sábado, 29 de março de 2014

PILATES COM SUPERAÇÃO n º1


Oficial John Kremer, veterano de guerra,

teve as pernas amputadas por ferimento,

fazendo Pilates no Hospital Naval de San Diego. 

Exemplo de superação !!!!!!!!!










.

quinta-feira, 27 de março de 2014

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: KOBE BRYANT TAMBÉM PRATICA PILATES #nº221





Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.




                                                                     Kobe Bryant




Um momento da aula de Kobe Bryant, jogador de basquetebol dos Estados Unidos. Atua como ala-armador no Los Angeles Lakers.






.


sábado, 22 de março de 2014

SEIOS GRANDES E PILATES

PILATES AUXILIA POSTURA PARA MULHERES COM SEIOS GRANDES


Muitas mulheres sentem dores nas costas, mas não descobrem o porquê. Algumas já foram a médicos, mas os exames não constataram nenhuma alteração e nenhum problema com relação à musculatura ou à coluna vertebral. Independente da causa, seios grandes podem resultar em uma postura inadequada, tudo para suportar o seu peso.

O volume extra pode, sim, causar dores nas costas, embora muitos achem que se trata de um mito. A característica tanto pode ser genética quanto ocasionada pela gravidez, por exemplo.


Em casos extremos, é sugerida uma cirurgia para a diminuição das mamas. Mas, para que isso aconteça, é preciso passar por um acompanhamento minucioso com um médico especialista, para avaliar se isso é realmente necessário.


Embora exista essa saída, o melhor é fazer um acompanhamento específico, pois nem sempre a mesma solução é aplicada a todas as mulheres.


Siga algumas dicas para se manter confortável em sua rotina diária:
•    Use sutiãs grandes e fortes;
•    Escolha roupas que possam suportar o peso sem que você tente compensar adotando posturas erradas;
•    Verifique se há alças anatômicas no estilo nadador, ideal para incentivar uma boa postura.



É preciso buscar a ajuda de um profissional antes que problemas de coluna mais graves se instalem. Além disso, a prática de atividades físicas, como o Pilates, também pode ajudar, pois trabalha muito a postura do praticante, aliviando dores e tensões. 

A proposta do Pilates está pautada em atingir a plena saúde física, mental e espiritual através do exercício consciente. Ele usa do peso do próprio corpo e cargas moderadas para atingir o equilíbrio, o fortalecimento e o alongamento de toda a musculatura, sem sobrepeso nas articulações e sem exaustão. Tudo na medida certa para promover o desenvolvimento total das capacidades físicas.
Fonte:http://revistapilates.com.br/







.

domingo, 9 de março de 2014

ESPONDILOSE CERVICAL - RPG - CURITBA





















A espondilose cervical é definida com um conjunto de alterações resultantes da artrose da coluna cervical.


Com o passar dos anos, os discos intervertebrais da região cervical perdem água, levando a redução de elasticidade dos mesmos. Quando há uma insuficiente nutrição dos discos, ocorre perda dos elementos que o formam, com consequente diminuição da altura e da sua resistência aos choques decorrentes do simples movimento ou de traumas, tornando-os mais propensos a rupturas e degeneração. 

Por conseguinte a estas reações discais, ocorrem reações das vértebras adjacentes, levando à formação de osteófitos (bicos-de-papagaio), que tendem a fundir as vértebras. O somatório desses acontecimentos pode levar à redução do canal vertebral, no qual está contida a medula espinhal.

Existem diversas causas para a espondilose cervical. Pequenos traumatismos copiosos favorecem o aparecimento de lesões nos discos intervertebrais, sendo que algumas profissões aumentam esse risco. Outro fator de grande importância é o tabagismo, pois este altera a microcirculação sanguínea, levando à consequente prejuízo da nutrição dos discos. O conjunto de alterações nas vertebras e discos cervicais leva à compressão da medula e raízes espinhais.

