A Fisioterapia Quintana oferece a seus clientes atendimento em RPG, Pilates e Fisioterapia em Geriatria. Desenvolvemos este blog visando compartilhar informações sobre fisioterapia em geral tanto para pacientes como para profissionais da área. Neste blog você vai poder encontrar dicas sobre diversos tratamentos, vídeos, artigos e muito mais.
domingo, 27 de abril de 2014
sábado, 26 de abril de 2014
sábado, 19 de abril de 2014
PILATES: TÉCNICA OU FILOSOFIA DE VIDA?
A prática do Pilates não se restringe apenas a um bom condicionamento físico. Serve para tratar pacientes com problemas de coluna, joelho, hérnia de disco, entre outros.
Divididos em dois ambientes, o mat pilates e o pilates com aparelhos, os usuários ou pacientes têm a oportunidade de exercitar o corpo com controle, concentração e equilíbrio.
Os usuários trabalham os exercícios com o uso de bolas, rolos, caneleiras, halteres e círculo. Já no ambiente com aparelhos, muitas são as opções, como o trapézio - cadillac (espécie de cama adaptada para os exercícios), cadeira (baseada numa cadeira de rodas, só que com pedais), reformer (carrinho), barril e o wall.
“Ele ( J.Pilates) usava as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificação dos músculos dos pacientes, mesmo antes de eles poderem se levantar, criando os aparelhos que são utilizados até hoje”.
Benefícios
Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.
Esses benefícios ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão, proporcionando inclusive alívio de dores crônicas. Ou seja, o método Pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna.
Ele fortalece, alonga e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajuda assim a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.
O método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomielites, apoplexia, pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.
Curiosidade
Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.
Fonte:revistapilates.com.br
.
LABIRINTITE E PILATES
O método Pilates é benéfico para o tratamento da labirintite, pois o fortalecimento dos tornozelos e quadris, paralelo ao trabalho de equilíbrio e proprioceptivos podem ajudá-lo a manter-se equilibrado até que sua inflamação do ouvido interno recue.
O componente de conexão mente-corpo com a prática do Pilates aumenta o seu bem-estar, especialmente importante se você está lidando com depressão e estresse, bem como os efeitos físicos da doença. Os exercícios de equilíbrio que exigem que você caminhe em linha reta, em uma perna fazemcom que o seu sistema vestibular compense suas deficiências.
Outros fatores importantes para o equilíbrio. O interior do ouvido não é a única fonte de informações para ajudá-lo no equilíbrio. Você também recebe informações:
• Dos olhos – você pode ver o caminho fazer o movimento e escolher em que direção ir.
• As solas de seus pés (se você estiver em pé) ou as pernas (se você estiver sentado).
Você pode sentir onde você está.
• Todas as suas articulações e músculos – inclusive as articulações do pescoço, costas, pernas, pés, braços e mãos – têm órgãos dos sentidos neles que enviam sinais dos nervos e da coluna, dizendo ao cérebro que posição está dentro. Você não precisa olhar para ver se seus braços estão estendidos ou ao seu lado – eles dizem onde estão. Esta posição de senso é conhecida como propriocepção.
A Propriocepção é reduzida em várias condições médicas, incluindo artrite e diabetes.
A Propriocepção é reduzida em várias condições médicas, incluindo artrite e diabetes.
Se há uma abundância de informações provenientes dos olhos, pele e articulações, você realmente não precisa confiar em informações do ouvido interno para ajudar você a equilibrar.
Se a informação proveniente de outras fontes é reduzida, perdido ou confuso – por exemplo, no escuro, em terreno macio ou irregular – o cérebro precisa confiar mais nas informações provenientes do ouvido interno.
É por isso que o seu saldo será pior no escuro, em terreno macio ou irregular, se você tiver um problema com o ouvido interno.
Então é ai que entra os benefícios do Pilates no tratamento da labirintite com:
Exercícios proprioceptivos;
Exercícios de equilíbrio;
Exercícios de coordenação motora;
Exercícios de força e flexibilidade;
Exercícios de relaxamento.
Durante a crise vá para um lugar ventilado e não se deite. Fique sentada, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede. Assim que a tontura melhorar, procure um médico. E lembre-se: labirintite não causa desmaios.
A doença é de difícil controle, ainda assim é possível viver sem tontura. Com o tratamento adequado o médico especialista (otorrinolaringologista) tem condições de melhorar muito seus sintomas, obtendo a cura clínica da doença.
Fonte: Pilates D Costa
.
.
domingo, 13 de abril de 2014
FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: DÉBORA NASCIMENTO TAMBÉM PRATICA PILATES # n º173
Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.
Débora Nascimento, no programa da GNT Superbonita. Em entrevista para Luana Piovani, que comanda a atração, ela contou o que faz para valorizar sua beleza e assumiu que até os 14 anos, quando iniciou a carreira de modelo, queria ter os fios lisos. “Demorei a me sentir bonita, não gostava do meu cabelo. Hoje, amo os meus cachos. Sou completamente feliz, e não seria eu sem eles”.
Sobre a pele, a atriz disse que aplica água termal e protetor solar, diariamente. "Hidratação e proteção são fundamentais para uma pela saudável”.
Para manter o corpo em forma, ela disse que corre, faz Pilates, já lutou boxe, fez kitesurf e, em breve, entrará para o balé.
Fonte: http://noticiasdatvbrasil.wordpress.com
.
.
sábado, 5 de abril de 2014
RPG EM CURITIBA
A Fisioterapia Quintana oferece a seus clientes atendimento em RPG, Pilates e Fisioterapia em Geriatria. A Fisioterapia Quintana tem proporcionado bem estar físico e mental através de práticas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência.
Missão
Nossa missão é preservar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, a partir de um atendimento profissional, ético, humano e personalizado.
Descrição
A Fisioterapia Quintana se propõe a oferecer conforto, respeito e agilidade nos tratamentos e a nossa maior preocupação é com a Saúde e o Bem-Estar dos nossos pacientes.
A Fisioterapia Quintana vem desenvolvendo um trabalho sério e dedicado, sempre mantendo a confiança e a satisfação de seus clientes.
Para informações, dúvidas ou sugestões entre em contato :
e-mail: fisioquintana@gmail.com
Telefones: (41) 30224003 ou (41) 99777882
.
PILATES E CICLISTAS
Exercícios ajudam a prevenir lesões
Como a maioria dos esportes, o ciclismo apresenta alto risco de lesões, sendo o estresse repetitivo a mais comum. O estresse repetitivo, em determinados grupos musculares, acentua o desenvolvimento desigual da musculatura.
Para ajudar a enfrentar essa situação, o Pilates oferece exercícios com ênfase na força, equilíbrio global e flexibilidade dos ciclistas. Os exercícios de Pilates são direcionados para desenvolver força na musculatura profunda do abdome e coluna vertebral, retirando a pressão da musculatura superficial, promovendo sua utilização mais equilibrada e eficiente.
A chave do Pilates para ciclistas é que cada movimento exige alinhamento da pelve, o que requer movimentos sutis do tronco associados à respiração. Os músculos mais importantes para o ciclismo e que devem ser trabalhados no Pilates são o transverso abdominal, reto abdominal, oblíquos internos e externos e eretores da coluna, conhecidos como “core” ou “powerhouse”.
.
Assinar:
Postagens (Atom)