sábado, 1 de março de 2014

LABIRINTITE E PILATES

Labirintite
Não praticar exercícios significa não estimular o labirinto, parte do corpo que contribui para o nosso equilíbrio. E já que ele precisa ser estimulado constantemente, o sedentário não o faz, aumentando a chance da labirintite desenvolver-se.

A labirintite tem como principais sintomas: tontura rotatória ou vertigens, ânsia de vômito, sudorese, alterações gastrointestinais, desequilíbrio, perda de audição, entre outros.

Caso esteja sentindo algum dos sintomas acima, procure um médico para avaliação e detecção da causa.




O método Pilates é benéfico para o tratamento da labirintite, pois o fortalecimento dos tornozelos e quadris, paralelo ao trabalho de equilíbrio e proprioceptivos podem ajudá-lo a manter-se equilibrado até que sua inflamação do ouvido interno recue.

O componente de conexão mente-corpo com a prática do Pilates aumenta o seu bem-estar, especialmente importante se você está lidando com depressão e estresse, bem como os efeitos físicos da doença.Os exercícios de equilíbrio que exigem que você caminhe em linha reta, em uma perna o seu sistema vestibular compensar suas deficiências.

Outros fatores importantes para o equilíbrio. O interior do ouvido não é a única fonte de informações para ajudá-lo equilíbrio. 

Você também recebe informações:

• Dos olhos – você pode ver o caminho fazer o movimento e escolher em que direção ir.

• Das solas de seus pés (se você estiver em pé) ou das pernas (se você estiver sentado). Você pode sentir onde você está.

• De todas as suas articulações e músculos – inclusive as articulações do pescoço, costas, pernas, pés, braços e mãos – têm órgãos dos sentidos neles que enviam sinais dos nervos e da coluna, dizendo ao cérebro que posição está dentro. Você não precisa olhar para ver se seus braços estão estendidos ou ao seu lado – eles dizem onde estão. Esta posição de senso é conhecida como propriocepção. Propriocepção é reduzida em várias condições médicas, incluindo artrite e diabetes.

Se há uma abundância de informações provenientes dos olhos, pele e articulações, você realmente não precisa confiar em informações do ouvido interno para ajudar você a equilibrar.

Se a informação proveniente de outras fontes é reduzida, perdido ou confuso – por exemplo, no escuro, em terreno macio ou irregular – o cérebro precisa confiar mais nas informações provenientes do ouvido interno.

É por isso que o seu saldo será pior no escuro, em terreno macio ou irregular, se você tiver um problema com o ouvido interno.

Então é ai que entra os benefícios do Pilates no tratamento da labirintite com:

Exercícios proprioceptivos;
Exercícios de equilíbrio;
Exercícios de coordenação motora;
Exercícios de força e flexibilidade;
Exercícios de relaxamento.


Durante a crise vá para um lugar ventilado e não se deite. Fique sentada, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede. Assim que a tontura melhorar, procure um médico. E lembre-se: labirintite não causa desmaios.

A doença é de difícil controle, ainda assim é possível viver sem tontura. Com o tratamento adequado o médico especialista (otorrinolaringologista) tem condições de melhorar muito seus sintomas, obtendo a cura clínica da doença.
Fonte: Daniela Costa








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário