O Pilates já é recurso tradicional entre golfistas profissionais, entre eles, o astro Tiger Woods.
Randy Myers, que tem trabalhado com a pontuação de jogadores do PGA e LPGA e agora é diretor de fitness em um resort na Geórgia, EUA, ajudou a desenvolver o Programa GolfPilates no PGA Resort, em Palm Beach Gardens, Florida. Ele diz: “levantar 50 kg em 10 repetições vai proporcionar força e resistencia, mas não do tipo necessário para fazer um jogador bater na bola”. Na verdade, músculos encurtados impedem o swing imprescindível para o golf.
Sean Cochran, personal trainer do golfista internacional Phil Mickelson, diz que a técnica do Pilates (baseada no core) junto com o levantamento de peso é bastante utilizada pelos jogadores de elite.
Os melhores golfistas têm os membros inferiores fortes e estáveis e membros superiores flexíveis e móveis. O swing dos jogadores deve progredir partindo dos membros inferiores, passando pelo tronco, depois ombros e por último chega aos braços.
Para imitar essa seqüência, a maioria dos amadores geralmente precisa trabalhar os músculos e seu centro de força, o core. Faltando força e flexibilidade nessas áreas, o jogador amador compensa usando os braços, o que prejudica o movimento do swing.
A prática regular de Pilates desenvolve o core e a força funcional necessária para jogar bem.
“As pessoas realmente treinam duro no golfe, mas não melhoram se não trabalharem o desenvolvimento físico. Sem o desenvolvimento do controle físico o corpo não pode fazer o que deve ser feito para um bom swing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário