domingo, 27 de setembro de 2015

DIFICULDADE EM MANTER UMA BOA POSTURA

Manter a postura correta traz benefícios para o corpo e a mente

Você está lendo este texto em que posição? Sentado? Curvado? Escorado para trás? Na cama? Debruçado sobre a mesa?

A maneira como utilizamos nossa postura é uma grande fonte de informação. Elas refletem o nosso humor e o nosso nível de confiança. Mas como entender como é nossa postura ? 
Um má postura pode ser de origem genética, mas a maioria tem tudo a ver com a falta de consciência corporal, desânimo, auto estima baixa, preguiça e se não forem corrigidas, com o tempo podem gerar sobrecarga nos músculos, articulações e vísceras, provocando dore e desvios posturais.

Preste atenção ! Uma boa postura pode trazer muitos benefícios a saúde e ao bem-estar do indivíduo

É muito comum ouvirmos de nossos pais, amigos e professores que nossa postura está péssima.  Quando o assunto é postura já pensamos em posicionar os ombros para trás, coluna ereta, cabeça erguida, barriga murcha,  olhar para frente,quadril encaixado,  mas será que esta é a maneira correta de se posicionar ? Então qual é a postura ideal ?


Hoje sabemos que não  existe uma postura perfeita e sim uma postura próxima do normal. O próximo do normal é uma postura tranquila sem esforço e deve ser realizada com o ombros relaxados e em  hipótese nenhuma posicionado para trás. A cabeça deve estar em alto crescimento, sempre para o alto com se tivesse um fiozinho puxando para cima.  O seu abdome deve estar levemente sugado para dentro, como se estivesse colocando seu umbigo em direção as costas. O seu bumbum deve estar relaxado e o quadril só pode estar encaixado para dentro em determinadas situações.








.

domingo, 20 de setembro de 2015

PILATES FAZ CRESCER ???

Pilates faz crescer? - 

Na verdade o que acontece é que o Pilates irá realinhar a sua coluna melhorando a sua postura, e irá fortalecer o abdômen e o assoalho pélvico, fazendo com que o transverso abdominal comprima as víceras de forma que elas subam e elevem a caixa torácica. 

Este efeito hidráulico descomprime os espaços intravertebrais, que além de preservar a saúde dos discos e da coluna vai alongar o corpo em direção do topo da cabeça.

 
Resumindo você vai crescer!





Pilates faz crescer?

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: PARIS HILTON TAMBÉM PRATICA PILATES #43




Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.




Paris Hilton está praticando Pilates. Ela quer ficar em forma para sua  campanha de lançamento do seu novo perfume. A socialite está quase pronta para divulgação de sua última fragrância, “Fairy Dust”, e deseja estar em seu melhor look.

Paris Hilton disse: “Eu não preciso perder peso, mas quero ficar maravilhosa, estonteante, por isso comecei a praticar Pilates”.








.

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: ELIZABETH HURLEY TAMBÉM PRATICA PILATES #72



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.



Liz Hurley adotou o Pilates para manter a forma durante a gravidez e ainda é uma fã da atividade.

Liz afirma ser o Pilates o responsável pela sua bela forma.

Elizabeth Hurley, que aparenta ser muito jovem, apesar de ter  46 anos de idade adota um plano de exercício físico regular.

 "Eu amo Pilates e yoga".






.

domingo, 6 de setembro de 2015

A RPG NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA EM GESTANTES



Estudos realizados em diversas partes do mundo revelam que 90% das mulheres grávidas sofrem com dor na lombar. 

Resultado de imagem para gravidez, rpg

Quando não cuidado, o desconforto tende a piorar com a evolução da gestação. 

As gestantes com idade mais avançada são as mais atingidas, mas cerca de 60% das adolescentes também passam pelo desconforto. 


Até o quarto mês de gravidez, é feito a utilização da técnica da RPG  sem que  traga qualquer dano para esta paciente. 

Nessas pacientes, o objetivo não é alterar a postura, mas minimizar as consequências provocadas pelas alterações fisiológicas da gestação. 

Os resultados são  extremamente favoráveis.











.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

MÁ POSTURA NA ESCOLA



Olha a postura! Como se insistir nesse discurso com as crianças e adolescentes adiantasse alguma coisa. 
Por isso, a consciência corporal deve começar cedo, logo quando a criança começa a sentar na cadeirinha para comer e sua estrutura corporal ainda está em fase de crescimento.


O problema é que quando as crianças chegam à escola, nem sempre recebem orientações dos professores. "A ausência de educação postural nas escolas primárias é uma grave falha. 


