domingo, 11 de junho de 2017

LADDER BARREL E A SUA FUNCIONALIDADE

LADDER BARREL E A SUA FUNCIONALIDADE







O Ladder Barrel é um aparelho que promove exercícios para desenvolver a força dos músculos abdominais, o alongamento e a flexibilidade.


A imagem pode conter: área interna
FISIOTERAPIA QUINTANA


Ele possui uma espécie de tambor estofado que tem a função de ajudar no apoio das costas e dos ombros, permitindo que o praticante curve-se para frente e para trás, trabalhando os músculos mais profundos do abdômen. No lado oposto do aparelho há uma escada, conectada ao barril por uma base deslizante que se ajusta ao comprimento da perna.




Apropriado para o fortalecimento da coluna e o abdômen.

Atua na correção da postura, aumento da flexibilidade, poder de alongamento e coordenação motora.

Alivia o stress, as dores musculares e aumenta a capacidade respiratória.

sábado, 3 de junho de 2017

PILATES , OSTEOPATIA E RPG, TÉCNICAS QUE ESTIMULAM COORDENAÇÃO MOTORA E EQUILÍBRIO



Resultado de imagem para rpg fisioterapia

Resultado de imagem para osteopatia estrutural

Resultado de imagem para rpg fisioterapia


Neuroplasticidade é uma área moderna da saúde que se dedica a estudar a capacidade que o cérebro tem de modificar sua estrutura e suas funções, de acordo com estímulos, mas também em razão de experiências anteriores. Estes estudos têm revelado importantes perspectivas de reabilitação e de prevenção de doenças neurológicas.

Segundo a fisioterapeuta Marcela Fonseca Batistuta, o estudo da neuroplasticidade demonstra que os cérebros das pessoas mais velhas não degeneram, mas têm uma evolução particular, de acordo com a atividade que realizam. “Isso é o que torna essas pessoas ‘sábias’ quando chegam à velhice. 

Essa área, também conhecida como plasticidade cerebral, é a capacidade de remapeamento das conexões das nossas células nervosas. O processo nos ajuda a aprender continuamente. Ela se refere à maneira que o nosso cérebro age e reage à medida que experimentamos uma mudança em nosso ambiente ou desenvolvemos alguma habilidade. Ou seja, o cérebro muda de forma de acordo com as áreas que mais utilizamos”, esclarece.

A especialista destaca que, à medida que envelhecem, ocorre naturalmente uma deterioração maior no hemisfério direito do cérebro de uma pessoa do que no esquerdo. “Isto acontece porque a maioria das pessoas usa mais o hemisfério esquerdo, que é o encarregado de colocar em ação tarefas já aprendidas e consolidadas. Para aprender algo, necessitamos mais do hemisfério direito, mas quando alcançamos certo nível de perícia, essas atividades passam a ser controladas pelo hemisfério esquerdo.

Ao longo da vida, acumulamos um repertório de destrezas cognitivas, ou seja, habilidades e a capacidade de reconhecer padrões, o que nos permite abordar novas situações com familiaridade. É o que popularmente chamamos experiência”, afirma Marcela.
A fisioterapeuta ressalta que, sendo assim, à medida que envelhecermos, a atividade mental estará mais dominada pelas “rotinas cognitivas” ou, em outras palavras, pelo “piloto automático”. “Isto não é ruim, pois permite resolvermos problemas complexos com o reconhecimento instantâneo de padrões. Sem muito esforço, resolvemos problemas que podem representar um verdadeiro desafio para uma mente mais jovem. 

Porém, a estimulação cognitiva, através de exercícios de Reeducação Postural Global (RPG), osteopatia e Pilates, obriga o cérebro a utilizar o hemisfério direito, sendo um ingrediente importante para o estilo de vida, ajudando até mesmo a evitar a deterioração do cérebro”, revela a especialista.

Isto significa que uma vida mental intensa desempenha um papel essencial no bem-estar cognitivo, especialmente nas etapas mais avançadas da vida. “Estas técnicas têm essa característica e são cada vez mais exploradas por recrutar áreas do cérebro antes adormecidas, porque exige concentração para execução de exercícios desafiadores e cada vez mais progressivos para a coordenação motora e o equilíbrio, em razão do estímulo ao desenvolvimento de uma consciência corporal”, completa Marcela Batistuta.
Fonte: JMONLINE











.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

CONSCIÊNCIA CORPORAL E PILATES


COMO OBTER CONSCIÊNCIA CORPORAL NO PILATES?


gxbhuxr
“Cresça a coluna”, “vértebra por vértebra”, “umbigo nas costas”, “feche as costelas”, “ombros longe das orelhas”…
Acredito que quem pratica Pilates está acostumado com esses termos, mas o que existe por trás desses pedidos tão inusitados dos instrutores de Pilates?
Comandos verbais desse tipo são muito importantes para um aluno que não tem consciência corporal. É difícil entender e executar uma contração de transverso do abdome ou de períneo quando nunca se fez.
Essa consciência do corpo pode ser adquirida com o método Pilates. Então, o que vem a ser a consciência corporal?
Nossa comunicação com o meio externo é feita pelos cinco sentidos, através de extra receptores que quando estimulados se comunicam com o cérebro.
A nossa comunicação com o meio interno é feita através de visceroreceptores, ligados aos órgãos internos, e aos proprioceptores, terminações nervosas localizadas nos músculos, tendões e articulações. Eles nos dão informações sobre a posição e os movimentos do nosso corpo.
Em uma aula de Pilates feita de forma concentrada, com atenção ao que contrair e de que forma contrair determinado músculo, estamos estimulando os proprioceptores, desenvolvendo a consciência corporal, o autoconhecimento. Conhecimento esse que é levado para fora da aula, para o dia-a-dia. E com tempo os movimentos serão executados de forma perfeita!
Já dizia Joseph Pilates: “É estar presente, concentrado e nunca distraído.”
Andrea Fidalgo
Fisioterapeuta (Crefito 2/54198- F)
Fonte: revistapilates.com.br/









.