As manifestações clínicas compreendem dor cervical e limitação dos movimentos da região cervical. Em algumas pessoas, o estreitamento do canal medular pode levar à compressão nervosa. A radiculopatia é a compressão de uma raiz nervosa, que se caracteriza por dor que irradia do pescoço para a escápula e para um dos braços, associada à sensação de formigamento ou de dormência dos mesmos.

Para as dores cervicais a RPG (Reeducação Postural Global) tem abordagem específica normalizando o eixo de gravidade e a função muscular dessa região.


Para melhorar o quadro de toda essa sintomatologia cervical se faz necessário uma reeducação postural adequada. Visando tratar a causa da dor e os sintomas, a RPG promove alongamento das cadeias musculares encurtadas, descompressão muscular e articular com as trações da cervical, de forma a reequilibrar um segmento corporal com o restante do corpo. Tratando o problema de forma global os resultados serão duradouros e em muitos casos definitivos e não paliativos








.


sábado, 8 de março de 2014

QUAL O PROBLEMA DO AR CONDICIONADO?


Ar condicionado faz mal?




Depende. 






Conheça a lista de cuidados necessários para se refrescar
durante a estação mais quente do ano com a saúde intacta



Primeiro, um esclarecimento: o ar-condicionado, em si, não é um vilão para o corpo. Sem dúvida, a engenhoca dá uma baita ajuda para driblar o calor excessivo do verão. "O problema é que, para diminuir a temperatura, ele suga o ar do ambiente e retira umidade. E a umidade baixa causa uma série de incômodos", explica o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, do Instituto do Coração, em São Paulo. "O ideal é, ao ligar o aparelho, aumentar a oferta de água no cômodo, o que não acontece na maioria das vezes", completa. Com o ar seco, as vias aéreas ficam prejudicadas e irritadas (veja no quadro à direita como a queda na umidade relativa do ar afeta o organismo). Para ficar confortável, a umidade do ar deve permanecer entre 50 e 60%. 


Fora a secura, a boa conservação desse eletrodoméstico é importante para garantir que uma outra dor de cabeça não chegue junto com aquela sensação geladinha. É que, sem limpeza regular, o filtro acumula partículas de poluentes, além de fungos e bactérias. "Com o tempo, a qualidade do ar interno chega a ficar pior do que a da rua", alerta Santos. Em escritórios, por exemplo, a pouca manutenção do equipamento contribui para a proliferação de vírus como o da gripe, já que a transmissão se intensifica em ambientes fechados. "É a chamada síndrome do edifício doente, quando infecções respiratórias são propagadas entre colegas de trabalho por causa do ar contaminado", explica o alergologista João Negreiros Tebyriçá, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. 

Por falar em alergia, quem sofre com ela, aliás, precisa ficar mais atento aos efeitos de tanta refrescância na atmosfera. Além dos senões da umidade e da manutenção, o choque térmico de transitar do calorão para o local climatizado costuma desencadear uma crise em quem sofre com rinite, bronquite e outras ites. Quando o nível do termômetro despenca, um mecanismo conhecido como reflexo colinérgico é acionado na gente como uma espécie de reação de defesa. Essa resposta ao frio repentino provoca espirros, congestão nasal e tosse. 


"Os alérgicos apresentam uma sensibilidade maior no nariz e nos brônquios mesmo quando a mudança não é tão brusca. Some-se isso à baixa umidade e os ataques aparecem", expõe Tebyriçá. Não ficar prostrado na frente da saída de ar já ameniza a situação. Outras medidas bem fáceis de adotar possibilitam que você alivie o suadouro sem que nenhuma encrenca dê as caras. 

Contra a seca repentina instalada nos cômodos refrigerados, o segredo é hidratar-se e proteger-se contra o frio (veja mais detalhes no quadro à direita). E, se você dorme com o ar ligado, melhor maneirar. "Se ele funciona durante várias horas, a recomendação é não deixar a temperatura muito baixa para que as mucosas não ressequem ainda mais", orienta o alergologista Gustavo Graudenz, da Universidade Nove de Julho, na capital paulista. Uma estratégia eficaz é umedecer o nariz com soro fisiológico antes de cair na cama e deixar um copo d’água por perto para bebericar entre os intervalos do sono. 

Ao acordar, abra as janelas. Afinal, é indispensável que os espaços da casa estejam sempre arejados, não importa quão limpo o filtro do ar-condicionado esteja. "Deixar a janela escancarada traz ventilação natural e aumenta a renovação do ar do ambiente", conta Graudenz. E isso também é válido para o carro e, se for possível, no escritório, ainda que por pouco tempo. 

Além de todos esses cuidados, acertar na compra é outra atitude que faz toda a diferença. Na hora de escolher, observe a quantidade de BTU/h do equipamento. "Essa unidade de medida representa a quantidade de troca de calor realizada pelo aparelho no intervalo de uma hora", decifra Renata Leão, gerente da Engenharia de Serviços da Whirpool Latin America, fabricante das marcas Brastemp e Consul. Quanto maiores os BTUs, maior a potência do condicionador de ar. Mas é preciso ajustar essa força de acordo com o tamanho do local e o número de pessoas que circulam por lá. 

Por último, não se esqueça de reparar no total de energia consumida pela máquina e se a limpeza dela é fácil. "Higienizar corretamente não é essencial só para a saúde, mas para que o sistema de refrigeração funcione bem, diminuindo o gasto energético", explica o ambientalista Jorge Colaço, da empresa Recigases, no Rio de Janeiro. A conta de luz diminui, o planeta agradece e seu corpo, agora refrescado, também. 


Até os pets

Animais domésticos também são afetados pelo ar seco demais. Os bichos apresentam quase todos os males respiratórios que nós temos, como rinite, bronquite, asma e até gripe. Não deixe o pet exposto por um período prolongado ao frio muito intenso e fique de olho nas variações bruscas de temperatura. Tosse, espirros e desânimo são sinais de que algo vai mal. 



Não esqueça o ar do carro

O aparelho dos veículos requer uma série de atenções especiais. O filtro precisa ser trocado em média a cada seis meses se você mora em grandes centros urbanos ou perto de zonas industriais. Caso a cidade seja pequena, a reposição pode ser anual. Não fique com as janelas fechadas por longos períodos - uma fresta aberta é sempre bem-vinda para renovar o ar. 
Fonte:saude.abril.com.br
por Chloé Pinheiro | design Vanessa Kinoshita e Laura Salaberry







.

quarta-feira, 5 de março de 2014

RPG EM CURITIBA


A Fisioterapia Quintana oferece a seus clientes atendimento em RPG, Pilates e Fisioterapia em Geriatria. A Fisioterapia Quintana tem proporcionado bem estar físico e mental através de práticas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência.



Missão
Nossa missão é preservar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, a partir de um atendimento profissional, ético, humano e personalizado.


Descrição
A Fisioterapia Quintana se propõe a oferecer conforto, respeito e agilidade nos tratamentos e a nossa maior preocupação é com a Saúde e o Bem-Estar dos nossos pacientes.

A Fisioterapia Quintana vem desenvolvendo um trabalho sério e dedicado, sempre mantendo a confiança e a satisfação de seus clientes.


Localizada há vários anos no Centro Médico Biocentro em Curitiba, no bairro do Champagnat.

Para informações, dúvidas ou sugestões entre em contato :

e-mail: fisioquintana@gmail.com

Telefones: (41) 30224003 ou (41) 99777882










.

domingo, 2 de março de 2014

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: PARIS HILTON TAMBÉM PRATICA PILATES # nº208







Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação. 



Paris Hilton faz Pilates com o namorado (Foto: Reprodução/Instagram)



Outra figurinha carimbada no Pilates é Paris Hilton. Ela postou uma foto da aula com o namorado, River Viiperi, no Instagram.


"Incrível a sessão de hoje com River Viiperi em @PilatesPlusLA", escreveu Paris na legenda.




Ela mantém uma boa forma incontestável, mas garante que não deixa de fora de sua alimentação uma suculenta e gordurosa fast food. Paris Hilton contou um pouco sobre os seus hábitos de alimentação e exercícios físicos à revista Britain’s Ok!, que teve trechos reproduzidos pelo site Belfast Telegraph.



Quando questionada se há muita pressão da mídia para que sempre apareça magra, ela rebateu: “não em mim”. “Eu tento comer de forma saudável, mas adoro fastfood”, completou.



No entanto, um dos seus segredos são as aulas de Pilates, que ela diz ser adepta e fã. “Se eu estou na cidade,eu faço cinco vezes por semana com um treinador. Se estou viajando, malho na academia do hotel ou vou nadar”, afirmou.


Atualmente, Paris namora o modelo River Viiperi, que é 11 anos mais novo do que ela. 
Fonte: http://beleza.terra.com.br/ e tudosobrepilates.com.br 









A SOCIALITE AMERICANA CHEGOU À FLORIPA NA TARDE DO DIA 27 FEV. DE 2014 E CAUSOU TUMULTO NO AEROPORTO HERCÍLIO LUZ.





CLIQUE NA FOTO E VEJA O TUMULTO NA CHEGADA DE PARIS HILTON EM FLORIANÓPOLIS:
















.

PILATES COM ARTE # nº10










.

sábado, 1 de março de 2014

O MITO DA LABIRINTITE

    
1- O mito da labirintite.
         












O aparelho labiríntico corresponde a um órgão que fica bem perto da orelha interna e é um dos principais responsáveis pelo nosso senso de equilíbrio. Labirintite é o nome que se dá a uma inflamação (ou irritação) do aparelho labiríntico. Quando alguém está tonto, quase sempre é por conta de um mau funcionamento do aparelho labiríntico, ou seja, uma labirintite.


O diagnóstico de "labirintite", no entanto, é um dos maiores engodos da medicina moderna.


Isso porque o médico que faz o diagnóstico de "labirintite" está praticamente devolvendo ao paciente a sua queixa (tontura) com outro nome. Labirintite (ou síndrome labiríntica) não é um diagnóstico final. Significa simplesmente dizer que a pessoa está tonta. É preciso, isso sim, investigar uma causa para essa tontura (labirintite) e tentar então atuar sobre ela.



Muito menos o uso de depressores labirínticos, como cinarizina (Stugeron) ou flunarizina (Vertix) são um tratamento. Estas medicações estão para a labirintite como a Dipirona (Novalgina) está para dor. Elas são medicações sintomáticas, ou seja, tendem a controlar (diminuir) a tontura sem agir sobre a causa, assim como a dipirona controla (diminui) a dor independente do que a causou.



Então por que é tão frequente uma pessoa tonta ir a uma emergência, receber o diagnóstico de labirintite e então ser tratada com uma dessas medicações?



Simples. Porque na maioria das vezes (cerca de metade dos casos) não conseguimos descobrir uma causa para a labirintite, mesmo depois de investigar. De modo que ao invés de dizer ao paciente "você está tonto e eu, mesmo investigando, tenho grandes chances de continuar sem descobrir porquê", preferimos dizer "você está com labirintite, tome aqui essa medicação que você deve ficar bom. E se a tontura voltar, bem labirintite é assim mesmo, não tem cura...".



Mas é óbvio que este não é um motivo aceitável para não se investigar e tentar encontrar uma causa. Até porque, em quase todas as causas de labirintites recorrentes (aquelas nas quais o paciente tem mais de uma crise ao longo da vida) podemos identificar uma causa e estabelecer um tratamento mais específico.



2- O mito do exame do labirinto.



"Estava tonta, fiz o exame do labirinto e confirmou labirintite".



Este é outro mito. O exame do labirinto, aquele em que se joga água ou ar quente e frio no ouvido do paciente, chamado de Vectoeletronistagmografia (VENG)não "diagnostica" labirintite, até porque, como já explicamos, labirintite não é um diagnóstico. Tampouco é um exame capaz de identificar com exatidão a causa da labirintite. Ele pode, no máximo, sugerir uma possível causa para aquela labirintite, apontar um caminho, mas está longe de ser incisivo, definitivo em seu resultado.



Aliás, um resultado normal no teste do labirinto não exclui labirintite. Trata-se, portanto, de um exame bastante limitado, que pode até ajudar quando considerado em conjunto com outros dados da investigação, mas não de forma isolada. Na prática, é um exame superdimensionado. Não é errado pedi-lo ou fazê-lo, em absoluto, mas é preciso ter expectativas realistas quanto ao que ele pode oferecer de resultado.
Fonte: .otorrinobrasilia.com/.












.

LABIRINTITE E PILATES

Labirintite
Não praticar exercícios significa não estimular o labirinto, parte do corpo que contribui para o nosso equilíbrio. E já que ele precisa ser estimulado constantemente, o sedentário não o faz, aumentando a chance da labirintite desenvolver-se.

A labirintite tem como principais sintomas: tontura rotatória ou vertigens, ânsia de vômito, sudorese, alterações gastrointestinais, desequilíbrio, perda de audição, entre outros.

Caso esteja sentindo algum dos sintomas acima, procure um médico para avaliação e detecção da causa.




O método Pilates é benéfico para o tratamento da labirintite, pois o fortalecimento dos tornozelos e quadris, paralelo ao trabalho de equilíbrio e proprioceptivos podem ajudá-lo a manter-se equilibrado até que sua inflamação do ouvido interno recue.

O componente de conexão mente-corpo com a prática do Pilates aumenta o seu bem-estar, especialmente importante se você está lidando com depressão e estresse, bem como os efeitos físicos da doença.Os exercícios de equilíbrio que exigem que você caminhe em linha reta, em uma perna o seu sistema vestibular compensar suas deficiências.

Outros fatores importantes para o equilíbrio. O interior do ouvido não é a única fonte de informações para ajudá-lo equilíbrio. 

Você também recebe informações:

• Dos olhos – você pode ver o caminho fazer o movimento e escolher em que direção ir.

• Das solas de seus pés (se você estiver em pé) ou das pernas (se você estiver sentado). Você pode sentir onde você está.

• De todas as suas articulações e músculos – inclusive as articulações do pescoço, costas, pernas, pés, braços e mãos – têm órgãos dos sentidos neles que enviam sinais dos nervos e da coluna, dizendo ao cérebro que posição está dentro. Você não precisa olhar para ver se seus braços estão estendidos ou ao seu lado – eles dizem onde estão. Esta posição de senso é conhecida como propriocepção. Propriocepção é reduzida em várias condições médicas, incluindo artrite e diabetes.

Se há uma abundância de informações provenientes dos olhos, pele e articulações, você realmente não precisa confiar em informações do ouvido interno para ajudar você a equilibrar.

Se a informação proveniente de outras fontes é reduzida, perdido ou confuso – por exemplo, no escuro, em terreno macio ou irregular – o cérebro precisa confiar mais nas informações provenientes do ouvido interno.

É por isso que o seu saldo será pior no escuro, em terreno macio ou irregular, se você tiver um problema com o ouvido interno.

Então é ai que entra os benefícios do Pilates no tratamento da labirintite com:

Exercícios proprioceptivos;
Exercícios de equilíbrio;
Exercícios de coordenação motora;
Exercícios de força e flexibilidade;
Exercícios de relaxamento.


Durante a crise vá para um lugar ventilado e não se deite. Fique sentada, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede. Assim que a tontura melhorar, procure um médico. E lembre-se: labirintite não causa desmaios.

A doença é de difícil controle, ainda assim é possível viver sem tontura. Com o tratamento adequado o médico especialista (otorrinolaringologista) tem condições de melhorar muito seus sintomas, obtendo a cura clínica da doença.
Fonte: Daniela Costa








.

PILATES COM DESAFIO nº15