sábado, 8 de dezembro de 2012

A CONSIDERAÇÃO DE MÚSCULOS ESTÁTICOS E DINÂMICOS NO RPG

rpg
A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo (músculos dinâmicos e estáticos ).

Os músculos estáticos em estado patológico se retraem ou encurtam, manifestando- se pelo aparecimento dos desvios posturais. 

Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados. 

Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais; mas seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares. 

O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. Partindo da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal e solucionando os problemas relacionados a ela. 

As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta. 

O tratamento é realizado com uma sessão semanal de 50/60 minutos. 

É indicado para o tratamento de escolioses, hipercifose, hérnia de disco, torcicolo, espondilolistese, lombalgias, cervicalgia, joelho valgo e varo, pé plano e cavo, dores musculares, estresse, enxaquecas, alterações da AMT, entre outras. 
Fonte:Paula Almada Gouvêa (Fisioterapeuta)












Nenhum comentário:

Postar um comentário