domingo, 29 de setembro de 2013

DE ONDE SURGIU A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL?

Como nasceu a RPG?



Foi prestando atenção em detalhes do corpo que o fisioterapeuta francês Philippe Souchard criou a RPG, no livro O Campo Fechado, de 1981. 


A obra é resultado de 15 anos de pesquisa em anatomia, fisiologia e biomecânica, além de diversas terapias como acupuntura, reflexologia e homeopatia. Uma das grandes mestras de Souchard foi François Mézires (precursora da antiginástica), de quem foi aluno por 15 anos. Foi ela quem criou a idéia das cadeias musculares, um dos princípios da RPG.



Quando várias pessoas dão as mãos e formam uma roda, o primeiro que se desequilibra e cai sai puxando os outros. É assim com nossos músculos: eles estão agrupados em cadeias musculares, que interferem umas nas outras. Se você torcer o tornozelo direito e começar a mancar (é só um exemplo), vai enrijecer os músculos posteriores da perna, dobrar o joelho, entortar a bacia, endurecer a coluna e elevar o ombro esquerdo. Dias depois, o incômodo do tornozelo acaba e você não manca mais, mas passa um tempo e você sente dor no ombro esquerdo. E aí? tratar o ombro não vai adiantar nada, se o problema está espalhado pelo corpo. Na RPG se começa da dor para chegar à causa: quando você alinha o ombro, descobre a deformidade na coluna, que colocada em seu devido lugar traz à tona o problema na bacia e assim vai, até chegar ao tornozelo.

Essa é a principal diferença do método em relação à fisioterapia tradicional, que trata apenas o local lesionado. E há estudos indicando que esse pequeno detalhe faz diferença. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) diz que 70% das pessoas que tinham dores lombares e foram tratadas com RPG relataram diminuição do sintoma a partir da décima sessão. Das submetidas à fisioterapia tradicional, 40% responderam o mesmo.
Fonte: http://boaforma.abril.com.br








.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: CÁSSIA KISS TAMBÉM PRATICA PILATES #n°225

Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.
Praticante de exercícios físicos desde os 15 anos, a atriz Cássia Kiss, 55, considera ter atingido seu "auge" com a prática do Pilates. Assim como já deu vida a personagens com personalidades diferentes, Cássia também já adotou vários tipos de atividades para sempre estar em movimento - fez balé, circo, alongamento e ioga -, mas para ela foi o Pilates que contribuiu para trabalhar o corpo de forma plena.



Clique na imagem abaixo 
e assista a aula de Pilates da Cassia Kiss.




"No Pilates você trabalha o corpo inteiro, ganha consciência corporal e essa consciência você leva para tudo, todas as atividades do seu dia; se vai andar de bicicleta, fazer musculação ou caminhar, você trabalha isso", explica a atriz, que já é adepta da modalidade há três anos.



Foi uma lesão na lombar que a levou a procurar a atividade física. Quando não está gravando, ela consegue ir às aulas três vezes por semana. Quando as gravações mudam sua rotina, ela tenta fazer ao menos uma vez na semana. "O Pilates é a única coisa que me deixa bem".


Com elasticidade impressionante, Cássia consegue fazer alguns movimentos sozinha, mas sempre sob o acompanhamento de um instrutor. "Cada aula é uma nova descoberta, sempre estou aprendendo - assim, no gerúndio mesmo, porque é dinâmico. Cada professor desenvolve uma coisa diferente, mas dentro do método."

A concentração e a disciplina são algumas das características que fazem Cássia alcançar o objetivo dos exercícios. É o que afirma o instrutor Marcos Costa, 35. "No Pilates você tem que focar, ter concentração. Por ela ser atriz, que trabalha isso, ela tem um ganho. Ela é muito disciplinada", conta Costa.

A atriz se considera muito exigente, tanto no trabalho como na prática de exercícios e na alimentação. 


Foto: VIU ESSA? A atriz Cássia Kiss faz #Pilates para manter a forma!

Ela já adotou vários tipos de atividades para estar em movimento - fez balé, circo, alongamento e ioga -, mas foi o Pilates que contribuiu para trabalhar o corpo de forma plena. Legal, né?

Veja o texto, do UOL Dieta e Boa Forma, em http://goo.gl/LMkhh.

Foto: Marcos Pinto/UOL


Menos radical



Sua rotina alimentar começa cedo, quando arruma o lanche de seus filhos para irem à escola. Todos comem frutas como banana, maçã e mamão picados junto com iogurte natural e granola sem açúcar. "Lá em casa não tem açúcar", frisa.



Os garotos levam um sanduíche de pão integral com queijo branco preparado pela mãe e que também acaba fazendo parte da refeição da atriz.



No almoço, há sempre arroz integral feito na panela de pedra, que vem acompanhado de agrião refogado, milho cozido, uma salada com rúcula e outras folhas verdes e peixe grelhado. Entre as refeições, ela come uma fruta ou uma gelatina feita em casa. O jantar quase sempre é um missoshiro. 








Mas Cássia também se permite, uma vez a cada dez dias, comer uma pizza com a família "Sempre com mussarela de búfala, que é mais saudável que o queijo amarelo". Ela também gosta de tomar café com chocolate na mesma regularidade e uma taça de vinho uma vez por mês.
Fonte: http://boaforma.uol.com.br






.

COMO DIMINUIR A BARRIGA? INVISTA EM POSTURA

  • Modalidades como Pilates ajudam a 
    corrigir vícios posturais    
    inclusive corrige os vícios
    que fazem a barriga 
    parecer maior do que é
Antes de agendar uma lipoaspiração ou começar uma dieta super restritiva, considere que, talvez, a barriguinha proeminente que você exibe pode ser resultado de má postura. Isso mesmo. Às vezes, aquela saliência localizada no abdômen se forma pela maneira incorreta com que a pessoa posiciona o corpo.
Conforme explica Diego Mardegan Tricca, especialista em fisioterapia esportiva, uma junção de fatores provoca o problema. "Se a pessoa tem uma pequena gordura localizada na região, alterações nas curvaturas da coluna podem fazer com que essa adiposidade pareça muito maior. Por exemplo: a diminuição da curvatura normal da lombar dá a impressão de que a barriga é maior; já a escoliose, quer dizer, o desvio da coluna para um dos lados, faz crer que existem pneuzinhos."
A boa notícia é que podemos, sim, minimizar a impressão de que existe uma camada de pele sobrando bem ali, com reeducação postural e fortalecimento das musculaturas do corpo. "Com os exercícios certos, ocorrerá uma descompressão dos órgãos e uma reestruturação das curvaturas da coluna, distribuindo melhor o volume da barriga. Mas é essencial que se consiga identificar quanto de gordura localizada há na região. Pois, se for algo acima da normalidade, será preciso recorrer a outros tratamentos, como dieta e atividade física", explica o fisioterapeuta.



Falta de tônus

O abdômen é um músculo que requer contração e fortalecimento. Quando alguém está com a postura ereta, sem perceber mantém a barriga contraída – e, dessa forma, aumenta o tônus local. Já quem posiciona o corpo de forma errônea não faz isso, o que significa que perde parte da tonicidade abdominal.
"De um modo geral, existe uma relação direta entre má postura e fraqueza da musculatura do abdômen e de todo o centro do corpo", salienta a consultora técnica de pilates Luciana Ferreira, coordenadora e gestora do Atma Studio de Pilates e Studio Brasil Pilates, ambos em São Paulo.
O caminho para resolver a questão? Procurar um especialista em tratamento de coluna. "Só um profissional especializado poderá avaliar o problema. Se necessário, ele pedirá exames complementares, como raio X e ressonância magnética, para quantificar com exatidão a gravidade do quadro."
É importante considerar que a má postura não origina apenas a saliência próxima ao umbigo: também afeta a saúde e a qualidade de vida. "A pessoa passa a ter dores musculares ou nas articulações. Em casos mais graves, pode apresentar limitações nos movimentos e até ter sua medula comprometida", adverte Ferreira.


Pilates

A técnica de Pilates, especialmente, trabalha a reeducação postural de forma dinâmica, estimulando todas as musculaturas necessárias para que o corpo entre em equilíbrio. Além disso, proporciona maior consciência corporal.
"[O Pilates] dá ferramentas para que o sujeito, no dia a dia, possa se perceber como um todo, monitorando-se interna e externamente para evitar disfunções como os erros de postura", acrescentando que o exercício físico adequado e bem dosado conserva e preserva a vida. "É como tomar uma dose diária de um elixir da saúde."
Fonte:http://boaforma.uol.com.br






.

sábado, 21 de setembro de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: GIOVANNA ANTONELLI TAMBÉM PRATICA PILATES #n°16



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.






A atriz Giovanna Antonelli, exibe um corpo escultural .

Qual é o segredo da morena?

Muita malhação à base de boxe e Pilates. 



Foto: A atriz Giovanna Antonelli também é pilateira, ein? :)

Foto: Reprodução / Instagram



Giovanna conta que foi a atriz Claudia Raia quem a aconselhou a praticar aulas de boxe. Ela gostou tanto que até montou um ringue em sua casa.

Todos os dias, ela também recebe uma professora de pilates. "Eu tinha dores na coluna e percebi que esse tipo de exercício melhorou minha postura. Agora, sinto falta quando não faço aula", finaliza. 










veja
MARCOS PALMEIRA também pratica Pilates








.

FAMOSOS QUE FAZEM RPG: SUZANA VIEIRA TAMBÉM FAZ RPG #nº1



Cada dia a RPG ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.

                                                                   Suzana Vieira


Aos 71 anos, é um exemplo de energia e bom humor. “Amo minha vida, minha saúde e meu corpinho enxuto. Estou sempre de bem com a vida”. Para manter a boa forma, Suzana confessa que faz todos os exercícios, mesmo não gostando. Esteira, bike, dança. Ela não faz Pilates, mas gostou da RPG (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL).
Fonte: http://www.tudosobrepilates.com.br










.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

AZEITE DE OLIVA CONTRA A OSTEOPOROSE


Guarde bem este nome: oleuropeína.
A substância, encontrada no azeite de oliva extravirgem, é a nova arma da nutrição para evitar e combater a osteoporose, doença que acelera a perda de massa óssea.

O cálcio que se cuide, porque seu posto solitário de melhor companheiro do esqueleto anda ameaçado.

Calma, o mineral não vai perder seu lugar de destaque como protetor dos ossos - muito longe disso. A questão é que a ciência descobre fortes concorrentes para dividir com ele essa prestigiada posição. É o caso da oleuropeína, presente no azeite de oliva.

Um estudo da Universidade de Córdoba, na Espanha, revela que esse tipo de polifenol aumenta a quantidade de osteoblastos, células que fabricam osso novinho em folha. Consumi-la , portanto, traria imensas vantagens para manter o arcabouço do corpo em pé ao longo da vida.

"O tecido ósseo é dinâmico, destruído e construído constantemente",
explica o geriatra Rodrigo Buksman, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, em Brasília.


Os osteoblastos ajudam justamente a realizar a reconstrução. É como se fossem a massa corrida colocada na parede para tapar os furos que aparecem com o tempo. Sem essas células, os buracos ficam maiores, os ossos se enfraquecem e cresce o risco de fraturas.


O envelhecimento e a menopausa provocam uma queda na concentração de osteoblastos no organismo. Daí a importância da reposição desses construtores, que recebem um belo reforço com a inclusão do azeite de oliva extravirgem no dia a dia, a melhor fonte de oleuropeína.

"Aos 30 anos nosso corpo atinge a quantidade máxima de massa óssea e, a partir daí, começa a perdê-la", nota o ortopedista Gerson Bauer, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Por isso é que se diz que a prevenção da osteoporose se inicia muito antes da maturidade. "Essa doença se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea, o que torna os ossos mais frágeis e propensos às fraturas", arremata a nutricionista Clarisse Zanette, mestre em ciências médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Com o azeite, no mínimo, esse processo destrutivo demora mais tempo para ocorrer. E, se alguém quiser substituir sua fonte de oleuropeína de vez em quando, saiba que existe mais uma opção. "A substância também é fornecida pela azeitona, de onde o óleo é extraído", diz Clarisse.


Não são apenas os ossos que se deliciam quando saboreamos um prato regado a azeite. O coração também se beneficia, porque suas veias e artérias ficam livres de entraves. "A gordura monoinsaturada, principal constituinte do óleo, interfere nos receptores do fígado que captam o colesterol circulante", explica o cardiologista Daniel
Magnoni, do Hospital do Coração, em São Paulo. "Assim, há uma redução nas taxas da sua versão ruim, bem como de sua quantidade total."



Já os compostos fenólicos do azeite diminuem a oxidação do colesterol, processo crucial para a formação das placas que obstruem as artérias e causam as doenças cardiovasculares. "Esse poder se deve à sua intensa atividade antioxidante", justifica a cardiologista Paula Spirito, do Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro. "Esses compostos impedem que os radicais livres - moléculas que provocam danos às células - oxidem o colesterol e contribuam com o aparecimento de placas nos vasos.



" A circunferência abdominal é outra que agradece o consumo do azeite. É que o alimento ajuda a evitar a inflamação de uma área do cérebro chamada hipotálamo. A inflamação é provocada por dietas ricas em gorduras saturadas, presentes nas carnes e nos produtos de origem animal. Como o hipotálamo é o órgão responsável pelo controle da fome e do gasto energético, não é um exagero dizer que o óleo de oliva auxilia a manter a harmonia na massa cinzenta e, assim, a afastar os quilos a mais. Além disso, ele acelera a produção de um hormônio chamado GLP 1, que age no cérebro aumentando a saciedade e reduzindo o apetite.

A oleuropeína - voltamos a falar dela - tem participação no pelotão antiinflamatório. "Esse polifenol tem propriedades antioxidantes significativas, inibe a agregação de plaquetas e reduz a formação de moléculas inflamatórias em todo o corpo", afirma a nutricionista Mércia Mattos, da Faculdade de Medicina de Marília, no interior paulista.

Tantas propriedades se refletiriam em um menor risco de uma porção de males, entre eles infartos e derrames. Por falar em proteção, vale destacar, ainda, que esse antioxidante também resguarda as mitocôndrias, estruturas dentro das células responsáveis pela obtenção de energia - dessa forma, fica mais difícil uma célula se aposentar antes da hora.

Quando regamos o prato com azeite extravirgem, porém, não ganhamos apenas boas doses de oleuropeína. O tempero é uma ótima fonte de vitamina E. "Esse nutriente retarda o envelhecimento das células, diminuindo o risco de tumores e doenças do coração", aponta a nutricionista Soraia Abuchaim, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio Grande do Sul. O melhor é que, para desfrutar de tudo isso, bastam 2 colheres por dia. Mas tem que ser do tipo extravirgem, que concentra maiores teores da substância.


De preferência, use-o em saladas e ao finalizar pratos quentes - o azeite não gosta de calor e, se for lançado ao fogo, perde grande parte de suas qualidades. E só o sabor, nesse caso, não basta, certo?
Fonte: revistasaúde








.