sábado, 31 de agosto de 2013

PILATES COM ARTE # nº4






































.

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES:MICHELLE ALVES TAMBÉM PRATICA PILATES #n°168


Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.


''Tenho uma alimentação balanceada. Tento comer apenas produtos orgânicos. Pilates e musculação fazem parte da minha rotina. Além disso, uso um óleo corporal para deixar a pele bem hidratada.'' 

 "Faço Pilates duas semanas antes dos desfiles. Já faz um efeito incrível", diz. Dá para acreditar?
Fonte: http://contigo.abril.com.br e http://moda.terra.com.br












.

sábado, 24 de agosto de 2013

NOVO CONCEITO DE POSTURA PEDE CORPO MAIS FLEXÍVEL





Numa visão simplista, cuidar da postura é endireitar as costas; numa abordagem mais sofisticada, pode ser realinhar as várias articulações do corpo.


As novas teorias apostam mais na flexibilidade do que em modelos de colocação “certa” do corpo.

“Não existe uma boa postura estática. Os estudos de ponta da ergonomia dizem que a melhor postura é aquela em que você pode se mexer, se ajeitar”, afirma a fisioterapeuta Maria Emília Mendonça.

Não quer dizer que não existam regras saudáveis de postura. “A gente tem que saber se sentar direito, ficar em pé de uma forma boa. Mas o mais interessante é ter um corpo que se modifica conforme a solicitação do momento”, diz André Trindade, psicólogo especializado em psicomotricidade.


Trocar a perseguição de uma postura ideal pelo corpo possível tira um peso das costas de muita gente. O que é ótimo tanto para o esqueleto quanto para a mente, segundo o médico e psicólogo Saulo Cardoso.


Ele segue uma linha terapêutica desenvolvida pelo norte-americano Stanley Keleman. De acordo com sua teoria da “anatomia emocional”, as áreas do cérebro ligadas às emoções tanto regulam como são reguladas pelas regiões responsáveis pelo controle motor e muscular.

A Folha não usa postura como sinônimo de atitude, mas, para muitas pessoas, esse sentido colou à palavra. A causa pode ser a percepção de que a organização corporal, as emoções e os comportamentos não andam separados.


Estados emocionais

“Postura nunca é uma coisa só física; é a forma como você se coloca diante do mundo”, diz Mendonça.

Uma pesquisa da Unifesp confirmou isso. Cerca de 30 voluntários passaram por testes padronizados para avaliar sintomas de depressão e de ansiedade. Depois, foram fotografados em pé e sentados. As posturas foram analisadas por fisioterapeutas.

Cruzando as informações, os pesquisadores descobriram que desvios corporais específicos se relacionavam consistentemente aos estados emocionais -por exemplo, cabeça projetada em quem estava ansioso, ombros elevados quando a pessoa estava mais alegre e peito fechado nos deprimidos.

“Algumas coisas podem parecer óbvias, mas poucos percebem, porque as alterações [na organização corporal] formam uma espécie de couraça muscular, que passa a ser o ‘natural’, e a pessoa fica rígida naquela postura”, diz José Roberto Leite, coordenador do departamento de psicobiologia da Unifesp, onde foi feito o estudo.

Desarmar a postura e sair da rigidez é um canal para tentar manter “a espinha ereta (ou melhor, flexível) e o coração tranquilo” -mas nem tudo é simples assim.


“Às vezes, a pessoa tenta mudar seu corpo a partir de um modelo fixo e acaba se engessando em outra postura dita como correta. Mas você tem que trabalhar a postura na mobilidade. O que a gente pode fazer é ‘entrar’ na postura, ‘sair’ da postura, entrar de novo”, diz a fisioterapeuta e professora de dança Betty Gervitz.




Na vida real, mesmo quem é do ramo não consegue ficar certinho o tempo todo.

“Conheço tudo sobre ficar bem sentada, mas, quando estava escrevendo minha tese de doutorado, acabava desabando na cadeira. Mas sabia como compensar, levantava, ativava os músculos”, conta Maria Emília, que é professora de ginástica holística.

Ficar muito tempo sentado é o grande nó postural da atualidade. “O corpo se constrói sob a ação da gravidade. Precisamos ficar em pé”, afirma Maria Emília Mendonça.

Horas em frente ao computador criam uma cascata de efeitos no corpo e na mente. Uma questão é o olhar. “Para ler na tela, fixamos o olho, e a tendência é enrijecer o pescoço”, diz Mendonça.

O olhar determina a postura. No sentido literal, porque ao olhar para frente a pessoa automaticamente alinha o pescoço e a cadeia de músculos e articulações seguintes. E no sentido figurado, porque é preciso saber se olhar para ganhar consciência corporal.

“A grande dificuldade de quem vai dançar é ter de se encarar no espelho, reconhecer suas limitações. Mas é um jeito possível e prazeroso de descobrir qual é a melhor postura para cada um”, diz Betty Gervitz.

Não precisa ser dança.Tirar a bunda da cadeira sempre é bom. “Quem fica só sentado não usa os glúteos e não tem força de reação ao solo, que transmite ao corpo as informações da força de gravidade. Isso deixa a pessoa meio anestesiada. É forte dizer isso, mas amortece a capacidade de julgamento”, acredita Mendonça.

De novo, variar posições é um segredo. Outro é lembrar que a coluna não é o eixo de sustentação. “O que nos sustenta são pernas, pélvis, glúteos”, afirma Mendonça.


Finalmente, relaxar é tão importante para a postura quanto o trabalho muscular, diz André Trindade. “A gente quer movimento, descanso e variedade. É o que o corpo e a cabeça precisam.”
Fonte: folha.uol.com.br










.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: MARIA PAULA TAMBÉM PRATICA PILATES # nº185




Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.

Maria Paula - Galeria (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)

Revela seus segredos de beleza
Realizada com os quilinhos a menos - que perdeu graças à intensificação das atividades aeróbicas, Maria Paula só não encara métodos radicais para manter a forma. 

Intervenções cirúrgicas também não estão nos seus planos. “Acordo cedo, às 7h já estou de pé e depois que levo as crianças para a escola vou malhar. 

Tenho corrido de sete a oito quilômetros durante cinco ou seis vezes na semana. Além disso, faço Pilates duas vezes por semana. 

Sua dica de beleza imbatível: "O segredo? Estar bem é ser feliz, encontrar os amigos, namorar, se divertir. A beleza vem de dentro. Sempre me senti bem comigo mesma. Quando eu era criança, me achava linda; na adolescência fui felicíssima; minha juventude foi maravilhosa e agora, que estou entrando na maturidade, continuo me achando maravilhosa! (risos).”
fonte:ego.globo.com











.

domingo, 18 de agosto de 2013

A HISTÓRIA DO MÉTODO PILATES



História do Método Pilates
                           
 O nascimento do Pilates



Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.

Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados.

Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou à Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 84 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela fez convites a alguns alunos de Joseph Pilates, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do studio na década de 50.

Muitos estudantes de Joseph e Clara Pilates abriram seus próprios studios. Ron Fletcher,(um dançarino de Martha Graham, que estudou com Joseph nos na década de 40), abriu seu studio em Los Angeles, em 1970. Clara ficou fascinada com o trabalho de Ron Fletcher e lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de “Pilates”. Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de “Pilates”.
Fonte: aliança brasileira de pilates











.







POSTURA X FISIOTERAPIA










.

sábado, 17 de agosto de 2013

A AULA DE PILATES COM BOLA

Pilates como funciona

A aula de Pilates que utiliza a bola com principal instrumento ajuda a controlar os picos de ansiedade e depressão, os quais são ocasionados pelo estresse do dia-a-dia.

O Pilates está se tornando mais do que um exercício físico e virando um exercício mental que tem como principal objetivo trabalhar a mente associado ao corpo.

Os benefícios do Pilates associado com os exercícios com bola tornam as aulas ainda mais divertidas e os resultados começam aparecer mais rapidamente e são bem mais visíveis, pois o Pilates com bola tonifica e define a musculatura do corpo, harmoniza as formas e melhora a flexibilidade.

Quais os benefícios do pilates para o corpo

Neste tipo de exercício, trabalhando com bolas, trabalha-se as camadas mais profundas da musculatura de maneira bem mais eficaz, pois a bola permite que a coluna e até mesmo os glúteos fiquem apoiados sem interferir na execução de maneira correta dos exercícios e conseqüentemente os músculos ficam ainda mais fortes.


Os exercícios são elaborados e feitos de maneira bem simples para evitar as séries com infinitas repetições, sendo este o aspecto mais simples do Pilates, pois neste tipo de exercício as repetições maçantes e chatas não existem, tornando a aula ainda mais agradável, sem aquele compromisso de ter que praticar algum tipo de exercício.

Os movimentos são contínuos, ou seja, de acordo com o grau de dificuldade de cada um, sendo gradativo, mas lembre-se que todos estes exercícios requerem muita concentração e precisão. Por conta disso, o Pilates exercita principalmente a capacidade de concentração e também de relaxamento.


A união de um exercício físico de Pilates com a bola faz com que as aulas possam ser praticadas por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, podendo ser praticada até mesmo por pessoas que estão se recuperando de alguma lesão ou até mesmo daquelas pessoas que estão em plena forma.


O Pilates de maneira geral traz benefícios para a postura, uma melhora no equilíbrio, melhora na coordenação motora, melhora da concentração, tonifica os músculos do corpo, relaxa e ainda traz para seus praticantes a satisfação e a diversão.








.