segunda-feira, 27 de abril de 2015

COMO MELHORAR A POSTURA???


É muito comum ouvirmos de nossos pais, amigos e professores que nossa postura está péssima.  Quando o assunto é postura já pensamos em posicionar os ombros para trás, coluna ereta, cabeça erguida, barriga murcha,  olhar para frente,quadril encaixado,  mas será que esta é a maneira correta de se posicionar ? Então qual é a postura ideal ?


Hoje sabemos que não  existe uma postura perfeita e sim uma postura próxima do normal. O próximo do normal é uma postura tranquila sem esforço e deve ser realizada com o ombros relaxados e em  hipótese nenhuma posicionado para trás. A cabeça deve estar em alto crescimento, sempre para o alto com se tivesse um fiozinho puxando para cima.  O seu abdome deve estar levemente sugado para dentro, como se estivesse colocando seu umbigo em direção as costas. O seu bumbum deve estar relaxado e o quadril só pode estar encaixado para dentro em determinadas situações.




Podemos definir postura como um conjunto de estruturas músculos esqueléticas que estão organizadas em cadeias musculares e articulares. Para que o corpo humano funcione totalmente equilibrado, há uma necessidade que suas estruturas ósseas, músculos e ligamentos, trabalhem de forma harmônica , mantendo um estado de equilíbrio corporal. Este equilíbrio é constituído pela estruturação e alinhamento dos pés, joelhos, quadril, coluna lombar, cervical, cabeça e  braços. 


Cada pessoa já nasce com uma característica de tipologia de postura própria, e com o tempo pode sofrer modificações por vários motivos que veremos mais adiante. Também à aquelas que por motivos congênitos e hereditários já nascem com uma predisposição á um problema postural mais grave. Segundo alguns estudos, a boa postura também está relacionada com o estado psico-morfo-comportamental do indivíduo; quer dizer, dependendo da atitude, gestos, personalidade e comportamento,  o ser humano pode adquirir uma postura fechada ou aberta. Diferentes atitudes posturais, levam à diferentes atitudes comportamentais ou vice versa.  Existem fatores que afetam uma boa postura como nível de sedentarismo, agressão externa ( trauma, fraturas) ou interna ( psicológicas, doenças, depressão).



Qualquer uma destas agressões  que o nosso corpo venha a sofrer,  mudanças podem  ocorrer na nossa estrutura corporal,  levando a um desalinhamento corporal. O mal  equilíbrio das cadeias musculares e articulares, levam a importantes modificações no estado articular, muscular, visceral, respiratório  e oclusal.  Estes tipos de situações entre outras, traz um certo desconforto, pois começa a refletir no nosso desempenho profissional, emocional e físico, trazendo riscos a nossa saúde sem que percebamos.



 Sabemos que com o passar do tempo nosso corpo tende a se manifestar pelo mal uso e pelas  posturas inadequadas usadas. Movimentos desarmônicos começam a tomar conta de você, por desleixo ou preguiça, trazendo  consequências como, dores, cansaço, mau estar, desconforto, exaurindo toda nossa energia para atividades de maior prazer.
Está com dificuldades em melhorar ou corrigir sua  postura ?




Procure um profissional especializado em Postura.
Fonte – Boa Postura











.

domingo, 19 de abril de 2015

PILATES PARA IDOSOS


É notável o contínuo crescimento da população da terceira idade em nosso país e em todo o mundo. Nesse sentido, a relação entre atividade física, qualidade de vida e envelhecimento é cada vez mais discutida e analisada na atualidade, e é praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que um estilo de vida ativo é fator determinante para um envelhecimento com qualidade. 




Atualmente, diferentes possibilidades de prática de exercícios físicos são oferecidas para a terceira idade, com inúmeros objetivos, orientações e métodos. Uma delas é o Método Pilates, atividade que vem consolidando-se e tornando-se popular entre a comunidade idosa.




O pilar do método consiste na aplicação de seis princípios básicos fundamentais. O primeiro deles, o princípio da centralização, nos mostra o conceito de Centro de Força ou Power House, que constitui-se pela musculatura abdominal superficial e profunda, músculos respiratórios, a musculatura lombar, glútea e pélvica. Essa estrutura é responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos e é onde se localiza o centro de gravidade do corpo; seu fortalecimento, objetivado no método, proporciona um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos, além de estabilidade e melhora da postura, cooperando na prevenção de dores e outros males. Para isso, podem e devem ser utilizados diversos recursos materiais, como os próprios aparelhos do método, que permitem variedade de posições, e acessórios que podem simular situações funcionais, tais como as bolas, pesos livres, molas, cabos, elásticos e superfícies com graus de instabilidade.





O método Pilates tem se mostrado uma ferramenta importantíssima nesse quesito, pois inova ao criar consciência corporal, fortalecer e alongar. Como já dizia Joseph Pilates, “um jovem sem flexibilidade é um velho. Um velho com flexibilidade é um jovem”. E tal flexibilidade e alongamento, adquiridos ao se praticar o método, cooperam para uma melhora de todo o sistema motor e biomecânico do idoso, restabelecendo antigos movimentos que, com o passar dos anos, tornaram-se praticamente impossíveis de serem realizados. Pelo fato de o método poder ser adaptado a qualquer indivíduo, seus prós são múltiplos e variados ao ser praticado por idosos. 



Entre estes prós estão: pouco impacto nas articulações, movimentos lentos, pouca repetição de exercícios, priorização de alongamento e fortalecimento muscular. Ou seja, os riscos de lesões se praticados com profissionais qualificados durante a prática são praticamente nulos. 




Dessa forma, podemos constatar que o Pilates é um forte aliado para que os idosos melhorem a saúde do corpo, a autoestima e a confiança em si mesmos, conservando a independência física e mental. Sua prática pode fazer com que o indivíduo reconheça suas limitações pessoais, conscientizando-se das próprias capacidades, o que é muito valioso para a pessoa idosa. Os idosos devem ser estimulados à apropriação e ao reconhecimento de seu corpo e sua maturidade, sendo esses os primeiros passos para aceitação de sua nova realidade de vida, uma vez que as mudanças corporais e emocionais tornam-se mais nítidas.
Fonte: Boa Postura










.

domingo, 5 de abril de 2015

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: MARISOL RIBEIRO TAMBÉM PRATICA PILATES # Nº214




Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.



Atriz esteve no desfile da grife R.Rosner, 

na São Paulo Fashion Week,

Marisol Ribeiro falou sobre sua paixão por moda. "Sou ligada em
moda e gosto muito! É uma vertente que você leva com você", 
explicou.


Sobre o que não pode faltar em seu ármario, a atriz revelou que o item escolhido é a jaqueta de couro e contou que tem sempre a preocupação de exercitar seu corpo. 

"Faço Pilates e procuro me alimentar bem", disse. 


Fonte:http://ego.globo.com/










.

FRATURAS POR OSTEOPOROSE

Fraturas por osteoporose







Com o passar dos anos e o processo normal de
envelhecimento, o risco de fraturas osteoporóticas aumenta,
progressivamente, em virtude da diminuição da Densidade
Mineral Óssea.




Ela é caracterizada pela redução da massa óssea e deterioração de sua microarquitetura. 


A microarquitetura são os pilares de sustentação da estrutura óssea que vão ficando mais frágeis e em menor número com a evolução da doença levando ao enfraquecimento do osso o que pode levar a fratura dos mesmos. 



Um grande porcentagem, 50% das fraturas osteoporóticas ocorrem na coluna. É considerada um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento.
Fonte: boa postura








.