domingo, 28 de novembro de 2010

O QUE É PUBALGIA?

Você sente uma dorzinha na região do quadril ou até mesmo nas coxas por causa da atividade física? 

Isso pode ser sinal de pubalgia. Saiba o que é a lesão e como tratar.


O termo "pub" refere-se ao Púbis, um dos ossos da bacia, enquanto "algia" significa dor. 

A dor originada no púbis tem diversas causas e uma delas é o treinamento intenso que provoca micro-traumatismos no local resultando em inflamação e dor. 

Esse processo de lesão pode acometer o osso, ligamentos e cartilagem e conseqüentemente os músculos desta região: os abdominais e adutores (parte interna da coxa). 

A dor no local (púbis) ou nas proximidades (coxa, e escroto) é o principal sintoma. Daí a importância de se fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças como, por exemplo, distensão muscular, infecção urinária e hérnia inguinal. 

Como a pelve (ossos da bacia) está intimamente ligada com a coluna vertebral e os membros inferiores, a falha no tratamento ou a gravidade da lesão pode desencadear outros tipos de dores e lesão como dor nas costas (lombalgia). 

O tratamento baseia-se no repouso, anti-inflamatórios e fisioterapia. 

Deve-se manter o condicionamento cárdio-respiratório com outras atividades de baixo impacto como exercícios na piscina. 

Normalmente os sintomas desaparecem em algumas semanas, mas alguns casos podem se prolongar por meses. Nestes casos, passa-se a pensar em tratamento cirúrgico.

A prevenção envolve a programação dos treinamentos por especialistas, dando atenção especial para o equilíbrio articular e muscular da pelve. 

Como a pubalgia geralmente começa como uma dor mal caracterizada na região da virilha ou das coxas, as pessoas vão tratando como simples dor muscular. 

Portanto, deve-se sempre lembrar a existência deste tipo de lesão para se fazer o diagnóstico correto e prevenir complicações e agravamento da lesão. A dor é um sinal de que algo não vai bem no corpo.


Os sintomas da pubalgia são:







  • Dor na região púbica, principalmente ao levantar, sentar e ao tossir





  • Aumento da dor com apoio unipodal e exercícios de alta intensidade (corrida)




  • Sensação de ardor na região da virilha





  • Crepitação na sínfise púbica





  • Espasmos de adutor





  • Diminuição da amplitude de movimento do quadril





  • Possível dor lombar





  • Marcha Anserina (marcha com rotação lateral dos membros inferiores)





  • No futebol, dor no primeiro passe ou chute.























  • .

    RPG E PILATES ALIADOS PARA UMA BOA POSTURA


    A Reeducação Postural Global (RPG) e o Pilates são alguns dos mais modernos métodos de fisioterapia que tratam a desarmonia do corpo. 

    A RPG, por exemplo, é indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio. Saiba mais no artigo abaixo.

    rpg-souchard

    Eles são os grandes aliados da postura correta. A Reeducação Postural Global (RPG) e o pilates são alguns dos mais modernos métodos de fisioterapia que tratam a desarmonia do corpo. À primeira vista, a sessão pode se assemelhar a um regime de tortura por causa dos alongamentos ou equipamentos com muitas molas. Mas é só olhar com um pouco mais de atenção para perceber que não é bem assim.

    “Pelo contrário, a sensação que dá é de relaxamento e prazer. Muitas pessoas chegam aqui com muitas dores e após algumas sessões saem com uma postura melhor e mais relaxadas”, garante a fisioterapeuta Luciana Lopes, que trabalha há mais de 10 anos com RPG.

    A RPG, por exemplo, é indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio. Afinal, a coluna vertebral é a maior responsável por manter nosso corpo em pé. São 33 vértebras (sete cervicais, 12 torácicas, cinco lombares, cinco sacrais e quatro no cóccix), uma sobre a outra, que necessitam de cuidados. O tratamento consiste em manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e o alongamento total de músculos, que com o passar do tempo ficaram encurtados e causaram os desvios posturais.

    As sessões de RPG são individuais e duram cerca de uma hora. O tratamento, livre de medicamentos, é baseado em oito movimentos padrões e deve ser feito sob orientação de um fisioterapeuta. “É uma reeducação de uma vida toda de erros de postura”, afirma Luciana.

    Essas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração (respiração abdominal, respiração apical, entre outras). Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isso é necessário porque o principal músculo da respiração (músculo diafragma) tem grande importância em muitos desvios. 



    Dessa forma, a RPG trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado. A administradora Michele Ferreira, 24, faz RPG há apenas um mês. Ela lembra que chegou com muitas dores à clinica de fisioterapia e hoje sente resultados compensadores. “Faço por indicação médica. Tenho um problema de coluna mais específico que trouxe muitas dores e acabou interferindo na minha postura”, afirma.

    A RPG foi criada em 1980 pelo francês Philipe Souchard e ganhou repercussão mundial após mostrar que poderia ser eficaz no fortalecimento da estrutura óssea e dos músculos que sustentam a coluna. Atualmente, a técnica é ministrada para fisioterapeutas na França e em mais oito países, incluindo o Brasil. A RPG trabalha com posturas de alongamento, com finalidade terapêutica ou preventiva.

    Já o pilates entra como prevenção, terapia e exercício. Além de fisioterapeutas, educadores físicos também estão capacitados a aplicar o pilates. Inclusive porque o criador, Joseph Pilates, tinha uma visão aprofundada de fitness. Por isso, o método é usado por pessoas que não têm patologia alguma e o praticam como forma de condicionamento físico. Diferente da RPG, que é voltado para o tratamento de patologias relacionadas com a coluna.

    No pilates, a resistência é graduada por molas. Além de uma postura mais bonita, o abdômen ganha uma maior tonacidade. “Os movimentos estão diretamente relaciona nal”, acrescenta a fisioterapeuta Karla Meireles. São mais de 500 tipos de exercícios físicos baseados na crença de que a pessoa é uma unidade integrada do corpo com a mente. 
    Fonte:artigosinformativos.com.br







    VEJA TAMBÉM 
    PUBLICADO EM 
    9 DEZ 2009

    RPG - "UMA MODELAGEM HUMANA"




    rpg-souchard











    "Uma modelagem humana"






    Com essa frase simples, o físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard define o conceito da Reeducação Postural Global (RPG), o método criado por ele há exatos 25 anos e que conta hoje com cerca de 8 mil adeptos pelo mundo – metade deles no Brasil, um dos países segundo o próprio criador, onde a técnica mais se desenvolveu, e que ganhará, a partir de hoje, um instituto próprio.              


    “Acho que isso se deve ao modo de trabalhar do brasileiro, que tem grande facilidade para o aspecto manual. Além disso, o RPG é uma técnica complicada, onde sempre se precisa dar um jeito nas costas, e o brasileiro sabe o que significa dar um jeitinho”, brinca Souchard, ao tentar explicar o sucesso da técnica entre os fisioterapeutas brasileiros.

    Ele arrisca sua visão com certo conhecimento do País. Já esteve por várias vezes em diversos Estados brasileiros para ministrar cursos para profissionais de saúde. E, nesta semana, chegou a São Paulo para a inauguração, hoje à noite, do Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global, voltado para a difusão do RPG e formação de profissionais – o único, além da sede na França, administrado por ele mesmo. Nos outros dez paises onde está presente, os centros estão em universidades e associações.

    As três formam uma sigla conhecida por quase todas as pessoas que já passaram por um ortopedista, fisioterapeuta ou tiveram dores nas costas e problemas de postura, por exemplo. Mas exatamente o que significam? “RPG é fisioterapia. É uma técnica indicada para todas as patologias das quais a fisioterapia trata”, explica Souchard.

    Nisso entram as deformações como cifose, lordose, escoliose, pés chatos, problemas nos joelhos, alterações decorrentes de problemas neurológicos, tendinites e doenças causadas por esforço repetitivo, machucados causados por esporte e recuperação pós-traumas, além das dores em geral, principalmente da coluna vertebral – mal que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atingirá cerca de 80% da população.

    O método se baseia como o nome diz, na visão global do corpo. Para o RPG, as dores e deformações são decorrentes de um encurtamento dos músculos, que são todos interligados. Desse modo, o método faz uma flexibilização dessa rede muscular, por meio de posturas nas quais os profissionais avaliam a estrutura óssea e muscular do paciente. Cada sessão dura uma hora .

    O método só pode ser aplicado por fisioterapeutas, tanto que hoje em dia já é apresentado aos alunos nas faculdades e universidades. No entanto, o profissional para aplicá-lo, precisa passar por um curso de formação credenciada por Souchard. “O RPG no Brasil, nesse tempo, teve vários momentos de gloria e sempre é procurado. Mas, infelizmente, há profissionais que aplicam a técnica sem o devido preparo, o que é perigoso”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Borges de Barros.
    fonte:O Estado de São Paulo 


    VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
    20 MAR 2010
    O FRANCÊS CRIADOR DO MÉTODO RPG

    O QUE FAZER COM TORCICOLO?


    Entorse de pescoço 

     

     

     

    Você vira a cabeça e, de repente, o pescoço trava. O torcicolo pegou você. Além de limitar o movimento, o problema causa tensão e dor intensa na região cervical, podendo se espalhar para toda a musculatura dorsal.








    Pouca gente sabe, mas um músculo de nome complicado – esternocleidomastóideo –, largo e robusto, localizado na face lateral do pescoço, é principal envolvido na questão.





     
    "O torcicolo comum pode ocorrer devido a um trauma, a um movimento súbito, à má postura ou surgir sem nenhuma causa aparente", explica o neurocirurgião Alexandre Elias, especialista em coluna e dor musculoesquelética, do Centro de Referência em Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

    A posição ao dormir também pode levar ao torcicolo. Portanto, é preciso cuidado não só com a maneira como você deita, mas com a escolha do travesseiro, que não pode ser mole ou duro demais.


    VEJA TAMBÉM MATÉRIA 
    PUBLICADA NESTE BLOG EM 11 ABRIL 2010
    O TRAVESSEIRO IDEAL

    "A recomendação quanto a tamanho, espessura e material varia de acordo com a forma com que cada um dorme. Mas seja como for, ele deve ficar embaixo da cabeça, nunca dos ombros, para deixar a cabeça no mesmo alinhamento da coluna vertebral. E ao deitar de lado a orelha deve estar na mesma linha do ombro", ensina o quiropraxista Jason Gilbert, de São Paulo, autor do livro "O segredo da coluna saudável – Siga os passos para uma coluna sem dor" (Editora Gaia).

    Dá para tratar

    Por provocar dor, a primeira medida no tratamento do torcicolo costuma ser medicamentosa. "Pode envolver analgésico, relaxante muscular ou antiinflamatório. Nesse momento não tente forçar ou alongar a região, porque o quadro pode piorar.", diz o médico Alexandre Elias.

    Em seguida é indicada uma fisioterapia analgésica, com aplicações de frio e calor. "O gelo tem efeito antiinflamatório. Deve ser feito por 20 minutos no máximo e com intervalo mínimo de uma hora até a próxima aplicação", explica Jason Gilbert. A compressa quente, por sua vez, ajuda a relaxar a musculatura.

    Só depois vem a fase de alongar e fortalecer a musculatura do pescoço. "Agora, se o incômodo não cessar, o melhor é procurar um especialista para ampliar a investigação", aconselha o neurocirurgião do Hospital 9 de Julho.


    Prevenção

    Para dar mobilidade e evitar maiores problemas na região cervical, invista em algumas medidas simples no dia a dia:

    • Principalmente se você trabalha sentado e diante do computador, a cada 45 minutos movimente a cabeça no sentido de rotação e faça flexão e extensão do pescoço

    • A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar má postura do pescoço e tensão na região cervical

    • Aplique uma bolsa de gelo quando o pescoço estiver dolorido e inflamado

    • Procure identificar a causa do torcicolo para saber como evitar a repetição do episódio

    • Evite dormir de bruços ou no sofá, usando o apoio lateral para colocar a cabeça

    • Não use o telefone entre os ombros e a orelha. Se tiver de fazer uma ligação mais longa e precisar das mãos para digitar ou escrever, por exemplo, utilize um fone de ouvido.
    Fonte: IG


    domingo, 21 de novembro de 2010

    RPG O SEGREDO PARA UMA BOA POSTURA

    Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

    A RPG( Reeducação Postura Global) É um moderno método da fisioterapia que trata desarmonias corporais. É uma técnica da fisioterapia que proporciona a reeducação da postura, amenizando ou corrigindo os possíveis desvios posturais. É uma técnica que reeduca o posicionamento da pessoa de forma adequada, ensinando, por exemplo a pessoa sentar-se e até respirar corretamente.

    É Indicada não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio do corpo. Consiste em alongamento de cadeias musculares associada a respiração, em sessão realizada uma vez por semana em diferentes posições, podendo haver exceções nos casos mais graves. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias, com excelentes resultados.

    A RPG trata o corpo como um todo, mesmo que a dor esteja concentrada em uma única parte. Vai buscar a causa do problema e não trata somente os sintomas. Por exemplo, quando torcemos o tornozelo, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos mais dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo. Criamos então um problema postural.

    A RPG vai buscar um ajuste muscular, um reequilíbrio postural global. 

    VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
    EM 22 FEV 2010
    BENEFÍCIOS DO RPG

    ALIVIE O STRESS COM MASSAGEM


    Alivie a tensão 

    com toques suaves de uma 

    boa massagem 

     

    Quem é que nunca se viu cansado e irritado no final de um dia corrido? Situações de tensão acontecem freqüentemente na vida de todos nós. 

    Congestionamentos, problemas no trabalho, preocupações em casa, falta de tempo para fazer diversas coisas. Tudo isso e mais uma série de fatores, com certeza, deixam qualquer um estressado. Para aliviar essa tensão, nada melhor do que relaxar com uma massagem terapêutica.

    Segundo a fisioterapeuta Vanessa Pereira, qualquer pessoa pode fazer, independente da idade. "Além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura", explica.



    Os únicos cuidados devem ser tomados com quem está em        período pós-operatório, com febre, inflamação e outras doenças graves.

    Para diminuir os efeitos do corre-corre, escolhemos seis tipos de massagem que acabam com seu estresse e mantêm sua saúde física e mental  em equilíbrio.

    - Shiatsu
    Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. " O shiatsu é importante para aliviar o estresse porque promove re-equilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções", afirma.


    - Reflexologia



    É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. "A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar", explica Vanessa.


    - Massagem clássica terapêutica
    Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética. De acordo com a fisioterapeuta, para aliviar o estresse, essa técnica pode ser associada a uma massagem reflexa. "Trabalhando essa duas massagens em conjunto é possível liberar os pontos de tensão muscular, ocasionados por emoções mal trabalhadas", diz.


    - Massagem relaxante
    É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Segundo Vanessa, essa massagem é indicada para fins de relaxamento, efeito anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. "A técnica reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental", ressalta.


    - Reiki
    Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse, sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão.


    - Terapia das pedras quentes



    De origem oriental, essa técnica consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo.

    Dica: Antes de se submeter a qualquer técnica, Vanessa alerta que é fundamental consultar um especialista que possa identificar seus problemas e indicar o melhor tipo de massagem. Ela ressalta ainda que, independente da indicação, "a escolha deve ser sempre do paciente e não do terapeuta". 

    Fonte:msn 


    VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
    EM



     

    A NOVA ONDA EUROPÉIA QUE ESTÁ INVADINDO TAMBÉM O BRASIL: CAMINHADA NÓRDICA.


    Em toda a Europa, milhões de pessoas utilizam os NORDIC WALKING POLES
    nas suas caminhadas, para perder pesoe se livrar de dores no pescoço e ombros.




    CAMINHADA NÓRDICA 

    Em qualquer superfície, os bastões proporcionam mais estabilidade para aqueles que têm problemas nas pernas ou joelhos. 

    A correta utilização dos bastões incentiva uma boa postura.



    Por que o Nordic Walking é melhor que apenas a caminhada?

    Os NORDIC WALKING POLES aumentam sua freqüência cardíaca sem aumentar a sua taxa de esforço.  Você obtém melhores resultados sem sentir. 




    Você pode obter uma freqüência cardíaca igual a quem caminha mais rápido, mas existem muitas pessoas que simplesmente não querem ou não podem andar mais rápido.




    TRABALHO MUSCULAR INTENSO

    TAMBÉM PARA

    MEMBROS SUPERIORES E TRONCO


    O Nordic Walking trabalha os braços, ombros e parte superior do tórax, costas e músculos através de uma gama completa de movimentos e alongamentos dos músculos que muitas vezes são encurtados.  O movimento trabalha para superar dores que muitas pessoas sentem por passar horas na frente de computadores, por exemplo.

    VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA 
    EM 26 JUN 2010

    VÍDEO MOSTRANDO A POSTURA CORRETA NO COMPUTADOR

    segunda-feira, 15 de novembro de 2010

    DOR APÓS O EXERCÍCIO É NORMAL?




    Quem faz qualquer tipo de exercício 
    ou pratica esporte 
    está acostumado com dois tipos de dores 
    também conhecidas como 
    dores musculoesqueléticas


    A primeira, mais ou menos aguda acontece no final de uma série ou durante as pausas estando mais relacionadas com os produtos metabólicos finais e costuma desaparecer ainda durante a seção de exercícios. Sabe-se hoje que, aproximadamente uma hora e meia depois dos exercícios, suas concentrações já se encontram normais.


    A outra, a Dor Muscular Tardia, vem nas 24 a 56 horas depois da atividade e depende quase que diretamente da intensidade, duração de esforço e do tipo de exercício realizado. É decorrente do alongamento acentuado das fibras musculares, principalmente no tecido conjuntivo muscular, causando microlesões que provocam processo inflamatório, causando dor.


    A Dor muscular Tardia é conhecida como DOMS (Delayes Orset Muscle Soneness), este desconforto ocorre quando uma pessoa se exercita mais do que aquilo que seu corpo suporta ou estimula a musculatura a exercícios diferentes com os quais está acostumadaa.  
     
    A principal causa da Dor Muscular Tardia  pode estar relacionada a microtraumatismos e inflamação aguda das fibras musculares, estiramento excessivo do tecido conjuntivo do músculo, alteração no mecanismo celular de entrada e saída de cálcio ou vários fatores conjugados. 



    O grande segredo e a maior dificuldade do treinamento de força é a progressão dos exercícios conjugando 

    estímulo x recuperação x novo estímulo 
    conseguindo respeitar os limites de  dor. 


    Encontrar a carga certa para cada momento sem deixar agudizar as dores é o grande desafio.
    Descanso demais pode não favorecer uma evolução adequada.
    Treinar sempre com a mesma carga, mesmos métodos, e mesmo tempo de recuperação pode ocorrer um efeito conhecido por destreinamento onde o nível de força permaneça inalterado e o volume muscular diminui.

    Acrescentar carga sem critério científico traz resultados insatisfatórios.

    É sempre bom lembrar que dor é quase sempre um sinal de alarme e não deve ser de todo desprezada. Entretanto, se for suportável a rotina de exercício deve continua.

    Se a dor for aguda a atenção deve ser redobrada podendo ser o caso de suspensão da atividade.

             Ao contrário do que se divulga em textos leigos, 
    a Dor Muscular Tardia 
    não está relacionada à concentração de
    ácido lático
    e sim com o tipo de contração muscular. 

    A Dor Muscular Tardia pode ou não estar associada à inflamação das fibras musculares que podem advir das contrações excêntricas. O que não está bem estabelecido é a questão da inflamação estar especificamente associada ao tipo de contração.

