segunda-feira, 30 de abril de 2012

O QUE A ATIVIDADE FÍSICA FAZ NO CÉREBRO?





Tradicionalmente, as pesquisas envolvendo a fisiologia do exercício se concentram nas respostas e adaptações dos sistemas respiratório, cardiovascular e muscular, já que muitos dos benefícios relacionados à saúde e qualidade de vida, com a prática regular de exercício, são decorrentes de respostas e adaptações nestes três sistemas orgânicos. 
Além disso, o exercício físico tem impacto importante sobre o aspecto psicológico, pois provoca sensação de bem estar e prazer reduzindo a ansiedade e depressão, aumentando a disposição para realizar atividades de trabalho, recreativas e esportivas.




Por outro lado, o exercício também exerce influência sobre outros sistemas que não estão diretamente relacionados com sua execução, tais como, o sistema imune, o trato gastrintestinal e o sistema nervoso. Nesse sentido, o impacto do exercício físico sobre a função cerebral também vem sendo explorado. Na última década, estudos em humanos têm mostrado os benefícios do exercício físico sobre a função e a saúde cerebrais, particularmente no envelhecimento. A participação em programas de exercício físico tem consistentemente emergido como um indicador chave na melhora da função cognitiva, como também na vascularização cerebral, melhorando o aprendizado e diminuindo a demência.  


A manutenção da saúde do cérebro e da sua plasticidade ao longo da vida é um importante problema de saúde pública, havendo crescentes evidências que tanto estímulos ambientais como o exercício físico sejam intervenções cruciais para a qualidade de vida de qualquer sociedade. Tais intervenções são fundamentais ao longo de toda a vida, mas particularmente cruciais a partir dos 50 anos de idade quando o cérebro passa por uma série de alterações que podem culminar na patogênese de doencas neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.  

Um conceito interessante relacionado ao status mental é a aptidão mental ou aptidão cerebral, a qual refere-se ao desempenho cognitivo dos indivíduos. Muitos estudos foram conduzidos em adultos testando os potenciais efeitos benéficos do aumento na aptidão cardiorespiratória sobre a cognição. Entretanto, foram encontradas poucas informações similares em sujeitos jovens. Recentemente, foi verificado que a aptidão física, especialmente a aptidão cardiorespiratória, parece estar positivamente relacionada com o desempenho escolar (isto é, no raciocínio matemático, na leitura e em todas as outras habilidades) em jovens.   

O exercício ainda melhora a memória, o aprendizado e o rendimento escolar, sendo assim, fica evidente que sua prática seja fundamental pelas crianças. A melhora na aptidão cardiorespiratória tem efeitos positivos sobre a depressão, a ansiedade, o estado de humor e a auto-estima, estando também associada com o melhor desempenho escolar das crianças.

Existem fortes evidências de que, assim como nos adultos, o exercício físico melhora a saúde mental e cerebral das crianças. A melhoria da aptidão mental no decorrer da juventude poderia ter conseqüências positivas nas atividades diárias durante a infância e adolescência, bem como na vida adulta. Entretanto, são necessários mais estudos nesse campo relativamente recente.    

Sabendo dos problemas brasileiros com relação à educação, o aprendizado e os níveis de atividade e aptidão física de nossas crianças, torna-se mais do que necessária a implantação de estratégias que acompanhem e monitorem o crescimento e desenvolvimento cognitivo verificando quais são os principais fatores responsáveis por esse fenômeno. Para que dessa forma possamos diagnosticar e propor condutas baseadas em conhecimento científico que se apliquem para a melhora do rendimento escolar, qualidade de vida e saúde de nossas crianças. 
Fonte: Faça Fisioterapia


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM 
17 ABR 2010
MELHOR HORA PARA FAZER ATIVIDADE FÍSICA

domingo, 22 de abril de 2012

AS DIVERSAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA







Muitas vezes a fisioterapia é encarada com preconceito. Muitas pessoas ainda acreditam que ela é "coisa de velho". Porém com o passar do tempo, estudos mais aprofundados deram à fisioterapia a possibilidade de atuar em diversos campos de tratamento de doenças e hoje pode ser amplamente utilizadas para coisas que nós nem imaginamos.

A fisioterapeuta Fabiane Leal explica que a fisioterapia tem caráter preventivo e de reabilitação e tem a aplicação muito ampla. Existe fisioterapia até para tratar doenças neurológicas, como o mal de Parkinson.



A incontinência urinária também pode ser tratada com o método. De acordo com a fisioterapeuta Carolina Campagnoli, a fisioterapia uroginecológica é indicada para grávidas, na prevenção de dores e preparação para o parto e para homens e mulheres que têm problema de incontinência urinária e fecal. Nesse tipo de fisioterapia, "são feitos exercícios para controlar a musculatura do assoalho pélvico". Hoje ainda são feitas cirurgias em muitos casos, mas alguns conseguem ser sanados com a fisioterapia, que é uma forma muito menos agressiva de resolver o problema.


Fisioterapia Uroginecológica

Outro tipo de fisioterapia é a que trata de problemas respiratórios. Doenças como asma, bronquite e sinusite, que são tidas como incuráveis, podem ter seus sintomas muito atenuados. A Dra. Fabiane explica que nessa técnica trabalha-se o músculo que controla a respiração, o diafragma. "Os resultados são o alívio da falta de ar e a diminuição no acúmulo da secreção".




De acordo com a Dra. Fabiane, um ramo da fisioterapia que está em desenvolvimento e cada vez mais especializado, a estética. Através de técnicas manuais de estimulação do corpo, é possível melhorar o problema de celulite ao reduzir a fragilidade vascular e eliminar as toxinas das regiões afetadas. Além disso, a fisioterapia estética utiliza a drenagem linfática para pós-operatórios e estética.







A Dra. Fabiane conta também que existe a fisioterapia neurológica, para tratamento de doenças como AVC, Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer. Através de exercícios de sensibilidade e de reabilitação e movimentos diários, esse tipo de fisioterapia pode retardar o Parkinson e o Alzheimer e reabilitar um paciente que sofreu uma AVC. O maior benefício desse tipo de fisioterapia, segundo a doutora, é que ela dá possibilidade do paciente ter uma vida adaptada para as atividades diárias da melhor forma possivel. Para o Alzheimer, especificamente, são trabalhados o raciocínio e a memória, para realizar a ativação de áreas cerebrais.






Existe também a fisioterapia que trata de problemas de sono, como bruxismo (ranger de dentes durante o sono) e apertamento dos dentes, que estão diretamente ligadas a problemas na mandíbula, como dores e quando ela estala.

A Dra. Carolina destaca, porém, que a fisioterapia convencional e a RPG (reeducação postural global) ainda são muito buscadas. A fisioterapia convencional trabalha nas dores musculares, ósseas e das articulações, com exercícios de fortalecimento muscular e reabilitação de movimentos. Já o RPG promove um alinhamento do corpo por meio de posturas que melhoram dores nas costas e a própria postura. Em um caso de cirurgia, a fisioterapia convencional é feita antes e após, primeiro para preparar e depois para reabilitar a área operada.
Fonte: Dra. Fabiane Xavier Leal









VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
30 OUT 2011
INFORMAÇÕES SOBRE A RPG

sábado, 21 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DO ABDOMÊM REDUZIDO



É praticamente unânime, entre homens e mulheres: ninguém gosta daquela “barriguinha”. Pelo contrário, o sonho de consumo das pessoas é o abdome do tipo “tanquinho”.

Estética à parte, o que mais preocupa em relação à gordura acumulada na região do abdome é a sua relação alguns fatores de risco para a saúde. Diversas pesquisas apontam, por exemplo, que ela pode indicar risco de desenvolver resistência à insulina (Diabetes Tipo II). E há também fatores de risco cardiovascular.

Para saber se você está mais predisposto a algum distúrbio metabólico (síndrome metabólica), basta usar a medida da circunferência de seu abdome.

Medindo a circunferência abdominal corretamente
Posicione uma fita métrica ao redor do seu abdome nu, na linha do umbigo. Certifique-se que a fita esteja justa, mas sem que comprima sua pele, e que esteja paralela ao chão. Relaxe, expire, e observe a medida.

As medidas consideradas de risco ou saudáveis variam entre alguns países. No Brasil, as entidades reguladoras recomendam o seguinte:
Homens: até 90 cm
Mulheres: até 80 cm

Em resumo, mais do que um corpo sarado, praticar exercícios com regularidade e adotar uma alimentação balanceada pode diminuir fatores de risco para a sua saúde.

E você? Sabe o tamanho da sua barriga?
Fonte: Renato Dutra


VEJA TAMBÉM MATÉRIA POSTADA EM
3 DEZ 2009
PROBLEMA DA GORDURA NO ABDOMÊM

FAÇA RPG - CURITIBA - PARANÁ



rpg-souchard



ASSISTA O VÍDEO POSTADO EM
26 MAR 2012
          CUIDANDO DO CORPO COM RPG

POSTURA ERRADA PROVOCA BARRIGA E DORES NAS COSTAS



Sentar e andar com a postura correta não é apenas esteticamente mais bonito, como também pode evitar dores e lesões na coluna. Para quem se preocupa com a boa forma, vale ainda lembrar que a postura pode gerar barriga. É o que explica o fisioterapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Barros. "A má postura cria uma pequena barriga abaixo do umbigo, pois provoca a perda do tônus muscular na região", disse ele.

Segundo Barros, o abdômen é um músculo que precisa de contração e fortalecimento. Quando uma pessoa está com uma postura ereta, obriga a contração da barriga, explicou o profissional. Ele alertou ainda as mulheres que andam muito empinadas, jogam o bumbum para trás e, consequentemente, o abdômen para frente, tendem a ter uma barriga inteiriça causada pela má postura. Já aquelas que projetam o quadril e pescoço para frente, mas encolhem o bumbum, podem desenvolver a barriga abaixo do umbigo.

Outro problema postural é a linha do olhar abaixou ou acima do adequado. "O certo é seguir uma linha que vai do ouvido até o nariz e manter o olhar horizontal. Temos uma visão panorâmica, conseguimos ver o que está abaixo, acima e aos lados mesmo mantendo o olhar para frente", explicou ele. Um dos sintomas sentidos por quem tem este problema é dor forte no pescoço.

No dia a dia, são diversos os momentos em que as pessoas ficam em uma postura inadequada. Um exemplo é ao sentar na cadeira para usar o computador. "Quem senta sobre o sacro do bumbum, na última vértebra da coluna, força uma cifose em um local de lordose e muda a curvatura da coluna. A posição favorece o aparecimento de hérnia de disco", disse o fisioterapeuta.

Já os indivíduos que sentam em posição "corcunda" podem sofrer o achatamento das articulações do ombro e ter dificuldade para estender os braços para cima e lados. O ideal é sentar a 90°, segundo Barros. E, para isso, o abdômen precisa estar contraído. "Os problemas não surgem imediatamente, às vezes só anos depois ele se propaga. Dez anos depois a pessoa vai sentir os efeitos", exemplificou.

Diagnóstico de tratamentos

A dor nas costas, depois da na cabeça, é a que mais atinge a população, de acordo com o ortopedista especialista em fisiatria Farhad Shayani. "É uma das maiores epidemias do mundo para mim", disse ele. A má postura, segundo o médico, pode ser causada por mircrotraumas na coluna e articulações que impedem a pessoa em ficar na posição correta por causarem dor. "A pessoa senta com má postura para se sentir confortável", explicou.

O método de Shayani é investigar a origem da dor. Fazer "um Raio-X" está longe do ideal, segundo ele, o exame mostra apenas fraturas. A tomografia computadorizada e ressonância são procedimentos fundamentais para o diagnóstico, citou o ortopedista. "As pessoas são mal orientadas, tomam analgésicos e o problema continua lá", alertou ele sobre o perigo de um diagnóstico mal feito.

Depois de descobrir o problema, Shayani aplica um dos tratamentos laboratoriais indicados. Ele afirmou que na maioria dos casos não é necessária cirurgia, inclusive nos pacientes com hérnia de disco. "Usamos agulhas especiais para atingir o ponto da dor e tratar", resumiu ele. Após ocorrer a cicatrização do trauma, Shayani recomenda a prevenção para manter a estrutura da coluna adequada que pode ser encontrada com tratamentos posturais.
Fonte: Thaís Sabino - Terra






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
5 MAR 2011
COMO MELHORAR A POSTURA?






.

O QUE A FISIOTERAPIA PODE FAZER COM TORCICOLO?


 

O principal tratamento é o repouso no leito, que melhora o torcicolo em 12 a 24 horas.


A aplicação de um saco com gelo seguido de aquecimento local pode ser extremamente relaxante.

Os analgésicos e espasmolíticos podem ajudar a reduzir a dor e o espasmo muscular. Como espasmolíticos consideram-se os medicamentos anticolinérgicos (interferem com a condução dos impulsos eléctricos do nervo para o músculo) e as benzodiazepinas, que são também sedativos (provocam sono). 

Os antidepressivos e relaxantes musculares também podem ser úteis. Várias injeções de uma pequena dose da substância que causa o botulismo reduzem a dor e os espasmos, permitindo que a cabeça seja mantida em uma posição mais natural (de menor inclinação). Essa melhoria pode permanecer durante alguns meses. Algumas vezes, a remoção cirúrgica dos nervos que inervam os músculos do pescoço disfuncionais é bem sucedida e pode ser tentada quando os outros tratamentos não aliviam o quadro.


  Nos casos persistentes, pode optar-se pela fisioterapia, com massagens locais, ou mesmo intervenção cirúrgica.
No entanto, quando a causa for um distúrbio do sistema nervoso ou quando for desconhecida, a probabilidade do tratamento controlar o espasmo é menor. Algumas vezes, o espasmo pode ser temporariamente aliviado através da fisioterapia.

Na fisioterapia podem ser aplicadas diversas técnicas, nomeadamente o calor úmido, para relaxamento muscular e diminuição da dor, a massagem, para relaxamento do músculo e possível redução e/ou eliminação do nódulo que surge no torcicolo congênito; estiramentos, para favorecer o alongamento do músculo encurtado; entre outras.


Quando problemas emocionais contribuírem para os espasmos, o tratamento psiquiátrico pode ser útil.

No caso do torcicolo congênito, é instituída uma fisioterapia intensiva de alongamento do músculo lesado, durante os primeiros meses de vida. 

Se a fisioterapia não for bem sucedida ou se ela for iniciada muito tarde, pode ser necessária a realização da reparação cirúrgica do músculo.
Fonte: Faça Fisioterapia






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
28 NOV 2010
O QUE FAZER COM TORCICOLO?







.

REUMATISMO É DOENÇA DE VELHO?


Mito:

"Reumatismo é doença de velho".



Fato:
Em primeiro lugar o termo “reumatismo” é um termo popular consagrado para se referir a alguma das muitas doenças que podem ter manifestações no sistema músculo esquelético. Além disso estas doenças podem ocorrer em qualquer faixa etária.


Reumatismo
 é um termo muito utilizado para definir doenças que comprometem as articulações, mas a maioria destas doenças afetam também outras estruturas músculo esqueléticas (músculos, ossos, tendões, ligamentos, etc…) e outros órgãos que variam conforme a doença.

As causas, complicações e tratamento destes “reumatismos” podem ser muito diferentes, razão pelo qual se torna importante saber qual a doença de cada paciente para a indicação do tratamento mais adequado.

A principal e mais comum das doenças reumáticas é a  ARTROSE

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA 
EM 23/JAN/10

ARTROSE AFETARÁ MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO


sexta-feira, 20 de abril de 2012

O QUE FAZER COM ESPORÃO DE CALCÂNEO?





                                                 

A cada ano, cerca de um milhão de brasileiros e 2,5 milhões de americanos procuram os consultórios de ortopedistas queixando-se de dores no calcanhar. 


A maior parte desses pacientes apresenta um problema chamado fasceíte plantar, ou fascite plantar, uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé, comumente chamada de esporão.



Para entender a origem do esporão de calcanhar é importante lembrar que a planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia), que potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos e funcionam como um braço de alavanca. 



Na prática, essas estruturas aumentam a eficiência do impulso, que é acionado quando o calcanhar se distancia do solo.


"As pessoas mais suscetíveis ao problema 
são mulheres com idade entre 40 e 50 anos,
 praticantes de esportes como 
caminhada, corridas e maratonas".


Um estresse excessivo nesta região provoca um estiramento da fáscia, originando fissuras e inflamação. Entre as principais causas estão a retração do tendão calcâneo conhecido popularmente como tendão de Aquiles e pés com a curvatura acentuada, rígidos, pouco flexíveis ou pronados.



As pessoas mais suscetíveis ao problema são mulheres com idade entre 40 e 50 anos, praticantes de esportes como caminhada, corridas e maratonas. 



Há, ainda, incidência significativa de casos entre as que trabalham em pé por longos períodos ou que sofrem com sobrepeso. O tratamento é principalmente clínico, realizado por meio de exercícios de alongamento do tendão de Aquiles e da fascia plantar. 

Estudos revelam que 80% dos portadores de esporão de calcanhar melhoram após seis a oito semanas de tratamento.



Além da fisioterapia, medicamentos para amenizar as dores e conter a inflamação podem ser benéficos. 



Ao persistir a doença, especialistas recomendam a terapia de ondas de choque extracopórea. Os tratamentos cirúrgicos costumam ser raros, cabendo a casos muito específicos.

Fonte: Dr.Fabio Ravaglia



VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
27 MAR 2010


segunda-feira, 16 de abril de 2012

COMO VENCER A PREGUIÇA E FAZER UMA ATIVIDADE FÍSICA?



Veja dicas para vencer a preguiça 

e fazer a atividade ideal para o seu corpo



Quando decide parar de fazer exercícios, dificilmente você faz isso porque desconhece os benefícios do treino. A negativa, normalmente, tem origem em dois fatores: preguiça de treinar ou falta de afinidade com o programa. 

Uma decisão arriscada, como mostram o espelho, poucos meses após o sedentarismo, e a Federação Mundial de Cardiologia: pessoas que não praticam atividades físicas têm um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes quando comparadas a quem pratica exercícios físicos regularmente.


"Após três meses parado, o corpo já sofre os efeitos do sedentarismo, independente do tempo que você treinou anteriormente", afirma o personal trainer Adriano Braga Coronato, de São Paulo.

Então, que tal abandonar a preguiça seguindo este plano:






Quando a pessoa decide parar de fazer exercícios, dificilmente faz isso porque desconhece os benefícios do treino. A negativa, normalmente, tem origem em dois fatores: preguiça de treinar ou falta de afinidade com o programa. Uma decisão arriscada, como mostram o espelho, poucos meses após o sedentarismo, e a Federação Mundial de Cardiologia: pessoas que não praticam atividades físicas têm um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes quando comparadas a quem pratica exercícios físicos regularmente.


"Após três meses parado, o corpo já sofre os efeitos do sedentarismo, independente do tempo que você treinou anteriormente", afirma o personal trainer Adriano Braga Coronato, de São Paulo. Então, que tal abandonar a preguiça seguindo este plano que preparamos para você?



Desenferruje

"A principal meta de quem começa a treinar após ter ficado muito tempo parado deve ser reabituar o corpo à prática regular de exercícios", explica Adriano. Segundo o personal trainer, emagrecer ou ganhar tônus muscular devem ser objetivos secundários nesse retorno. Isso porque o retorno ao treino, na maioria das situações, traz os mesmos desafios de uma primeira experiência com exercícios

"O aluno terá que começar do zero, mesmo tendo sido atleta regular no passado. Não respeitar essa progressão pode sobrecarregar os músculos e articulações, ocasionando lesões", diz o especialista. A diferença entre uma pessoa que já treinou e outra, que nunca se mexeu, é o tempo de resposta aos movimentos: quem já fez exercícios tende a recuperar o condicionamento mais rapidamente.


Comece por atividades de baixo impacto



Voltar a treinar e já partir para atividades de grande impacto aumenta e muito o risco de lesões. Decidir correr logo no primeiro dia de treino, por exemplo, poderá sobrecarregar os músculos e articulações dos membros inferiores, afirma o médico do esporte Ricardo Nahas, do Centro de Referência em Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho. Ele explica que, em uma caminhada, cerca de 20% do peso corporal fica concentrado nas articulações e essa porcentagem dobra numa corrida. "Por isso, é essencial realizar a readaptação muscular, articular e cardíaca", diz o médico.






Exercício tem que dar prazer

Exercícios físicos não se resumem a musculação e esteira. Por isso, se a academia não te atrai, busque fazer outras atividades, como esportes coletivos, ginástica ou circuito. "Treinar por prazer mantém o aluno motivado e reduz o risco de abandonar o programa", afirma Ricardo Custódio. O exercício perfeito, de acordo com o personal, é aquele que consegue equilibrar as necessidades do seu corpo com as suas preferências.




Respeite seus limites



O condicionamento físico não aparece do dia para a noite. "Pegar muito peso de uma vez ou caminhar uma distância muito longa só vai causar dores nos músculos e nas articulações", afirma o personal Adriano Braga. Estar disposto a melhorar sempre é fundamental, mas isso deve ser feito de maneira segura. "Do contrário, há risco de uma lesão mais séria e você é obrigado a ficar sem treinar justo quando estava mais engajado".





Aumente a intensidade aos poucos



O aumento da dificuldade do treino faz parte do programa - além de tornar a atividade mais interessante, o desafio ajuda seu corpo a ganhar condicionamento. "Isso pode significar aumento da carga, aumento da velocidade, redução do intervalo entre um exercício e outro ou aumento do número de repetições", afirma o personal Adriano Braga. Seguir um plano para aumentar a intensidade significa abandonar o sedentarismo de maneira gradual e saudável.




Faça alongamento e aquecimento

"Aquecer é aumentar a temperatura corporal, o que eleva a frequência cardíaca e prepara o corpo para a prática de exercícios", afirma o médico do esporte Ricardo. O alongamento, por sua vez, pode ajudar a prevenir lesões ? esse tipo de movimento estimula a liberação do líquido sinovial, que lubrifica as articulações. "Esses minutinhos de preparação são valiosos porque informam o organismo sobre o que deve ser priorizado no momento, deixando atividades, como a digestão, em segundo plano".
Fonte: minha vida


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
10 AGO 2009

domingo, 15 de abril de 2012

AUMENTA NÚMERO DOS CASOS DE ALZHEIMER




Casos de demência vão triplicar até 2050, 

diz OMS



Os casos de demência vão aumentar muito nas próximas décadas, com o aumento da expectativa de vida e a melhora da saúde pública em países pobres, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Cerca de 35 milhões de pessoas estavam vivendo com demência em 2010 e o número vai crescer para 65,7 milhões até 2030, segundo a agência de saúde da ONU. Em 2050, os casos vão triplicar para 115,5 milhões.

"Os números já são grandes e vão aumentar muito rápido", afirmou Shekhar Saxena, chefe da divisão de saúde mental da OMS.

A maioria dos pacientes recebe cuidados dados pelos próprios parentes, que arcam com a maior parte do custo anual do problema, estimado em US$ 604 bilhões.

O peso financeiro do transtorno vai aumentar ainda mais rápido do que o número de casos, afirmou a OMS em seu primeiro relatório de fôlego sobre o tema.

"O custo catastrófico vai levar milhões de residências para níveis abaixo da linha de pobreza", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

A demência, transtorno cerebral que afeta a memória, o comportamento e a capacidade de realizar tarefas simples, afeta a maior parte dos idosos. 

O mal de Alzheimer 
responde por cerca de 
70% dos casos.

Nas últimas décadas, a demência vem se tornando um problema importante de saúde pública em países ricos.

Mas, com a população de países de renda baixa e média crescendo e envelhecendo nas próximas décadas, a OMS diz que é necessário informar o público sobre o problema e melhorar programas de apoio aos doentes.

A fatia dos casos de demência em países pobres e de renda médica deve subir de 60% para mais de 70% até 2050.

Até agora, só oito países, incluindo o Reino Unido, a França e o Japão, têm programas nacionais de demência. Outros, como os EUA, têm planos em nível estadual.

O relatório divulgado pela OMS não faz recomendações específicas de políticas públicas, mas pede ações contra a demência.

Países emergentes como China, Índia e Brasil, por exemplo, têm sistemas públicos de saúde mas não têm a capacidade para lidar com o aumento dos casos de demência, segundo Saxena.

Garantir que médicos e enfermeiros identifiquem os primeiros sintomas é um bom começo. A falta de diagnóstico correto é um dos obstáculos ao tratamento, afirmou o chefe da divisão de saúde mental da OMS.

Até em países ricos, mais de metade dos casos passam batido até que a doença chegue ao estágio final, diz o relatório.

Um equívoco comum 
é achar que a demência 
é inevitável.

"A maioria das pessoas vê a demência como uma parte natural do envelhecimeto, o que não é verdade", disse Saxena. "Pessoas mais velhas têm problemas de memória e cognição, mas a demência é uma doença com sintomas e progressão mais rápidos."

Sem tratamento, quem sofre do transtorno se torna mais isolado e vulnerável, especialmente se tem problemas de visão ou audição.

Países ricos comos os EUA devem reconsiderar a conduta de colocar pacientes com demência em instituições, afirmou Saxena. "Esse é um erro que os países desenvolvidos cometeram. Isso não é viável do ponto de vista financeiro e não significa cuidados melhores para o paciente."

Para Saxena, o aumento da demência é um paradoxo do avanço da medicina.

"Quanto melhor nosso desempenho, mais esperamos ter problemas com demência. Precisamos estar preparados."
fonte: ASSOCIATED PRESS












veja também matéria publicada em
30 jan 2011

FRÊQUENCIA DOS TIPOS DE DEMÊNCIA









.