sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

ENTORSE DE JOELHO


A entorse do joelho ocorre quando um dos ligamentos do joelho é esticado e ocorre uma laceração das fibras.

Sintomas: dor no ligamento lesionado do joelho, inchaço, instabilidade, limitação dos movimentos de flexão e extensão do joelho.


Causa: Uma força indireta no joelho como uma torção repentina.
Tratamento: repouso, elevação, gelo, bandagem, exercícios. A cirurgia raramente é necessária.



O que é a entorse do joelho?

Existem quatro ligamentos na articulação do joelho. No centro da articulação estão os dois ligamentos cruzados – anterior e posterior (LCA e LCP). Nos lados da articulação existem os dois ligamentos colaterais – o medial e o lateral (LCM e LCL). Estes cabos fibrosos trabalham juntos para manter estável a articulação do joelho e protegê-lo de lesões.

Uma entorse no joelho significa simplesmente que pelo menos um dos ligamentos foi esticado além do limite fisiológico e que algumas ou todas as fibras foram danificadas.
Isso ocorre per uma força aplicada sobre a articulação, como por exemplo uma torção súbita do joelho, como quando você cair de maneira desajeitada ou durante a prática de esportes.
Raramente as crianças tem uma entorse no joelho.





Existem 3 tipos de entorse no joelho:

1  Grau  – algumas fibras (inferior a 10%) são danificadas e / ou rasgadas, geralmente cicatriza naturalmente
2 Grau  – muitas fibras são rasgadas, mas o ligamento ainda está intacto
3 Grau  – quando o ligamento està completamente roto. Neste caso existe uma indicação para a cirurgia.

A articulação do joelho é estabilizada por quatro grandes ligamentos, o ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral medial e o ligamento colateral lateral. Cada ligamento impede o movimento excessivo do joelho. O cruzado anterior  impede o  avanço excessivo da tíbia sobre o fêmur, o cruzado posterior impede o deslocamento posterior da tíbia sobre o fêmur além do limite natural.

O colateral medial impede a abdução excessiva da tíbia e o ligamento colateral lateral impede adução excessiva da tíbia.
Quando o joelho se torna instável tem uma deformação na direcção do ligamento lesionado. Existem quatro testes específicos para avaliar cada um dos quatro ligamentos.



Causas do entorse no joelho

 
O entorse do joelho pode ser causado por:

Uma torção forçada do joelho,
Movendo o peso durante a execução de uma corrida
Uma parada de mal jeito depois de um salto
Um trauma na parte exterior ou interior do joelho.
Um traumatismo na parte da frente do joelho quando o joelho é dobrado e o pé está firmemente plantado no chão.



Fatores de Risco para o entorse de joelho

Esses fatores aumentam a chance de desenvolvimento de um entorse no joelho:

Praticar alguns tipos de esportes, por exemplo, futebol, voleibol, esqui e basquete, raramente ocorre com a bicicleta.
Má coordenação
Perda de equilibrio
Insuficiente flexibilidade ou força dos músculos e ligamentos
Frouxidão ligamentar.

Os sinais e sintomas



Os sintomas mais comuns de um entorse no joelho são: dor, inchaço e hematoma. Se a lesão é grave, pode haver instabilidade da articulação e o sujeito sente que o joelho cede.
A lesão pode causar um ruído semelhante a um crack, nesse caso talvez existem lesões do menisco ou ligamentos.
Os sintomas podem ser sentidos imediatamente ou após o acidente, mas às vezes ocorre dois dias mais tarde.

Os sintomas são os seguintes:

  • O joelho é dolorido.
  • Inchaço, vermelhidão, calor ou hematomas podem ser encontrados ao redor do joelho.
  • A amplitude de movimento do joelho é reduzida, o paciente sente dor mesmo em movimentos de hiper-reflexão ou hiperextensão passiva.
  • A pessoa não é capaz de inclinar-se sobre a perna lesionada, também não consegue esticar ou dobrar completamente o joelho quando está de pé





Diagnóstico do entorse do joelho


A localização da dor pode ajudar a determinar qual ligamento do joelho é esticado.
Se a dor no joelho é medial (lado interior do joelho) indica o ligamento colateral médial (MCL), este é o mais comum.
A dor no lado externo do joelho indica um estiramento do ligamento colateral lateral.



Os teste que são realizados:

gavetas, posteriores, cruzado, lesão, rotura, dor, inflamação, contusão, distorção .

Teste de gaveta anterior para a lesão do cruzado anterior
O teste de gaveta anterior é utilizado para avaliar o ligamento cruzado anterior. Para executar este teste, o paciente deve deitar-se em decúbito dorsal, o joelho deve ser dobrado em noventa graus e o pé deve ser estabilizado na cama. O examinador deve agarrar a parte de trás da tíbia acima do músculo da panturrilha, em seguida, puxa para a frente com uma força constante. Se a tíbia se move para a frente mais do que o normal, o teste é positivo. Você tem que fazer a comparação com o joelho saudável porque algumas pessoas têm uma frouxidão ligamentar. Se o teste for positivo, indica a lesão do ligamento cruzado anterior.




Teste de gaveta posterior para lesão do cruzado posterior
O teste de gaveta posterior é utilizado para avaliar o ligamento cruzado posterior. Para executar este teste, o paciente deve estar em decúbito dorsal sobre a cama, os joelhos devem ser dobrados a 90 graus e o pé deve ficar parado e descansando sobre a cama. Deve contar com a área frontal da tíbia acima da tuberosidade da tíbia e empurrar para a frente (passando posteriormente a tíbia) com uma força constante. Se o deslocamento da tíbia posterior é maior do que o normal, o teste é positivo. Isto é indicativo de uma ruptura do ligamento cruzado posterior.


Teste de estresse em valgo ou adução da tíbia é utilizado para avaliar o ligamento colateral médial. Para executar este teste, coloque o joelho em flexão de cerca de trinta graus. Estabilizar o joelho, segurar o tornozelo e empurrar a tíbia para o exterior. Se a adução do joelho é maior do que o normal (em comparação com a perna não lesionada), o teste é positivo. Isto é indicativo de um rasgo do ligamento colateral médial.


Teste de estresse em varo ou abdução da tíbia é usado para ver se o ligamento colateral lateral está intacto. Este teste é realizado com o joelho dobrados a 30 graus de flexão. Estabilizar o joelho e o tornozelo. Se a adução é maior do que o normal, o teste é positivo. Isto é indicativo de um rasgo do ligamento colateral lateral.
Se o ligamento é afetado por um entorse, serà danificado tamben o menisco.



Testes de laboratório

A radiografia é um exame que utiliza radiação para criar imagens de estruturas internas do corpo, especialmente dos ossos (para avaliar possíveis fraturas).
Uma ultrassonografia não é muito útil porque pode avaliar só os ligamentos colaterais.
A ressonância magnética é um exame que utiliza um campo magnético para imprimir as imagens no interior do corpo para ver se tem um ligamento rasgado completamente, ou se ele está desgastado.
A artroscopia é um procedimento cirúrgico que utiliza um pequeno endoscópio para olhar dentro do joelho, é o mais confiável, mas é um exame invasivo.


O que fazer ? o tratamento para entorse do joelho


1) Protocolo RICE, geralmente, o melhor tratamento nos primeiros dois dias é seguir os princípios do tratamento da inflamação aguda: proteção, repouso, gelo, compressão, elevação.



Este tratamento é utilizado para reduzir a dor, o inchaço e acelerar a cicatrização.

Para a dor você pode tomar os antiinflamatórios em comprimidos (por exemplo, Advil, Voltaren ) ou você pode aplicar uma pomada com argila ou arnica montana.

2) Fisioterapia e reabilitação: Apena  possível, você tem que executar determinados exercícios para recuperar a força, movimento e função do joelho. Para obter informações sobre os exercícios e como promovê-los de forma adequada para retornar à funcionalidade completa você tem que seguir o conselho de um fisioterapeuta experiente.
A reabilitação em piscina é indicada se o paciente tem dificuldade a ficar em pé.
Existem alguns instrumentos que ajudam você a recuperar mais rapidamente, por exemplo o ultra-som, tratamento com laser e terapia magnetica são úteis se o joelho está inchado e para reduzir a dor.

3) O médico pode recomendar  uma joelheira para reduzir a dor e ter uma maior estabilidade após um entorse no joelho. Normalmente a joelheira é bastante simples, o preço é baixo. Se você precisa de mais apoio, as joelheiras avançados são úteis.
Se o seu médico diz que o problema é um simples entorse no joelho e não necessita de testes para avaliar melhor o caso, quase certamente, a lesão não é muito grave e provavelmente é um entorse de grau 1 ou 2.

O rasgo do terceiro grau (ruptura completa) pode ser tratado muitas vezes da mesma maneira como um entorse de primeiro e segundo grau, mesmo que demore mais tempo para cicatrizar. No entanto, a cirurgia é recomendada se o joelho tende a ser instável após a realização de um programa de exercícios de reabilitação.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Qual é o tempo de recuperação? O prognóstico
Em caso de lesão do menisco ou ligamentos, você deve considerar o tempo de cura específico, especialmente no caso de cirurgia.
Geralmente, no caso de um entorse de primeiro grau, no prazo de 7/10 dias a dor desaparece, enquanto a duração do inchaço é variável. Em alguns casos, o joelho fica inchado enquanto em outros o derrame articular (líquido) pode permanecer por algumas semanas.
Você pode andar, mas não exagere para não alongar o tempo de recuperação.








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domingo, 15 de novembro de 2015

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: INGRID GUIMARÃES TAMBÉM PRATICA PILATES # nº122



Ingrid Guimarães posta foto no pilates com barriga seca de fora

'Sai da cama e vamo malhar galera!', incentivou a atriz.

Ingrid Guimarães mostrou seu corpo sequinho ao postar uma foto no Instagram, nesta quinta-feira, 8. A atriz foi fazer aula de pilates com um top curto e se deixou ser clicada entre um exercício e outro, exibindo a ótima forma. "Sai da cama e vamo malhar galera!", incentivou ela, que pouco tempo depois desistiu do post e apagou a foto.



Ingrid Guimarães (Foto: Reprodução/Instagram)


Ingrid Guimarães (Foto: Reprodução/Instagram)

Fonte: EGO, no Rio












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A RPG NA GRAVIDEZ

Não há inconvenientes em aplicar as técnicas de RPG em mulheres grávidas quando há a necessidade de tratamento. Nesse caso, a futura mamãe receberá uma atenção individual e adaptada à sua condição, o que não ocorre, necessariamente, em outros casos tipos de tratamento. 





Realizamos todo um trabalho de preparação para o parto e recuperação pós-parto, que se baseia nos princípios biomecânicos da RPG, uma técnica bastante original, reconhecida por muitos médicos, obstetras e, melhor ainda, aprovado pelas mulheres que experimentaram.







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domingo, 27 de setembro de 2015

DIFICULDADE EM MANTER UMA BOA POSTURA

Manter a postura correta traz benefícios para o corpo e a mente

Você está lendo este texto em que posição? Sentado? Curvado? Escorado para trás? Na cama? Debruçado sobre a mesa?

A maneira como utilizamos nossa postura é uma grande fonte de informação. Elas refletem o nosso humor e o nosso nível de confiança. Mas como entender como é nossa postura ? 
Um má postura pode ser de origem genética, mas a maioria tem tudo a ver com a falta de consciência corporal, desânimo, auto estima baixa, preguiça e se não forem corrigidas, com o tempo podem gerar sobrecarga nos músculos, articulações e vísceras, provocando dore e desvios posturais.

Preste atenção ! Uma boa postura pode trazer muitos benefícios a saúde e ao bem-estar do indivíduo

É muito comum ouvirmos de nossos pais, amigos e professores que nossa postura está péssima.  Quando o assunto é postura já pensamos em posicionar os ombros para trás, coluna ereta, cabeça erguida, barriga murcha,  olhar para frente,quadril encaixado,  mas será que esta é a maneira correta de se posicionar ? Então qual é a postura ideal ?


Hoje sabemos que não  existe uma postura perfeita e sim uma postura próxima do normal. O próximo do normal é uma postura tranquila sem esforço e deve ser realizada com o ombros relaxados e em  hipótese nenhuma posicionado para trás. A cabeça deve estar em alto crescimento, sempre para o alto com se tivesse um fiozinho puxando para cima.  O seu abdome deve estar levemente sugado para dentro, como se estivesse colocando seu umbigo em direção as costas. O seu bumbum deve estar relaxado e o quadril só pode estar encaixado para dentro em determinadas situações.








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domingo, 20 de setembro de 2015

PILATES FAZ CRESCER ???

Pilates faz crescer? - 

Na verdade o que acontece é que o Pilates irá realinhar a sua coluna melhorando a sua postura, e irá fortalecer o abdômen e o assoalho pélvico, fazendo com que o transverso abdominal comprima as víceras de forma que elas subam e elevem a caixa torácica. 

Este efeito hidráulico descomprime os espaços intravertebrais, que além de preservar a saúde dos discos e da coluna vai alongar o corpo em direção do topo da cabeça.

 
Resumindo você vai crescer!





Pilates faz crescer?

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: PARIS HILTON TAMBÉM PRATICA PILATES #43




Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.




Paris Hilton está praticando Pilates. Ela quer ficar em forma para sua  campanha de lançamento do seu novo perfume. A socialite está quase pronta para divulgação de sua última fragrância, “Fairy Dust”, e deseja estar em seu melhor look.

Paris Hilton disse: “Eu não preciso perder peso, mas quero ficar maravilhosa, estonteante, por isso comecei a praticar Pilates”.








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FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: ELIZABETH HURLEY TAMBÉM PRATICA PILATES #72



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.



Liz Hurley adotou o Pilates para manter a forma durante a gravidez e ainda é uma fã da atividade.

Liz afirma ser o Pilates o responsável pela sua bela forma.

Elizabeth Hurley, que aparenta ser muito jovem, apesar de ter  46 anos de idade adota um plano de exercício físico regular.

 "Eu amo Pilates e yoga".






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domingo, 6 de setembro de 2015

A RPG NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA EM GESTANTES



Estudos realizados em diversas partes do mundo revelam que 90% das mulheres grávidas sofrem com dor na lombar. 



Quando não cuidado, o desconforto tende a piorar com a evolução da gestação. 

As gestantes com idade mais avançada são as mais atingidas, mas cerca de 60% das adolescentes também passam pelo desconforto. 


Até o quarto mês de gravidez, é feito a utilização da técnica da RPG  sem que  traga qualquer dano para esta paciente. 

Nessas pacientes, o objetivo não é alterar a postura, mas minimizar as consequências provocadas pelas alterações fisiológicas da gestação. 

Os resultados são  extremamente favoráveis.











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quarta-feira, 2 de setembro de 2015

MÁ POSTURA NA ESCOLA



Olha a postura! Como se insistir nesse discurso com as crianças e adolescentes adiantasse alguma coisa. 
Por isso, a consciência corporal deve começar cedo, logo quando a criança começa a sentar na cadeirinha para comer e sua estrutura corporal ainda está em fase de crescimento.


O problema é que quando as crianças chegam à escola, nem sempre recebem orientações dos professores. "A ausência de educação postural nas escolas primárias é uma grave falha. 


As crianças quando voltam das férias começam a enfrentar longos períodos na posição sentada em carteiras inadequadas, que resultam em posturas erradas, inclinadas e com os ombros caídos. Os maus hábitos começam a ser estabelecidos e se tornam automáticos", 



Por isso é importante que os próprios pais incluam o assunto nas reuniões escolares. Os primeiros sintomas devido à má postura, entre eles, hipercifose (aumento da curvatura da região dorsal), hiperlordose (aumento da curva na região cervical ou na região lombar) e escoliose (desvio da coluna vertebral que resulta em um formato de "S") geralmente não se manifestam logo de cara.


