sábado, 29 de maio de 2010

COMO MELHORAR A AUTOESTIMA?


Segundo estudo da Universidade de Essex, no Reino unido, apenas cinco minutos de caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente sua saúde mental, com benefícios para o humor e a autoestima.

A pesquisa completa está em um artigo recentemente publicado na revista científica Enviromental Science & Technology.
http://pubs.acs.org/journal/esthag

quarta-feira, 26 de maio de 2010

COMO CONTROLAR A PRESSÃO ALTA?

A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males -- e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro" explica o cardiologista Enéas Rocco.

A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.

"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse por exemplo, alteram esses números.

Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia a dia.

1. Manutenção do peso ideal- o sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. "Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2. Prática de atividade física atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

3. Redução de sal - o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

4. Evitar bebidas alcoólicas o álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

5. Dieta saudável gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.

6. Medicamentos se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7. Cigarro o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.

8. Estresse - ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9. Exames médicos avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

10. Medir a pressão no mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.
fonte:msn

sábado, 22 de maio de 2010

PILATES: TÈCNICA UTILIZADA NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA


A International Continence Society (ICS) define a incontinência urinária(IU) como “uma condição na qual  a perda involuntária de urina é um problema social ou higiênico  e é objetivamente demonstrável”. 

As causas da IU são diversas, entretanto na maioria dos casos pode-se citar a idade avançada, a gravidez, o parto, a diminuição dos hormônios femininos na menopausa, o tratamento do Câncer de Próstata e as incapacidades físicas e mentais.

As alternativas de tratamento da IU abrangem o tratamento conservador e o tratamento cirúrgico. Ainda que os avanços na ciência  ofereçam  técnicas cada vez mais específicas na abordagem da IU, o tratamento não cirúrgico vem sendo cada mais indicado pelos profissionais da área.

Nesse aspecto, ao contrário do que se ouviu há algum tempo, o Método Pilates compreende uma das técnicas que podem ser utilizadas como alternativa no tratamento conservador. Mas de que forma o método Pilates pode ser útil no combate à IU?

Tendo em vista os principais objetivos do método:  ganho de força, flexibilidade, coordenação, resistência e equilíbrio geral  do corpo, acredita-se que através do Pilates a musculatura responsável pela contenção da urina, ou seja, períneo/assoalho pélvico possa ser estimulada e obter os ganhos acima mencionados. 


Músculos do assoalho pélvico

 
Entretanto faz-se necessário que os instrutores atentem com maior cuidado para essa questão ao elaborar as aulas de Pilates.



É muito importante que cada aluno de Pilates seja avaliado quanto ao grau de força do assoalho pélvico e o nível de consciência da ação dessa musculatura – que como qualquer outra, é capaz de contrair e relaxar. Sendo assim atividades envolvendo a contração e o relaxamento do períneo podem ser inseridos num programa de exercícios de Pilates.

Torna-se essencial também que os praticantes  de Pilates sejam continuamente monitorados quanto ao padrão respiratório correto durante a atividades. A conhecida “Manobra de Valsalva” (prender a respiração durante o exercício) deve ser reprovada, pois esse ato aumenta ainda mais a pressão intraabdominal e ocasiona maior sobrecarga ao assoalho pélvico, que se fadiga mais rápido e torna-se incapaz de manter-se contraído. O resultado disso é a perda involuntária de urina – evento totalmente constrangedor e indesejável.

Vale a pena lembrar que as causas primárias da IU devem ser investigadas e tratadas, o método Pilates é válido como uma das técnicas que podem ser utilizadas para a obtenção de força e resistência da musculatura da região do períneo.
Fonte: Lisiane Clemente - fisioterapeuta

A ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO

O SAPATO QUE VOCÊ NÃO SENTE - BAREFOOT

Nos Estados Unidos e na Europa, uma moda estranha tem tomado conta das ruas. Trata-se do Barefoot Shoe, um tipo de sapato em que os dedos são separados, para que os pés sintam-se como estivessem descalços. 


Difícil de explicar em palavras, fácil de visualizar na imagem acima.
 
Os criadores do sapato lembram que o pé humano é quase um milagre anatômico da evolução,


O pé humano possui 26 ossos, 33 juntas e mais de 100 músculos, tendões e ligamentos. 



Para manter esse aparato em funcionamento, ele precisa ser exercitado. Só que os tradicionais sapatos fechados não movem os dedos e deixam inertes boa parte dos músculos dos pés. Se passamos oito, dez ou mais horas com eles todo dia, logo teremos pés mais fracos. O que  se refletirá em nossa coluna e pernas.
O ideal seria andarmos descalços

Como foi projetado inicialmente por quem nos criou, porém isso é praticamente impossível nos dias de hoje. Não temos mais pés grossos e o ambiente em que a maioria de nós vive não é acolhedor para pés desnudos.

Médicos e Cientistas aprovam o modelo Vibram Five Fingers por ser o mais parecido com o que temos de natural no caminhar e correr do ser humano. 

Ainda não existe comprovação científica de que os tênis sofisticados que temos hoje em dia fazem bem para os pés. O que se sabe é que nossos pés estão preparados para correr e andar sem nenhuma proteção a milhares e milhares de anos. Nenhum animal precisa de proteção nos pés para desempenhar suas funções de andar e correr.

O homem é que inventou sapatos e tênis.

 

RPG (REEDUCAÇÂO POSTURAL GLOBAL)

Postura melhor, vida melhor

 



Por Roberto Quintana


A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, é um método de tratamento da dor e de desconfortos causados por erros de postura.

O mais interessante é que a RPG trata o indivíduo e não a doença. 

Cada pessoa tem sua própria maneira de reagir a agressões como o stress e os traumatismos, adotando determinados padrões posturais para fugir da dor.  

Estes padrões frequentemente resultam em vícios de postura, que mais tarde passam a ser, eles também, causa de mais dores e desconforto.

A RPG identifica a origem dos vícios posturais e os corrige.

Como? 
Geralmente, fazemos uma sessão individual de 50 minutos, uma vez por semana. 
O número de sessões depende do problema do paciente. 
O resultado é uma evolução contínua e uma qualidade de vida muito melhor.
Fonte:REVISTA VIVER CURITIBA


VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
5/SET/2010
RPG E  FISIOTERAPIACONVENCIONAL

terça-feira, 18 de maio de 2010

COMO RETOMAR A FORMA PÓS GRAVIDEZ?

  
 
Pode parecer um dom restrito às celebridades que aparecem saradas logo após dar à luz, mas perder os quilos que a gravidez deixou no pós-parto é menos complicado do que se imagina. 

A atriz Lavínia Vlasak, por exemplo, resume de forma curtíssima como conseguiu eliminar o peso extra: 

"Disciplina"

algo que certamente não é exclusivo das estrelas. Como Lavínia, outras mães famosas, entre elas Camila Pitanga e Ticiane Pinheiro, contam ao Bolsa de Mulher como voltaram à forma. E especialistas indicam o caminho mais saudável para recuperar a silhueta.

Segundo o endocrinologista Fabiano M. Serfaty, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro, a alimentação correta é fundamental para a saúde do bebê e da mãe. Se a gestante ganhar peso além do normal ou não engordar o suficiente durante a gravidez, o bebê fica vulnerável a doenças: "As gestantes que não se alimentam adequadamente geralmente desenvolvem um feto pequeno e isso contribui para que a criança desenvolva doenças como a diabetes".

A atriz Camila Pitanga, mãe da pequena Antônia, de 2 anos, conta que não precisou mudar muito sua rotina alimentar durante a gravidez. Orientada por uma nutricionista, ela apenas se preocupou em diminuir a ingestão de glicose: "Antes de engravidar eu já tinha uma alimentação balanceada. O único cuidado especial que a Regina Sarmento, minha nutricionista, tomou foi controlar os alimentos que se transformam em açúcar, como batata e macarrão". 

VOCÊ SABE SE ALIMENTAR?
O corpo da gestante ganha peso gradualmente ao longo dos 9 meses. Também de forma gradual a mãe deve se preocupar em perder os quilos depois, sem radicalismos, como alerta a Dra. Regina Sarmento: "É justo esperar, no mínimo, 6 meses para a recuperação e o retorno ao peso ideal. A atividade física pode ser retomada perto do segundo mês pós-parto, mas sempre de forma moderada e com acompanhamento profissional".

Com bom humor e força de vontade, a atriz Lavínia Vlasak conseguiu voltar à boa forma após a gestação do primogênito, Felipe, de 1 ano e 3 meses: "Em primeiro lugar é preciso entender que entre o sonho e a realização existe uma ponte chamada disciplina. Após a gravidez intensifiquei os exercícios aeróbicos e fiz drenagem linfática. Perdi os 18 quilos em 7 meses. Preferi emagrecer aos poucos para conquistar um peso estável. Se você emagrece muito rápido, engorda rápido também. É importante lembrar que a estética é consequência. Mulheres não se desesperem! Existe vida pós-parto (risos)".

Caminhadas na esteira foram o caminho trilhado pela apresentadora Ticiane Pinheiro, mãe de Rafella, de 2 anos, para chegar ao peso ideal. Dos 10 quilos adquiridos durante a gestação, ela conta que perdeu 12: "Recuperei a boa forma caminhando na esteira. Fui aumentando a velocidade pouco a pouco. Não fiz nenhuma dieta radical, pois amamentei a Rafaella nos primeiros seis meses. Depois que parei de amamentar, parei de ingerir carboidratos e doces à noite. Hoje, já estou correndo na esteira 40 minutos por dia".

A amamentação, além de ser o melhor alimento para o bebê, também traz benefícios para o corpo da mulher. Importante é aumentar a ingestão de líquidos neste período: "A mulher que se cuida durante a gravidez não precisa fazer muitas mudanças no período de aleitamento, exceto aumentar o consumo de água para três litros por dia. A amamentação ajuda o corpo da mulher a voltar ao normal, favorecendo a contração do útero e a queima das gorduras armazenadas", explica Regina Sarmento.

A atriz de "Viver A Vida" e ex-jogadora de vôlei Lica Oliveira, mãe de Tobias, de 11 anos, reforça a orientação da especialista: "Amamentei durante 2 anos e 7 meses, e acredito que isso tenha contribuído para recuperar o meu peso ideal. O fato de ter sido atleta também ajudou, sempre tive uma alimentação regrada".
Fonte: msn

domingo, 16 de maio de 2010

MEU CORPO INTEIRO DÓI, SERA QUE É FIBROMIALGIA?

O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono . 

No passado, pessoas que apresentavam dor generalizada e uma série de queixas mal definidas não eram levadas muito a sério. Por vezes problemas emocionais eram considerados como fator determinante desse quadro ou então um diagnóstico nebuloso de “fibrosite” era estabelecido. Isso porque acreditava-se que houvesse o envolvimento de um processo inflamatório muscular, daí a terminação “ite”.


A fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do índivíduo frente a um estímulo doloroso
     


O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. O que não quer dizer que acarrete deformidade física ou outros tipos de seqüela. 

No entanto a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.

A partir da década de 80 pesquisadores do mundo inteiro têm se interessado pela fibromialgia. Vários estudos foram publicados, inclusive critérios que auxiliam no diagnóstico dessa síndrome, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea. Esses critérios valorizam a questão da dor generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados.

Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.





AFETA 2,5% DA POPULAÇÃO NO BRASIL


Pesquisas têm também procurado o papel de certos hormônios ou produtos químicos orgânicos que possam influenciar na manifestação da dor, no sono e no humor. Muito se tem estudado sobre o envolvimento na fibromialgia de hormônios e de substâncias que participam da transmissão da dor. Essas pesquisas podem resultar em um melhor entendimento dessa síndrome e portanto proporcionar um tratamento mais efetivo e até mesmo a sua prevenção.


O termo fibromialgia significa dor muscular crônica não inflamatória.

As dores são difusas, espalhadas pelo corpo todo.

É mais freqüente em mulheres entre os 30 e os 60 anos do que em homens, mas também pode ocorrer em crianças e em pessoas de mais idade.




A dor é o principal sintoma



Geralmente começa nos ombros e pescoço, espalhando-se pelo corpo todo depois de um tempo.

Outros sintomas freqüentes além da dor:

    * Fadiga, cansaço.
    * Distúrbios do sono (sono não reparador. A pessoa dorme mas acorda cansada)
    * Cefaléia (dor de cabeça) tensional ou enxaqueca
    * Formigamento nos braços e pernas.
    * Sensibilidade ao frio.
    * Tensão pré menstrual e irritabilidade




Piora no inverno

Pessoas perfeccionistas são mais propensas a sofrerem de Fibromialgia.

                                                                                                                     
    Os exames de laboratório são normais, 

    O diagnóstico é feito pela história 
    e pela presença 
    dos pontos dolorosos ou "tender points".

    A Fibromialgia pode estar associada ao Lupus Eritematoso Sistêmico, Osteoartrose, Artrite Reumatóide, hérnia de disco, Osteoporose e outras doenças.

    A Fibromialgia parece estar relacionada a alterações nos mecanismos de modulação da dor, com diminuição da Serotonina (substância analgésica) e aumento substância P (uma substância que provoca dor). Por isso a Fibromialgia tem relação com a Depressão, Stress, Ansiedade e Distimia.


    Tratamento

    O tratamento da Fibromialgia com analgésicos a antiinflamatórios traz poucos resultados.

    É importante tem melhorar os distúrbios do sono, o estado depressivo, os fatores de stress, ou seja, o mais importante é melhorar a qualidade de vida.

    Quase todos os pacientes são tratados com Antidepressivos, mas nem todos os Antidepressivos são eficazes em Fibromialgia.

    Se houverem fatores de vida que desencadeiam a doença e a pessoa não conseguir mudar esse fatores sozinha, é importante uma psicoterapia.

    Massagem de relaxamento (nunca de compressão dos pontos dolorosos), banhos de banheira morna e condicionamento físico são importantes.

    sábado, 15 de maio de 2010

    O VINHO PODE PROLONGAR SUA VIDA

    Você já ouviu falar em resveratrol? 

    É uma substância com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias encontrada na casca e nas sementes das uvas vermelhas. Se você se preocupa com os efeitos da idade, saiba que estudos comprovaram que o resveratrol atua em um conjunto de genes associados ao envelhecimento, retardando o processo em tecidos como o cerebral, o muscular e o cardíaco.

    O resveratrol pode ser encontrado em bons vinhos e em sucos de uva orgânicos. O enólogo Ivan Regina esclarece sobre este e outros benefícios do consumo de vinho para a saúde.

    O que é resveratrol?
    Resveratrol é um potente polifenol encontrado na casca das uvas, especialmente das tintas (vermelhas) e faz parte do sistema imunológico da fruta.

    Quando o vinho tinto é produzido, as cascas ficam em contato com o sumo das uvas, concentrando o polifenol.

    Quais são os benefícios?
    Os principais são a redução do LDL, conhecido como "mau colesterol" e o aumento do HDL, o "bom" sendo assim ocorre a diminuição de riscos de acidentes cardiovasculares e derrames cerebrais.
    Outros benefícios potenciais permanecem em estudo, como a diminuição do risco de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, de pele e de próstata.

    Há comprovação e estudos?
    Tudo começou com Serge Renaud, epidemiologista francês que pesquisou e comparou as taxas de acidente cardiovasculares de diversos países com diferentes tipos de alimentação. Enquanto as menores taxas estão nos países do Oriente, com baixo consumo de carne animal, logo em seguida vem a França, com uma alimentação rica em gordura, como a manteiga e o azeite.

    Serge comprovou que esta baixa taxa se devia ao vinho, consumido diariamente por boa parte da população. Isto ficou conhecido como o "Paradoxo Francês".

    Hoje existe uma rede de pesquisadores médicos, atuando na Europa, na América do Norte e no Brasil visando estabelecer a abrangência dos benefícios do consumo regular de vinho na saúde humana.

    Uva e sucos de uva também têm propriedades benéficas?
    Uvas tintas e suco de uvas tintas também contêm o resveratrol, mas ainda não se sabe se o álcool, que só existe no vinho, potencializa a ação benéfica do resveratrol nos seres humanos.

    Qual a quantidade de vinho indicada para consumo diário?
    Um consumo aproximado de 250 mililitros (um terço de uma garrafa normal) diário para os homens e de 200 mililitros para as mulheres.
    Para se beneficiar do resveratrol, cerca de 150 mililitros diários são suficientes, consumidos com regularidade.
    Sempre é bom consultar seu médico para estabelecer se você pode beber vinho e qual a melhor quantidade para sua condição física.

    Existem outros benefícios do consumo de vinho?
    Ainda está sendo estudada a extensão dos benefícios do vinho, mas já sabemos que seu consumo, junto a uma dieta nutricional sadia e equilibrada, aumenta a expectativa de vida e sua qualidade. 

    Só para exemplificar, os habitantes da Ilha de Creta (dieta mediterrânica e consumo regular de vinhos), têm 98% menos de chance de morrer de um ataque cardíaco que um norte americano.
    Fonte:msn 

    VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
    EM 17 JAN 2010
    ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PREVINE GRIPES

    sexta-feira, 14 de maio de 2010

    A MELHOR RESPIRAÇÂO

    COMO RESPIRAR CORRETAMENTE

    Observe um recém nascido respirando: Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada.

    Infelizmente o homem vai perdendo a capacidade de respirar corretamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral, baseado na pressão que ele armou (consciente ou inconscientemente) para sua própria vida. Com isso, vai tendo respirações cada vez mais curtas, chegando a colocar no seu pulmão a quantidade mínima necessária do ar, atrofiando a capacidade do próprio pulmão. 

    Isso pode ser comprovado facilmente: Experimente fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão ao máximo de ar (inspirando), prendendo o ar por metade deste tempo (retendo) e soltando o ar ao máximo (expirando) no mesmo tempo em que inspirou. Exemplo: Inspirando por 4 segundos, retendo por 2 segundos (metade do tempo da inspiração) e expirando por 4 segundos. 

    Faça 10 vezes lentamente, lembrando de encher e esvaziar ao máximo. Se sentir tontura, escurecimento de vista ou qualquer outra reação anormal é porque o seu pulmão e o corpo perderam a capacidade de receber o oxigênio, isto porque respira rápido e superficialmente. 

    Então, se não tomar providências cabíveis estará criando doenças em breve.

    Para reverter o quadro é só praticar estes exercícios 1 a 2 vezes ao dia.
     
    Em repouso, a cavidade do tórax 
    pode ser expandida de várias maneiras. 

    A caixa torácica pode ser impulsionada para fora (respiração torácica ou do peito); 
    Os ombros podem ser levados para cima (respiração clavicular ou do ombro); 
    O assoalho muscular da cavidade peitoral pode ser impulsionado para baixo (respiração diafragmática ou da barriga). 

    Usamos combinações diferentes dessas técnicas de respiração mas, apenas uma é eficiente: a respiração diafragmática.


    PILATES FAZ CRESCER?

    É inevitável sofrermos a ação da gravidade, este é um fato comum, com o passar do tempo e com o envelhecimento, passamos a perder estatura pelo enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna.
    Na verdade o que acontece é que o Pilates irá realinhar a sua coluna melhorando a sua Postura, e irá fortalecer o abdomem e o assoalho pélvico, fazendo com que o transverso abdominal comprima as víceras de forma que elas subam e elevem a caixa torácica. Este efeito hidráulico descomprime os espaços intravertebrais, que além de preservar a saúde dos discos e da coluna vai alongar o corpo em direção do topo da cabeça. 

    Resumindo você vai crescer! 



    Pilates - Coluna Ereta 
    Dependendo das atividades diárias iremos afetar mais ou menos a nossa postura; como em casos extremos no Japão, onde os idosos que trabalharam na lavoura acabam tendo o tronco totalmente curvado à frente. 





    Em muitos casos, quando há uma alteração óssea, a recuperação da altura após o Pilates será pequena; porém quando ainda está em níveis musculares rapidamente a altura natural da pessoa vai sendo recuperada podendo ser percebida pelas pessoas que convivem diariamente.


    Foi assim que eu consegui a primeira aluna, ela veio e me perguntou: – “O que você está fazendo, parece mais alta, o seu pescoço está mais comprido… ” e eu disse: “PILATES!!!”


    Muitas vezes, na primeira aula, se marcarmos na parede a sua altura, e após reorganizarmos a sua coluna com alguns exercícios respiratórios medirmos novamente, poderá haver até 3 cms de diferença. 

    O que é mais difícil é manter esta nova postura e transformar seus hábitos. 

    Para que tudo isso se torne natural, é necessário uma prática constante de atividades físicas e alongamentos específicos para a melhora da extensão da coluna torácica e fortalecimento da musculatura postural através de movimentos dinâmicos e similares aos do dia-a-dia, para que possam ser transferidos e assimilados pelo corpo. 

    O Pilates trabalha basicamente com esse intuito de correção postural e fortalecimento do corpo, visando a integração de várias habilitades de forma controlada e precisa.
    Autora: Tatiana Matsuo








    veja também matéria publicada neste blog
    em 6 set 2010
    COMO É POSSÍVEL AUMENTAR A ALTURA? 






    .



    COMO PASSAR DOS 100 ANOS?

    Dieta e atividade física 
    também continuam parte da receita. 

     Os nutricionistas enfatizam o combate aos radicais livres, substâncias que se acumulam no organismo e, ao longo do tempo, atacam as células do corpo. Seus efeitos nocivos vão do envelhecimento da pele ao aumento do risco de câncer. Para enfrentá-los, os nutricionistas recomendam uma dieta rica em azeite de oliva, chá verde, nozes, soja ou frutos do mar.

    Quando se fala em exercício, os médicos já se acostumaram a receitar musculação e trabalho aeróbico. Mas pesquisas recentes indicam que determinados tipos de ginástica são especialmente importantes.

    "As pessoas longevas têm em comum
    a força dos músculos, dos ligamentos da coluna e
    das articulações próximas a ela," 

    Para conseguir isso, alguns idosos,  praticam reeducação postural, pilates, ioga ou tai chi chuan.

