sábado, 28 de maio de 2016

ESPORÃO DE CALCÂNEO E TRATAMENTO COM A FISIOTERAPIA






                            ESPORÃO DE CALCÂNEO



O osso de maior tamanho na estrutura óssea do pé é o calcâneo. Ele suporta todo o peso do nosso corpo, sofrendo, dessa maneira, um impacto intenso e constante. 

Um dos motivos mais frequentes para a procura ortopédica são as queixas de dores no calcanhar. Microtraumatismos no osso calcâneo podem levar à formação do esporão. As mesmas lesões que, normalmente, desencadeiam o surgimento da chamada fascite plantar inflamação da fáscia plantar, tecido que recobre a musculatura da sola do pé, também provocam o aparecimento do esporão de calcâneo. 

Mas a dor característica não decorre do esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim da inflamação do tendão e da fáscia. As mulheres são as mais suscetíveis ao problema. 

O osso Calcâneo está sempre recebendo toda a carga e impacto do corpo. Esse peso constante sobre o osso pode causar microtraumas na região. O corpo, em uma tentativa de ''curar'' esses microtraumas, deposita cálcio na região lesada, formando um pequeno novo osso na região, o Esporão. 

O sintoma principal do Esporão é DOR na região. Lembrando que nem toda dor na região do calcanhar é esporão. Existem casos em que o esporão de calcâneo não manifesta dor. 

As causas normalmente estão relacionadas à muita carga na região do calcanhar como sobrepeso, calçados inapropriados para os pés, esportes com muito impacto, além de alterações na marcha. 

A Fisioterapia trata o esporão de calcâneo através de exercícios bem específicos para os pés e para a panturrilha, além da eletroterapia que age na diminuição da inflamação e da dor.






Algumas dicas para praticar em casa:


Alguns exercícios simples são eficazes no alívio dos sintomas do esporão de calcâneo. Podem ser feitos em casa e evitam, muitas vezes, o uso de remédios e até cirurgias. Mas, atenção! Só inicie sua fisioterapia em casa com os pés desinchados. Execute os movimentos, pelo menos, duas vezes ao dia e evite atividades esportivas durante as duas primeiras semanas. 

1) Ande descalço em terreno regular sempre que possível, pois isso favorece o alongamento da planta do pé; 

2) Ao acordar, ainda deitado de costas, aponte os dedos dos pés em direção à cabeça por 20 segundos. Repita cinco vezes; 

3) Alongue a planta do pé. Apoie os dedos dos pés na parede e o calcanhar no chão, então escorregue os dedos devagar até que a sola do pé encoste totalmente no chão. Repita esse movimento oito vezes por dia em cada perna; 

4) Alongue a panturrilha usando uma rampa. Enquanto uma perna descansa no alto da rampa, a outra fica na base com o joelho esticado. Mantenha o calcanhar na rampa e aproxime o corpo do apoio. Deixe a coluna reta e mantenha a posição por 20 segundos. Faça esse exercício oito vezes em cada perna; 

5) Repita o movimento anterior, agora com o joelho dobrado. Também por 20 segundos e oito vezes em cada perna. 

Como prevenir o esporão de calcâneo 

Controlar o excesso de peso do próprio corpo para reduzir o estresse provocado sobre os pés 

Usar calçados adequados nas práticas esportivas e no dia a dia. Sempre que possível, evite sapatos com salto alto 

Fortalecer, regularmente, a musculatura da planta do pé. Procure orientação profissional antes de iniciar a prática de exercícios 

Manter atenção à postura quando ficar de pé e andar devagar 

Evitar andar nas pontas dos pés 

As "calcanheiras" aliviam a dor, mas aumentam a pressão na planta do pé. Opte pelas palmilhas completas.

Fonte: minhavida







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário