quarta-feira, 12 de outubro de 2016

QUAL O MELHOR COLCHÃO?

Resultado de imagem para textura colchãoNós passamos aproximadamente um terço de nossa vida dormindo. Por isso, um bom colchão pode influenciar muito na saúde da coluna. Um sono tranquilo e contínuo é fundamental para a nossa saúde e um bom rendimento no dia-a-dia. A falta de sono pode contribuir para um aumento do estresse e um aumento da dor.

Durante um dia normal, a coluna vertebral passa o dia todo suportando o peso do corpo e participando em todos os movimentos que realizamos. O período em que ficamos deitados e dormindo deve ser completamente restaurador para que a coluna vertebral possa se recuperar. Isso pode ser tornar difícil ou até mesmo impossível se não utilizarmos um colchão adequado.

Então, quais são as características de um bom colchão? É importante ser mais duro ou mais macio? 

Um bom colchão deve manter o mesmo alinhamento natural da coluna de quando estamos na posição em pé. Os músculos devem ficar relaxados e esse posicionamento fisiológico determina um sono mais reparador e tranquilo.

Existem tipos diferentes como: colchões de mola, de espuma, de água, de ar, etc. O melhor tipo de colchão é aquele que oferece o maior apoio e é o mais confortável para você. Ele deve ser projetado para distribuir a pressão uniformemente pelo corpo para ajudar a circulação, diminuir o movimento do corpo e melhorar a qualidade do sono. 
Em colchões de casais, ele também deve ser concebido para minimizar a transferência de movimento a partir de um parceiro para o outro. Portanto, a escolha é individualizada.

Entretanto, sabemos que há uma grande diferença em termos de firmeza e durabilidade em cada um. O colchão mais firme não é necessariamente o melhor. Um colchão muito firme não é capaz de suportar a coluna uniformemente, ele tende a suportar apenas as partes mais pesadas do corpo. Por outro lado, um colchão extremamente macio também evita que a coluna permaneça em seu alinhamento fisiológico. 

O ideal é apresentar uma densidade ou firmeza média para o indivíduo, o que varia de pessoa para pessoa.


O primeiro passo ao comprar um colchão é experimentá-lo. Deite-se sobre ele como normalmente você costuma dormir e procure virar de um lado para o outro para sentir sua densidade e seu movimento. Fique atento com alguns termos que frequentemente são utilizados comercialmente como “ ortopédicos ” , pois nem sempre isso tem significado na prática médica. O mais importante é verificar se esse determinado tipo de colchão é capaz de apoiar sua coluna em uma curvatura natural confortável, e isso varia muito de indivíduo para indivíduo pois cada pessoa tem um determinado peso, constituição corporal, altura, etc.


E a durabilidade do colchão?
A durabilidade pode variar muito entre os colchões e está diretamente relacionada aos seus componentes de fabricação. Um bom colchão deve durar de 8 a 10 anos, portanto é importante verificar a garantia oferecida pelo fabricante. Se você já possui um colchão há mais de 10 anos, é provável que precisará de um novo. Alguns sinais como acordar cansado e dolorido, rangidos do colchão, dificuldade em se manter na mesma posição no colchão e rolar para outra posição durante o sono podem indicar que está na hora de trocá-lo.


A posição de dormir faz diferença?
Resultado de imagem para melhor posição para dormir

Sim! Dormir de lado, com os joelhos dobrados ou com um travesseiro entre os joelhos, é a melhor maneira de manter a postura corporal adequada. Se você prefere dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos para apoiar a curva normal da parte inferior das costas. Dormir de barriga para baixo ou com a cabeça elevada em um travesseiro grande, dificulta a manutenção da curvatura fisiológica da coluna, bem como aumenta a pressão sobre o diafragma e os pulmões. Essa posição pode levar a um sono menos reparador e até determinar dor.
Fonte: Dr.Luciano Pelegrinno












.


Fisioterapia Quintana: O QUE É UMA BOA POSTURA?

Fisioterapia Quintana: O QUE É UMA BOA POSTURA?: Postura é a posição do corpo Boa postura pode ser definida como o arranjo harmônico das partes constituintes do corpo, tanto em posição es...

domingo, 9 de outubro de 2016

COMO RESPIRAR DURANTE A CORRIDA?




Quando o assunto é corrida, não faltam dúvidas sobre a respiração. Algumas delas: 
Qual a importância de uma respiração correta para o rendimento da corrida? 
Como é a forma correta de respirar? Pelo nariz ou pela boca? 
Aquela dor lateral que aparece muitas vezes quando corremos tem a ver com a respiração?

Esclareça suas dúvidas.

Assista este vídeo super interessante.

E boa corrida.




















.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PILATES EMAGRECE?


Resultado de imagem para pilates e emagrecimento


A concepção do Pilates, na década de 1920, por Joseph Pilates, tinha como objetivo integrar corpo, mente e espírito por meio de um exercício vigoroso e alcançar uma vida mais plena e feliz. A partir desta máxima, diversos adeptos foram descobrindo na atividade outros benefícios inerentes ao físico, como um corpo mais esculpido, tonificado e em forma – o que leva muitos novos alunos à procura da modalidade nas academias todos os dias.


Entretanto, segundo Selma França, especialista em clínica de dor e educadora da Physio Pilates, o método é bem abrangente e, dependendo de um conjunto de coisas, pode servir como aliado para diversos objetivos que ajudarão você a, inclusive, emagrecer. “Como todas atividades físicas, o Pilates gera um gasto calórico, o que leva a diminuição de gordura corporal. Porém, é uma atividade com benefícios muito maiores. Ela está voltada à melhor circulação do sangue, oxigenação e aumento da capacidade vital”, explica. “Dependendo do metabolismo e de outros cuidados, como uma alimentação regrada, frequência e disciplina, certamente a atividade proporcionará uma mudança visível da massa gorda pela magra”, revela.


Quando associada a outras práticas, o favorecimento corporal torna-se ainda maior. “O Pilates cumpre a função de preencher lacunas deixadas por outros esportes, ou seja, quando associado a outras práticas, potencializa resultados de maneira extraordinária. Aliar à corrida, por exemplo, ajuda a preparar a pessoa para uma demanda grande de impacto nas articulações, minimiza lesões, além, é claro, de facilitar na perda de peso”, comenta a Selma. “Mas é importante destacar que um plano adequado e a maior frequência em qualquer atividade física que irá fazer com que o seu corpo se modifique”, complementa.


A regularidade do exercício deve ser medido por meio de avaliação de pessoa para pessoa, mas é fundamental ter em mente que a frequência é de extrema importância. “A individualidade biológica e a especificidade é essencial de ser analisado, mas normalmente, três vezes por semana intercalada promove grandes resultados ao individuo”, explica Selma. Portanto, a orientação de profissionais especializados não deve ser deixado de lado na hora de apostar em um programa de exercícios, especialmente com demandas específicas, como a de emagrecimento.
Fonte: www.suacorrida.com.br








.