sábado, 26 de junho de 2010

O QUE É CAMINHADA NÓRDICA?


Fazer longas caminhadas com o apoio de dois bastões similares ao do esqui é a mais nova mania entre os alemães. 

 

Nas montanhas, à beira do rios ou mesmo nas florestas, a prática do nordic walking, ou caminhada nórdica, invadiu a Alemanha.


Encontrar uma pessoa caminhando rápido com o apoio de dois bastões pode, à primeira vista, parecer bastante estranho. Muitos não escondem o riso e acham a cena "coisa de louco". Na Alemanha, a prática da caminhada nórdica, originalmente nordic walking, é o esporte do momento e conta com um número cada vez maior de adeptos.

Eles caminham a passos rápidos pelas montanhas, florestas e até na beira dos rios, unindo o esporte à agradável apreciação da natureza. Proveniente da Finlândia, este tipo de caminhada teve origem nos esportes de inverno escandinavos. Já que o esqui não pode ser praticado sem a presença de neve suficiente no solo, os alpinistas inventaram a caminhada com os bastões para os meses mais quentes do ano.





A caminhada nórdica é feita com um ritmo acelerado, sem chegar a ser uma corrida. Os braços são apoiados nos bastões que, por sua vez, ficam presos no pulso com uma cordinha para evitar que escorreguem. Na Alemanha, o esporte começou a ser praticado primeiramente no sul, nas regiões montanhosas. Lá já existem inclusive pistas e rotas específicas para este tipo de caminhada. Os adeptos andam geralmente em grupos, mas há os que preferem curtir o trajeto sozinhos.

Simples e eficiente Um dos segredos do sucesso deste esporte na Alemanha, que já invadiu todos os Estados do país, talvez seja sua praticidade. Não exige muita concentração, nem um esforço sobre-humano. Mesmo com um ritmo menos intenso de caminhada, a queima de gordura acontece, uma vez que 90% da musculatura é estimulada. Em outras palavras, excelente para quem deseja emagrecer.



A dica para os principiantes é começar a andar com os bastões em terreno plano. Os bastões, aliás, devem ser bem escolhidos e adequados à altura de cada um. Durante a fase de aquecimento, as mãos devem segurar os bastões com firmeza. Depois, eles devem ficar soltos nos pulsos e apenas pegos individualmente, a cada passo.




O bastão que faz a diferença

 

Caminhar com ou sem bastões, acredite, faz diferença. Eles ajudam a melhorar a postura, amenizam o impacto sobre as articulações das pernas, joelhos e calcanhares. 


Além de exercitar os membros inferiores, induzem à utilização dos membros superiores e a musculatura do tórax. 

Os especialistas costumam recomendar este tipo de caminhada para quem deseja praticar esporte, mas tem problemas nas articulações dos joelhos, quadris e coluna vertebral, já que propicia um alívio de até 30%na carga sobre o aparelho locomotor.

Agora é moda
Não é à toa que a caminhada nórdica virou moda na Alemanha. Estima-se que seis milhões de pessoas já aderiram ao esporte no país. O curioso é que a maioria é do sexo feminino. "As mulheres são mais determinadas", tentou explicar o treinador Bernd Schäufle, autor de um livro detalhado sobre o nordic walking.

O instituto alemão para o walking classifica os diversos tipos de caminhada nórdica. Em comum, têm o passo rápido e a postura dos braços ao longo da coluna. A partir dos 130 passos por minuto, o nordic walking passa a se chamar power walking, uma modalidade só recomendada para os mais experientes.

O wogging walking acrescenta pesos nos pulsos e nos calcanhares. Já o nordic jogging é praticado com corrida, enquanto o hill walking se limita à escaladas. E tem mais: o aqua walking, a mais suave das variantes. Como é praticada dentro da água, o impacto nas articulações é mínimo sem deixar de exercitar a musculatura.

A modalidade mais popular continua sendo a básica, que qualquer um pode praticar, independente da faixa etária. E, se depender dos alemães, a caminhada nórdica conquistará definitivamente um espaço entre os esportes mais praticados no país.
fonte: dw.world






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA 
EM 21 NOV 2010
NOVA ONDA EUROPÉIA QUE ESTA INVADINDO O BRASIL

PROJEÇÃO DO NÚMERO DE IDOSOS NO BRASIL


No Brasil, 5,85% da população é maior de 65 anos. 

No período de 1950 a 2025, o número de idosos no país deverá aumentar em 15 vezes, enquanto o restante da população em 5 vezes (Projeções da Organização Mundial de Saúde, OMS). 

O país ocupará o 6.° lugar no mundo quanto ao contingente de idosos, alcançando 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, em 2025.

COMO TRATAR CONTUSÃO MUSCULAR?


As contusões musculares respondem por cerca de 60-70% das lesões relacionadas à prática de esportes. Devido aos problemas posturais, as contusões são um problema comum em pessoas portadoras de Espondilite Anquilosante.


Quais os sintomas da contusão muscular?

Dor e dificuldade de movimentar a região muscular após um traumatismo (p.ex.: queda, pancada, etc) são os sintomas mais comuns.

Na maioria dos casos, não é difícil diagnosticar uma contusão muscular, mas é importante observar que a contusão pode ser confundida com uma ruptura muscular – esta, um problema mais grave e limitante.

Algumas pessoas com espondilite anquilosante acreditam estar sofrendo sintomas de contusões musculares quando, na verdade, estão apresentando o que os especialistas chamam de Mialgia Tardia por Esforço, um quadro de dores musculares que surge de modo gradual nas 12h seguintes a uma atividade física mais intensa.


É preciso fazer algum exame?
Normalmente, não. Um exame simples do local é capaz de fornecer todas as informações necessárias para o diagnóstico correto.

Contudo, se a contusão estiver associada a hemorragias, o médico poderá solicitar um exame de sangue para verificar a intensidade do sangramento e a presença de problemas na coagulação.

Obviamente, dependendo da violência da contusão, podem ser necessários radiografias e outros exames para detectar fraturas.


Como as contusões musculares devem ser tratadas?
O tratamento das contusões musculares pode ser dividido em 3 fases: (1) aguda, (2) de recuperação e (3) de maturação ou remodelamento.

Logo após a contusão, na chamada Fase Aguda, a intenção do tratamento é diminuir a dor e controlar qualquer complicação no local (p.ex.: hemorragia, fraturas, etc).

As medidas mais simples nesta etapa do tratamento incluem repouso com elevação e imobilização do local afetado, e compressas geladas por 1-2 dias. Durante este período, é recomendável evitar aplicar calor no local para não piorar o inchaço. Após os 2 dias, as compressas já podem ser trocadas de frias para mornas.

Se a dor da contusão for muito intensa, é recomendável utilizar muletas ou bengalas. Além de evitar a piora da lesão muscular, estes apoios também ajudam a evitar sobrecarga na coluna e crises de espondilite. Antiinflamatórios e analgésicos receitados pelo médico também são úteis para diminuir o desconforto.

Na segunda fase do tratamento, chamada Fase de Recuperação ou de Regeneração, o objetivo é recuperar a mobilidade e a força muscular. Nesta etapa, são recomendados exercícios supervisionados. A intensidade dos exercícios varia de acordo com a tolerância de cada pessoa.

Finalmente, na terceira fase, chamada Fase de Maturação ou Remodelamento, ocorre a recuperação gradual do músculo. O tratamento é feito com exercícios de resistência.

Na imensa maioria das pessoas com espondilite que sofre contusões musculares, a recuperação é completa após cerca de 21 dias de tratamento.
fonte: publimed

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
12 JUN 2010
ALTO NÚMERO DE LESÕES NO FUTEBOL

A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA ESPORTIVO


Qualidade de vida e atividade física sempre caminharam juntas. Atualmente, as pessoas estão investindo cada vez mais em saúde e qualidade de vida por meio de diferentes práticas esportivas, dentre as quais podemos destacar as corridas de rua.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que passaram a correr, procurando combater os males de um cotidiano estressante e sedentário. 
Porém, esse aumento na prática esportiva sem controle levou à maior incidência de lesões, as chamadas esportivas, que podem levar essas pessoas ao afastamento de suas atividades cotidianas. Entre as lesões mais comuns, podemos destacar as cãibras, tendinites, lesões musculares, lombalgias e canelites.

Em meio a esse cenário, a Fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor).

Dentre as funções do Fisioterapeuta Esportivo que atua com atletas de corrida, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação, quando o Fisioterapeuta, trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador do atleta, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado. 

Pelo conhecimento de Anatomia, Biomecânica, Cinesioterapia e Propriocepção, serão realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular, a fim de reduzir os riscos de lesões e dores, além de também evitar problemas e dores durante o treinamento e a prova.

Durante o evento esportivo o Fisioterapeuta vai assistir o atleta no que for necessário, auxiliando durante sua fase de aquecimento, e após a corrida, realizando desaquecimento, terapias para relaxamento muscular, e se necessário, alguma técnica Fisioterapêutica para dar início ao tratamento caso o atleta venha sentir alguma dor ou sofrer algum tipo de lesão.

Dica: Sempre que for participar de um evento esportivo procure a ajuda de uma equipe multidisciplinar com Médicos, Fisioterapeutas e Educadores Físicos. Esses profissionais em conjunto passarão todas as dicas necessárias para você conseguir todos seus objetivos esportivos com total segurança.
Fonte:Dr. Evaldo Bósio

domingo, 20 de junho de 2010

PILATES PERDE UMA DE SUAS PIONEIRAS -- KATHLEEN STANFORD GRANT


Kathy Grant and Lolita San Miguel

 Em 27 de maio de 2010 o Pilates perdeu uma de suas pioneiras, Kathy Grant.




A senhora Grant será lembrada por amigos,  família e por toda a comunidade do mundo do Pilates.

Melhor conhecida como uma das alunas de primeira geração, ou seja, foi aluna do próprio Joseph Pilates.

Ela chegou a Joseph Pilates para reabilitar um problema de joelho e tornou-se uma adepta do método pilates.

Nascida em 01 de agosto de 1921, Kathy estudou no Conservatório de Boston de Música e era uma dançarina cuja bagagem de conhecimento incluía a Broadway, off Broadway, televisão e concertos, não só nos Estados Unidos mas também na Europa, América do Sul, África e Oriente Médio.

Ela foi assistente de grandes coreógrafos como Donald McKayle, Walter Nicks, entre outros, e foi co-diretora e sócia da Marchant Claude Dance Company.
 



Tornou-se diretora do Studio Henri Bendel, desde 1972, até o fechamento dele em 1988. 

Era conhecida como uma professora forte e perfeccionista para as nuances do movimento, especialmente para aqueles relacionados com o método Pilates que ela havia aprendido com Joseph Pilates. 

Atualmente vinha orientando aulas de Pilates e treinando instrutores como professora adjunta no departamento de dança da Universidade de Nova York.


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 14 ABRIL 2010
HISTÓRICO DO CRIADOR DO MÉTODO PILATES

RPG X GORDURAS LOCALIZADAS



rpg-souchard



Uma gordurinha aqui, outra acolá... Qual é a mulher que não sofre com essas gordurinhas localizadas? Pois saiba que uma postura correta pode ser um bom remédio pra isso.


O que é RPG? "Reeducação Postural Global. É um método da fisioterapia que busca corrigir as deformidades dos músculos e dos ossos", responde o fisioterapeuta Oldak de Barros.


Philippe Souchard criou a RPG na França em 1990. Dos oito mil fisioterapeutas de dez países que já se especializaram no seu método de reeducação da postura do corpo, quatro mil são brasileiros.  


No Brasil, a RPG ganhou um outro objetivo: estético. É que as brasileiras descobriram que arrumando a postura, elas podem se ver livre daquelas gordurinhas localizadas indesejáveis.


Vá pra frente do espelho e fique de perfil. Se você achar que precisa de uma plástica para aumentar o bumbum, ou diminuir a barriga ou ainda aumentar os seios, saiba que uma paciente de RPG, só arrumando a posição da coluna, conseguiu tudo isso de uma só vez!
"A gordura se localizou em algumas determinadas regiões, normalmente por pouco uso dessas regiões. 
Na medida que você ajusta as articulações e os músculos, você tende a aumentar o uso daquela região, fazendo com que essa gordura se espalhe", analisa Oldak.


Depois de um ano fazendo RPG, a administradora de empresas Fabiana Esper desistiu de fazer uma lipoaspiração na barriga. "Eu fiquei grávida duas vezes seguidas, minha barriga flácida e um pouco pra frente. Quando colocava uma roupa, ficava pouco elegante", conta Fabiana.


Os exercícios de RPG corrigiram a posição da bacia. O resultado foi aprovado.


Na rua, o fisioterapeuta mostrou como prejudicamos nossa postura no dia a dia. Carregar a bolsa, por exemplo, pode levantar mais um ombro do que o outro!

"Isso pode criar um desvio na coluna e um acúmulo de gordura localizada na lateral da cintura. A solução seria ter o peso na mão e não no ombro", avalia Oldak.


A mesma coisa acontece com quem apóia o corpo mais em uma perna do que na outra. Agora, é a barriga que vai pra frente.
No consultório, o fisioterapeuta mostra que, em certos casos, dá até pra levantar os seios com RPG! 


"No momento que eu corrijo o ombro, trago ele para trás e abaixo, obrigatoriamente eu levanto o posicionamento do seio. Às vezes eles acham que modificando o posicionamento dos seios através de uma prótese seria o resultado, quando muitas vezes não. O problema está no posicionamento dos ombros".


E o bumbum?


"Com RPG eu posso recriar a posição do bumbum original. Isso em qualquer mulher que tenha uma retração desses músculos atrás das pernas. Normalmente quem tem bumbum caído é porque tem essa retração".


O criador da RPG faz questão de alertar: RPG é para corrigir postura e é eficaz na eliminação das gordurinhas só nos casos em que elas são causadas por problemas de postura: 

"Nós não criamos deformação. Estamos aqui para corrigir as deformações".
PHILLIPE SOUCHARD

Fonte:Fantástico 

VEJA TAMBÉM NESTE BLOG 

BENEFÍCIOS DO RPG

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE CÁLCIO PARA O ORGANISMO?



Basta um giro atento pelo supermercado para você se deparar com alimentos ricos em cálcio. Bolachas, salgados, leites, pães e até chiclete contém doses extras do mineral. Porém, apesar de o cálcio estar cada vez mais presente em nossa dieta alimentar, muitas pessoas apresentam deficiência do mineral.


Mas por que consumir alimentos enriquecidos com este nutriente não é garantia de que o nosso corpo irá absorvê-lo? "O cálcio sofre diversas interações com outros componentes da dieta, o que faz com que a absorção deste micronutriente seja diminuída", afirma a nutricionista Maíra Malta, da Unesp.


Por isso, se a embalagem de um biscoito, por exemplo, contem 126 mg de cálcio, o nosso organismo só absorverá de 20 a 30% dessa quantidade. 


Como explica a nutricionista Maíra: "Ele não é absorvido se for combinado com alguns constituintes da dieta, tais como o oxalato (presente principalmente no espinafre, acelga, folhas de beterraba) e o ácido fítico (encontrado principalmente nos feijões, arroz polido, batata inglesa, café torrado em pó e fubá de milho). 



Quando o cálcio se combina com essas partículas, fica insolúvel e, por isso, o nosso organismo não consegue absorvê-lo e o elimina com as fezes." 

bebê e leite - foto: Getty Images


A nutricionista da Unesp ainda afirma que o consumo excessivo de fibras, ou seja, mais de 30g por dia, pode também diminuir a absorção do nutriente, uma vez que as fibras aceleram sua passagem pelo organismo. Existem, ainda, estudos mostrando que com o envelhecimento, há a diminuição da secreção gástrica e, consequentemente ocorre menor absorção de cálcio.


Por outro lado, os alimentos que contém vitamina D, como os peixes, cogumelos e gema de ovo, auxiliam na absorção do cálcio. "O corpo pode sintetizar a vitamina D, mas, para a síntese, é necessária a exposição à luz do sol. Uma modesta exposição ao sol já basta para a síntese da vitamina. 

Lembrar sempre que o momento ideal 
de tomar sol é no período da manhã (das 8h às 10h) 
ou no período da tarde (a partir das 16h) 
para evitar problemas de pele


Além da vitamina D, a nutricionista afirma que a prática de atividades físicas de impacto, como, por exemplo, caminhada e corrida, também ajuda na absorção do nutriente. 

salmão - foto: Getty Images


Quantidades ideais
Além de ser o responsável pela formação do esqueleto sadio, o cálcio previne doenças cardíacas, beneficia o sistema imunológico, auxilia na transmissão neurológica. O mineral também está associado ao risco diminuído de pressão alta e de câncer de intestino e de cólon.


Quando falta cálcio na circulação, o organismo retira o nutriente dos ossos, provocando uma perda óssea (daí a incidência da osteoporose) e, para consertar isso, o nosso corpo busca o mineral no sangue. Por isso, a alimentação tem papel central para manter as taxas de cálcio na circulação sanguínea adequadas.


 "É importante ingerir cálcio desde a infância, período no qual se dá a formação de ossos e dentes, porém, a adolescência é o pico no qual se tem a obtenção de massa óssea, por isso, o consumo deve ser elevado. Na fase da gestação e do aleitamento materno, a necessidade de cálcio no organismo da mulher aumenta, já que ela precisa consumir o mineral por dois", explica a nutricionista.


Assim, os médicos recomendam que os adultos consumam 1000mg de cálcio por dias. Já para adolescentes, gestantes, crianças e idosos, esse consumo deve ser de 1200 a 1500mg por dia.


Exemplo de um dia de cardápio para alcançar a recomendação: 
Alimento
Quantidade de Cálcio (mg)

Leite desnatado (1 copo de 250ml)

Aproximadamente 280mg
Queijo fresco (1 fatia média)
Aproximadamente 200mg

Iogurte desnatado (1 pote de 200ml)
Aproximadamente 250mg
Couve refogada (2 colheres de sopa)
Aproximadamente 165mg 
 Brócolis cozido (1/2 xícara)

Aproximadamente 180mg 

Total diário de Ca ingeridoAproximadamente 1075mg



Onde encontrar?
Os leites e produtos lácteos são as melhores fontes do mineral, porém existem ainda outro alimentos que apresentam cálcio, mas que não são tão conhecidos. Hortaliças de folhas verde- escura (couve, folha de mostarda e brócolis), soja, sardinha, salmão, moluscos e ostras são fontes riquíssimas do mineral.


Atualmente há uma tendência ao enriquecimento massivo de alimentos industrializados. Os produtores investem e a publicidade faz de tudo para favorecer o consumo desses alimentos cheios de ferro, vitaminas e cálcio. 

Porém, a nutricionista Maíra Malta alerta para a necessidade de se evitar o abuso. "Os alimentos industrializados, apesar de conter cálcio, não devem ser utilizados como fonte para a obtenção do mineral, já que são alimentos que podem apresentar elevado teor de gordura e sódio. Por isso, o consumo deve ser esporádico", explica a nutricionista da Unesp.


Assim, as fontes alimentares sempre são a melhor opção, porém em alguns casos, como os pacientes de osteoporose, é necessário o uso de suplementos, que devem ser recomendados pelo médico. 

O outro lado do cálcio
Se a falta do micronutriente prejudica o sistema ósseo do corpo, elevando o risco de fraturas e podendo levar a doenças ósseas, como a osteoporose, o excesso de cálcio no organismo é igualmente prejudicial, podendo, inclusive, trazer riscos para a saúde.


"Uma ingestão muito elevada de cálcio (mais de 2000mg por dia), especialmente em pessoas com altos níveis de vitamina D, pode levar às conhecidas "pedras nos rins" ( cálculo renal), porém essa formação é mais comum com a ingestão de cálcio de origem mineral, presentes nos solos e na água de algumas regiões", ensina a especialista Maíra Malta.


Outro efeito potencial adverso, segundo a nutricionista, é a constipação intestinal, efeito (prisão de ventre) . Esse dano se faz mais presente nas pessoas que usam da suplementação deste nutriente. "Além disso, a quantidade elevada do mineral pode interferir na absorção de ferro, zinco e manganês", explica a especialista Maíra Malta.
Fonte:msn

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG:








sexta-feira, 18 de junho de 2010

COMO AUMENTAR A CONSCIÊNCIA CORPORAL?

Toda atividade física favorece a consciência corporal, entretanto algumas práticas associadas ao relaxamento tendem a ser mais eficazes: 

1. Massagem biodinâmica

Massagem biodinâmica


A técnica de massagem biodinâmica foi criada nos anos 50 pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyesse com foco no alívio das tensões provocadas pelo estresse, através do relaxamento orientado pelo toque.

Essa técnica leva em consideração que todas as emoções provocam consequências fisiológicas diretas e foca, através de massagens circulares, melhorar a circulação do sangue e as atividades intestinais que desempenham o importante papel de regular e eliminar toxinas, inclusive as produzidas por tensões emocionais. 


2. Pilates

Pilates


O alemão Joseph Pilates amarrou influências da ioga e das artes marciais, entre outras, para criar uma atividade física baseada em técnicas de respiração, concentração e controle de movimentos, num processo que promete reeducar posturas, aumentar a flexibilidade e promover maior consciência corporal. 

Pilates elaborou mais de 500 exercícios a serem realizados com aparelhos específicos, que conduzem o corpo às posturas corretas. Embora seja necessário o acompanhamento de um profissional habilitado, não há limites de idade para a prática.


3. Ioga

 Ioga


A ioga originou-se na Índia e está relacionada a práticas meditativas através de determinadas posturas e do controle da respiração. Existem inúmeras linhas diferentes nesta prática, algumas mais vigorosas que propõem o fortalecimento dos músculos como o Hatha Ioga, outras mais focadas em relaxamento e controle da respiração como o Ashtanga Vinyasa Ioga


4. Método Belong



 Método Belong






Nos anos 50, a bailarina Lotte Berk, após lesionar suas costas, procurava um exercício que alongasse, queimasse gordura e fortalecesse os músculos, para que pudesse se recuperar. Foi assim que ela desenvolveu o método Belong, que une posturas de ioga e pilates, aos elementos da dança moderna e do ballet clássico.

Como o método Belong também objetiva a queima de gordura e a definição muscular, é mais vigoroso que o pilates e a ioga e promete, além dos benefícios de saúde e relaxamento, acelerar o metabolismo e deixar glúteos e coxas mais bonitas. (acelera o metabolismo e deixa os glúteos e coxas mais bonitas) 

Movimentar-se não significa ser obsessivo na busca pelo corpo perfeito baseando-se em estereótipos inalcançáveis, 
pelo contrário, 
movimentar-se com consciência corporal é estar ciente da singularidade de cada corpo para estimular seus pontos fortes e amenizar ou corrigir pontos fracos. 

Fonte;Bbel

VEJA TAMBÉM NESTE BLOG:
MATÉRIA PUBLICADA EM 15 DE JUNHO DE 2010

O QUE É CONSCIÊNCIA CORPORAL?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O CICLO MENSTRUAL

/

Sabemos que o exercício proporciona vários benefícios às mulheres no período que antecede e durante a menstruação. Por outro lado, estudos relatam que cada fase do ciclo menstrual também pode interferir na disposição e potencial físico, além do psicológico; variando de pessoa para pessoa.

Tal fato se deve às 
alterações hormonais. 

Por volta do 23º ao 28º dia do ciclo mentrual, a mulher se encontra na fase pré-mentrual, período em que se dá um aumento na taxa de progesterona, podendo reduzir o potencial físico do aluno. 

Além de diminuir a capacidade de concentração, estar mais propensa a fadiga muscular e irregularidades de humor. Entre o 5º ao 11ºdia do ciclo, na pós-menstrual, é secretado mais estrogênio e noradrenalina. Por isso, nessa fase, observa-se um melhor desempenho físico.

Há relatos de alguns pesquisadores que ao analisar as características contráteis dos músculos esqueléticos nas diferentes fases do ciclo, não encontraram diferenças significativas. Mas, apesar de a fisiologia e especificidade do esporte serem individuais, a maioria dos estudos tem encontrado uma baixa na performance na fase pré-menstrual, e uma boa melhora do desempenho na pós-menstrual.

Assim, é possível levar em consideração essa hipótese das mudanças hormonais durante o ciclo menstrual ao fazer o plano de treinamento e aplicar de acordo com a resposta e adaptação de cada aluna. Embora a hipótese seja considerada mais por técnicos desportivos, as praticantes de pilates também podem se beneficiar com a oscilação hormonal. 

Para tal, é importante investigar as características do ciclo menstrual, bem como o objetivo e perfil de cada aluna, para então decidir se tal hipótese seria considerável para a aluna em questão. E então, avaliar a resposta da aluna para a adaptação de variáveis como volume, intensidade, grau de dificuldade, psicológico, metabolismo, etc. 

De acordo com a análise individual, 
podemos somar mais uma ferramenta
para otimizar os resultados.

Fonte: flexus pilates

terça-feira, 15 de junho de 2010

O QUE É CONSCIÊNCIA CORPORAL

O que é Consciência corporal

Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos. 


Comunicamo-nos com o mundo externo através dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) recebendo estímulos e processando-os na mente. A comunicação com o mundo interno não é muito diferente, também recebemos estímulos que são feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos. 

Quando há algo errado com nosso corpo, ele costuma nos enviar sinais de alerta nos quais, muitas vezes não prestamos atenção simplesmente porque não tomamos conhecimento de como nosso próprio corpo funciona


Assim, pequenos problemas podem ir se acumulando até nos sentirmos fadigados, sem energia para realizar mesmo as mais simples tarefas. Daí a importância de termos consciência corporal que pode trazer mais energia e saúde para nossas vidas, consequentemente, mais qualidade de vida.

Os benefícios da consciência corporal

Os movimentos que o corpo executa têm objetivos bem definidos. Se tomarmos consciência e nos concentrarmos nestes movimentos, eles se tornam mais corretos, ou seja é como se nós fizéssemos o corpo chegar mais rápido aos seus objetivos sem desperdiçar energia. 


Prestar atenção ao funcionamento e ao comportamento do próprio corpo é a idéia básica da consciência corporal. É uma espécie de autoconhecimento, ou seja entender o que o corpo é capaz de fazer, bem como suas limitações


Muitas doenças surgem do fato de levarmos o corpo além do que ele é capaz de suportar ou realizar e de maneira brusca.


Conhecer e respeitar os limites de seu corpo pode, não apenas evitar doenças, como também mostrar que talvez a modalidade de exercícios físicos escolhida por você, não seja a melhor opção para o seu organismo. 


De qualquer maneira, para o corpo, o sedentarismo não é uma escolha natural. Músculos e articulações foram projetados para movimentarem-se: os músculos foram projetados para fazer força, suportar cargas, assim como as articulações foram feitas para articularem-se, fazer com que os membros se movimentem. Basta reparar como esticar-se num alongamento pela manhã, depois de permanecer oito horas quase sem movimentar-se, traz mais disposição e força ao corpo, para enfrentar o dia. 


Tomando consciência do corpo, despertamos ferramentas internas para o combate de males e para o desenvolvimento de posturas e atitudes que melhoram nossa qualidade de vida e até mesmo nosso relacionamento interpessoal. 


Ao nos concentrarmos exclusivamente no corpo e em seus processos, somos capazes de perceber as conexões entre mente e físico. Portanto, ter consciência corporal pode ser uma arma poderosa para deixar vir à tona inimigos como tensões, preocupações e estresse, que estejam causando silenciosamente, mal a nosso corpo e assim, tomar medidas de relaxamento para evitar doenças
Fonte:Bbel 






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM:
18 JUN 2010
COMO AUMENTAR A CONCIÊNCIA CORPORAL?






.

domingo, 13 de junho de 2010

LESÕES MAIS FREQUENTES NO FUTEBOL

  
A maior parte das lesões 
não está relacionada a contusões, 
mas sim a movimentos de 
rotação e explosão muscular. 



Em uma análise dos prontuários médicos de oito times profissionais, ortopedistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constataram que as lesões por choque entre jogadores (as chamadas contusões) representaram
apenas 24,1%, 
contra 39,2% de lesões musculares, 
           17,9% de torções e 
           13,4% de tendinites. 

Além disso, o estudo apontou que 72,2% das lesões ocorreram em membros inferiores, com predomínio 
na coxa (34,5%), 
 no tornozelo (17,6%) 
   e no joelho (11,8%). 




"A cada 6 segundos o jogador de futebol 
faz um movimento inesperado. 
Articulações e músculos 
foram feitos para mexer, 
mas o ser humano ultrapassa 
os limites de movimentação 
do seu corpo e aí 
ocorrem as lesões" 
Esta afirmação é dita por Cohen que coordenou o levantamento da Unifesp e já operou craques como Raí e Vampeta. 


Um estudo dos médicos ingleses Richard Hawkins e Colin Fuller, publicado no British Journal of Sports Medicine indica que o maior inimigo do atleta é a competividade do futebol moderno. 


"O movimento não precisa ser brusco para machucar. Muitos rompem o ligamento cruzado (do joelho), por exemplo, por causa de um movimento sozinho", conclui Moisés Cohen.




Como e onde acontecem as principais lesões do futebol
Rosto
Apalpe seu rosto e sinta o osso bem embaixo do seu olho. É o osso zigomático, que vai até a mandíbula, formando um vão sob ele. Muitos jogadores costumam usar os braços para proteger a bola e às vezes, com uma cotovelada, afundam esse osso.


Púbis
O local onde o músculo adutor da coxa se encontra com o púbis (parte de baixo da "bacia") é um dos mais sobrecarregados no futebol. O movimento repetitivo nessa região provoca uma inflamação no tendão que junta o músculo e o osso. É um tipo de tendinite - o tendão não se rompe - sentida como a famosa "puxada na virilha".


Canela
A fratura na tíbia é o tipo de fratura mais comum no futebol. Antigamente, quando o uso de caneleiras não era obrigatório, elas eram ainda mais típicas. Em casos de fratura da tíbia, é comum que a fíbula também seja afetada, afinal é um osso muito mais fino e que nem sempre é protegido pelas caneleiras.


Tornozelo
Assim como o joelho, sofre com a rápida movimentação do futebol moderno. Para piorar, os tornozelos estão mais vulneráveis a pancadas e aos buracos do campo. As lesões mais comuns são torções (ou entorses) nos ligamentos que conectam os pés aos ossos da perna - o ligamento anterior de um boleiro vive dolorido.


Fratura por estresse
Mais um tipo de lesão causado por movimentos repetitivos, que apesar de gerar muita dor, não é detectado no raio X. Para entender, pense no osso como um arame: se você o dobrar muitas vezes no mesmo ponto, uma hora ele vai arrebentar. Os ossos que mais sofrem por estresse são os do pé, que são finos e não param de se movimentar.


Joelho
Os movimentos de rotação são os culpados pelas lesões no joelho. As mais comuns são rompimentos (total ou parcial) do ligamento cruzado anterior (1), do ligamento colateral-tibial (2) e do menisco (3). Eles funcionam como elásticos que se esticam com a rotação da perna. Quando são sobrecarregados, eles rompem e é preciso reconstituí-los usando outros tendões, como o de trás da coxa.


Coxa
músculo é feito de várias fibras que, na hora do movimento, escorregam umas sobre as outras. Quando o movimento não é harmônico ocorre um estiramento. Durante o chute, por exemplo, o músculo está contraído para produzir a força contra a bola e, de repente, você o estica. Os músculos posteriores são as principais vítimas. Eles podem simplesmente travar (contratura) ou mesmo se romper.
Fonte: abril.com.br







veja também matéria publicada neste blog em
25 out 2012
PILATES E A REDUÇÃO DE LESÕES NO FUTEBOL







.

sábado, 12 de junho de 2010

ALTO NÚMERO DE LESÕES NO FUTEBOL


O futebol é a modalidade esportiva mais praticada no mundo, com participantes em todas as faixas etárias e diferentes níveis, e aproximadamente 400 milhões de adeptos no mundo, sendo que desses 30 milhões se encontram no Brasil.


De acordo com a
Federação Internacional de Futebol (FIFA) 
existem aproximadamente mais de
200 milhões de atletas
licenciados pela federação em todo o mundo.


O futebol caracteriza-se por apresentar grande contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos, tais como aceleração, desaceleração, mudanças de direção, saltos e pivoteamento.


Por esses motivos, apresenta um alto número de lesões.  


As lesões no futebol causam incômodo aos atletas em toda a sua carreira, e até mesmo, a interrupção precoce desta.



São contusões, entorses, luxações, fraturas, tendinites, distensões, rupturas de ligamentos, entre outras.



Assim, os atletas deixam de exercer suas funções nos gramados e superlotam as salas dos departamentos médicos dos clubes de futebol.


Os problemas musculares, por exemplo, respondem por quase 40% das lesões de jogadores de futebol. Além disso, 25% têm origem em algum trauma. Essas são as preocupações mais recorrentes no departamento médico de qualquer equipe. 






veja também matéria publicada neste blog 
em 13 jun 2010

LESÕES MAIS FREQUENTES NO FUTEBOL







.

A FISIOTERAPIA DESPORTIVA NO FUTEBOL

O CURSO DE FISIOTERAPIA

/

Todas as vezes que o jogador Ronaldo Nazário machucou seu joelho e foi operado, ele voltou ao Brasil para fazer fisioterapia. 

Luis Fabiano, que joga no futebol espanhol, fez o mesmo. Como eles, muitos outros atletas brasileiros que treinam no exterior preferem fazer sua recuperação em nosso país. 
Não é à toa, pois o Brasil está entre os melhores países em matéria de profissionais e de técnicas para a recuperação de lesões. 

"A fisioterapia evoluiu muito nos últimos 15 anos, e, no decorrer desse tempo, os profissionais brasileiros estiveram sintonizados com as mudanças. Em algumas áreas, como é o caso da de recuperação de atletas, estamos à frente de muitos países", afirma o fisioterapeuta Maurício Garcia, 44 anos, coordenador do setor de Fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicinado Esporte, de São Paulo. 

O Brasil está entre os melhores países 
em matéria de profissionais e de técnicas
para a recuperação de lesões.




O profissional tem como principal função prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do organismo causadas por acidentes, malformação genética, vícios de postura ou distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios. 
Para isso, o fisioterapeuta recorre ao uso adequado de meios físicos, como calor, frio, choque, água ou aparelhos de ginástica para a recuperação. 

"A ideia é capacitar a pessoa 
que tem algum problema
para as atividades da vida diária."

Trabalhando em hospitais, clínicas, centros de reabilitação ou clubes esportivos, geralmente em equipe com outros profissionais de saúde, o fisioterapeuta tem uma rotina diária movimentada.

Com muitos pacientes para cuidar, é comum ter de atender em sessões marcadas em horários pouco usuais como no início da manhã,à noite ou, no caso em que o tratamento do paciente deve ser contínuo, nos fins de semana. Segundo Maurício Garcia:

"É importante criar uma fidelização com seu cliente", 

A empatia é primordial para o bom trabalho do profissional e a melhor recuperação do paciente, que pode ser tanto crianças como adultos que passaram por alguma lesão, idosos, gestantes ou pessoas com deficiência. 

Outro campo em que é possível a atuação do fisioterapeuta é o laboral. Nesse caso, ele trabalha em empresas prevenindo acidentes de trabalho e promovendo a correção de postura dos funcionários.


O mercado de trabalho


 O mercado está estável em razão do grande número de estudantes formados anualmente nos muitos cursos de Fisioterapia espalhados pelo Brasil. 

Um setor que tem contratado o graduado é o hospitalar. Ele é admitido para cuidar de pacientes críticos em unidades de terapia intensiva e de doentes em enfermarias e ambulatórios. Para isso, precisa dominar conhecimentos e técnicas nas áreas respiratória, neurológica e músculo-esquelética. 

"O profissional com essas habilidades é absorvido com mais facilidade pelo mercado de trabalho, já que pode atuar em diversos setores do hospital", afirma Carolina Lu, vice-coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade de São Paulo (USP). 

A atuação do fisioterapeuta também vem crescendo no campo da estética, no qual ele lida com tratamentos para celulite e recuperação de pacientes que se submeteram a cirurgia plástica. 

Outros nichos, como a geriatria (cuidado com idosos) e a saúde do trabalho, oferecem boas oportunidades ao fisioterapeuta. 

"As grandes empresas perceberam que 
investir na prevenção das doenças no trabalho 
é muito mais econômico do que 
bancar o afastamento de seu funcionário"

explica Sérgio de Souza Pinto, diretor do curso de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo. 

Segundo ele, a ortopedia é outra área que sempre oferecerá trabalho, pois a maioria das lesões tratadas pelo profissional ocorre nessa especialidade médica.

As unidades básicas de saúde são um atrativo para o bacharel. 
Em 2008, o município de São Paulo abriu 20 vagas para fisioterapeutas, e na cidade de Belo Horizonte foram abertas 150 vagas. 

O mercado é mais receptivo no Sudeste, que concentra cerca de um terço das instituições de ensino que formam fisioterapeutas. 

Mas, como essa região é bastante concorrida, uma alternativa é migrar para outras cidades do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, que estão menos saturadas. "Nessas localidades, é possível iniciar a carreira com mais facilidade", diz Carolina Lu. 
 

O curso

 

As disciplinas das ciências biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, espere muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos de curso. 

Você estuda saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. 

A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento, como a massoterapia (massagem), termo terapia (aplicação de calor ou frio) ou hidroterapia (por meio da água). O estágio é obrigatório no último ano e, normalmente, feito em clínicas das próprias faculdades ou em hospitais conveniados. 
 

O que você pode fazer

 

Cardiologia e pneumologia 
Tratar pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prescrever e aplicar exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.
Dermatologia 
Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos. 
 
Fisioterapia esportiva 
Prevenir lesões e reabilitar atletas machucados.  
Fisioterapia do trabalho  
Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (LER). 
 
Grupos especiais 
Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física.


Neurologia 
Auxiliar no tratamento de seqüelas de derrame cerebral, paralisias e traumatismos.



 
Ortopedia e traumatologia 
Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.
Fonte: guia do estudante

domingo, 6 de junho de 2010

LADY GAGA AFIRMA TER LUPUS

                   


A cantora Lady Gaga afirmou em entrevista nesta terça-feira (1/jun) ao jornalista Larry King que foi diagnosticada como tendo lúpus, mas que não apresenta nenhum sintoma da doença.
“Lúpus é genético na minha família. Minha mãe me disse que meus amigos estavam preocupados comigo porque eu fiz o exame para lúpus. Eu fui diagnosticada como tendo a doença, mas eu não tenho nenhum sinal, nem sintoma. De qualquer forma, eu tenho que cuidar muito bem de mim mesma.”

A cantora de 24 anos falou ainda que foi bartender, garçonete e até gogo dancer, por um pequeno período, no período pré-fama. Ela também explicou que o seu nome artístico nasceu de um apelido que os amigos a chamavam, antes de fazer sucesso, em Nova York.

VEJA TAMBÉM NESTE BLOG:
O PILATES NO COMBATE AO LÚPUS
EDITADA EM 3/FEV/2010

QUAL O SALTO IDEAL?

 
Segundo os especialistas, saltos de apenas 3 centímetros causam praticamente os mesmos danos que uma torre de 10.


“Com qualquer um dos dois, os passos se tornam mais curtos e lentos”, diz Cibele Réssio, ortopedista com especialização em pés e tornozelos pela Universidade Federal de São Paulo.


O resultado é um sofrimento. A planta do pé dói e ganha calosidades, os dedos tomam a forma de garras. Sem falar do joanete, que é 50% obra dos saltos. “Com esse tipo de calçado, a pressão de sustentação do seu corpo, que geralmente se distribui por toda a sola, se concentra no dedão e no vizinho. Essa sobrecarga causa lesões”, explica ela.





Com o calcanhar lá em cima, é comum observar lordoses e o encurtamento da musculatura posterior das pernas. O teste para ver se esse mal já pegou você é descer à terra firme. “Se descalça sentir estiramento nas coxas, panturrilhas ou costas, é porque pode estar sofrendo de atrofia”, alerta. Virar o pé também se torna mais freqüente, o que pode acabar causando rompimento de ligamentos. Antes que você compre um novo par, veja o risco que cada tipo de salto oferece à saúde.


Agulhas matadoras



Parece um complô do Universo: segundo os médicos, quanto mais alto e fino o salto, maior o tombo. Ou seja, quanto mais sexy a sua sandália de tiras, mais perigosa para a saúde. “Esse tipo de calçado prejudica o equilíbrio, aumentando as torções no tornozelo”, explica Ari Zekcer, especialista em ortopedia e traumatologia. A boa notícia é que os agulhas com meia plataforma na frente, diminuem os problemas. “Tudo porque a inclinação do calcanhar fica menor”, esclarece a dra. Cibele.


Quadrado quase perfeito



Já os saltos retangular e quadrado apresentam risco intermediário. Por possuírem maior superfície de contato com o chão, aumentam a estabilidade. Outra opção é o tipo cone. Ele ajuda no equilíbrio, já que a haste sai do centro do calcanhar e não da parte traseira do sapato. Se tiver meia plataforma na frente, melhor ainda.


Plataforma do sucesso



“O salto ideal deixa o pé quase paralelo ao chão”, diz a dra. Cibele. “Por isso, apesar de a caminhada se alterar assim que o pé sai do nível do solo, o trio plataforma, anabela e anabela com plataforma é o que gera menores danos. Os três distribuem melhor o peso do corpo pelo pé”, conta. Em tempo: o mesmo vale para as rasteirinhas, totalmente liberadas e aclamadas pela moda atual.


Sobe-e-desce



A boa pedida, no dia-a-dia, é alternar os tipos e o tamanho das torres do poder e da sedução. Se já sabe que vai querer vestir uma sandália altíssima à noite, melhor ir trabalhar de plataforma, anabela ou mesmo com uma delicada flat. Passou o expediente nas alturas? Calce o chinelo assim que chegar em casa. “Descansar o pé é essencial. E isso significa vestir um calçado que o deixe até 3 centímetros do solo ou até ficar descalça, o que é ainda melhor”, aconselha a ortopedista.


Dicas para a hora da compra:


Mulher esperta deixa para ir à loja no fim da tarde ou à noite, quando os pés já estão inchados pelo maior fluxo de sangue e distensão normal dos ligamentos. “O ligeiro aumento de tamanho é suficiente para incomodar se o calçado estiver justo”, diz a dra. Cibele. E, então, experimente sempre o par completo. “A maioria das pessoas tem um pé maior ou mais largo que o outro, mas não necessariamente o esquerdo ou o direito. Isso pode variar”, explica.


espaço extra



Ao escolher o sapato, vale reservar 1 centímetro entre a ponta e o dedão para permitir o movimento do pé durante a caminhada. Não acredite nessa história de que ele vai lassear. “O que acontece é que o calçado se deforma e, além de incomodar, vai gerar calos e até unhas encravadas”, fala ela.


Fino, redondo ou aberto?



Já foi o tempo em que sapato de bico fino fazia os dedos ficarem amontoados. “Hoje, os estilistas desenham modelos confortáveis. 
O pé termina antes de o calçado afunilar”, diz a médica. 

Os redondos, também na moda, estão liberados, assim como os abertos na frente. “O importante é que o pé esteja confortável e os dedos tenham espaço para se mexer livremente.”


Amarradona



As tiras ou pulseiras que prendem os sapatos no tornozelo, além de serem um charme, evitam que o movimento natural da caminhada mude. E são ótimas para evitar uma torção, já que o pé fica bem preso. Justas demais, no entanto, podem dificultar a circulação. Por isso, maneire no aperto!
Fonte:revista nova


VEJA TAMBÉM NESTE BLOG:

TIPOS DE SALTO ALTO E SEUS EFEITOS NO CORPO - 14/MAR/2010

DESCER DO SALTO ALTO PODE SER BOM PARA A SUA COLUNA - 

15/SET/2009