Fisioterapia tem campo de atuação amplo
A água como aliada. Os exercícios terapêuticos praticados dentro de uma piscina aberta e de água aquecida hoje recebem o nome de fisioterapia aquática, modalidade fisioterápica que tem como ponto primordial a sua realização por parte de um profissional de fisioterapia. A partir de suas técnicas, agregadas às propriedades particulares e físicas da água – como a flutuação e a hidrostática – a fisioterapia aquática procura garantir ao paciente os efeitos fisiológicos que podem ser notados imediatamente após a entrada na piscina.
O que é?
A fisioterapia aquática apresenta efeitos fisiológicos no corpo do paciente logo que este entra na piscina aquecida. Dentre vários desses efeitos, pode ser observado a vasoconstrição periférica, efeito que aumenta a capacidade do retorno do sangue venoso, o notável aumento de pressão dos vasos linfáticos – capaz de garantir a facilidade no processo de drenagem linfática. A fisioterapia aquática pode promover ainda um aumento na demanda de sangue para os músculos, atuando em conjunto com a temperatura aquecida da água ajuda no relaxamento muscular.
Outros benefícios da fisioterapia aquática são as melhorias notáveis nas capacidades respiratória, hormonal e renal do paciente. Ainda no campo dos benefícios a curto e longo prazo, o paciente pode ainda alcançar o alívio da dor e dos espasmos musculares.
Com o passar dos séculos a fisioterapia aquática tem sido utilizada por diferentes povos de diferentes culturas. Contando com a água como principal componente para fazer deste um poderoso método terapêutico, a prática dessa atividade demonstra resultados positivos nos tratamentos e na prevenção de diferentes patologias, permitindo mais um campo de atuação para a recuperação de muitos pacientes.
Fonte:fisioterapiamanual.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário