri, isso não interfere no crescimento do seio durante a gravidez e na amamentação. Os ductos mamários, que conduzem o leite, não são cortados durante a cirurgia. Mas, após a amamentação, em algumas mulheres as mamas mudam de tamanho.

9 - Quais sinais podem indicar problemas?
A paciente deve procurar um médico quando observa perda de resultados estéticos, como assimetria das mamas, quando uma fica mais dura ou mais alta ou quando há sinais de nódulos ou caroços e dores.

10 - O silicone pode causar câncer ou outras doenças?
No início, especialistas especularam se as próteses poderiam aumentar o risco de tumores. No entanto, diversos estudos não confirmaram essa suspeita. Um deles, feito em 2000 pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, acompanhou mais de 13 mil mulheres e concluiu que a prótese não estava relacionada nem ao aumento do risco de tumores nem ao atraso no diagnóstico.

11 - A prótese impede o diagnóstico de câncer?
Não, mas se a paciente tiver casos de câncer de mama na família, o médico pode preferir colocar a prótese sob o músculo, para facilitar a visualização de um possível tumor.

12 - Quanto custa a cirurgia?
Entre R$ 8 mil e R$ 10 mil, aproximadamente.

13 - Qual a validade da prótese?
Os médicos não estipulam um prazo determinado para a troca da prótese. As mais antigas precisam de acompanhamento após dez anos, aproximadamente, para checar como está a situação do produto. As mais modernas devem durar mais --em torno de 15 ou 20 anos--, estimam os especialistas.

14 - Como deve ser o acompanhamento?
A mulher pode acompanhar a situação da prótese por meio de exames de rotina, como ultrassom e mamografia. Quando há dúvidas, o melhor exame é a ressonância magnética.

15 - Qual a diferença entre as próteses atuais e as mais antigas?
As mais antigas, usadas nas décadas de 80 e 90, eram mais lisas e tinham um revestimento mais fino. O silicone era mais líquido. As mais atuais são mais consistentes e o preenchimento lembra uma gelatina. Ainda assim, são bem maleáveis e macias ao toque.

16 - Qual o perigo do vazamento do silicone?
Ele pode provocar uma inflamação crônica nos tecidos vizinhos, o que pode até levar à perda de tecidos.

17 - O que é a retração ou contratura da cápsula?
Quando a prótese é colocada, o organismo desenvolve uma espécie de cápsula de cicatriz para isolar o que é considerado um corpo estranho. Trata-se de uma reação normal. Mas, em alguns casos, essa cápsula fica excessivamente dura, o que causa dor e pode alterar o formato da mama. Não se trata de rejeição e não se sabe exatamente por que algumas mulheres têm essa reação. Mas, quando isso acontece, é preciso fazer uma nova cirurgia para corrigir o problema e trocar a prótese. O médico pode decidir por colocar uma menor.

18 - O ácido hialurônico pode ser usado para substituir a prótese?
Embora essa substância comece a ser usada para preencher volumes maiores, ela não substitui a prótese. Isso porque, com o tempo, o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo. Por isso o resultado dura cerca de dois anos. "O custo é muito alto e, portanto, é difícil conseguir volumes muito significativos", acrescenta a dermatologista Lígia Kogos, de São Paulo. No Brasil a técnica começou a ser usada há cerca de um ano e meio.

19 - Como é a operação para troca da prótese?
Quando feita no momento certo e a prótese ainda não se rompeu, costuma ser mais simples e mais rápida do que a primeira cirurgia. Isso porque o médico usa a própria cicatriz existente e não há necessidade de colocação de drenos, pois não muita eliminação de secreção.

20 - Há risco de rejeição à prótese?
Segundo os médicos, não. A rejeição envolve a formação de anticorpos, algo que não acontece com um material inerte como o silicone.
Gabriela Cupanni
Folha de S.Paulo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PROBLEMA NAS MAMAS PÓS SILICONE



Depois da cirurgia plástica nas mamas e abdômen
reeducar a postura é fundamental




Logo após o período destinado ao pós-operatório, as mulheres que implantaram próteses mamárias de silicone, principalmente as com mais de 300 ml, ou aquelas que submeteram a abdominoplastia (plástica abdominal) deveriam se reeducar diante da nova relação envolvendo o pós-cirúrgico abdominal, a prótese e a postura corporal.

“O desconforto inicial causado pelo sobrepeso, pela intervenção cirúrgica e pelas cicatrizes induzem a uma autoproteção corporal normal após uma cirurgia. Esta proteção poderá ocasionar descompensações posturais que no futuro, ou logo após o pós-operatório, desencadearão cervicalgias posturais (dores no pescoço) e lombalgias (dor na região lombar) crônicas se não forem tratadas”, adverte Luiz Fernando Sola, fisioterapeuta, especialista em RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates.

Segundo o especialista, a quantidade de mulheres que tem procurado as clínicas de postura no Brasil aumentou sensivelmente de um ano para cá.


“A maioria das pacientes que atendo nesses casos procuram ajuda pela dificuldade de encontrar uma boa postura logo após o pós-cirúrgico da mamoplastia ou abdominoplastia”.

A principal queixa é em relação às dores nas costas e no pescoço, que começam a incomodar bastante depois de alguns meses, quando a euforia pelos resultados e os incômodos do pós-operatório já passaram.

“Indiscutivelmente, as próteses de silicone nas mamas e a cirurgia abdominal ao mesmo tempo que melhoram a estética postural e a auto-estima, também podem prejudicá-las se não houver um trabalho de orientação de um especialista”, diz Sola.

Para o corpo trata-se de uma mudança brusca. “De um dia para o outro você está com uma prótese e uma nova silhueta, o que muda a forma e a aparência, havendo a necessidade de uma adaptação rápida para essa nova postura que, às vezes, por falta de orientação, leva a pequenas alterações estruturais no corpo que não são visíveis, mas que devem rapidamente ser corrigidas e reeducadas”, explica.

As alterações não têm origem somente no aspecto físico. Aspectos psicológicos acabam também afetando a postura. “Muitas mulheres não têm coragem de assumir a nova silhueta ou não se adaptaram a ela, e adotam uma nova atitude supostamente capaz de camuflar a nova postura com as mamas”, conta o profissional. Normalmente, elas curvam os ombros para frente, o que cria a ilusão de seios menores. “Além do sobrepeso proveniente do implante, essa postura só agrava a situação”, completa.

Outra queixa relativamente comum é que depois da plástica uma mama ficou maior que a outra. “Na maioria das vezes, o problema não tem origem nas dimensões da prótese, mas em um desvio lateral da coluna denominado escoliose”, explica Sola. “Na verdade, o desvio já existia antes da cirurgia plástica. O que aconteceu é que se tornou mais evidente com o aumento nas dimensões dos seios. Mesmo assim, pode ser tratado com sessões de RPG”.

De acordo com Luiz Fernando Sola, o ideal é que logo após o período denominado pós-cirúrgico, as mulheres que se submeteram à cirurgia abdominal e de implante de próteses de silicone nas mamas iniciem o trabalho preventivo e corretivo, que envolve normalizações de todos os músculos, vísceras, fáscias e da postura como um todo.

“Em média, dez sessões são suficientes para evitar problemas futuros”, conta. Dessas sessões, metade é destinada ao autoconhecimento postural e a outra metade a trabalhar a parte estrutural, corretiva e treinamentos de sustentação postural .

Fonte: Dr. Luiz Fernando Sola,

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
23 FEV 2010
QUANTO TEMPO DURA UMA PRÓTESE DE SILICONE?

CARACTERÍSTICAS DE UMA CADEIRA ERGONÔMICA


Atualmente, sentar não é mais uma mera questão de descanso enquanto comemos, conversamos, relaxamos, é a posição que assumimos para trabalhar.

O Sentar um dos atos mais básicos do ser humano

Uma das conseqüências da era da informação é um número cada vez mais expressivo de pessoas que permanecem sentadas por períodos mais longos, geralmente de forma incorreta. E o que é pior, com um corpo que, na verdade, foi concebido especificamente para o movimento.

O ato de sentar, embora muito simples e cotidiano, envolvem vários movimentos.

Somente o sentar ativo, amplamente adaptado ao ser humano e suas necessidades, é capaz de atender às demandas do futuro.

Como considerar uma cadeira ergonômica?


Para ser uma cadeira de escritório ergonômica ela tem que:

  • Ter regulagem da altura do espaldar ou encosto suficiente para que a região lombar das costas seja devidamente apoiada.
  • O espaldar deve abraçar a região lombar e, portanto, deve ter no mínimo 41 cm X 26 cm. Ideal 40 cm x 35 cm.
  • O espaldar deve proporcionar pressão positiva na lombar.(O ideal é o contato permanente da lombar ou chamado "permanent contact").
  • Cuidado com a largura do espaldar e sua curvatura. Algumas cadeiras de escritório possuem curvatura muito acentuada que associada ao contato permanente não proporcionará conforto.
  • A regulagem da altura do assento da cadeira de escritório deve ser multi ponto com amortecedor e pistão (a gás ou mecânico).
  • As espumas da cadeira devem ser de poliuretano injetado para o assento e espaldar e devem ter garantia com testes comprovados de sua durabilidade de compressão e controle da densidade ponto a ponto.
  • Apenas a espessura da espuma e densidade sem especificar em quais pontos não garante este particular. O que se quer é uma força de reação ao nosso peso sobre as nossas nádegas o mais uniforme possível a fim de se evitar tensões.

Portanto comprar a cadeira para seu escritório de maneira certa você vai estar, contribuindo para a saúde do trabalhador, diminuindo dores nas costas, ensinando bons hábitos e zelando pelo bolso de todos principalmente dos patrões.

É de fundamental importância treinar os trabalhadores com uma boa dose de ergonomia de conscientização assim que novas cadeiras ou qualquer outro produto ergonômico sejam implantadas.

BENEFÍCIOS DO RPG

rpg-souchard

Philippe Souchard- criador do método-

desenvolvendo uma das inúmeras posturas
praticadas na RPG(Reeducação Postural Global).




RPG previne e corrige erros de postura

É muito raro uma pessoa que trabalha e vive na cidade grande não se queixar de dores na coluna ou tensão muscular. O estresse, os problemas e o ritmo alucinado do dia-a-dia deixam seqüelas no corpo do indivíduo. O organismo é forte, mas tem seus limites. Um dia, ele manifestará os problemas causados pela pressão a qual está constantemente submetido. Quando isso acontece, a solução pode estar nas terapias corporais.

Por todo o Brasil, existem diversos especialistas dispostos a resolver o problema das vítimas da má postura. São os "rpgistas", ou seja, fisioterapeutas que trabalham com o método denominado RPG - Reeducação Postural Global, criado pelo frânces Philippe Souchard. As pessoas que procuram a técnica não apresentam necessariamente dores musculares ou nas articulações. Muitos, mesmo os que praticam esporte, desejam apenas conhecer melhor o seu corpo, sem preocupação direta com a melhora da postura.

Como o nome já indica, a principal característica do RPG é cuidar do paciente de forma integral, diferentemente da fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada apenas à queixa imediata do paciente, como uma dor aguda, por exemplo. O corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia.

Forçados em posições estranhas, os músculos se travam e deixam de trabalhar direito. Daí, com o tempo, surge a dor. O que o RPG busca neste sentido é corrigir a musculatura, ou seja, dar um fim à causa do problema. Os resultados costumam ser excelentes, como comprova uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, que comparou os efeitos do RPG com os efeitos da fisioterapia clássica. A reeducação postural se mostrou mais eficiente, tanto em derrotar o sofrimento como em evitar dolorosas recaídas.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO RPG


  • O RPG é famoso por tratar os casos de hérnia de disco, quando as estruturas com função amortecedora entre as vértebras saem do lugar.
  • Lordose, escoliose e cifose também podem ser resolvidas ao longo de algumas sessões de RPG.
  • A reeducação corrige desvios nos joelhos e nas articulações, em geral.
  • Não cura, mas ajuda muito quem tem artrite, fibromialgia, dores de cabeça e lesões causadas pelo esporte.
  • O método não trata apenas só onde dói, mas sim o corpo todo, da cabeça aos pés.
  • O tratamento alonga e fortalece os músculos que estão fora de forma.



Fonte: Karin Dauch











VEJA NESTE BLOG:

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ADAPTAÇÃO DA CASA DE IDOSOS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Atualmente existem profissionais especializados na contrução e adaptação das casas tornando-as segura para os idosos.
Podemos encontrar sites dedicados a este assunto feito por arquitetos e engenheiros especializados.
Novos mobiliários e equipamentos foram desenvolvidos com dimensões e funções adequadas para tornar mais segura e confortável a casa de idosos e deficientes.
Em momento algum o idoso deve se considerar um problema quando perceber que suas habilidades físicas se modificaram e que precisam mudar sua casa por causa disso.

Durante toda nossa vida modificamos nossa casa de acordo com nossas vidas. Temos quartos para bebês, crianças pequenas, crianças maiores, adolescentes, adultos, casais e idosos. Faz parte do ciclo da vida.


Uma habitação mais adequada, não só traz conforto, independência e segurança, como contribui para a dignidade do idoso, dando espaço à sua mente para outras questões relacionadas ao prazer de viver.
Então porque não darmos a devida importância a este assunto e aprendermos mais sobre ele?
Abaixo estão relacionados alguns aspectos importantes para serem adequados à casa do idoso.

ESCADAS
Devem ter corrimão dos dois lados, dimensionados de acordo com o peso e altura do usuário.


Quando se usa cadeiras de rodas, a escada deve ser substituída por rampa ou,  pode-se acoplar um elevador especial, de movimento diagonal.

ARMÁRIOS
Com luz interna, portas leves e puxadores grandes, deve ter cabideiros baixos (1,5 metro de altura).
Quando se usa cadeiras de rodas, os armários devem ser instalados a 30 centímetros do chão.

CAMA
Deve-se levantar a cama já existente, de maneira que facilite o acesso. A altura recomendada é de 55 a 65 centímetros.
A mesa-de-cabeceira deve ter a mesma altura da cama. Nela deve-se deixar uma lanterna e um abajur fácil de ser aceso, além de um telefone e uma lista de números de emergência.
Outra sugestão é a instalação de um interruptor preso à cabeceira da cama.
Alguns telefones podem ser pré-programados para discagem com apenas uma tecla.

SALA
Poltronas e sofás devem ser mais altos, podendo-se adaptar os já existentes. Estantes devem ser fixadas no chão e presas à parede para que possam servir como ponto de apoio.
Tapetes e móveis baixos devem ser removidos para evitar tropeços.
A TV e o aparelho de som devem ter controle remoto.

COZINHA
A bancada da pia deve estar de 85 a 90 centímetros do chão, permitindo que se trabalhe numa posição mais confortável.
Os armários não devem ser muito altos e devem ter portas e gavetas de fácil abertura.
Os objetos mais utilizados devem estar com fácil acesso nos armários, assim como o forno elétrico ou de microondas.
Entre os utensílios, recomenda-se um carrinho para levar pratos, talheres e a comida à mesa.
O piso deve ser antiderrapante e o ambiente deve ter luz de emergência.
Lembre-se: Todos os ambientes deve estar livres de obstáculos que possam causar acidentes.


BANHEIROS: Atenção Redobrada



Muitas quedas ocorrem no banheiro. Por isso ele merece considerações especiais sobre:
Como ter mais conforto
Como evitar acidentes
Os pisos devem ser antiderrapantes, o que pode ser conseguido com tintas especiais.
Tapetes de borracha são importantesoara a prevenção de acidentes.
Um banco de plástico, com cerca de 40 cm de altura deve estar dentro do box.
Deve-se colocar corrimãos dentro do box e ao lado do vaso, além de duchas móveis.


SUPORTES, ALÇAS DE APOIO E CADEIRA REMOVÍVEL
Escorregões no banheiro não dependem da idade, por isso suportes e alças de apoio são recomendados.
Para idosos, alças de apoio também permitem o uso de cadeira removível.
Estes equipamentos devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Portanto é necessário consultar uma empresa especializada.
Existem na internet vários sites relacionados ao assunto.
Abaixo um dedicado a este assunto


http://www.casasegura.arq.br/

EASY TIPS TO HELP FALLS IN THE ELDERLY

Falls in the elderly are the leading cause of fatal as well as non fatal injuries.
Thirty percent of people over the age
of 65 will fall each year.

Sixty percent of elderly falls occur in the home. By safe proofing your or your loved ones house, you can help decrease this number. Learn a few easy tips to help "fall proof" a house.

Living Room:
Pick up any throw rugs…. Do not have them anywhere in the house

Have ample space to walk in between furniture
Keep all electrical cords out of the way


Stairs:



Keep all stairways free of clutter
Install hand rails on both sides of the
steps



Bathroom:

Keep a night light on at all times
Install rails in the bathtub or shower

Place a non skid mat in the shower or bathtub.



Joseph Pilates said:







Photo for: Joseph Pilates said:

"Pilates develops the body uniformly,

corrects wrong postures,

restores physical vitality,

invigorates the mind and elevates the spirit."

DICAS PARA DORMIR MELHOR

DICAS PARA DORMIR MELHOR



Quando você não consegue regularmente obter um sono profundo, o seu corpo começa a ter problemas.

Falta de sono pode afetar o seu trabalho, seu nível de stress, seu interesse por comida, sexo e relacionamentos.

Se você não estiver obtendo o melhor descanso, siga algumas destas considerações para que você possa dormir melhor.


Corte a cafeína e nicotina. Você pode pensar que precisa do café e fumar durante o dia, mas o motivo pelo qual você precisa é porque você não está dormindo bem. Cafeína e nicotina são estimulantes. Se você não pode parar com estes hábitos, considere não fazer uso deles três horas antes de deitar.

Investir em uma cama confortável . Você pode querer poupar dinheiro em algumas coisas, mas o colchão não é uma delas. Você passa um terço da sua vida na cama - então por quê não gastar dinheiro para fazer esse tempo confortável?

Faça exercícios regularmente. Exercício durante o dia ajuda a relaxar os músculos, aliviar as tensões e reduzir o stress. O que torna mais fácil dormir.

Pare de comer ou beber duas horas antes de dormir. Nossos corpos não descansam bem com estômago cheio. Quando alimentos e bebidas estão em nossos corpos, eles precisam digeri-los. É difícil para o seu corpo relaxar para dormir quando se está ocupado digerindo jantar.

Iniciar uma rotina ao deitar. Sua rotina pode ser da forma que escolher, mas desligue a televisão e o computador. Ligue uma música suave e acenda uma vela ou gaste dez minutos fazendo yoga antes de vestir seu pijama e escovar os dentes. Qualquer que seja a rotina, é o sinal de que seu corpo precisa para se preparar para dormir.


Preparar o ambiente. Faça do local onde dorme uma zona ideal de relaxamento. Experimente dormir com o ruído suave de um ventilador ou CD tocando os sons do oceano. Isto com certeza facilitam o sono profundo.
Escurecer o quarto. Encontre a temperatura adequada para o seu conforto. Esvaziá-lo das distrações. O quarto deve ser utilizado para dormir e não para comer, trabalhar e ver televisão.

Relaxe. Se preocupar com a sua capacidade de adormecer ou sobre quantas horas de sono você fez só torna mais difícil esta tarefa. Experimente relaxar.

Perder peso. A perda de peso muitas vezes parece a sugestão de cura para todas as doenças. No entanto, no caso do sono pode realmente ajudar. Algumas pessoas obesas tem problemas para dormir por causa de dificulda
des respiratórias, o que pode levar à apnéia do sono ou outros distúrbios que prejudiquem a capacidade de obter uma boa noite de descanso. Se esta é uma preocupação, consulte o seu médico sobre a forma como o seu peso pode estar influenciando o seu sono.

Ter oito horas de sono. Dê a si próprio tempo suficiente para dormir e ainda obter oito horas de descanso por noite. Se você sabe que leva um tempo para adormecer, desconte o tempo suficiente para fazê-lo. Não se prive para dormir apenas oito horas antes do horário programado no alarme. Permita um tempo extra.


Um sono adequado é fundamental para a boa saúde.
Se dormir melhor é o seu objetivo, siga estas dicas e você será capaz de melhorar o seu sono
e tornar o seu dia mais agradável.

A CADEIRA ADEQUADA


Escolha de cadeira adequada

Sentar bem em uma cadeira requer primeiramente uma cadeira com dimensões apropriadas para o nosso corpo. Ao sentar em uma cadeira você deve ter os 2 pés apoiados no chão, o assento deve ser firme e profundo o suficiente para suportar as nossas coxas, não forçando o ângulo posterior dos joelhos e ter apoio para os antebraços .As bordas anteriores do assento devem ser arredondadas.


O encosto da cadeira é essencial para fornecer estabilidade para a pessoa que se senta. Numa situação de trabalho o encosto deve ser levemente inclinado para trás, pois o encosto em ângulo reto não nos dará suporte e tenderemos a escorregar o quadril para frente. O uso de um apoio lombar pode ajudar na manutenção de uma boa postura sentada, exercendo um suporte na coluna lombar e influenciando a postura global da coluna vertebral e reduzindo a fadiga muscular.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PILATES REALMENTE EMAGRECE?

A TÉCNICA DE PILATES consegue criar corpos em forma, alongados e muito bem torneados.
Isto já estamos constatando.

Mas será que Pilates realmente faz emagrecer??????
O Pilates é um programa que queima calorias mas a quantidade de calorias queimadas depende do tipo de corpo e do nível de esforço.
A intensidade e a quantidade de vezes que você exercita numa semana influencia diretamente na quantidade de calorias queimadas, quanto mais intensa e maior for a frequência das aulas de Pilates a chance de um emagrecimento é muito maior.

No entanto o Pilates não é usado normalmente como um exercício aeróbio.

Assim, o ideal é combinar Pilates
com outros tipos de exercícios aeróbios
(corrida, bike, natação, etc)
de maneira a maximizar sua perda de peso.



Como a prática de Pilates pode influenciar na perda de peso?

* O Pilates ajuda no desenvolvimento de massa muscular, o que é uma das melhores maneiras de aumentar o potencial de queima das calorias ;
* Pilates tonifica e modela o corpo;
* Uma das melhores maneiras de parecer e sentir-se mais magro é ter uma bonita postura. O Pilates cria um look mais magro enfatizando a manutenção de um bom alinhamento corporal;
* Quando alguém pratica Pilates há um aumento da auto-estima e um aumento da consciência corporal. Estes fatores estão associados com a perda de peso.


THE BENEFITS OF PILATES



Checkmark
Enhance core strength and stability
Checkmark
Balance strength with flexibility
Checkmark
Develop balance and coordination
Checkmark
Relieve stress and back pain
Checkmark
Improve posture and alignment
Checkmark
Increase muscular tone and endurance
Checkmark
Enhance athletic performance
Checkmark
Heighten body awareness
Checkmark
Eliminate joint impact
Checkmark
Prevent injury

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Dor ao morder, ou abrir a boca, cuidado você pode estar com problema de ATM


O ato de mastigar é mais complexo do que nos parece! Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula.


O desequilíbrio dessa harmonia acarreta sinais e sintomas que são chamados de síndrome da articulação têmporo-mandibular (SATM) ou Distúrbios do aparelho estomato-gnático O profissional mais habilitado a tratar estes distúrbios é o cirurgião-dentista com especialização em oclusão dentária 
( Oclusionista ) que trata adequadamente cada causa específica.

Os principais sintomas dessas patologias compreendem, dor facial, otalgia e cefaléia. Desse modo, o otorrinolaringologista é, freqüentemente procurado, devendo estar familiarizado com o diagnóstico e tratamento.



O termo Distúrbios da Articulação Temporomandibular compreende dois grandes grupos de pacientes: os que apresentam patologias da articulação temporomandibular propriamente dita e os que apresentam distúrbios relacionados aos músculos da mastigação. A grande dificuldade do tratamento está relacionada em distinguir dentre estes grandes grupos.



O que causa?
Os pacientes apresentam sinais e sintomas semelhantes, porém podem sofrer de doenças distintas, requerendo tratamentos específicos. Algumas das doenças que geram síndrome da articulação têmporo-mandibular (SATM) são aquelas que alteram os músculos faciais, espasmos nos músculos mastigatórios desencadeados por tensão ou estresse, artrites ou fixações na articulação têmporo-mandibular, traumatismos na mandíbula, má oclusão dentária (mordida com defeitos), bruxismo (ranger dos dentes ao dormir), tumores e problemas de crescimento na mandíbula. Cada um desses sintomas requer tratamento diferente.


O que se sente?
Os sintomas de síndrome da articulação têmporo-mandibular (SATM) são:

  • Dor ao morder, bocejar ou abrir a boca amplamente.
  • Dificuldade para abrir totalmente a boca (contraturas musculares, calcificações articulares).
  • Estalido, rangido ou raspado ao morder.
  • Sensação de mordida desalinhada, torta, cruzada.
  • Dor irradiada para qualquer local da face, ouvido, pescoço ou nuca.
  • Cefaléia (dores de cabeça) freqüentes.




Como se faz o diagnóstico?

O médico ou cirurgião dentista palpa, observa e ouve a movimentação da mandíbula; sente o estado das articulações, dos músculos, dos ligamentos, a oclusão dos dentes (a mordida e correta coaptação das arcadas dentárias superiores e inferiores). Examina estudos radiológicos da mandíbula e da movimentação da articulação em estágios variados (abertura total, média e fechamento total).



Como se trata?

Inicialmente, na fase aguda, devemos ingerir analgésicos e colocar bolsas de água quente na região afetada.

Evitar dietas que necessitem mastigar muito (carnes) ou abrir muito a boca (maçãs inteiras, por exemplo). Realizar massagens na região dolorosa.

O cirurgião dentista clínico geral desenvolverá uma placa oclusal dentária para relaxamento dos músculos e na tentativa de evitar o bruxismo. O mesmo profissional pode ser que não realize a terapia oclusal (ajuste da mordida).

Para um pequeno número de pacientes que não melhoram com essas medidas usuais, medicações analgésicas poderosas (inclusive narcóticos) são empregadas, contudo, o uso de narcóticos pode induzir ao vício!

Alguns pacientes necessitam de antidepressivos ou anticonvulsivantes.

A cirurgia da articulação têmporo-mandibular, embora benéfica em alguns casos, ainda é controversa. Deve ser evitada e, anteriormente, discutida com vários profissionais!

A articulação temporomandibular é uma das principais articulações existentes no ser humano, pois sem ela não haveria uma boa relação entre os componentes que proporcionam a permanência da vida. Ocorrendo alterações nesta, teremos as disfunções temporomandibulares, que devem ter um tratamento adequado para tornar a vida do indivíduo mais agradável.






veja também matéria publicada em
19 ago 2010







.