    A Dor Muscular Tardia não se refere a apenas uma causa.



    Caso seja necessário, há como tratar  esta lesão por meio de alongamento, massagem, aplicação de gelo (crioterapia), uso de antioxidantes e/ou anti-inflamatórios, imersão da região afetada em água gelada .

    Quanto à sua prevenção, treinar de acordo com a sua capacidade, aumentando a carga e/ou intensidade de forma gradativa; alongar os músculos antes e depois das atividades; e promover uma alimentação rica em proteínas e vitaminas C e E (anti-inflamatórias e antioxidantes), são medidas essenciais.

    fonte:pubmed
     
     

    O QUE É LESÃO DE LABRUM DO QUADRIL?






    As lesões labrais do quadril se tornaram muito freqüentes nos últimos anos. Porém, o sucesso do tratamento ainda é bastante controverso.

    O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o acetábulo, parte interna do quadril onde o fêmur se encaixa. O labrum tem várias funções importantes na articulação do quadril, como manter a pressão intra-articular e ajudar na distribuição do líquido sinivial. Por esse motivo, ele é descrito por muitos autores como o menisco do quadril.

    O labrum é uma espécie de moldura que reveste as bordas da cavidade acetabular da bacia e a mantém firmemente articulada à cabeça femoral. 




    Além disso ele, juntamente com a cápsula e os ligamentos que a envolvem, fecham hermeticamente a articulação, permitindo que o fluido sinovial circule em seu interior e a lubrifique. 

    Quando há lesão do labrum por traumatismos agudos ou repetitivos, ocorre o extravasamento do líquido com inflamação e liberação de substâncias químicas que irão causar danos à cartilagem articular. 

    A estrutura fibrocartilaginosa do labrum serve de amortecedor para o impacto a que o quadril é submetido durante as atividades físicas e desportivas. Por circundar toda a articulação na parte superior e unindo-se ao ligamento transverso na parte inferior, o labrum é um componente de suma importância, juntamente com o ligamento ílio-femoral anterior, a cápsula articular e as demais estruturas estabilizadoras .

    As alterações anatômicas do fêmur, do acetábulo ou de ambos podem levar à lesão do labrum, por mudar a relação normal entre a articulação e causar o impacto do fêmur contra o acetábulo durante os movimentos normais do quadril, 

    Os movimentos que favorecem esta lesão são os movimentos de  flexão e rotação interna, ocasionando não somente a lesão labral mas também a lesão da cartilagem acetabular, sendo este um fator predisponente desencadeador da artrose do quadril.

    Aqueles atletas que apresentam uma lesão do labrum acetabular podem apresentar dor na região inguinal e nádegas. A maior incidência desse tipo de lesão é a população praticante de atividade física, amadores ou profissionais, qualquer indivíduo pode apresentar esse tipo de lesão.

    O tratamento pode ser realizado de maneira conservadora ou cirúrgica. O tratamento conservador consiste basicamente em fisioterapia por meio de equilíbrio muscular entre os músculos do quadril com ênfase em adutores e abdutores, porém o fortalecimento desses músculos deve ser orientado por um fisioterapeuta, já que um exercício feito sem orientação pode levar a maior atrito na região e piora do quadro.

    O tratamento cirúrgico é realizado por meio de artroscopia e visa corrigir a lesão do labrum e também a deformidade causadora da lesão, esse tipo de tratamento é adotado geralmente na falha do tratamento conservador.




    CAUÃ REYMOND FAZ FISIOTERAPIA DIÁRIA


    Cauã Reymond se submeteu a uma cirurgia para corrigir uma lesão labral no quadril esquerdo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Cirurgia semelhante que tirou o tenista Gustavo Kuerten das quadras.

    A lesão labral atinge a estrutura fibrocartilaginosa que reveste a parte interna do quadril onde o fêmur se encaixa.

    Esta estrutura O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o acetábulo, parte interna do quadril onde o fêmur se encaixa. 

    O labrum tem várias funções importantes na articulação do quadril, como manter a pressão intra-articular e ajudar na distribuição do líquido sinivial. Por esse motivo, ele é descrito como o menisco do quadril.

