A empresa Rex Bionics, da Nova Zelândia, tem trabalhado em uma maneira tecnologicamente admirável de fazer com que cadeirantes voltem a andar.
A solução da empresa, chama-se simplesmente Rex:
é um exoesqueleto robótico, resultante de sete anos de pesquisas.
A nova tecnologia pretende oferecer a quem usa cadeiras de rodas uma maneira de voltar a andar, com a ajuda de pernas robóticas.
A Rex Bionics explicou que, uma vez que o cadeirante possa se transferir para o Rex e esteja seguro, poderá controlar seus próprios movimentos por meio de um joystick e de um painel de controle embutido, que permitirá até subir escadas.
Todos esses movimentos são alimentados por uma bateria recarregável leve e de longa duração - que, segundo a empresa, foi projetada e está pronta para uso típico diário.
A tecnologia foi criada por dois engenheiros que têm, em suas famílias, pessoas que usam cadeiras de rodas. Depois de sete anos de trabalho, o aparelho tem sido testado por um cadeirante a quem teriam dito que nunca mais voltaria a andar.
Os vídeos na sequência mostram esta experiência.
Os vídeos na sequência mostram esta experiência.
Este desenvolvimento impressionante vem com um preço salgado. Espera-se que o custo no varejo fique em torno de 150 mil dólares. Mas a Rex Bionics ressalta que os benefícios em estilo de vida, saúde e liberdade que o equipamento pode oferecer a um cadeirante vale o esforço.
O Rex tem lançamento comercial previsto para o fim de 2010 na Nova Zelândia. As vendas internacionais deverão começar apenas em 2011.
fonte:uol
fonte:uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário