segunda-feira, 26 de julho de 2010

RONCO E FALTA DE AR DURANTE A NOITE PODE SER: SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO

Apnéia do sono

é o pesadelo

de quem dorme mal 

 

 

O ronco é o principal sintoma da doença, 

que já atinge 25% da população

entre 40 e 60 anos 

 



 
Foi-se o tempo em que uma noite mal dormida tinha apenas por conseqüência o cansaço no dia seguinte. Ao sofrer de insônia, obviamente, a moleza aparece para denotar um sono mal concluído, mas agora o caso é mais sério, de preocupação com a saúde.



O fato deve-se à existência de uma doença que, segundo a Sociedade Brasileira do Sono, já atinge 25% da população entre 40 e 60 anos:

a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono. A doença é caracterizada por pausas repetidas de 10 a 30 segundos na respiração de uma pessoa que está dormindo. O ronco, muito comum em quem sofre de apnéia, é interceptado por estas paradas na respiração que podem ocorrer até cinco vezes em uma hora de sono -, o que leva o indivíduo a acordar assustado e retomando o ar.


A deficiência na oclusão dental e as deformidades de posicionamento da mandíbula e maxila acarretam o estreitamento das vias aéreas. Assim, o ar, como entra com mais dificuldade, faz com que a pessoa ronque mais. Este quadro, de roncadura e má posição do esqueleto facial inferior, é um prato cheio para, quando analisado por um especialista, ser diagnosticado como apnéia do sono.


É muito importante a avaliação especializada e um correto diagnóstico, pois tais alterações maxilomandibulares somente são passíveis de correção por meio da cirurgia ortognática, que irá reposicionar os maxilares e criar uma via aérea permeável e livre , destaca o cirurgião buromaxilofacial e especialista em cirurgia ortognática Otavio Cintra.


A doença atrapalha de noite, mas pode ser sentida durante o dia também. Cefaléia matutina, cansaço, falta de atenção, baixo rendimento no trabalho, alteração de humor, fadiga, dificuldades em concentração, perda de memória e libido e sonolência excessiva são prejuízos freqüentes de uma noite mal dormida.


Este último, por sua vez, se agravado, pode incapacitar o indivíduo de participar de situações ativas como reuniões, conversas, idas ao teatro ou cinema. Isso porque a sonolência extrema faz com que a vontade de dormir não espere até chegar em casa. Além disso, a apnéia pode gerar outros malefícios à saúde, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e depressão, dentre outros.


A doença pode aparecer por diversos motivos: obesidade, anormalidades endócrinas ou craniofaciais, como aumento do tecido mole e tecido linfóide da faringe, obstrução nasal, como hipotireoidismo e também devido ao histórico familiar.


Uma medida fácil que pode ser feita em casa em frente a um espelho é o Teste de Mallampati. Ao abrir bem a boca, tente ver a úvula (sininho). Caso não consiga visualizá-la procure um médico, pois pode ser sinal de apnéia do sono.


Definitivamente não é normal roncar e ter momentos de falta de ar durante a noite. Se notado algum sintoma é imprescindível iniciar rapidamente o tratamento e preservar a qualidade de vida , reforça Otavio Cintra.

Fonte: minhavida

domingo, 25 de julho de 2010

O PROBLEMA POSTURAL DO PROFISSIONAL QUE TRABALHA EM CASA

 

 

Trabalhar em casa afeta a saúde?

 

Isso vai depender da atitude 

de quem vira um home officer 

(o profissional que transfere o escritório para o próprio lar)




Mais do que uma tendência, essa é uma realidade. Com as facilidades proporcionadas pela internet e pela telefonia móvel, empresas e trabalhadores descobriram no chamado home office uma solução mutuamente atraente. 

O trabalho em casa é um convite ao improviso. Imagine-se mexendo no computador sentado em um sofá bem macio, de pés para cima, vendo TV... Parece bastante confortável, não? Pode até ser, mas, depois de algumas horas, essa posição pode travar a coluna. 


Por isso a ergonomia é um item fundamental 
na hora de planejar um home office.



Para evitar lombalgias, tendinites, problemas no pescoço e varizes por má circulação do sangue, é preciso investir em um assento apropriado, acessórios de informática que favoreçam uma boa postura e uma bancada que permita a colocação do monitor em uma altura adequada, aconselha a médica Marcia Bandini.


TECNOLOGIA NECESSÁRIAA lista de opções tecnológicas para um escritório bem equipado é grande: 
  • linha exclusiva de telefone com identificador de chamada e secretária eletrônica, 
  • telefone móvel, 
  • laptop e/ou PC, 
  • impressora, 
  • aparelho de fax, 
  • scanner, 
  • gravadores de CD e DVD, 
  • dispositivo de armazenamento de mídia removível, 
  • modem para acesso à internet e estabilizador de energia. 
Uma dica para quem tem notebook é adaptar uma base de expansão configurável, que traz monitor, teclado, mouse, impressora, máquina de fax e scanner sempre acoplados e prontos para usar.

Afinal, é uma forma de reduzir custos para as companhias e, em princípio, favorecer a qualidade de vida do funcionário ou do prestador de serviço que transfere o escritório para o próprio lar. Mas como fica a saúde (e o desempenho) desse indivíduo que deixa o dia-a-dia corporativo para recriar em sua residência um novo ambiente profissional?


A psicóloga paulistana Andrea Piscitelli, de 31 anos, consultora de recursos humanos, diz que se reencontrou profissionalmente ao decidir trabalhar em casa. Não sinto mais as dores de cabeça que me atormentavam quando tinha de pegar trânsito, diz, comemorando. Hoje sou dona do meu tempo, trabalho ouvindo música, descalça, com um incenso aceso e vestindo roupas confortáveis. Contratei até um especialista em feng shui para garantir harmonia ao quarto que virou escritório. 

O resultado, segundo a moça, é que, embora o volume de tarefas tenha aumentado, o estresse diminuiu. Ela acredita que a flexibilidade de horário tenha feito uma bela diferença. Como rendo mais à noite, posso reservar um horário da tarde para tomar chá com a minha avó, por exemplo, e só depois voltar ao batente.


Nem tudo, é claro, funciona como Andrea gostaria. Um problema aparentemente simples com o servidor do e-mail foi capaz de tirar-lhe o sono. Eu estava aguardando uma mensagem importante, mas a assistência técnica só poderia resolver o impasse na manhã seguinte. Não dormi direito e, preocupada, saltei da cama quando o dia ainda estava raiando, conta a consultora. E os percalços não param por aí. Como estou sempre online em casa, meu namorado reclama do tempo que passo na frente do computador. Mas acho que já melhorei de uns tempos pra cá...


A médica do trabalho Marcia Bandini nota que o home office pode ser ou não benéfico à saúde de uma pessoa conforme as circunstâncias. Ela alerta que os riscos mais significativos dizem respeito à saúde mental e à ergonomia

A cadeira, a mesa e o computador 
precisam ser apropriados 
para uma pessoa que vai passar 
um bom tempo sentado, 
sob pena de ela desenvolver 
males esqueléticos e musculares 


Paralelamente há os problemas de falta de organização, planejamento e disciplina, que podem levar a um quadro importante de estresse e a outras conseqüências psíquicas mais acentuadas.


Marcia Bandini diz que o profissional precisa se fazer algumas perguntas. Será que sua atividade se adapta ao home office? Ele está preparado para ficar longe dos colegas? A estrutura doméstica permite montar um escritório? Depois, vêm as questões de organização, como estabelecer prioridades e jornada. Administrar mal esses fatores significa sofrimento psíquico e queda de rendimento. Aí, a proximidade da geladeira pode ser perigosa, uma vez que favorece a obesidade, observa.


Na prática, o tempo que se ganha ao eliminar o deslocamento pode ser perdido se a pessoa ficar refém da indisciplina. Ela fica improdutiva, descumpre prazos, perde clientes, trabalha mais horas para compensar e vira um workaholic, ilustra o administrador de empresas Fernando Antonio da Silva.


O home officer também se depara com o isolamento e a falta de limites entre a vida profissional e a pessoal. O designer editorial Heraldo Galan, de 46 anos, também de São Paulo, sabe bem o que é isso, depois de uma década de trabalho doméstico e sem convívio. Não tenho a famosa happy hour com colegas, diz. Pai de uma menina de 3 anos, ele finalizou projetos com prazos por vencer enquanto a pequena chorava no colo da mãe. Também já atendi à ligação de um fornecedor às 10 da noite, justo na hora em que assistia a um filme na TV.