As crianças quando voltam das férias começam a enfrentar longos períodos na posição sentada em carteiras inadequadas, que resultam em posturas erradas, inclinadas e com os ombros caídos. Os maus hábitos começam a ser estabelecidos e se tornam automáticos", 



Por isso é importante que os próprios pais incluam o assunto nas reuniões escolares. Os primeiros sintomas devido à má postura, entre eles, hipercifose (aumento da curvatura da região dorsal), hiperlordose (aumento da curva na região cervical ou na região lombar) e escoliose (desvio da coluna vertebral que resulta em um formato de "S") geralmente não se manifestam logo de cara.


"Os sintomas iniciais são mínimos ou ausentes. Quando o problema é diagnosticado, já está gravemente instalado".


As dores na coluna acabam comprometendo as atividades enquanto os filhos estão na escola. “A criança que sente dores frequentes não fica motivada a concentrar-se nos estudos. Ela pode se tornar agitada e com problemas de comportamento. Para ela, permanecer em uma posição por muito tempo pode ser mais desagradável do que para seus colegas".




Quando ela estiver sentada preste atenção:

As crianças devem se sentar de forma ereta;

A altura do assento deve permitir que os pés fiquem totalmente apoiados no chão;


Todas as articulações devem estar estabilizadas, formando um ângulo de 90 graus (pés, joelhos, quadris e cotovelos);

Não deve haver pressões do assento sobre os músculos posteriores da coxa;

Deve haver espaço livre entre as coxas e a parte inferior da mesa, para não limitar os movimentos;

Os cotovelos devem ficar aproximadamente no mesmo nível da superfície da mesa e o encosto deve permitir o apoio das costas.




As conseqüências da má-postura podem ir além das dores nas costas. Além dos problemas de coluna, sentar da forma errada também compromete o desenvolvimento dos dentes. A explicação é simples: um lado do corpo fica maior e resulta em dentes desalinhados, que são corrigidos com aparelho ortodôntico. 

Isso sem contar as dores nas mãos, LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Razões suficientes para ficar atenta e procurar um ortopedista infantil para a prevenção do problema.

Neste sentido, a Reeducação Postural Global (RPG) é uma boa forma de prevenção e tratamento. 


A RPG é um método da fisioterapia que consiste em um alongamento prolongado, suave, progressivo e com baixo número de repetições, realizado pela respiração e posturas escolhidas através de uma avaliação e aplicadas de acordo com a necessidade do paciente. 

A aplicação do método vem trazendo resultados significativos na melhora postural do indivíduo no desempenho de atividades.
Fonte: vilamulher.terra.com.br







.

PILATES COM SUPERAÇÃO nº3


Esta matéria foi extraída da Revista Pilates e fala de como o Pilates ajuda na reabilitação física de uma pessoa com deficiência física.

A história do método Pilates começou em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, quando Joseph Pilates começou a desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de “Contrologia”.

Joseph não deixou nenhum de seus companheiros de prisão parados, nem os mais debilitados, pois os exercícios eram feitos até em cadeira de rodas. Esses exercícios conseguiam promover uma verdadeira reeducação dos movimentos, identificando os limites e as necessidades da biomecânica humana.


Desde então, o Pilates tem sido utilizado com sucesso em reabilitação e pós reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, pós-cirurgias, portadores de Síndrome de Down, portadores de lesões, entre outros casos. Ou seja, o método Pilates é um método para todos!

O objetivo principal é capacitar o indivíduo ao maior aproveitamento de suas potencialidades de forma que ele possa ser independente nas atividades diárias da vida.
O Pilates ajuda a definir e desenvolver a musculatura, além de aumentar a força, a coordenação, a flexibilidade, postura, e o condicionamento físico, com isso a postura melhora muito e os movimentos se tornam mais fáceis, deixando o corpo mais saudável, respeitando o limite de cada praticante.

Baseado nesses princípios, foi criado o Pilates adaptado para o deficiente físico, que serve desde um aliado a reabilitação, como aos para-atletas que pretendem aprimorar suas habilidades no esporte.

A prática de atividades físicas pelos portadores de deficiência colabora para:
• Estimular a independência e autonomia;
• Melhorar a socialização com outros grupos;
• Melhorar a auto-valorização, a auto-estima e a auto-imagem;
• A melhoria das funções do aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor;
• Melhoria na força e resistência muscular global;
• Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
• Manutenção e promoção da saúde;
• Superação de situações de frustração;
• Experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações.

Ao praticar alguma atividade física ou esportiva, indivíduos com deficiências motoras podem, assim como as pessoas sem deficiências, aprimorar sua condição física e sua saúde. 

Mais do que isso, podem também mudar sua perspectiva de vida, por perceberem que são capazes de realizar habilidades que julgavam impossíveis. Ao realizar destrezas motoras, pessoas com deficiências recuperam sua confiança e auto-estima perdida.

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Fernanda Misquevis, o importante é ressaltar que o método pode fazer parte da reabilitação dos pacientes, mas não substitui a fisioterapia.

Fonte: Blog do Deficiente Físico









.