domingo, 20 de novembro de 2016

DICAS DE POSTURA/ fisioterapia quintana / 43

Ao amamentar, visando maior conforto, a mãe deve usar um travesseiro para apoiar braços e cabeça e alternar o lado do corpo no qual está segurando o bebê.

Amamentando Visando ao conforto, a mãe deve usar um travesseiro para apoiar braços e cabeça e alternar o lado do corpo no qual está segurando o bebê. (Foto: Época)
.



.

DICAS DE POSTURA/ fisioterapia quintana / 43

Ao amamentar, visando maior conforto, a mãe deve usar um travesseiro para apoiar braços e cabeça e alternar o lado do corpo no qual está segurando o bebê.

Amamentando Visando ao conforto, a mãe deve usar um travesseiro para apoiar braços e cabeça e alternar o lado do corpo no qual está segurando o bebê. (Foto: Época)




.

domingo, 13 de novembro de 2016

A TECNOLOGIA AJUDANDO NO ALZHEIMER



Tecnologias que vão melhorar a vida de doentes de Alzheimer


Pensando em melhorar a qualidade de vida de pessoas que possuem Alzheimer e outros tipos de demência, algumas tecnologias foram criadas para facilitar a locomoção, alimentação e até mesmo orientação desses idosos.
Chamadas Tecnologias Assistivas, esses equipamentos proporcionam a ampliação de algumas habilidade funcionais (como o uso de óculos ou cadeiras de roda, por exemplo), que fazem grande diferença na vida das pessoas.
Conheça agora 5 tecnologias assistidas que visam melhorar a vida de pessoas com Alzheimer.


1- Relógios e calendários digitais:



Relógios analógicos podem dificultar a compreensão das horas e dias para os doentes da Alzheimer, que já não conseguem manter a noção de tempo. O ideal é usar relógios e calendários digitais que possuam a fonte bem grande, ajudando na leitura e orientação de tempo. Outras boas opções são relógios que mostram o dia da semana e a parte do dia (manhã, tarde ou noite). Esses dispositivos trazem mais conforto e aliviam os sentimentos de ansiedade do doente.




2- Sensores de movimento:Resultado de imagem para Sensores de movimento


Esse recurso é recomendado para ambientes onde o idoso com Alzheimer transita muito, como corredores e banheiros, pois elimina a necessidade de usar interruptores de luz. O acendimento automático da luz pode evitar quedas do idoso no escuro, já que muitas vezes ele não se recorda para que servem os interruptores. Mas cuidado: para alguns doentes o acendimento automáticos das luzes pode ser algo assustador.



3 – Talheres adaptados:

Utilizar utensílios anatomicamente adaptados pode facilitar a hora da refeição de doentes de Alzheimer. Ao facilitar o acesso do doente à comida, você também estará melhorando a sua alimentação. Uma boa dica são utensílios parecidos com o que a designer Sha Yao desenvolveu. Com inclinações e alças que facilitam o manuseio dos utensílios, a hora da refeição vai ser mais prazerosa e saudável!

4- Etiquetas:

Essa solução é ótima para o cuidador nomear alguns objetos da casa, ajudando no reconhecimento e assimilação do doente. Colocar etiquetas ao lado de interruptores, portas e objetos como copos e panelas podem ajudar a tornar o doente de Alzheimer mais independente no dia a dia.

5- GPS:

A utilização de GPS em doentes de Alzheimer pode ajudar a evitar a perambulação, uma das grandes preocupações de familiares e cuidadores. Ao usar GPS no sapato, por exemplo, o cuidador sempre será avisado quando o idoso se levantar à noite ou sair das proximidades do bairro.
Existem também muitas estratégias que o próprio cuidador ou familiar pode adotar para melhorar o dia a dia da pessoa com Alzheimer. Um exemplo são atividades para ocupar a rotina do idoso, conforme já foi mostrado em uma das palestras da plataforma de ensino do Alzheimer360. Conheça agora essas novas formas de cuidados!
Fonte: alzheimer360.com













.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

DICAS DE POSTURA/ fisioterapia quintana / 37

Resultado de imagem para BOA POSTURA EM PÉ

Um estudo de Harvard aponta que as posturas influenciam a nossa química cerebral e nosso poder de decisão. Com o peito aberto, tronco reto e queixo levantado (postura expansiva), os pesquisados apresentaram aumento em 19% de testosterona, o hormônio da liderança, e 25% de redução do cortisol, responsável pelo estresse. O inverso ocorreu com aqueles que ficaram sentados, de braços cruzados.

Isso significa que se quiser mudar seu estado emocional, ou sentir-se mais poderoso, é preciso manter a coluna ereta e abrir o peito por dois minutos. Pequenos ajustes podem resultar em grandes transformações. 

Na vida profissional, dar um forte aperto de mão, manter o bom humor e o contato visual durante uma reunião ajudam a conquistar território.
Fonte: caespsaude.com.br/









.