    Quais os limites reais do envelhecimento? Até quando um ser humano pode, fisicamente, viver? De acordo com os pesquisadores, a velhice é causada por falhas no processo de renovação celular. 

    No corpo humano, cada célula é substituída entre 30 e 50 vezes ao longo da vida. Com o tempo, fatores químicos e genéticos provocam defeitos na produção das novas células. Quando um grande número delas fica defeituoso ou morre, chega a senilidade. Os cientistas agora pesquisam técnicas para combater esse desgaste.

    domingo, 9 de maio de 2010

    RPG X FISIOTERAPIA CONVENCIONAL

    rpg-souchard 


    Pacientes tratados com o método tiveram até 70% de melhora contra 40% dos que optaram pela técnica convencional, segundo estudo da Unifesp

    Apesar de não fazer parte da grade curricular das faculdades de fisioterapia, a Reeducação Postural Global, popularmente conhecida como RPG, tem se mostrado o método mais eficaz no tratamento de dores crônicas de coluna, geralmente causadas pela má postura. 

    Pesquisa realizada pela Universidade federal de São Paulo (UNIFESP) revelou que a técnica reduz a dor nas costas com mais rapidez e de forma definitiva se comparada ao procedimento convencional.

    A grande diferença do método está na capacidade de tratar o paciente como um todo. “A RPG procura corrigir a postura e exercitar todos os grupos musculares, em vez de tratar só a dor localizada, como acontece com a série convencional” explica o fisioterapeuta Sandro Rogério dos Santos, autor do estudo que avaliou 40 pacientes com dor lombar crônica.

    Segundo a pesquisa 70% das pessoas tratadas com a RPG relataram diminuição da dor após a 10ª sessão, enquanto que apenas 40% dos pacientes submetidas ao outro método conseguiram resultado semelhante. “Concluíndo que a Reeducação Postural Global é melhor para corrigir a postura e evitar a reincidência do problema”, comenta Santos.

    Os especialistas levam em conta que os músculos estão interligados em uma cadeia.

    “Uma má postura, por exemplo, pode sobrecarregar a coluna e, conseqüentemente, causar dor na perna. Dessa forma, podemos concluir que o sintoma (dor) pode estar distante da sua origem”, diz Oldack Borges Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG (SBRPG). Daí a importância do tratamento global”, completa.

    INDICAÇÃO
    Embora o estudo de Santos tenha focado a aplicação da RPG nos casos de lombalgia, a técnica também é largamente utilizada no tratamento de pacientes com problemas articulares, neurológicos e ortopédicos. 

    “Pessoas com escoliose (desvio de coluna) conseguem ótimos resultados com a RPG”, garante a fisioterapeuta Elisa Hisatugo, do Instituto Mizuki, que também oferece uma outra categoria corporal, o isostretchig.

    De acordo com a especialidade a SBRPG e o Instituto Philippe Souchard (nome do responsável pelo desenvolvimento da técnica) pretendem ampliar o atendimento gratuito à população.

    Apesar de bastante indicado por médicos de várias especialidades, o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o tratamento.

    FISIOTERAPEUTA USA 8 POSTURAS
    A RPG usa como base oito posturas diferentes que precisam ser praticadas pelo paciente com calma e muita orientação do fisioterapeuta (único profissional autorizado a aplicar a técnica).
    O fisioterapeuta realiza um trabalho de alongamento e relaxamento muscular. Além disso, estimula a respiração adequada do paciente para aliviar a dor.

    O método tem a vantagem de que, a cada sessão, os músculos se ampliam e não retornam à posição incorreta. O segredo está na postura corporal, que mantém o eixo do corpo em equilíbrio.

    Para o presidente da SBRPG, Oldack Borges Barros, a técnica une conceitos de individualidade (as pessoas não são iguais), causalidade (sai em busca das causas do sintoma) e globalidade (trata o paciente e não a doença).
    Fonte: Diário de São Paulo

    sexta-feira, 7 de maio de 2010

    ROUPA ESPECIAL DE ASTRONAUTA AJUDA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL A ANDAR

    ROUPA ESPECIAL DE ASTRONAUTAS AJUDA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL A ANDAR

    O equipamento foi criado na década de 70 

    pelos russos para evitar que os astronautas 

    sofressem de flacidez e atrofia muscular 

    por causa da falta de gravidade.

    Um traje desenvolvido para astronautas russos está sendo utilizado no tratamento de crianças com paralisia cerebral.

    Com esse equipamento elas conseguem andar.

    Mesmo ajudada pela fisioterapeuta, Ana Vitória caminha com muita dificuldade. Agora com a roupa a postura melhorou e os passos são dados com mais confiança.

    "Ela se sente mais segura para isso, porque ela não fica com aquele medo, já ajuda na postura dela", diz Nadjane de Jesus, analista de dep. pessoal.

    Este traje diferente, cheio de elásticos, foi criado na década de 70 pelos russos para evitar que os astronautas sofressem de flacidez e atrofia muscular por causa da falta de gravidade. As tiras elásticas ligam tronco, cintura, joelhos e pés. Mesmo parado, o corpo faz esforço. 

    Os médicos não demoraram a descobrir que a roupa também poderia ajudar crianças com paralisia cerebral a andar e hoje ela já é usada no mundo todo.

    "Forma-se um novo esquema corporal 
    dentro do sistema nervoso, 
    fazendo com que gere padrões de movimento, 
    permitindo então que as crianças 
     possam adquirir uma marcha" 


    "Possam andar", conta Daniela Matsuda, médica.

    Esta organização não governamental de Salvador, que dá assistência a 400 crianças com necessidades especiais, recebeu 60 trajes doados pela empresa russa que hoje detém a patente da roupa.

    A Ong de Salvador é a primeira instituição da América Latina a trabalhar com este equipamento. A ideia é associar a terapia com o traje às outras formas de tratamento que a organização oferece desde que foi criada, há nove anos.

    Fisioterapia tradicional, fonoaudiologia, atividades esportivas e culturais. Tudo isso vai complementar o trabalho com a roupa especial, que dura de dois a três meses, dependendo de cada caso.

    "Com fisioterapia convencional, levaria um ano e meio, dois anos, para fazer uma criança andar. Com o traje, nós conseguimos abreviar isso e dar uma independência para a criança e para a família, em termos de inclusão social, muito mais rápida" diz Pedro Guimarães, presidente da Ong.
    Fonte:jornal hoje

    quinta-feira, 6 de maio de 2010

    USO GELO OU CALOR EM UM TRAUMA?

    Após um trauma, o melhor é a aplicação de compressas  frias.

    A aplicação de gelo  não deixa inchar o local machucado e evita os hematomas.

    COMPRESSAS FRIAS

    A compressa fria ajuda diminuir o fluxo sanguíneo aumentando a contrição venosa do local afetado, após o acidente. A circulação é aumentada fazendo com que seja facilitada a remoção de substâncias indesejáveis e impurezas no local, favorecendo assim o processo da cura.


    As compressas frias são indicadas para torsões, contusões, e até mesmo para extrações de dente. A aplicação de compressas pode diminui a dor e espasmos musculares facilitando a movimentação da articulação afetada. Em casos de infecções, fratura exposta ou perda de sensibilidade no local não é recomendada a aplicação de compressas frias.

    Deve-se aplicar as compressas frias imediatamente após ter ocorrido a lesão. De forma alguma deve aplicar gelo diretamente na pele, deve-se usar o gelo dentro de um plástico ou mesmo envolvido numa toalha. Deve-se pressionar a área do trauma por pelo menos 15 minutos ou até que a região fique avermelhada.

    Tenha cuidado para não utilizar as compressas frias por muito tempo. Caso a pele fique avermelha, quente, comece a coçar, ou mesmo doer, interrompa o tratamento com as compressas.

            COMPRESSAS QUENTES

    O uso de compressas  quentes também é indicado como analgésico. O calor, gerado pelas compressas, ativa a circulação e podem ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.

    Compressas quentes devem ser utilizadas somente após a diminuição do inchaço. O inchaço, normalmente, desaparece após 10 a 14 dias do trauma. Caso as compressas sejam aplicadas antes do tempo correto, pode-se aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada causando um aumento do sangramento, ou até mesmo estimular o aparecimento de inflamação.


    A compressas quentes são indicadas para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações. Em contraturas musculares, as compressas são ótimas para relaxar a região permitindo reduzir espasmos musculares e endurecimento de articulações.

    Para que não haja queimaduras no local afetado devido aplicação das compressas deve ter cuidado no método de aplicação de compressas quentes. Uma forma que aplicar as compressas é utilizando toalhas quentes. As toalhas devem ser imersas na água quente e depois torcidas para evitar o acúmulo de água. 

    Fonte: bemsaúde

    quarta-feira, 5 de maio de 2010

    FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A LONGEVIDADE

    De acordo com a universidade de Standford, dos Estados Unidos, viver mais e melhor depende muito de cada um.
    Segundo a pesquisa divulgada por essa instituição,


     50%   dependem do ESTILO DE VIDA

     20%  a  FATORES GENÉTICOS

     20%  a FATORES AMBIENTAIS e 


     10%  a ASSISTÊNCIA MÉDICA

    QUEM DORME POUCO, MORRE MAIS CEDO. REVELA PESQUISA

    Dormir menos de seis horas por noite
    pode ser mortal. 

    Essa é a conclusão de pesquisadores italianos que dizem ter encontrado "evidências inequívocas" da ligação entre a privação do sono e a morte prematura. Para a pesquisa, foram analisados 16 estudos envolvendo cerca de 1,5 milhão de pessoas.

    De acordo com o levantamento, coordenado pela Universidade de Warwick e pela Universidade de Medicina Federico II, quem dorme menos de seis horas por noite tem 12% mais chance de morrer antes dos 65 anos do que aqueles que dormem entre seis e oito horas. Estudos anteriores já mostravam que a privação do sono estava associada a doenças cardíacas, pressão alta, obesidade, diabetes tipo 2 e colesterol alto.

    Contradição - Os cientistas italianos concluíram, também, que dormir demais pode ser ainda mais perigoso. Segundo eles, aqueles que dormem mais de nove horas por noite apresentam 30% mais chances de morrer cedo. A novidade, publicada nesta quarta-feira na revista especializada Sleep, contradiz outro estudo publicado na semana passada que sugeria que quem dormir 10 horas ou mais aumentavam as chances de chegar aos 100 anos.

    Francesco Cappucio, coordenador da pesquisa, discorda: "Assim como dormir pouco pode representar uma saúde debilitada, dormir muito também pode significar alguma fraqueza". Segundo ele, muitas horas de sono podem estar ligadas à depressão e a baixos níveis de atividade física. Alguns tipo de câncer também podem estar associados ao excesso de sono, diz o pesquisador.
     
    "Dormir de seis a oito horas 
    por noite  é o ideal para a saúde


    A duração do sono deve 
    ser encarada como um 
    fator comportamental de risco"
    Fonte:veja

    sábado, 1 de maio de 2010

    RESPIRAR PELA BOCA FAZ MAL?


     
    A respiração bucal ocorre quando, na maioria das vezes, existe um impedimento à respiração nasal.

    Geralmente, crianças com alergia respiratória, obstruções mecânicas como: desvio de septo, hipertrofia das adenóides e ou amígdalas, problemas ortodônticos e presença de hábitos parafuncionais, como sucção de polegar e/ou chupeta por período prolongado, roer unhas, mostram uma respiração predominantemente bucal, durante o dia e à noite.

    As Consequências na Respiração Bucal ...
    Além de maior exposição às infecções, o respirador bucal, possui uma fisionomia de pessoa cansada,formato do rosto longo, com olheiras, boca sempre aberta, cansaço respiratório, mau hálito, "baba" noturna e roncos.

    A postura de toda estrutura facial e corporal fica alterada. O corpo reage com compensações para respirar melhor, modificando sua postura.

    A dificuldade para respirar pelo nariz, pode atrapalhar a qualidade do sono, e o nível de concentração da criança durante o dia, podendo estar associado a dificuldades escolares.

        Estudos referem 
    menor oxigenação cerebral
    quando a respiração ocorre pela boca.

    Consequências na Alimentação:
    Freqüentemente o respirador bucal come rápido, mastiga pouco, utiliza líquido para auxiliar na deglutição, prefere alimentos moles, de fácil mastigação, a língua projeta-se durante a deglutição entre os dentes. Existe um cansaço para se alimentar e muitas vezes a criança rejeita grande parte da refeição.

    Com tantas alterações na postura dos órgãos fonoarticulatórios, em repouso e na alimentação, é comum a presença de distúrbios articulatórios na fala.
    Reações de irritabilidade, impaciência, também são consideradas.

    O que fazer?
    Através de uma boa avaliação interdisciplinar, a respiração pode ser corrigida por meio da atuação médica e reabilitadora: otorrinolaringologista, alergista, pediatra, cirurgião, pediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, ortodontista e psicoterapêuta.

    Resultados
    Com certeza, o conforto respiratório, melhora da musculatura, postura, alimentação funções orais, aspecto estético, vão proporcionar melhor saúde e qualidade de vida.
    Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhor para a reabilitação, que estará atuando durante o desenvolvimento global da criança.
    Fonte:Unifenas