domingo, 17 de abril de 2011

SERÁ QUE TENHO JOANETE?




O que é o joanete?


Também chamado de Hallux Valgus. 
É uma protuberância óssea que se forma ao lado e na base do dedão. Costuma vir com o problema do hálux valgo e pode ter origem genética, mas, às vezes, é o resultado do uso de calçados com bico fino e salto alto: o dedo vira para dentro e a pressão do sapato provoca uma inflamação e a formação de um esporão ósseo. 



Recomenda-se o uso de calçados de couro macio ou sandálias que deixem livre o dedão. Casos graves requerem cirurgia. 

Entre as causas mais freqüentes do joanete, estão:
o encurtamento do músculo que faz estender os dedos; 
o excesso de movimentação do primeiro osso do meio do pé; 
ou a queda do arco da frente, formado pelos ossos do pés. 

Há também uma predisposição genética, mas o problema se agrava com o uso inadequado de sapatos. 

As mulheres, por exemplo, pagam caro pela elegância dos saltos altos e têm 20 vezes mais chances de ter joanetes. O joanete atinge principalmente as mulheres devido ao uso de sapatos de bico fino que apertam a região anterior do pé (antepé). Aparece também em populações que não têm o hábito de usar sapatos apertados, mas sabe-se que isto é menos freqüente.


Outras causas concorrem para o aparecimento do joanete como as artrites reumatóide e gotosa, pés planos (chatos) e pés cavos (altos). 



É importante lembrar que essa saliência —  causada também por um desvio lateral e um ângulo agudo da articulação do dedão ou dedinho —, costuma provocar constante pressão sobre a articulação dos demais dedos, que com o decorrer do tempo ficam curvos e salientes. 

Quando o desvio é pequeno, o joanete não incomoda. Em desvios mais acentuados, a dor pode ser muito forte, tornando impossível o uso de sapatos comuns.




VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG 
EM 7 SET 2010
CIRURGIA PARA JOANETE






VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 7 SET 2010
O QUE FAZER COM JOANETES?

Nenhum comentário:

Postar um comentário