As adversidades fazem parte da rotina do escritório em casa, mas há casos inconciliáveis, como o de um executivo assessorado pela consultora Priscila de Oliveira, de São Paulo. Ele estava acostumado a grandes decisões, mas quem cuidava da parte operacional era a secretária, lembra a psicóloga. Quando sentiu dificuldade para resolver problemas corriqueiros, passou a descontar a irritação na família e quase destruiu o casamento. Portanto, é preciso pesar prós e contras antes de instalar em casa uma estação de trabalho.

Por: GIULIANO AGMONT 

Fonte: revistasaúde 

 

veja também matéria publicada neste blog em

22 FEV 2010: 

CARACTERÍSTICAS DE UMA CADEIRA ERGONÔMICA


sábado, 24 de julho de 2010

CUIDADOS QUE DEVEM SER ADOTADOS NA ANDROPAUSA

 


Veja também 


O envelhecimento masculino é acompanhado de sinais e sintomas que se assemelham à uma deficiência androgênica em jovens adultos, tais como a diminuição da massa e força muscular; o aumento da gordura abdominal, principalmente visceral, com resistência à insulina e perfil lipídico aterogênico; diminuição da libido e dos pêlos sexuais; osteopenia, diminuição da  performance cognitiva, depressão, insônia, sudorese, e diminuição da sensação de bem estar geral.
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, em 2005, o número de pessoas com mais de 60 anos no país era superior a 18 milhões (10% do total). De 1991 a 2000, a população aumentou 15,7%, enquanto o segmento com 65 anos ou mais cresceu 41%.
 
Recentemente, o uso de terapia de reposição de testosterona para prevenir e tratar os sintomas da andropausa despertou o interesse da medicina. Esse fato coincide com a tendência de dados demográficos do envelhecimento que mostram um aumento da porcentagem de homens mais velhos no Brasil.
 
Veja quais são as dúvidas mais freqüêntes:


-O que é andropausa?  
O nome é uma referência ao fenômeno hormonal que ocorre nas mulheres a menopausa. Porém, o quadro masculino não apresenta os mesmos tipos de alterações físicas. Entre as alterações hormonais mais comum está a redução dos níveis de testosterona, mas que não resulta na interrupção completa de sua capacidade reprodutiva. Há muitas diferenças entre a menopausa e a andropausa. Não existe uma faixa de idade mais comum para início dos sintomas e nem todos os homens apresentam este problema. Nos homens, estima-se que 21%, com idade variando entre 60 a 80 anos e, mais de 35% dos homens com mais de 80 anos, apresentarão sintomas da baixa hormonal.


- Como o homem percebe que está entrando na andropausa?
A deficiência de testosterona no homem idoso pode causar diminuição do interesse sexual e da qualidade das ereções; diminuição da massa muscular; aumento da massa de gordura visceral e alterações no perfil lipídico no sangue; diminuição da massa óssea e osteoporose e diminuição da sensação de bem-estar - da atividade intelectual, dificuldade de orientação espacial, fadiga e depressão.


- Quais os cuidados que o homem deve adotar nesta fase da vida?
O sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo, são as condições de partida para o armazenamento da gordura concentrando-se na cavidade abdominal. Esta gordura armazenada, seqüestra os hormônios masculinos, causando uma baixa da testosterona, além de liberar substâncias que têm poder irritativo e inflamatório nas paredes arteriais. No conjunto das alterações desencadeia-se uma pré-diabetes, ou uma diabete instalada, hipertensão, elevação do ácido úrico no plasma, uma sobrecarga cardíaca. 


- E qual o tratamento médico mais aconselhável para esta etapa da vida? 
Hoje, recomendamos a todos os homens que realizem uma consulta especializada urológica após os 40 anos de idade, com caráter preventivo, pois dados da literatura mundial mostram, que os níveis hormonais decrescem em média de 1 a 2 % ao ano, sendo que em 50% dos homens com mais de 50 anos estudados foi constatada baixa significativa da testosterona biodisponível, sem eles apresentarem queixas clínicas correlacionadas. Como a reposição hormonal é uma das terapias disponíveis, sem dúvida, a orientação médica especializada é indispensável. 


- Todos os homens devem fazer a reposição hormonal na andropausa?
Não. Cada caso requer uma conduta individualizada, a importância do exame

preventivo fica clara. A avaliação correta requer uma série de exames laboratoriais e de imagens, e o tratamento, por vezes, requer a formação de uma equipe multidisciplinar, composta por urologistas,  clínicos gerais e endocrinologistas. Mas devemos lembrar que sem uma avaliação especializada poderemos estar estimulando outros males. 


- O paciente precisa fazer alguma mudança na alimentação?
A mudança dos hábitos alimentares, com a supressão dos açúcares, o equilíbrio entre os lipídios ingeridos, a perda de peso, exercícios físicos regulares e o monitoramento dos índices hormonais, com ou sem a reposição destes, são a chave para o restabelecimento de um padrão de vida, onde a volta ao bem estar corporal, mental e sexual traz grande conforto e felicidade. Afinal, vários alimentos equilibram a produção dos hormônios e aumentam a resistência imunológica, mas no geral, não existe uma dieta única que possamos aconselhar para todos, mas sim orientar individualmente, baseados nas necessidades de cada um. 


- Homens com dificuldades no sexo, estão entrando na andropausa?
Não devemos caracterizar ou estigmatizar esta fase da vida, nem deixar de reconhecer nos adultos jovens as alterações provenientes das alterações metabólicas fruto das tendências de comportamento impostas, e sim, oferecer a possibilidade de recuperação, aliando consciência de auto-estima e cuidados preventivos, como a melhor arma para a longevidade com saúde e bem estar.
* FONTE:  AMB




VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM:
21 NOV 2009
A ATUAÇÃO DO PILATES NA ANDROPAUSA
 

quarta-feira, 21 de julho de 2010

COMO DEFINIR ABDÔMEN?



Não existe mágica para este sonho batalhado mas realizável ! A receita é simples, mas exige disciplina e determinação, como tudo na Vida. 
Barriguinha e abdômen elegantes são frutos de 4 medidas básicas:

1. Reeducação Postural (principalmente por quem passa muito tempo sentado)
2. Atividades Físicas Aeróbias (corrida,caminhada, bicicleta, natação, hidroginástica) que reduzem a camada de gordura corporal
3. Atividades Físicas Anaeróbias ou Exercícios Localizados (abdominais) que tonificam e fortalecem a musculatura abdominal.
4. Reeducação Alimentar

Fonte:copacabana runners

terça-feira, 20 de julho de 2010

PARA CADA FASE DA VIDA EXISTE UM EXERCÍCIO MAIS INDICADO

 

Pratique o esporte ideal para sua idade

A escolha do exercício certo, barra os desgastes típicos de cada fase da vida



Está mais do que provado que a prática regular de exercícios físicos faz bem aos músculos e à mente. Mas a cada faixa etária, o corpo tem necessidades - e desgastes - diferentes. Veja aqui quais são as atividades mais indicadas para cada idade.  Tudo isso, claro, depois de uma bela avaliação física e a liberação do seu médico. 

Dos 20 aos 30

Nessa fase, os músculos, ligamentos e articulações estão a todo vapor. Vale apostar nas aulas de musculação aliadas aos exercícios aeróbios, como corrida e caminhada ou em atividades dinâmicas como as aulas de step, box, spinning, jump 

 e até escalada indoor para os adeptos dos esportes radicais. A não ser que existam restrições médicas, como problemas nas articulações dos membros inferiores, que não suportam sobrecarga de peso, todas as atividades físicas são bem-vindas. Para ter um treino bem sucedido, o aluno deve escolher a atividade que mais encaixe no seu perfil , diz professor de musculação Mauro Cardacci, da academia Fórmula, de São Paulo.


Dos 30 aos 40


Yoga, pilates, alongamento são atividades que vão deixar o corpo tonificado, protegido e flexível. A partir dos 25 anos, a mulher perde 1% da capacidade aeróbica por ano de vida, os exercícios regulares atenuam essa queda. 




As atividades de alongamento impedem que articulações e ligamentos percam a flexibilidade e dificultem movimentos ao longo dos anos.




Dos 40 aos 60
Nas mulheres, a faixa etária de 45 a 58 anos é marcada pelo aparecimento da menopausa. Estudos comprovam que a prática de exercícios nessa fase é benéfica para afastar desprazeres como apatia, insônia e dor de cabeça, além de diminuir a incidência de diabete, câncer e problemas cardíacos. Mesmo que o ponteiro da balança continue na mesma, malhar ajuda a queimar a gordura abdominal a grande vilã desses problemas. 

O mais indicado são exercícios de fortalecimento, como caminhada ou musculação. O exercício estimula a renovação dos ossos e previne a osteoporose , explica Cardacci. Exercícios específicos que melhoraram a musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, também auxiliam diminuição dos casos de incontinência urinária. 


Dos 50 aos 60...
Natação e hidroginástica são as atividades mais recomendadas nesse período. Isso porque a água reduz o impacto sobre as estruturas ósseas e articulações. A sobrecarga é prejudicial diante de problemas como osteoporose e artrose. A musculação assistida também é indicada para dar força aos músculos e reduzir a perda de massa óssea.
Fonte: msn

domingo, 18 de julho de 2010

A TONIFICAÇÃO MUSCULAR NO PILATES

FISIOTERAPIA QUINTANA
                                  
Se você é do tipo de pessoa que não gosta de praticar exercícios, provavelmente seus músculos não estão tonificados como deveriam estar. Muitas pessoas não se dão conta disso, mas quando os músculos não estão bem, não só o nível de fortalecimento diminui, mas o corpo aparenta maior flacidez.



Felizmente, tonificar os músculos não é tão difícil quanto se imagina, ainda mais com o Pilates. Embora o pilates não tenha se tornado imediatamente popular quando introduzido no mercado, hoje o método já difundido tem apresentado inúmeros progressos ao longo dos anos.

Mais e mais pessoas praticam Pilates com programas de tonificação muscular e recondicionamento físico. De acordo com pesquisas realizadas, 

Só nos Estados Unidos, 
mais de 14 milhões de pessoas
praticam regularmente Pilates. 

E a maioria dos praticantes afirmam que o Pilates tornou suas vidas mais saudável e produtiva.

Diferente de outros tipos de treinamento de força, que requerem exercícios pesados em equipamentos de musculação, o Pilates trabalha de forma que a mente conduza seus músculos. O pragrama do Pilates dá ênfase nos músculos do centro do corpo, o core, criando um equilibrio com a respiração para alinhar a coluna ao dorso.

O objetivo da prática é criar uma harmonia entre a mente e o corpo para promover a melhora da saúde e do condicionamento físico.

Os exercícios de tonificação contam com uma série de acessórios utilizados como bolas, flex band, fitness circle, além dos equipamentos tradicionais. O leque de opções para trabalhar o Pilates permite escolher qual a melhor maneira para cada indivíduo.
fonte: nutritionweightbeauty.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

CADEIRANTES PODEM VOLTAR A ANDAR COM PERNAS ROBÓTICAS



A empresa Rex Bionics, da Nova Zelândia, tem trabalhado em uma maneira tecnologicamente admirável de fazer com que cadeirantes voltem a andar.

A solução da empresa,  chama-se simplesmente Rex: 
é um exoesqueleto robótico, resultante de sete anos de pesquisas. 
A nova tecnologia pretende oferecer a quem usa cadeiras de rodas uma maneira de voltar a andar, com a ajuda de pernas robóticas.

A Rex Bionics explicou que, uma vez que o cadeirante possa se transferir para o Rex e esteja seguro, poderá controlar seus próprios movimentos por meio de um joystick e de um painel de controle embutido, que permitirá até subir escadas.

Todos esses movimentos são alimentados por uma bateria recarregável leve e de longa duração - que, segundo a empresa, foi projetada e está pronta para  uso típico diário.

A tecnologia foi criada por dois engenheiros que têm, em suas famílias, pessoas que usam cadeiras de rodas. Depois de sete anos de trabalho, o aparelho tem sido testado por um cadeirante a quem teriam dito que nunca mais voltaria a andar. 

Os vídeos na sequência mostram esta experiência.

Este desenvolvimento impressionante vem com um preço salgado. Espera-se que o custo no varejo fique em torno de 150 mil dólares. Mas a Rex Bionics ressalta que os benefícios em estilo de vida, saúde e liberdade que o equipamento pode oferecer a um cadeirante vale o esforço.

O Rex tem lançamento comercial previsto para o fim de 2010 na Nova Zelândia. As vendas internacionais deverão começar apenas em 2011.
fonte:uol

VÍDEO MOSTRANDO CADEIRANTES PODENDO VOLTAR A ANDAR COM PERNAS ROBÓTICAS (1)

VÍDEO MOSTRANDO CADEIRANTES PODENDO VOLTAR A ANDAR COM PERNAS ROBÓTICAS (2)