Golf e Pilates
Unidos para uma partida perfeita
Apesar de muitas vezes não parecer, o golf exige bastante do corpo de seus praticantes, sua natureza assimétrica e repetitiva, e a falta de aquecimento dos atletas antes da prática, podem causar lesões.
O golf é o 6º esporte com o maior número de lesões, destas 80% são causadas por excesso de uso, chamado de overuse, e a maioria delas ocorre no punho, cotovelo ou ombro.
As principais lesões de coluna no golf são a fraqueza muscular combinada com biomecânica errada durante o swing, que é o movimento de rotação do tronco, muito repetido por seus praticantes. Este movimento é de extrema importância para os bons resultados neste esporte, com a base estável e a flexibilidade do tronco é possível que o jogador trabalhe com maior amplitude de movimento, fazendo com que o taco alcance uma altura maior e aumente a potência na tacada.
O golf é praticado tanto por amadores quanto profissionais, isto muda a forma como as lesões ocorrem. Os jogadores profissionais sofrem em média mais lesões na coluna do que os amadores devido à sua biomecânica ser melhor e mais eficiente, exigindo menos força na torção do tronco. Porém eles apresentam mais lesões por estresse nas articulações e microlesões nos músculos provocado pela repetição. Já os jogadores amadores apresentam um swing defeituoso, provocando uma carga maior na torção de coluna, a região mais afetada nos amadores são os cotovelos, seguida da coluna e ombros.
O Pilates sendo uma atividade que trabalha o fortalecimento da musculatura profunda, consciência corporal e flexibilidade, com o risco de lesão reduzido, pode ser utilizado como treinamento para os praticantes de golf, ele promove, dentre outras coisas:
1- Fortalecimento dos músculos superiores e inferiores; o braço, ante-braço, punho e mão são essenciais para uma pegada mais correta, já os membros inferiores fortalecidos protegem a sobrecarga nas articulações.
2- Prevenção de lesões e compensação do movimento.
3- Aumento da flexibilidade, ampliando o movimento do back swing.
4- Aumento da amplitude do movimento do swing, aumentando consequentemente a potência da tacada.
5- Fortalecimento dos músculos que formam o “CORE” ou centro, principalmente o transverso abdominal, formam uma proteção ao redor da coluna evitando lesões. Ajudam na estabilização da coluna durante o movimento do swing.
Fonte: golfepilates.com, golfeamador.com.br, revistapilates.com.br
Você que é praticante de golf
não se renda às dores e
venha praticar Pilates!
Nenhum comentário:
Postar um comentário