Você sabia que maus hábitos alimentares não são a única causa do excesso de peso? Existem, na verdade, inúmeros outros fatores — entre eles a genética, a qualidade dos alimentos, seu sono, etc. — mas um deles tem se tornado cada vez mais um problema nos nossos tempos modernos: o estresse.
Estresse resulta em:
- ganho extra de peso;
- obesidade;
- diabetes;
- aumento do açúcar no sangue;
- desregulamento do sistema imunológico;
- insônia;
- síndrome de fatiga crônica;
- disfunções na tireoide;
- depressão;
- problemas de fertilidade;
- doenças cardiovasculares.
Níveis persistentes de cortisol no sangue fazem com que o corpo segure a gordura visceral na barriga, a mais perigosa. É dai que vem os nomes “gordura do estresse” e “barriga de cortisol”.
O cortisol torna nosso corpo resistente a insulina, prevenindo a manutenção de um peso saudável ou até o emagrecimento. As células do corpo ficam privadas da glicose e o cérebro conclui que deve consumir mais comidas calóricas, o que resulta em maior ganho de gorduras. O cortisol também incentiva o consumo de certos alimentos como doces e afeta processos como o apetite.
Aqui estão cinco maneiras de lutar contra a gordura do cortisol
Treinos ativos que envolvam o maior número de músculos possíveis como agachamentos e flexões ajudam a reduzir as consequências do estresse, aumentam a circulação de sangue e diminuem o impacto do cortisol. Até mesmo uma caminhada de 20 minutos três vezes por semana pode reduzir 15% dos hormônios do estresse.
2. Coma devagar
Quando estamos estressados, tendemos a ingerir comida sem mastigar direito. Este hábito alimentar aumenta a proporção de cortisol. Não se apresse. Aproveite cada mordida e preste atenção ao sabor e a textura do alimento. Coma com calma e coma com gosto.
3. Tenha uma dieta racional
Dietas constantes podem aumentar os níveis de cortisol no sangue!
Além disso, dietas muito restritas tendem a ser consideradas como não saudáveis e uma maneira pouco efetiva na perda de tempo. É melhor se deliciar com uma carne de vez em quando e, o mais importante, não pule o café da manhã!
4. Beba café com responsabilidade
É melhor evitar cafeina em situações estressantes pois ela aumenta o cortisol do corpo. Uma xícara de café em uma hora difícil não vai fazer mal algum mas é difícil de se livrar quando se torna um hábito.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário