sábado, 26 de abril de 2014

FRASES DE JOSEPH PILATES n°13





                     "Respeite seu próprio ritmo."                                                                                                                                    J. Pilates










.

sábado, 19 de abril de 2014

RPG SOUCHARD - CURITIBA


   FISIOTERAPIA QUINTANA 
(41) 99777882







.







.

PILATES: TÉCNICA OU FILOSOFIA DE VIDA?


A prática do Pilates não se restringe apenas a um bom condicionamento físico. Serve para tratar pacientes com problemas de coluna, joelho, hérnia de disco, entre outros.

Divididos em dois ambientes, o mat pilates e o pilates com aparelhos, os usuários ou pacientes têm a oportunidade de exercitar o corpo com controle, concentração e equilíbrio.

Os usuários trabalham os exercícios com o uso de bolas, rolos, caneleiras, halteres e círculo. Já no ambiente com aparelhos, muitas são as opções, como o trapézio - cadillac (espécie de cama adaptada para os exercícios), cadeira (baseada numa cadeira de rodas, só que com pedais), reformer (carrinho), barril e o wall.

“Ele ( J.Pilates) usava as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificação dos músculos dos pacientes, mesmo antes de eles poderem se levantar, criando os aparelhos que são utilizados até hoje”.





Benefícios 

Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.

Esses benefícios ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão, proporcionando inclusive alívio de dores crônicas. Ou seja, o método Pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna.

Ele fortalece, alonga e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajuda assim a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

O método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomielites, apoplexia, pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.

Curiosidade 

Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.
Fonte:revistapilates.com.br








.

LABIRINTITE E PILATES


O método Pilates  é benéfico para o tratamento da labirintite, pois o fortalecimento dos tornozelos e quadris, paralelo ao trabalho de equilíbrio e proprioceptivos podem ajudá-lo a manter-se equilibrado até que sua inflamação do ouvido interno recue.

O componente de conexão mente-corpo com a prática do Pilates aumenta o seu bem-estar, especialmente importante se você está lidando com depressão e estresse, bem como os efeitos físicos da doença. Os exercícios de equilíbrio que exigem que você caminhe em linha reta, em uma perna fazemcom que  o seu sistema vestibular compense suas deficiências.

Outros fatores importantes para o equilíbrio. O interior do ouvido não é a única fonte de informações para ajudá-lo no equilíbrio. Você também recebe informações:

• Dos olhos – você pode ver o caminho fazer o movimento e escolher em que direção ir.

• As solas de seus pés (se você estiver em pé) ou as pernas (se você estiver sentado).
Você pode sentir onde você está.

• Todas as suas articulações e músculos – inclusive as articulações do pescoço, costas, pernas, pés, braços e mãos – têm órgãos dos sentidos neles que enviam sinais dos nervos e da coluna, dizendo ao cérebro que posição está dentro. Você não precisa olhar para ver se seus braços estão estendidos ou ao seu lado – eles dizem onde estão. Esta posição de senso é conhecida como propriocepção.

A Propriocepção é reduzida em várias condições médicas, incluindo artrite e diabetes.

Se há uma abundância de informações provenientes dos olhos, pele e articulações, você realmente não precisa confiar em informações do ouvido interno para ajudar você a equilibrar.

Se a informação proveniente de outras fontes é reduzida, perdido ou confuso – por exemplo, no escuro, em terreno macio ou irregular – o cérebro precisa confiar mais nas informações provenientes do ouvido interno.

É por isso que o seu saldo será pior no escuro, em terreno macio ou irregular, se você tiver um problema com o ouvido interno.

Então é ai que entra os benefícios do Pilates no tratamento da labirintite com:

Exercícios proprioceptivos;
Exercícios de equilíbrio;
Exercícios de coordenação motora;
Exercícios de força e flexibilidade;
Exercícios de relaxamento.

Durante a crise vá para um lugar ventilado e não se deite. Fique sentada, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede. Assim que a tontura melhorar, procure um médico. E lembre-se: labirintite não causa desmaios.

A doença é de difícil controle, ainda assim é possível viver sem tontura. Com o tratamento adequado o médico especialista (otorrinolaringologista) tem condições de melhorar muito seus sintomas, obtendo a cura clínica da doença. 
Fonte:  Pilates D Costa








.

domingo, 13 de abril de 2014

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: DÉBORA NASCIMENTO TAMBÉM PRATICA PILATES # n º173


Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.





Débora Nascimento, no programa da GNT Superbonita. Em entrevista para Luana Piovani, que comanda a atração, ela contou o que faz para valorizar sua beleza e assumiu que até os 14 anos, quando iniciou a carreira de modelo, queria ter os fios lisos. “Demorei a me sentir bonita, não gostava do meu cabelo. Hoje, amo os meus cachos. Sou completamente feliz, e não seria eu sem eles”. 


Sobre a pele, a atriz disse que aplica água termal e protetor solar, diariamente. "Hidratação e proteção são fundamentais para uma pela saudável”. 

Para manter o corpo em forma, ela disse que corre, faz Pilates, já lutou boxe, fez kitesurf e, em breve, entrará para o balé. 
Fonte: http://noticiasdatvbrasil.wordpress.com









.

sábado, 5 de abril de 2014

RPG EM CURITIBA


A Fisioterapia Quintana oferece a seus clientes atendimento em RPG, Pilates e Fisioterapia em Geriatria. A Fisioterapia Quintana tem proporcionado bem estar físico e mental através de práticas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência.



Missão
Nossa missão é preservar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, a partir de um atendimento profissional, ético, humano e personalizado.


Descrição
A Fisioterapia Quintana se propõe a oferecer conforto, respeito e agilidade nos tratamentos e a nossa maior preocupação é com a Saúde e o Bem-Estar dos nossos pacientes.

A Fisioterapia Quintana vem desenvolvendo um trabalho sério e dedicado, sempre mantendo a confiança e a satisfação de seus clientes.

Localizada há vários anos no Centro Médico Biocentro em Curitiba, no bairro do Champagnat.

Para informações, dúvidas ou sugestões entre em contato :

e-mail: fisioquintana@gmail.com

Telefones: (41) 30224003 ou (41) 99777882











.

FRASES DE JOSEPH PILATES n°10









.









.

PILATES E CICLISTAS

 Exercícios ajudam a prevenir lesões

Como a maioria dos esportes, o ciclismo apresenta alto risco de lesões, sendo o estresse repetitivo a mais comum. O estresse repetitivo, em determinados grupos musculares, acentua o desenvolvimento desigual da musculatura.

Para ajudar a enfrentar essa situação, o Pilates oferece exercícios com ênfase na força, equilíbrio global e flexibilidade dos ciclistas. Os exercícios de Pilates são direcionados para desenvolver força na musculatura profunda do abdome e coluna vertebral, retirando a pressão da musculatura superficial, promovendo sua utilização mais equilibrada e eficiente.

A chave do Pilates para ciclistas é que cada movimento exige alinhamento da pelve, o que requer movimentos sutis do tronco associados à respiração. Os músculos mais importantes para o ciclismo e que devem ser trabalhados no Pilates são o transverso abdominal, reto abdominal, oblíquos internos e externos e eretores da coluna, conhecidos como “core” ou “powerhouse”.
















.