quinta-feira, 30 de maio de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: FERNANDA TAVARES TAMBÉM PRATICA PILATES # nº167



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.


"Malho todos os dias.


FERNANDA TAVARES ESPOSA DE MURILO ROSA
Como não gosto de correr sozinha, opto pelas aulas de running e acabo fazendo uns 7 km.

Depois vou para musculação, Pilates e aulas de abdominal.

O sofrimento vale a pena!''
Fonte:http://contigo.abril.com.br









.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

É PREJUDICIAL ESTALAR AS ARTICULAÇÕES?


Os estalos e barulhos articulares podem ser normais e fisiológicos, porém não devemos provocar os estalos repetidamente, uma coisa é uma articulação estalar quando realizamos um determinado movimento, outra coisa é repetirmos sempre esse movimento para provocar o estalo. 

As articulações tem uma cápsula articular, que contém líquido sinovial. Este líquido sinovial, é formado por gases (oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono).


Dentro da cápsula que protege os ossos conectados por uma junta o líquido sinovial mantém a cartilagem, tecidos e músculos lubrificados e bem nutridos. 

Quando os dedos são dobrados a cápsula da junta se estica. Para que a expansão tenha espaço, são liberados estes gases para fora do fluído. 

O estalo dos dedos é o som do gás que é liberado em forma de bolhas do líquido sinovial.

Antes que o dedo estale novamente o líquido deve reabsorver o gás.





Outras causas de estalos:

Tendões e ligamentos estalam alto também, pois são como elásticos esticados sobre as juntas que mantém os músculos ligados aos ossos. 


De maneira similar os ligamentos se estendem para conectar ossos a outros ossos. Algumas vezes os tendões e os ligamentos deslizam das suas posições nas juntas e então, rapidamente, estalam para voltar ao lugar.

Este barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea. Quando realizamos um movimento e a articulação estala pode ser normal, mas quando provocamos os estalos repetidamente é patológico. 

O estalar das pequenas articulações como nos dedos das mãos, por exemplo, que é uma situação bastante comum, a longo prazo provoca um alongamento na cápsula ligamentar e este alongamento capsular leva a uma instabilidade relativa ( a junta fica meio frouxa) sempre que temos uma instabilidade o organismo tenta estabilizar a região com crescimento ósseo e esse crescimento ósseo periarticular é o osteófito ( bico de papagaio ) que faz com que as articulações fiquem mais grossas.


No caso da coluna, estes estalos podem levar a formação de osteófitos formando o popular " bico de papagaio".




















.

AQUI TEM RPG SOUCHARD

FISIOTERAPIA QUINTANA (041) 99777882








.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: CLAUDIA SCHIFFER TAMBÉM PRATICA PILATES #nº40




Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.





Aos 41 anos, a ex-top model Claudia Schiffer pratica Pilates e continua maravilhosa.




A modelo foi convidada para posar para a revista Vogue, mostrando que ainda está em forma, depois de ter dado à luz a duas crianças.



Quando fez os testes para modelo, depois de ter sido descoberta numa discoteca em 1987, Claudia tinha a certeza de que não ia ser selecionada.



“Tinha a certeza de que iam ver as fotografias, perceber que tinham se enganado e me mandar para casa”, confessa à Vogue.



“Sempre fiz exercício e já fiz todas as fases do yoga. Fazer Pilates três vezes por semana com yoga é incrível”, acrescenta.

Fonte: Revista Vogue










.

domingo, 26 de maio de 2013

O QUE SÃO E COMO FAZER OS EXERCÍCIOS DE KEGEL?




Os exercícios Kegel ajudam a fortalecer seus músculos pélvicos. Estes músculos ajudam a sustentar a vagina e a bexiga que retém a urina. Se os músculos pélvicos enfraquecerem, a urina pode vazar. Os exercícios Kegel ajudam a fortalecer estes músculos de maneira que a urina não vaze. Além disso, também tornam os músculos da vagina mais sensíveis.


Você pode fazer estes exercícios em qualquer lugar: sentada a qualquer mesa, esperando o ônibus, lavando louças, dirigindo o carro, esperando em uma fila, ou assistindo televisão. Ninguém perceberá que está fazendo estes exercícios.

Siga as seguintes instruções de como fazê-los:
- Primeiramente, tente uma vez iniciar e parar o fluxo de urina enquanto estiver urinando para que saiba quais músculos usar.
- Quando não estiver urinando, contraia estes músculos e segure por 4 segundos. Depois relaxe. Contraia e relaxe estes músculos pelo menos 10 vezes. Faça isto de 5 a 8 vezes por dia.




  • Não contraia outros músculos ao mesmo tempo. Tenha o cuidado de não contrair o
estômago, as pernas ou outros músculos, pois poderá exercer muita pressão sobre os músculos que controlam a bexiga. Procure contrair apenas o músculo pélvico.
  • A repetição é importante, mas não exagere.
  • Realize as series 3 vezes ao dia. Lembre-se que apenas cinco minutos, três vezes por dia podem fazer toda a diferença.
  • Não desista dos exercícios. Geralmente os resultados só aparecem três a seis semanas. Se os sintomas não melhorarem dentro de três a seis semanas, consulte o seu médico.
  • Não utilize os músculos pélvicos sem necessidade. Quando aumenta a pressão sobre a bexiga (por ex., quando espirra, levanta pesos ou salta), os músculos pélvicos também são acionados. Ao contrair estes músculos antes deste tipo de atividade, poderá evitar lesões musculares o desgaste natural dessa musculatura.



Fonte:.boasaude.com.br










.

PILATES COM HUMOR # nº1












.

CONTUSÃO MUSCULAR NA ESPONDILITE ANQUILOSANTE




As contusões musculares respondem por cerca de 60-70% das lesões relacionadas à prática de esportes. Devido aos problemas posturais, as contusões são um problema comum em pessoas portadoras de Espondilite Anquilosante.



Dor e dificuldade de movimentar a região muscular após um traumatismo (p.ex.: queda, pancada, etc) são os sintomas mais comuns.

Na maioria dos casos, não é difícil diagnosticar uma contusão muscular, mas é importante observar que a contusão pode ser confundida com uma ruptura muscular – esta, um problema mais grave e limitante.

Algumas pessoas com espondilite anquilosante acreditam estar sofrendo sintomas de contusões musculares quando, na verdade, estão apresentando o que os especialistas chamam de Mialgia Tardia por Esforço, um quadro de dores musculares que surge de modo gradual nas 12h seguintes a uma atividade física mais intensa.


Normalmente, não. Um exame simples do local é capaz de fornecer todas as informações necessárias para o diagnóstico correto.

Contudo, se a contusão estiver associada a hemorragias, o médico poderá solicitar um exame de sangue para verificar a intensidade do sangramento e a presença de problemas na coagulação.

Obviamente, dependendo da violência da contusão, podem ser necessários radiografias e outros exames para detectar fraturas.


O tratamento das contusões musculares pode ser dividido em 3 fases: (1) aguda, (2) de recuperação e (3) de maturação ou remodelamento.

Logo após a contusão, na chamada Fase Aguda, a intenção do tratamento é diminuir a dor e controlar qualquer complicação no local (p.ex.: hemorragia, fraturas, etc).

As medidas mais simples nesta etapa do tratamento incluem repouso com elevação e imobilização do local afetado, e compressas geladas por 1-2 dias. Durante este período, é recomendável evitar aplicar calor no local para não piorar o inchaço. Após os 2 dias, as compressas já podem ser trocadas de frias para mornas.

Se a dor da contusão for muito intensa, é recomendável utilizar muletas ou bengalas. Além de evitar a piora da lesão muscular, estes apoios também ajudam a evitar sobrecarga na coluna e crises de espondilite. Antiinflamatórios e analgésicos receitados pelo médico também são úteis para diminuir o desconforto.

Na segunda fase do tratamento, chamada Fase de Recuperação ou de Regeneração, o objetivo é recuperar a mobilidade e a força muscular. Nesta etapa, são recomendados exercícios supervisionados. A intensidade dos exercícios varia de acordo com a tolerância de cada pessoa.

Finalmente, na terceira fase, chamada Fase de Maturação ou Remodelamento, ocorre a recuperação gradual do músculo. O tratamento é feito com exercícios de resistência.

Na imensa maioria das pessoas com espondilite que sofre contusões musculares, a recuperação é completa após cerca de 21 dias de tratamento.
Fonte: Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.  





VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
26 JUN 2010
COMO TRATAR CONTUSÃO MUSCULAR?    






.

QUAIS AS VARIAÇÕES DO PILATES?



É um assunto controverso entre os adeptos do método. 

Ao longo dos anos, os exercícios criados por Pilates foram incorporando novidades e se espalharam pelo mundo. 

Nas academias, o método ganhou adaptações, como swim Pilates (na piscina), jumpilates (que alterna três minutos de pulos com um de Pilates), iogilates (Pilates e meditação). 

Os mais puristas afirmam que as variações da técnica criada por Papa Joe não são Pilates. 

Assim, bolas e exercícios na água seriam uma deturpação da prática. “Estão usando o nome de um gênio da forma errada”, afirma Romana Kryzanowska, americana que se considera sucessora de Joseph Pilates. 

Mas Pilates nunca registrou seu método e Romana não foi sua única discípula.
Fonte: revista época







.

AQUI TEM RPG SOUCHARD

.














.

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES:BÁRBARA PAZ TAMBÉM PRATICA PILATES # nº219



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.


Olha como o Pilates faz diferença! A atriz Bárbara Paz, que está no elenco da novela da Rede Globo, Amor à Vida, mantém o corpo em dia com as aulas de Pilates.

Ela disse que os exercícios ajudam não só no dia a dia: 
“A cada novo personagem você tem que ganhar uma postura diferente pra entrar em cena. Agora que eu vou viver uma estilista, estou tentando fazer com que ela seja mais elegante e meu corpo tem que condizer com isso”, explicou.


A Bárbara também percebeu que fazendo exercícios, acordamos mais dispostos, de bom humor e de bem com a vida. 

Fonte:.tudosobrepilates.com.br










.

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: VANESSA GIÁCOMO TAMBÉM PRATICA PILATES # nº218



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.

Vanessa Giácomo, que faz a personagem Aline, na nova novela da Globo, Amor à Vida usou o Pilates para recuperar a boa forma depois da gravidez.

No cinema, a atriz carioca, - que ficou conhecida nacionalmente após interpretar a meiga Zuca, em Cabocla - também está bombando na nova novela global.


Ela também brilhou no filme O Menino da Porteira, ao lado do cantor Daniel.






.

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: FRANÇOISE FORTON TAMBÉM PRATICA PILATES # nº217



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.




Ela tem 55 anos, gosta de muita salada e faz balé clássico. 
Françoise está atuando na nova novela da globo, Amor à Vida, interpretando Gigi (Gisela Borba de Andrada Lemos)


O Pilates também está dentro nessa busca pelo corpo bonito e saudável!
Fonte:tudosobrepilates.com.br







.

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: GABRIELA DUARTE TAMBÉM PRATICA PILATES #nº180


Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.

Gabriela Duarte


Aos 38 anos e mãe de uma menina e um menino, a atriz Gabriela Duarte também aposta no Pilates para manter o corpo em forma e a barriguinha sem nada fora do lugar. 

"Não tem muito segredo além da ginástica ou de qualquer exercício físico agregado com uma boa alimentação", disse.


Dividir o tempo entre o trabalho e as filhas também é uma atividade. "Eu passo muito tempo com meus filhos e faço teatro nos finais de semana. Então dá tempo de brincar, abaixar e levantar e fazer exercícios sem perceber", brincou.

A atriz está atuando na nova novela da rede Globo, Amor à Vida, interpretando a personagem: Luana Sousa Araújo
Fonte:http://beleza.terra.com.br/








.

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL EM CURITIBA

A Reeducação Postural Global (RPG)


A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapeutico revolucionário, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

É  um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:
- Problemas morfológicos
- Problemas posturais
- Lesões Articulares
- Patologias Reumáticas
- Seqüelas Neurológicas Espasticas
- Problemas Traumáticos
- Doenças Respiratórias


A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

- Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;

- Casualidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)


Globalidade
: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.
Atualmente a RPG é ministrado aos fisioterapeutas por Phillipe E. Souchard e sua equipe em 15 Países incluindo o Brasil, onde na cidade de São Paulo criou o Instituto Philippe Souchard em 1999. Já formou mais de 25.000 fisioterapeutas em várias partes do mundo. Por sua eficácia e abrangência vem ganhando notabilidade no meio cientifico o que colabora para sua consolidação.


