sábado, 8 de dezembro de 2012

MELHORAR A POSTURA COM RPG E PILATES


Melhore sua postura com RPG ou Pilates 


RPG


PILATES


Atualmente, sabemos que a longevidade tem aumentado. Isso, graças à busca por um estilo de vida melhor e o 
bem-estar do corpo. 

Entretanto, será que estamos nos preocupando com a nossa saúde? 

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o excesso de trabalho, estresse, cigarro, alimentação incorreta, má postura, sedentarismo, as pessoas acabam comprometendo a qualidade de vida. Cada indivíduo reage de uma forma a esses maus hábitos e acabam adotando determinados padrões para fugir da dor. Padrões esses que resultam em vícios de postura e, mais tarde, podem causar dor, desconforto e deformidades.

Você pode não imaginar, mas a má postura pode causar dores na coluna (cervical, torácica, lombar); desvios da coluna (cifose, escoliose, hiperlordose); lesões por esforço repetitivo; hérnia de disco; tendinites; bursites; torcicolos; cefaléias (dor de cabeça); bruxismo. 


As pessoas não são capazes de perceber que apresentam um desequilíbrio corporal; não têm uma conscientização da postura correta do próprio corpo. Para desenvolverem essa consciência, precisam da ajuda de um profissional que possa identificar a origem dos vícios posturais assumidos e corrigi-los. 


Um método que consegue trabalhar a pessoa como um todo e reequilibrar o corpo é a Reeducação Postural Global (RPG).


A finalidade principal é combater dores nos músculos, articulações e cabeça; melhorando o sistema respiratório e realinhando a coluna, proporcionando liberdade e leveza nos movimentos. 

O tratamento baseia- se em um trabalho corporal ativo em que, através das posturas praticadas, tracionam-se todas as cadeias musculares (músculos anteriores e posteriores). O corpo inteiro é colocado em estiramento , evidenciando suas tensões particulares, que se relacionam umas com as outras como se fossem fios. O que acontece em uma extremidade se reflete na outra. E o fisioterapeuta, capacitado nesta área, corrige as compensações e dá sinais sensitivos ao paciente da forma correta como o corpo deve ser posicionado.

Outro método bem divulgado nos dias de hoje é o Pilates, no qual se utiliza técnicas de respiração, postura e concentração como seus principais alvos. 


A modalidade integra o corpo todo, porém, o principal foco do trabalho é o fortalecimento da região do abdômen. Uma das principais características do Pilates é que ele requer concentração e precisão na execução de movimentos suaves e delicados, por isso melhora, também, a coordenação motora, proporciona maior mobilidade das articulações e estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue. 


O Pilates pode ser feito no solo, com bolas, ou em aparelhos especiais. 


Tanto na RPG (reeducação postural global) quanto na técnica do Pilates trabalha-se corpo e mente em conjunto, visando um maior equilíbrio entre as musculaturas estáticas (músculos posteriores) e dinâmicas (músculos anteriores), uma melhor postura, um bom funcionamento das vísceras e uma boa qualidade de vida. Só que para melhor correção da postura e consciência corporal é indicado o RPG. 


Para manutenção e prevenção de postura, ambas as técnicas são bem indicadas, desde que com fisioterapeuta especializado para isso. 



DICAS PARA INICIAR HOJE UMA MELHOR POSTURA:          
• Empurre seu queixo para a nuca;                                        
• Projete o topo da cabeça para “colar” no teto;                       
• Imagine suas clavículas “sorrindo” abertas. Escorregue seus ombros para baixo;                                                         
• Inspire profundamente e vá soltando devagar, mandando o umbigo para as costas;                                                           
• Sente-se sempre sobre os ossinhos do bumbum.                 
Obs: Essa postura vale para quando estiver deitado (a), em pé ou sentado (a).                                                                  


LEMBRE-SE: 
A boa postura depende da conscientização de cada pessoa, devendo ocorrer de maneira natural e constante. Quanto antes possível conseguirmos essa conscientização postural, melhoramos nossos hábitos posturais e assim conseguimos a prevenção de problemas futuros e melhoramos a qualidade de vida. 
Fonte: Keila Simone Frade Marques






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
5 SET 2010
COMO MELHORAR A MÁ POSTURA?











Nenhum comentário:

Postar um comentário