quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"ROUPA DA NASA" - THERASUIT AUXILIA PACIENTES NEUROLÓGICOS




Quem conhece ou tem alguma pessoa na família que sofre com distúrbios neurológicos sabe o quanto são difíceis os tratamentos, não é verdade? A fisioterapia tem papel importante nesse processo, e a anos já vem realizando um método inovador chamado de Therasuit.

Foi criado em Michigan, nos Estados Unidos, para acelerar a evolução física do paciente. Este é um programa intensivo, e os exercícios são realizados com uma veste especial, conhecida como “roupa da NASA”, por ser baseada nas roupas dos astronautas. 

A veste é produzida com um material antialérgico que contém capa, capacete, bermudas, joelheiras, anexos para o braço e para os pés. Todos esses elementos são ligados uns aos outros através de um sistema de elásticos e, em outras etapas, os exercícios podem ser realizados também dentro de uma grade de ferro espaçosa.

Adultos e crianças acima de dois anos podem recorrer ao tratamento, que precisa sempre ser orientado por um profissional. Os exercícios ajudam principalmente a aumentar a força muscular, ter melhor controle e equilíbrio do corpo, a melhorar a resistência, diminuir os movimentos involuntários, aumentar as atividades funcionais, como o sentar e o levantar, por exemplo, e ajudam a alinhar o corpo o mais próximo do normal possível. 


A fisioterapeuta Paloma Lisboa Boechat, especialista no método therasuit, explica que a diferença em relação ao tratamento convencional de fisioterapia é exatamente pela questão do tempo, porque o método é intensivo e incentiva o organismo a uma evolução motora mais rápida. “O programa é realizado em até um mês, cinco vezes na semana e, em média, quatro horas por dia. “Após este período o paciente deve continuar o tratamento convencional por alguns meses, voltando ao método therasuit assim que o especialista julgar necessário”, completa a fisioterapeuta.

Para entender melhor como funciona, o método pode ser realizado de três formas: sistema de polias, spider e therasuit. “O sistema de polias e o spider são realizados dentro da grade. As polias são cordas que dão resistência ao paciente e o spider permite que este produza movimentos independentes, enquanto o seu corpo, preso por um cinto, é sustentado por cordas elásticas. A veste do therasuit pode ser utilizada para exercícios associados à polia e ao spider ou para exercícios fora da grade. Cada paciente tem um programa individual, e nem sempre é necessário passar pelas três fases”, completa Paloma.





História

O método therasuit foi criado em 2002 por um casal de fisioterapeutas americanos, pais de uma menina com paralisia cerebral. Desde então, o método criou força e adquiriu conceito diante dos tratamentos de fisioterapia no mundo. Hoje são mais de 2.500 terapeutas treinados, divididos pela América do Norte, Europa, Oriente Médio, América do Sul, Ásia, Austrália e África. A técnica é relativamente nova no Brasil; chegou em 2005, mas o número de profissionais qualificados tem aumentado, já que neste ano foi iniciado o curso, em língua portuguesa, para os profissionais se especializarem nos EUA. Infelizmente esse ainda é um tratamento pouco acessível, pois a veste e os equipamentos são caros, mas os resultados têm sido bastante positivos.
Fonte:www.fisioterapia.com








veja também matéria publicada em
1 mai 2011
ROUPA USADA PELA NASA AUXILIA CRIANÇAS ESPECIAIS









para maiores informações:

Associação Brasileira do Método Therasuit

Rua Clementine Brenne, 418 - Morumbi

São Paulo - SP, Brasil. Tel.: 55 (11) 3742-7299






.

.
.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O QUE É CONTROLOGIA?


CONTROLOGIA

"Arte do controle e equilíbrio mente-corpo". 

Em seu primeiro livro Joseph Pilates descreveu que trata-se do controle consciente dos movimentos do corpo. 

Uma correta aplicação dos princípios de forças que se aplicam a cada osso do nosso esqueleto mas, com o total controle e conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo. 

Também descreveu que trata-se da completa coordenação, do corpo, mente e espírito. 

"A "Contrologia" é o equilíbrio, o controle do corpo e da mente, através do qual podemos despender o mínimo de energia e, assim, garantir uma boa saúde e desenvolvimento natural com os melhores resultados".








veja também matéria publicada em
23 ago 2010

O SEGREDO DO PILATES






.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

GOLFE E PILATES UNIDOS PARA UMA PARTIDA PERFEITA


Golf e Pilates

Unidos para uma partida perfeita

Apesar de muitas vezes não parecer, o golf exige bastante do corpo de seus praticantes, sua natureza assimétrica e repetitiva, e a falta de aquecimento dos atletas antes da prática, podem causar lesões. 
O golf é o 6º esporte com o maior número de lesões, destas 80% são causadas por excesso de uso, chamado de overuse, e a maioria delas ocorre no punho, cotovelo ou ombro.

As principais lesões de coluna no golf são a fraqueza muscular combinada com biomecânica errada durante o swing, que é o movimento de rotação do tronco, muito repetido por seus praticantes. Este movimento é de extrema importância para os bons resultados neste esporte, com a base estável e a flexibilidade do tronco é possível que o jogador trabalhe com maior amplitude de movimento, fazendo com que o taco alcance uma altura maior e aumente a potência na tacada.

O golf é praticado tanto por amadores quanto profissionais, isto muda a forma como as lesões ocorrem. Os jogadores profissionais sofrem em média mais lesões na coluna do que os amadores devido à sua biomecânica ser melhor e mais eficiente, exigindo menos força na torção do tronco. Porém eles apresentam mais lesões por estresse nas articulações e microlesões nos músculos provocado pela repetição. Já os jogadores amadores apresentam um swing defeituoso, provocando uma carga maior na torção de coluna, a região mais afetada nos amadores são os cotovelos, seguida da coluna e ombros.

O Pilates sendo uma atividade que trabalha o fortalecimento da musculatura profunda, consciência corporal e flexibilidade, com o risco de lesão reduzido, pode ser utilizado como treinamento para os praticantes de golf, ele promove, dentre outras coisas:
1-     Fortalecimento dos músculos superiores e inferiores; o braço, ante-braço, punho e mão são essenciais para uma pegada mais correta, já os membros inferiores fortalecidos protegem a sobrecarga nas articulações.
2-     Prevenção de lesões e compensação do movimento.
3-     Aumento da flexibilidade, ampliando o movimento do back swing.
4-     Aumento da amplitude do movimento do swing, aumentando consequentemente a potência da tacada.
5-     Fortalecimento dos músculos que formam o “CORE” ou centro, principalmente o transverso abdominal, formam uma proteção ao redor da coluna evitando lesões. Ajudam na estabilização da coluna durante o movimento do swing.
Fonte: golfepilates.comgolfeamador.com.brrevistapilates.com.br


Você que é praticante de golf 
não se renda às dores e 
venha praticar Pilates!




veja também matéria publicada em
7 dez 2012
PILATES PARA O GOLFE






.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LESÃO NO LABRUM DO QUADRIL PODE SER CONTROLADA



A lesão labral no quadril é simples ou complexa?

Dr. Marcos Britto da Silva: A lesão do quadril não é uma lesão simples, ela é causada pelo impacto femoroacetabular, que nada mais é do que um choque entre o colo do fêmur e a reborda do acetábulo, que é a parte do quadril onde o osso se encaixa.




Ela acontece com frequência?


Britto da Silva – A lesão labral é um diagnóstico recente e muitos médicos ainda não conhecem a patologia, porém é uma causa frequente de dor no quadril e algumas vezes de dor irradiada para a coxa.
O que leva uma pessoa a ter este tipo de lesão?

Britto da Silva - Ela é causada por impacto repetido entre o fêmur e o acetábulo, por isso é mais frequente nos atletas jovens. Existem dois tipos de impacto: CAM quando a deformidade está na cabeça do fêmur, e PINCER quando ocorre impacto entre o colo do fêmur e a reborda acetabular.

A recuperação é rápida?

Britto da Silva - O tratamento inicial é conservador, porém esse tratamento falha na maioria dos casos quando tratamos atletas. Muitos pacientes requerem cirurgia e nesses casos a recuperação é mais demorada, de algumas semanas.

É uma lesão típica de atleta, ou qualquer pessoa pode sofrer?

Britto da Silva – Qualquer pessoa pode ter lesão labral, porém é muito mais frequente nos atletas. Inclusive, alguns estudos recentes têm associado o impacto femoroacetabular como sendo um predisponente da artrose do quadril.

Qual é o perfil do lesionado?

Britto da Silva - O paciente típico é o homem jovem, atleta entre 20 e 40 anos, com pequena dor intermitente no quadril, que piora com as atividades físicas. Em geral, a dor progride lentamente e algumas vezes o paciente relata que a dor surgiu após um pequeno trauma.

Fonte: Terra


As lesões labrais do quadril se tornaram muito frequentes nos últimos anos, porém o sucesso de seu tratamento ainda é bastante controverso.
O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o acetábulo, parte interna do quadril onde o femur se encaixa. O labrum tem varias funções importantes na articulação do quadril como manter a pressão intra-articular e ajudar na distribuição do liquido sinivial. Por esse motivo ele é descrito por muitos autores como o menisco do quadril.
As alterações anatomicas do fêmur, do acetábulo ou de ambos, podem levar à lesão do labrum, por mudar a relação normal entre a articulação e causar o impacto do fêmur contra o acetábulo durante os movimentos normais do quadril, principalmente a flexão e a rotação interna, ocasionando não somente a lesão labral mais também a lesão da cartilagem acetabular, sendo um fator predisponente desencadeador da artrose do quadril.
Aqueles atletas que apresentam uma lesão do labrum acetabular podem apresentar dor na região inguinal e nádegas. A maior incidência desse tipo de lesão é a população praticante de atividade física, amadores ou profissionais, qualquer indivíduo pode apresentar esse tipo de lesão.
O tratamento desse tipo de lesão pode ser realizado de maneira conservadora ou cirúrgica. O tratamento conservador consiste basicamente em fisioterapia atraves de equilibrio muscular entre os musculos do quadril com ênfase nos músculos adutores e abdutores, porém o fortalecimento desses músculos deve ser orientado por um profissional, ja que um exercício feito sem orientação pode levar a maior atrito na região e piora do quadro.
O tratamento cirúrgico é realizado por meio de artroscopia e visa corrigir a lesão do labrum e também


a deformidade causadora da lesão, esse tipo de tratamento é adotado geralmente na falha do tratamento conservador.

Fonte: glauberalvarenga


Canelite – Parte dos corredores de médias e longas distâncias apresenta dor na canela. Saiba o que é e como.






veja também matéria publicada neste blog
em 15 nov 2010
O QUE É LESÃO DE LABRUM DO QUADRIL?





.

domingo, 27 de janeiro de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: LARISSA MACIEL TAMBÉM PRATICA PILATES #149





Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.



- Larissa não gosta de comer "fast food" nem comidas gordurosas. Em seu cardápio, prevalecem saladas, legumes, verduras e peixes.


- Há cinco anos, a atriz descobriu o Pilates, que, segundo ela, organiza o corpo, dá força e flexibilidade. Ela procura fazer, todos os dias, um circuito aeróbico que dura 40 minutos, em uma academia para mulheres. A série - que inclui pular corda e dançar - a faz suar.



- Larissa também gosta de andar de bicicleta pela orla da Barra da Tijuca, bairro onde mora no Rio, acompanhada do marido.

Fonte: contigo.abril.com.br









veja
EMANUELLE ARAÚJO também pratica Pilates







.

.

EM TORNO DE 30% DE IDOSOS CAEM DENTRO DE CASA POR ANO




As quedas são responsáveis por mais de um terço dos acidentes domésticos. Na cidade de São Paulo, a cada três dias uma pessoa morre após cair de uma laje. E o risco aumenta de acordo com o avanço da idade.
O Ministério da Saúde estima que, pelo menos uma vez por ano, cerca de 30% dos idosos irão cair. Essas ocorrências tendem a crescer entre as pessoas com mais de 85 anos, podendo chegar a 51% nessa faixa. Junto com as quedas, os riscos de fraturas também aumentam: de 5% a 10% das quedas resultam em ferimentos mais graves nos idosos.
Dois fatores influenciam para que os acidentes ocorram com maior frequência na terceira idade. Um está relacionado às alterações fisiológicas. Visão, audição, postura, equilíbrio e locomoção acabam sofrendo limitações com o envelhecimento e podem prejudicar a estabilidade do idoso.
O outro fator tem a ver com o ambiente em que o idoso vive. Cerca de 70% das quedas ocorrem dentro de casa. Por isso é importante ficar atento a alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar a ocorrência de quedas.
Veja como deixar os ambientes da sua casa mais seguros
- O chão não pode ser escorregadio;
- Não deve haver obstáculos no caminho, como brinquedos, tapetes e móveis baixos;
- Ao lado da cama do idoso deve haver algum objeto luminoso para que ele consiga acender a luz e ver o ambiente antes de se levantar;
- O chão do banheiro não deve ficar molhado e dentro do box deve haver tapetes anti-derrapantes, para evitar que o idoso escorregue;
- Se for possível, coloque barras de segurança nos banheiros: uma dentro do box, para que o idoso possa se segurar durante o banho, e outra ao lado do vaso sanitário, para que ele possa apoiar na hora de sentar e levantar.
- Outra dica é colocar uma cadeira debaixo do chuveiro para que o idoso possa se sentar.
Fonte: Tainah Medeiros












veja também matéria publicada em
8 ago 2009


QUEDA NO IDOSO








.

CRIOTERAPIA NAS LESÕES ESPORTIVAS


Crioterapia nas lesões esportivas – tratamento com gelo 




crioterapia (tratamento pelo frio) 




É um agente terapêutico bastante utilizado nas lesões musculoesqueléticas frequentemente causadas durante a prática esportiva. Dentre as lesões mais comuns estão as contusões, distensões, entorses, bursites e as tendinopatias.

Os fisioterapeutas tratam as lesões inflamatórias na fase aguda ou inicial que duram em média 24 a 48 horas, seguida pela fase sub-aguda que dura cerca de 14 dias. Os sinais e sintomas de inflamação são:

  • Dor
  • Edema/ inchaço
  • Rubor/ vermelhidão
  • Calor e
  • Perda da função.




A crioterapia é benéfica na redução no sangramento e espasmo muscular, diminuição na formação do edema, alívio da dor, favorecendo a melhora na qualidade do tecido muscular.

O tempo de aplicação do gelo depende da densidade corporal (obesos, hipertróficos) e da profundidade da lesão. Durante aproximadamente os primeiros 5 minutos de aplicação, pode haver sensação dolorosa, mas logo cessa.

As técnicas mais efetivas de aplicação da crioterapia são:

  • Banho de contraste durante 10 a 15 minutos para lesões superficiais e para lesões profundas, 30 minutos. Na fase aguda e sub-aguda iniciar e terminar com o frio.

  • Criomassagem durante 7 minutos por 48 horas e repouso a cada 3 horas.

  • Imersão para áreas pequenas com temperatura entre 1 a 5˚C até 30 minutos e para grandes áreas entre 10 a 15˚C durante no máximo 10 minutos.
  • Pacote de gelo entre 2 a 4˚C, a opção de baixo custo, sempre retirar o ar do pacote e estabilizar no local lesionado com faixa elástica ou atadura.
  • Criospray, molhar com água a área, inverter o frasco e aplicar a uma distância de aproximadamente 30 cm até o local ficar branco.


Estudos indicam que a crioterapia antes do treino de resistência muscular diminui a força e,  antes do alongamento, aumenta a flexibilidade a curto prazo. 
As contra-indicações e precauções da crioterapia são sobre feridas abertas, casos de diabetes mellitus, hipersensibilidade ao frio e doença de Raynaud.
A crioterapia torna a atividade celular mais lenta, portanto, o gelo tem momento e indicação adequada para ser aplicado, senão, retarda o processo de regeneração tecidual.

Escrito por Érika Barroso – Fisioterapeuta
CREFITO/SP 47213






veja também matéria publicada em
10 out 2010

sábado, 26 de janeiro de 2013

O EXERCÍCIO AERÓBICO DEVE SER FEITO ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO?


Em que momento praticar a atividade aeróbica?


Para auxiliar na redução de medidas dos membros inferiores: 
Faça aeróbico primeiro, de preferência um trabalho de alta intensidade, com a freqüência cardíaca mais alta (em torno de 85%), intervalando com um ou dois minutos de recuperação e freqüência mais baixa (70%). Treine musculação na seqüência e evite que o treino todo ultrapasse 1h15m.




Para problemas de pressão alta ou problemas cardíacos: 
Faça aeróbico primeiro, para regular o ritmo cardíaco e manter a pressão controlada. Nessa situação, a intensidade deve ser baixa, em torno de 65 a 70 %, já que há fatores de risco, e a duração deve ser em torno de 40 a 45 minutos. Faça musculação imediatamente após e nunca bloqueie a respiração durante a execução dos exercícios (inspire e expire naturalmente).




Para emagrecimento: Sem dúvidas, faça musculação primeiro. 
O treino de musculação utiliza principalmente carboidratos como fonte energética, portanto, se você efetuar um bom treino, diminuirá muito essas reservas de carbo e quando iniciar o aeróbico entrará em metabolismo (queima) de gordura mais rapidamente. Se fizer aeróbico primeiro, perderá essa vantagem, além de queimar uma parte de seu estoque de carbo e dificultar seu treino de musculação.




Para ganho de massa muscular: 
Programas de treinamento tanto de resistência quanto aeróbico reduzem a magnitude do aprimoramento na força e potência musculares, ou seja, o treinamento aeróbico dificulta o desenvolvimento máximo da força e da potência quando realizado simultaneamente ao treinamento de força
Porém, o condicionamento cardiovascular também deve ser aprimorado, neste caso, sempre indico o aeróbico, pelo menos 20 minutos, duas ou três vezes por semana. Dr. José MariaSantarém cita: “os exercícios anaeróbios propiciam emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese protéica e glicídica ocorre à custa de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo”. Por isso não se preocupe, pois você vai ficar sequinho praticando musculação também.



Aeróbico em jejum: (Dica doPersonal Trainer Flávio Settanni) A única exceção. Se seu objetivo é emagrecer e você tem condição de fazer aeróbico logo que acorda (não mais que 15 minutos após), faça-o em jejum, com intensidade baixa (no máximo 70%), tome café da manhã logo em seguida e planeje seu treino de musculação para após o café ou outro horário. Muitos podem criticar esse tipo de treinamento, mas experimente e observe a gordura derretendo mais rapidamente. Muitas pessoas se sentem fracas logo que acorda, mas se você tem disposição, tente e depois comente a experiência com a gente. 
Fonte: PORTALEMFORMA.com.br







veja também matéria publicada em
7 dez 2012

O QUE É MELHOR PILATES OU MUSCULAÇÃO?






.