Um exercício simples, gostoso de praticar e de baixo impacto o que diminui, e muito, as chances de algum tipo de lesão é a caminhada.
Seja no parque, no campo, no calçadão à beira mar, na areia da praia, dentro da água, aproveite para respirar profundo, observar a paisagem (fauna, flora, sol, lua, estrelas, arquiteturas e pessoas belas). Ufa! Quanta coisa pra admirar enquanto se exercita!
O ar de onde você caminha deve ser puro, ou pelo menos não muito poluído, senão ao invés de benefícios você pode prejudicar sua saúde. Se você mora em um lugar muito poluído, não desanime, você pode caminhar na esteira ou mesmo sem sair do lugar.
Observe (abaixo) alguns detalhes que podem fazer a diferença na hora de fazer suas caminhadas:
Barriga: Encolha-a e a mantenha assim enquanto anda, abdômen contraído. Imagine-se vestindo uma calça jeans apertada.
Pés: Mantenha-os alinhados ao corpo. Apoie a cada passo primeiramente o calcanhar e o restante. As passadas não devem ser muito longas.
Braços: É importante que acompanhem os movimentos. Os cotovelos devem manter um ângulo reto (90º) com os braços para não sobrecarregar a circulação, evitando inchaços.
Mãos: Mantenha-as relaxadas, nem muito abertas nem fechadas e, no decorrer do exercício, abra e feche as mãos facilitando a circulação do sangue periférico, para não sentir as mãos inchadas ou “formigando”.
Ombros:Devem ficar relaxados e levemente para trás, assim não prejudicam a musculatura do pescoço.
Cabeça: Deve ficar alinhada à coluna. Dessa forma o queixo não deve ficar nem muito pra cima nem muito pra baixo e os olhos devem olhar para o horizonte.
Realize caminhadas diárias de 30 à 40 minutos para uma melhor qualidade de vida, relaxamento físico e mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário