quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Foto: Yahoooooooooooo, Bora pilatear meu povo, rs.

Gostou, hehehehe? Então o que está esperando bora curtir e compartilhar, ebaaaaaaa :-)

META: CHEGAR NOS 1000 CURTIR E COMPARTILHAR, ajuda ai....vai!!!

www.idealpilates.com.br












.

A FISIOTERAPIA CONVENCIONAL



A fisioterapia convencional tem como objetivo minimizar dores e incapacidades geradas por diversas patologias.

Os pacientes que procuram  tratamento para patologias osteomioarticulares vão encontrar recursos diferenciados da fisioterapia no que diz repeito a termoeletrofototerapia,a cinesioterapia e a reabilitação.

A termoeletrofototerapia é um recurso fisioterapêutico que utiliza luz,correntes elétricas,temperatura e eletro-estimulantes para tratar dores,inflamações,patologias agudas e crônicas,rigidez articular e regeneração de tecidos em casos de fraturas,feridas,queimaduras e pós-cirurgias.

A Cinesioterapia se utiliza de exercícios específicos e contrações musculares para trabalhar a integração de grupos musculares e seus movimentos em busca da função.

A Reabilitação consiste no trabalho do fisioterapeuta em devolver habilidades perdidas a um paciente,readaptando-o ao seu meio ambiente.Pessoas que tenham lesões ósseas,musculares ou articulares ou aquelas que tenham sofrido alguma injúria que as impeçam de se movimentar como antes se beneficiam com os protocolos de exercícios e com os treinamentos das atividades da vida diária feitos através de bolas terapeuticas,barras paralelas,camas elásticas,polias,halteres,bicicletas ergométricas, plataformas de equilíbrio e faixas elásticas,entre outros.

A reabilitação da lesão requer o conhecimento da etiologia e da patologia eminente nas lesões musculoesqueléticas a serem tratadas.Além disso, a escolha dos exercícios e os recursos terapeuticos escolhidos deve sempre respeitar as respostas fisiológicas dos tecidos envolvidos e o processo de cicatrização da correção da lesão.












.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: PRETA GIL TAMBÉM PRATICA PILATES # nº70


Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.

Preta Gil assina linha plus size. Foto:Divulgação

Preta Gil sobre malhação: 

"No máximo, Pilates"

Cantora contou que já está recuperada de cirurgia feita no joelho



Preta Gil usou seu Twitter para falar sobre a recuperação da

cirurgia que fez no joelho. "Meu médico acabou de me dizer 

que meu joelho está muito bem e que eu já posso voltar a 

malhar. Eu ri. Nunca pensei [em malhar]. 

No máximo, Pilates‬", escreveu a cantora no Twitter.



A Preta Gil caiu nas graças dos internautas, mostrando a

força de vontade no quadro Medida Certa, do Fantástico.

O Pilates tem ajudado muito a fortalecer o joelho e

fortalecer o “core” para o trabalho nos palcos.

preta-gil-revista-pilates

                                 Preta Gil. Reprodução / Instagram




Uma das legendas dela sobre o treinamento: 

“Como eu amo fazer #pilates #medidacerta 

#dvdblocodapreta #soucomosou #manaqueémananãodeita“.
Fonte:  revistaquem.globo.com +/revistapilates.com.br












.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PILATES E ESCLEROSE MÚLTIPLA


A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica, de causa ainda desconhecida, em que se observa maior incidência em pessoas do sexo feminino. Distúrbios na marcha, na força, dormências, fraqueza muscular, rigidez articular e falta de coordenação motora estão entre os principais sintomas. 
Em estágios mais graves, a EM pode acarretar episódios de infecção ou insuficiência respiratória, que devem ser tratados com atenção e rapidez para minimizar o desconforto do paciente e coibir uma piora do seu estado geral.
A variedade dos sintomas e os diferentes graus de incapacidade dificultam a elaboração de guias e padronizações para a orientação de exercícios para essa população. No entanto, é certo que a execução de exercícios suaves é recomendada para as pessoas que carregam esta doença.
Estudiosos no assunto recomendam a aplicação de exercícios para desenvolvimento da força muscular. Por isso, o Pilates é tão indicado. A técnica colabora na melhora da coordenação das atividades conscientes e inconscientes. Um dos grandes benefícios é a diminuição da fadiga, mal que também afeta os pacientes com EM.
Os exercícios devem seguir uma lógica crescente de funcionalidade onde, para aqueles com maior déficit motor, sugere-se a aplicação de movimentos passivos, como, alongamentos lentos para os principais grupos musculares. A reeducação diafragmática e da musculatura acessória também entra na lista de benefícios.
Para indivíduos com maior nível de força são indicados alongamentos ativos e exercícios de resistência, com ou sem a ação da gravidade e com número de repetições próximo ao nível da fadiga.
O mais importante é que o paciente deve ter a aprovação médica para realizar os exercícios. Além disso, professor e médico devem estar em constante troca de informações sobre o paciente, pois é o médico que poderá permitir intervenções coerentes ao longo do tempo.
Fonte: Jader Beck












.

PRINCIPAIS DOENÇAS NOS PÉS DE CRIANÇAS


Principais doenças podológicas infantis
Na idade infantil as principais alterações do pé são o Pé Plano, Pé Valgo, Marcha em intraversão, Geno Valgo, Hiperhidrose, Onicocriptoses e Verrugas Plantares.


- Pé chato é o termo que é usado vulgarmente pelo senso comum, referindo-se ao termo tecnicamente definido como Pé Plano. Este tipo de pé caracteriza-se principalmente por apresentar uma diminuição ou ausência do Arco Longitudinal Interno (ALI).


A diminuição do arco do pé é frequente existir nos pés dos recém-nascidos. No entanto, com o processo de aprendizagem da marcha e do desenvolvimento motor deve existir paralelamente associado um desenvolvimento ósseo, muscular e ligamentar capaz de desenvolver uma morfologia fisiológica do pé, ou seja a configuração do Arco Longitudinal Interno.
O pé plano na criança não é preocupante até aos dois anos de idade, exceto em situações mais evidentes ou patológicas, devendo por isso, a partir desta idade, existir a normalização do pé e a configuração do arco interno.



- O pé valgo caracteriza-se pela inclinação dos calcanhares, ficando os tornozelos inclinados para dentro e o calcanhar com um desvio para fora.

 Na maioria dos casos, este tipo de pé não provoca dor na criança. Os principais sinais de alerta na criança com este tipo de pé são as quedas frequentes, o desgaste e a deformação do calçado pela zona interna e em alguns casos a junção dos joelhos (Geno Valgo) associados ao pé plano valgo.



- As crianças com Marcha em intraversão caminham com a ponta dos pés voltadas para dentro, sendo característico neste tipo de marcha um desgaste acentuado da sola do sapato na zona Antero-externa, estando também associadas as quedas frequentes.


- A onicocriprose, conhecida vulgarmente por unhas encravadas, são alterações das lâminas ungueais, unhas, que se podem manifestar em idade muito precoce, caracterizando-se por apresentar inflamação dos tecidos em volta da unha, podendo evoluir para infecção. A presença de dor é um dos sintomas particulares, assim como, em alguns caos mais severos, o aparecimento de tecido esponjoso sobreposto à unha e com supuração de pus.

Este tipo de alteração pode estar associado ao corte incorrecto das unhas, ao calçado apertado, ao excesso de transpiração ou a alterações mecânicas e desvios dos dedos que provocam micro traumatismos repetitivos capazes de desencadear um processo inflamatório e patológico da lâmina ungueal.


- As verrugas plantares são tumorações benignas causadas pelo Human Papovoa Vírus (HPV), as quais aparecem de forma insidiosa. Na fase inicial é uma lesão de pequenas dimensões que vai evoluindo em tamanho e em número.

Caracterizam-se por apresentarem uma elevação na pele associada a um espessamento da mesma, podendo apresentar pontos escuros na região central de lesão. Podem aparecer em qualquer zona do pé. No entanto, aparecem frequentemente na região plantar. Este tipo de patologia é contagiosa devendo por isso ser rapidamente diagnosticada e tratada.


- Hiperhidrose é sinónimo de excesso de transpiração, responsável pela maceração da pele e fragilidade da mesma.
Fonte:familia.sapo.pt











.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DORMIR MENOS DE 5h30min CAUSA AUMENTO DE PESO


Segundo cientistas, dormir menos do que cinco horas e meia por noite, pode provocar aumento de peso. Os especialistas afirmaram que mesmo com uma dieta saudável e prática de exercícios, a falta de sono causa alterações no metabolismo que levam ao ganho de alguns quilos. As informações são do Daily Mail.

A equipe de pesquisadores acredita que isso pode explicar porque as pessoas tendem a engordar quando envelhecem e muitas vezes lutam para conseguir dormir o suficiente durante a noite. Os pesquisadores descobriram que quando as pessoas são privadas de sono a taxa de metabolismo cai 12%.

A descoberta também poderia explicar por que os trabalhadores noturnos que lutam para dormir durante o dia são mais propensos a estar acima do peso. Os acadêmicos de Boston compararam os efeitos do sono em 21 voluntários em mais de seis semanas.

Eles começaram tendo dez horas de sono por noite, em seguida, o tempo foi reduzido a um pouco mais de cinco horas e meia, a qualquer momento durante o dia. Por vezes, os voluntários tentavam cochilar durante o dia quando o relógio biológico indicava que deveriam estar em alerta.