    A maior incidência desse tipo de lesão é a população praticante de atividade física, amadores ou profissionais, qualquer indivíduo pode apresentar esse tipo de lesão.




    O tratamento inclui sessões diárias de fisioterapia, 
    que aumentarão gradativamente de intensidade 
    até a total recuperação do quadril.

    As sessões começaram logo depois da operação, com pequenos exercícios na cama e pequenas caminhadas com o auxílio de muletas para se adaptar aos aparelhos. 

    O prazo total previsto de tratamento é de dez semanas. 

    A lesäo labral no quadril esquerdo que causava dor em Cauã não foi resultado de um evento isolado, mas de um longo processo. 

    O problema foi detectado recentemente, mas Cauã foi aconselhado pelo médico especialista a submeter-se imediatamente a uma cirurgia para evitar agravamento da lesão.

    O tratamento pode ser realizado de maneira conservadora ou cirúrgica. 

    O tratamento conservador consiste basicamente em fisioterapia por meio de equilíbrio muscular entre os músculos do quadril com ênfase em músculos adutores e abdutores, porém o fortalecimento desses músculos deve ser orientado por um fisioterapeuta já que um exercício feito sem orientação pode levar a maior atrito na região e piorar o quadro.

    O tratamento cirúrgico é realizado por meio de artroscopia e visa corrigir a lesão do labrum e também a deformidade causadora da lesão, esse tipo de tratamento é adotado geralmente na falha do tratamento conservador.

    Um bom tratamento fisioterapêutico pré-operatório é importante para melhor recuperação no pós-operatório e um tratamento fisioterapêutico bem feito é essencial para uma recuperação plena. 





    sábado, 6 de novembro de 2010

    PROBLEMA NA ATM PODE PREJUDICAR O CORPO?


    Qual a importância de entender o que é a 
    ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR 
    e os problemas ligados a ela?

    Fazer com que a população tome conhecimento das patologias ligadas à ATM é fundamental. Assim, as pessoas se atentam para os sintomas e, principalmente, entende-se que nem todo dentista pode tratar de problemas ligados ao tema, já que isso exige uma formação especializada.


    Qual a melhor forma de tratar problemas nessa articulação?
    Sem dúvidas começando por um diagnóstico correto. O tratamento está relacionado diretamente com o tipo da doença, não existindo um tratamento único ou universal.


    A falta de tratamento para problemas dessa articulação pode prejudicar o corpo?
    Os sintomas para problemas de ATM são muito variados. Dessa maneira, a capacidade de trabalhar e até mesmo as relações sociais e familiares podem ser abaladas. Em alguns casos, a falta do diagnóstico adequado pode fazer com que os pacientes sejam tratados como se tivessem problemas psicológicos.


    Qual a relação de dores no corpo com a ATM?
    Os problemas de ATM criam uma lesão articular, o que leva à alteração no funcionamento dos músculos. Como estes funcionam em cadeia, se um for afetado acaba atingindo todos os outros, tanto os que facilitam, como os que impedem certos movimentos.


    Quais os cuidados que as pessoas devem ter com a arti­­culação temporoman­dibular?
    Os mesmos que com qualquer outra articulação, o que inclui o cuidado com os golpes. Acima de tudo, a recomendação é procurar um profissional capacitado assim que apareça um sintoma, pois alguns casos podem incluir infecções, o que exigirá cuidado especial.

    Fonte:Jorge Learreta
    Jorge Learreta é especialista em patologias temporomandibularesdiretor . Presidente da Seção Latino América da American Academy of Craniofacial Pain e diretor do curso de especialização de patologias temporoman-dibulares na Universidad Católica de Salta, Argentina. 
    Tem dois livros lançados sobre o assunto e busca novos diagnósticos e tratamentos para as patologias na ATM em 15 grupos ao redor do mundo.






    veja também matéria publicada neste blog em
    17 fev 2010
    PROBLEMA DE ATM







    .

    terça-feira, 2 de novembro de 2010

    COMO FORTALECER O MÚSCULO DO "TCHAU"?

    O famoso “músculo do tchau”,   o músculo tríceps é chamado assim porque na hora dos acenos é que  mostra a fama de vilão.

     

    Dar adeus , para muitos, é uma tristeza só.  O culpado dessa desolação é ele, o tríceps, conhecido popularmente como o músculo do tchau

    Músculo fundamental para a extensão do cotovelo, o tríceps muitas vezes é odiado, principalmente pelas mulheres. É que ele evidencia a flacidez da pele e denuncia a idade e os quilinhos a mais quando não é exercitado com frequência. 




    A preocupação com o tríceps deve começar cedo, assim que o corpo estiver desenvolvido, com adesão à prática de exercícios que possam deixar essa região mais definida. 

    Localizado na parte superior do braço, entre a axila e o cotovelo, esta área tende a acumular gordura, se tornando uma das preferidas para o ataque da flacidez. 



    Por ser uma região do braço
    que normalmente acumula muita gordura, 
    o tríceps deve ser muito bem 
    exercitado e trabalhado. 




    Mas, o que pode ser feito 
    para deixar a região firme?


    Atividade física


    Para manter o braço em boa forma, o ideal é tonificar o músculo com exercícios - a região ganha volume e a flacidez diminui. 

    O movimento articular para trabalhar tríceps é flexão e extensão de cotovelo. Portanto, qualquer exercício que envolva tal articulação e movimento é indicado para fortalecimento do tríceps.
     
    A perda do fortalecimento muscular ocorre mais facilmente  nos membros superiores do que de membros inferiores. 
    O motivo deve-se aos tipos de fibras musculares, além do fato de que, bem ou mal, ao executarmos nossas atividades cotidianas, como andar e subir escadas, estamos utilizando as musculaturas inferiores.

    Existe uma variedade muito grande de exercícios que, direta ou indiretamente, atuam no fortalecimento da musculatura tríceps braquial. 

    Um dos exemplos mais comuns de exercício, que pode ser feito em casa, é a flexão de braço com a mão fechada, que é feita com o joelho apoiado no chão. Para bons resultados os exercícios devem ser praticados de duas a três vezes na semana, por cinco minutos".



    Cirurgias

    Há uma distinção entre a flacidez do músculo e a flacidez da pele. No caso do problema no tríceps, o exercício sozinho é capaz de resolver. Mas, às vezes, mesmo com as atividades, as sobras continuam – o que indica que o excesso é de gordura na pele.

    Se apenas os exercícios não forem sufientes, intervenções cirúrgicas podem auxiliar. 
    As cirurgias plásticas, por exemplo, são indicadas para quem tem grande acúmulo de gordura na região. 

    A técnica que auxilia é a lipoaspiração. Realizada com anestesia local, dura cerca de vinte minutos em cada lado. Durante o procedimento, uma cânula é introduzida pelas axilas. No mesmo dia, a paciente volta para casa. 

    No pós-operatório, a região é comprimida com esparadrapo elástico por cinco a sete dias, para evitar inchaços e equimoses. Mas, se a flacidez local for muito grande e o método for realizado por alguém sem qualificação, a pele do braço pode ficar com ondulações difíceis de ser eliminadas.

    Já para pequenas quantidades de pele excedente, pode ser indicada a chamada Técnica de Avelar. A anestesia é local e o corte, superficial, é feito em formato de meia-lua, nas axilas. 


    A paciente é liberada no mesmo dia. No pós-operatório, deve-se permanecer com o curativo por três ou quatro dias, sem movimentar o braço, seguido do uso de malha elástica por três semanas. Também deve-se evitar sol nas primeiras três semanas, já que após a cirurgia, a região fica vermelha e irritada. 


    Depois da plástica, é preciso controlar o peso, ter alimentação adequada e praticar exercícios para manutenção do tríceps firme.



    A alimentação saudável sempre ajuda. Frituras e açúcares contribuem para o acúmulo de gordura e, por isso, devem ser consumidos com moderação.