Este tratamento pode dar bons resultados nesta fase de crescimento e desenvolvimento, pois é nesta fase em que se observam alterações na estrutura corporal. Neste período, uma das alterações que observamos com frequência, é quando o desenvolvimento muscular não acompanha na mesma proporção o crescimento mais acelerado dos ossos, causando desequilíbrios posturais.
É justamente neste período, que a RPG pode corrigir ou atenuar algumas alterações, são realizados exercícios posturais de uma forma global, sempre respeitando os limites do paciente, apresentando resultados satisfatórios por parte das crianças e adolescentes.
É importante a participação dos pais durante o tratamento, incentivando principalmente a criança a realizar os exercícios em casa e manter sempre que possível a postura correta por mais tempo, devem estar atentos quando usam o computador e mochilas escolares, a maneira como a criança senta, caminha e os esportes que pratica, pois podem estar contribuindo para os desvios da postura e o quadro de dor, notar sua maior dificuldade e relatar ao fisioterapeuta para que logo seja corrigido. A manutenção da postura irá colaborar com o equilíbrio corporal e evitar problemas no futuro.
Ao notar algum problema postural na criança ou no adolescente é importante que os pais levem primeiramente seu filho ao ortopedista (se houver a possibilidade- Ortopedista Pediátrico) para realizar os exames necessários e assim que houver indicação médica, iniciar o tratamento com RPG, pois muitos desvios nesta fase são corrigidos naturalmente pelo próprio corpo.
Bom dia,
ResponderExcluirachei seu blog sobre fisioterapia em criancas, mas estou em SP.
Você conhece alguem que faca um trabalho ludico com criancas de 9 anos para correcao postural?
Muito obrigado,
André