Calculou-se que quando os voluntários dormiam menos de cinco horas e meia, eles queimavam 120 quilocalorias a menos naquele dia. Ao longo de um ano isso leva a 12,5 quilos a mais.
Fonte: saude.terra.com.br




VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
5 SET 2010




VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
5 MAIO 2010

domingo, 24 de fevereiro de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: GRETCHEN TAMBÉM PRATICA PILATES # nº202


Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.


Gretchen e Julinho do Carmo nos EUA (Foto: Divulgação)
Aos 54 anos, Gretchen se esforça para manter o bumbum durinho


Nos Estados Unidos, onde mora, dançarina segue com aulas de Pilates.


Gretchen está em plena forma.


Para manter o corpão ele segue fazendo aulas de Pilates em Orlando, nos Estados Unidos, onde está morando.
Gretchen (Foto: Divulgação)A cantora mostra sua elasticidade durante uma aula de Pilates
Fonte:http://ego.globo.com






.

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: CRISTIANA OLIVEIRA TAMBÉM PRATICA PILATES # nº201


Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.


Cristiana Oliveira, que se tornou vovó recentemente, mostrou que está com o corpo em dia.

A atriz publicou uma foto enquanto praticava Pilates, na tarde desta quarta-feira, 20 de fev 2013, e mostrou a barriguinha retinha. "Minha mais nova paixão...Pilates.", escreveu ela.

Cristiana Oliveira posta foto em seu Instagram praticando pilates e diz que é sua nova paixão, em 20 de fevereiro de 2013
Fonte: ego.globo.com














.

PILATES OU MUSCULAÇÃO?




Pilates ou musculação?

 
A resposta é simples! Pilates é ótimo, musculação também, e juntos são excelentes! Não há melhor!

Tudo vai depender do seu objetivo, da maneira como os exercícios serão conduzidos e da sua afinidade. Você pode ser praticante de futebol ou até mesmo um corredor, mas tenha certeza de que o Pilates ou a musculação vão colaborar e muito com o seu desempenho em ganho de força e resistência. Basta somente ter a orientação adequada.
O método Pilates possibilita a realização de um treino profundo, de natureza estática a nível abdominal e excêntrica a nível periférico, fazendo com que exista uma melhoria da estabilidade corporal sem que se verifique um necessário aumento de tensão.

Portanto, o Pilates vem a ser uma atividade em que se realiza posturas de força estática e resistente, juntamente com alongamento, condicionando o corpo de uma forma global, enfatizando o equilíbrio, concentração, controle, precisão e movimentos fluidos.
Não é difícil encontrar pessoas famosas que aderiram ao Pilates: Luiza Brunet, Eliana, Madonna e Brad Pitt fazem parte desse imenso grupo. 
Outros famosos de grande notoriedade que não abandonam mais a prática: 
Sandra Bullock, a atriz recorreu ao Pilates por conta de uma lordose na coluna e 
David Beckham, que afirmou sentir-se melhor após se exercitar diariamente, durante 1 hora. Animado com a nova atividade, Beckham disse que deseja garantir mais tempo nos campos, mantendo o corpo tonificado, forte e elástico. Dá para perceber aí que mesmo com mais firmeza, o corpo de quem pratica Pilates fica diferente do de quem faz musculação, que obtém mais hipertrofia.

E a musculação?

Pelo contrário do que as pessoas pensam, não é levantamento de peso e nem pose de halterofilista. 
O grande problema aqui, está em achar um local que você se sinta bem atendido e que o profissional te auxilie nos exercícios até porque nem todo mundo consegue ter um personal. 
Para a musculação ser efetiva no trabalho corporal, necessita de atenção especial ao controle motor, visando um trabalho completo do corpo, ou seja, o exercício é para braço, mas é necessário dar atenção à posição das pernas, coluna... 
A musculação exercita músculos mobilizadores, tratam - se de músculos grandes, localizados superficialmente e que se cansam rapidamente. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos de grandes amplitudes, são exemplos, bíceps, tríceps, quadríceps, isquiotibiais, glúteos, reto abdominal, dentre outros.
Os benefícios atribuídos ao treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais. 
Aí entra mais uma importante aliada do aluno de musculação: encontrar uma academia que leve a sério montar um treino personalizado, levando em consideração não só aquilo que gera incômodo estético visível ao aluno, mas às considerações do fisioterapeuta na avaliação física e fisioterápica, que deve anteceder o ingresso de qualquer prática esportiva.

Para os que ainda não sabem qual das atividades escolher, aqui vai os objetivos de cada uma facilitar a melhor escolha:

Pilates:
 Melhora o equilíbrio;
 Melhora concentração;
 Fluidez dos movimentos;
 Aumenta a estabilização corporal;
 Melhora a postura;
 Melhora da flexibilidade.


Musculação:
 Ganho de massa muscular;
 Hipertrofia;
 Realizar manutenção ou aumento de massa óssea;
 Fortalecimento de grupos musculares específicos.


Ambos:
















 Aumento da força;
 Aumenta a estabilidade articular;
 Promove equilíbrio muscular;
 Melhora da postura;
 Melhora o condicionamento físico geral;
 Auxilia na performance de outras atividades.












.

PLATAFORMA VIBRATÓRIA FUNCIONA MESMO?


Plataforma vibratória funciona mesmo? 



As promessas são muitas:
-  Reduz a celulite e varizes;
-  Emagrece;
-  Aumenta a massa muscular e a densidade mineral óssea;
-  Tonifica a musculatura;
-  Potencializa a performance;
-  Melhora a flexibilidade;
-  Combate a esclerose múltipla;
-  Reduz os níveis de pressão arterial e o colesterol;
-  Melhora o fluxo sanguíneo entre outros.


Mas será que tudo isso é verdade?
A plataforma vibratória surgiu na Rússia com o objetivo de aumentar a massa óssea de astronautas que estavam ausentes da ação gravitacional.
A vibração ocorre de forma indireta, através do contato das extremidades distais do corpo com o aparelho e é propagada até chegar no tecido, logo, a vibração se atenua quanto mais longe da plataforma for a parte do corpo que se pretende atingir.


Evidências científicas apontam que as alterações agudas, isto é, logo após a exposição à vibração melhoram o desempenho de força máxima; a altura do salto vertical, o equilíbrio estático e aumenta a flexibilidade, porém, os estudos não foram unânimes em comprovar a eficácia imediata após a exposição à vibração e a maioria não observou aumento crônico de força e potência.
Outros estudos não encontraram qualquer tipo de efeito, e que o treinamento em plataforma vibratória afeta o desempenho agudo da força, além de que o treino de força convencional pode ser tão eficiente quanto associado à vibração.














Em idosos, foi verificada a melhora no equilíbrio em 3,7% e aumento na densidade mineral óssea (DMO).
A conclusão é que o treino muscular na plataforma vibratória pode ser complementar aos exercícios, além de que muitos dos benefícios acima esperados, ainda não foram comprovados.
Fique atento, a maioria dos resultados só é alcançado através de treino ativo, ou seja, você os realizando!

FONTE: Érika Barroso Batista – Fisioterapeuta
               CREFITO 47213/SP





FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: NATHALIA RODRIGUES TAMBÉM PRATICA PILATES # nº151



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.


Para preparar o corpo para a corrida de 8 km diários, além das competições que participa, a atriz Nathalia Rodrigues, 30 anos, optou pelo Pilates. 

"A corrida reforçou a necessidade de ter força muscular e postura. Então, o Pilates surgiu como uma alternativa mais interessante que os tradicionais pesinhos. Adorei o resultado", diz. 

É só dar uma olhada nas formas torneadas da atriz para perceber que seu treino, elaborado por Fabrício Durço, fisioterapeuta e professor do Studio Pilates (SP), é mesmo poderoso. 

"Meu corpo está mais definido, 
forte e flexível.
Pilates, para mim, 
é sinônimo de saúde"

Nathalia treina três vezes por semana. 

Veja a aula que a atriz faz!


Sit Up
Deitada no cadillac, pernas flexionadas e braços estendidos, segurando a barra do aparelho. Flexione o tronco até se sentar, estendendo os cotovelos e empurrando a barra para cima. Volte
Foto: Caio Mello / Assitente de fotografia: Sylas Jr.


Ponte
Deitada, pernas flexionadas e braços estendidos ao lado do corpo. Eleve o quadril, contraindo o abdome e equilibrando o peso do corpo sobre a ponta dos pés. Retorne lentamente
Foto: Caio Mello/ Assistente de fotografia: Sylas Jr.


Vela
Deitada, pernas estendidas para cima, pontas dos pés apoiadas na barra do cadillac e braços ao lado do tronco. Eleve o quadril, empurrando a barra para cima o máximo que conseguir. Volte devagar
Foto: Caio Mello/ Assistente de fotografia: Sylas Jr.


Pull up no reformer
Em quatro apoios (mãos apoiadas na parte da almofadada e pés sobre a barra do reformer), mantendo o corpo flexionado, estenda completamente o tronco, até ficar em posição de prancha. Retorne à posição inicial
Foto: Caio Mello / Assistente de fotografia: Sylas Jr.



Mermaid com bola
Sentada, com uma perna flexionada à frente e a outra atrás, o braço esquerdo estendido ao longo do corpo e a mão direita apoiada na bola. Eleve o braço esquerdo, levando-o para o lado oposto, por cima da cabeça, enquanto flexiona levemente o tronco
Foto: Caio Mello / Assistente de fotografia: Sylas Jr.











.