Os tratamentos são individuais e duram cerca de 1 hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção através das Auto Posturas.







.

BARRIGA PODE SER MÁ POSTURA



Quer diminuir o volume da barriga?

 Antes de mais nada 

invista na sua postura




  • Modalidades como Pilates ajudam a corrigir vícios posturais 
Antes de agendar uma lipoaspiração ou começar uma dieta superrestritiva, considere que, talvez, a barriguinha proeminente que você exibe pode ser resultado de má postura. Isso mesmo. Às vezes, aquela saliência localizada no abdômen se forma pela maneira incorreta com que a pessoa posiciona o corpo.
Conforme explica Diego Mardegan Tricca, especialista em fisioterapia esportiva, uma junção de fatores provoca o problema. "Se a pessoa tem uma pequena gordura localizada na região, alterações nas curvaturas da coluna podem fazer com que essa adiposidade pareça muito maior. Por exemplo: a diminuição da curvatura normal da lombar dá a impressão de que a barriga é maior; já a escoliose, quer dizer, o desvio da coluna para um dos lados, faz crer que existem pneuzinhos."
A boa notícia é que podemos, sim, minimizar a impressão de que existe uma camada de pele sobrando bem ali, com reeducação postural e fortalecimento das musculaturas do corpo. "Com os exercícios certos, ocorrerá uma descompressão dos órgãos e uma reestruturação das curvaturas da coluna, distribuindo melhor o volume da barriga. Mas é essencial que se consiga identificar quanto de gordura localizada há na região. Pois, se for algo acima da normalidade, será preciso recorrer a outros tratamentos, como dieta e atividade física", explica o fisioterapeuta.


Falta de tônus




  • A má postura não origina apenas a saliência próxima ao umbigo: também afeta a saúde











O abdômen é um músculo que requer contração e fortalecimento. Quando alguém está com a postura ereta, sem perceber mantém a barriga contraída – e, dessa forma, aumenta o tônus local. Já quem posiciona o corpo de forma errônea não faz isso, o que significa que perde parte da tonicidade abdominal.
"De um modo geral, existe uma relação direta entre má postura e fraqueza da musculatura do abdômen e de todo o centro do corpo", salienta a consultora técnica de Pilates Luciana Ferreira, coordenadora e gestora do Atma Studio de Pilates e Studio Brasil Pilates, ambos em São Paulo.



O caminho para resolver a questão? Procurar um especialista em tratamento de coluna. "Só um profissional especializado poderá avaliar o problema. Se necessário, ele pedirá exames complementares, como raio X e ressonância magnética, para quantificar com exatidão a gravidade do quadro."
É importante considerar que a má postura não origina apenas a saliência próxima ao umbigo: também afeta a saúde e a qualidade de vida. "A pessoa passa a ter dores musculares ou nas articulações. Em casos mais graves, pode apresentar limitações nos movimentos e até ter sua medula comprometida", adverte Ferreira.



Pilates

A técnica de Pilates, especialmente, trabalha a reeducação postural de forma dinâmica, estimulando todas as musculaturas necessárias para que o corpo entre em equilíbrio. Além disso, proporciona maior consciência corporal.
"O Pilates dá ferramentas para que o sujeito, no dia a dia, possa se perceber como um todo, monitorando-se interna e externamente para evitar disfunções como os erros de postura", diz a especialista, acrescentando que o exercício físico adequado e bem dosado conserva e preserva a vida. "É como tomar uma dose diária de um elixir da saúde."
Fonte: uol




sábado, 25 de maio de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM RPG: SUZANA VIEIRA TAMBÉM FAZ RPG #nº1



Cada dia a RPG ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.

                                                                   Suzana Vieira


Aos 70 anos, é um exemplo de energia e bom humor. “Amo minha vida, minha saúde e meu corpinho enxuto. Estou sempre de bem com a vida”. Para manter a boa forma, Suzana confessa que faz todos os exercícios, mesmo não gostando. Esteira, bike, dança. Ela não faz Pilates, mas gostou da RPG (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL).
Fonte: http://www.tudosobrepilates.com.br







.