"Os sintomas iniciais são mínimos ou ausentes. Quando o problema é diagnosticado, já está gravemente instalado".


As dores na coluna acabam comprometendo as atividades enquanto os filhos estão na escola. “A criança que sente dores frequentes não fica motivada a concentrar-se nos estudos. Ela pode se tornar agitada e com problemas de comportamento. Para ela, permanecer em uma posição por muito tempo pode ser mais desagradável do que para seus colegas".




Quando ela estiver sentada preste atenção:

As crianças devem se sentar de forma ereta;

A altura do assento deve permitir que os pés fiquem totalmente apoiados no chão;


Todas as articulações devem estar estabilizadas, formando um ângulo de 90 graus (pés, joelhos, quadris e cotovelos);

Não deve haver pressões do assento sobre os músculos posteriores da coxa;

Deve haver espaço livre entre as coxas e a parte inferior da mesa, para não limitar os movimentos;

Os cotovelos devem ficar aproximadamente no mesmo nível da superfície da mesa e o encosto deve permitir o apoio das costas.




As conseqüências da má-postura podem ir além das dores nas costas. Além dos problemas de coluna, sentar da forma errada também compromete o desenvolvimento dos dentes. A explicação é simples: um lado do corpo fica maior e resulta em dentes desalinhados, que são corrigidos com aparelho ortodôntico. 

Isso sem contar as dores nas mãos, LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Razões suficientes para ficar atenta e procurar um ortopedista infantil para a prevenção do problema.

Neste sentido, a Reeducação Postural Global (RPG) é uma boa forma de prevenção e tratamento. 


A RPG é um método da fisioterapia que consiste em um alongamento prolongado, suave, progressivo e com baixo número de repetições, realizado pela respiração e posturas escolhidas através de uma avaliação e aplicadas de acordo com a necessidade do paciente. 

A aplicação do método vem trazendo resultados significativos na melhora postural do indivíduo no desempenho de atividades.
Fonte: vilamulher.terra.com.br







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PILATES COM SUPERAÇÃO nº3


Esta matéria foi extraída da Revista Pilates e fala de como o Pilates ajuda na reabilitação física de uma pessoa com deficiência física.

A história do método Pilates começou em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, quando Joseph Pilates começou a desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de “Contrologia”.

Joseph não deixou nenhum de seus companheiros de prisão parados, nem os mais debilitados, pois os exercícios eram feitos até em cadeira de rodas. Esses exercícios conseguiam promover uma verdadeira reeducação dos movimentos, identificando os limites e as necessidades da biomecânica humana.


Desde então, o Pilates tem sido utilizado com sucesso em reabilitação e pós reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, pós-cirurgias, portadores de Síndrome de Down, portadores de lesões, entre outros casos. Ou seja, o método Pilates é um método para todos!

O objetivo principal é capacitar o indivíduo ao maior aproveitamento de suas potencialidades de forma que ele possa ser independente nas atividades diárias da vida.
O Pilates ajuda a definir e desenvolver a musculatura, além de aumentar a força, a coordenação, a flexibilidade, postura, e o condicionamento físico, com isso a postura melhora muito e os movimentos se tornam mais fáceis, deixando o corpo mais saudável, respeitando o limite de cada praticante.

Baseado nesses princípios, foi criado o Pilates adaptado para o deficiente físico, que serve desde um aliado a reabilitação, como aos para-atletas que pretendem aprimorar suas habilidades no esporte.

A prática de atividades físicas pelos portadores de deficiência colabora para:
• Estimular a independência e autonomia;
• Melhorar a socialização com outros grupos;
• Melhorar a auto-valorização, a auto-estima e a auto-imagem;
• A melhoria das funções do aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor;
• Melhoria na força e resistência muscular global;
• Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
• Manutenção e promoção da saúde;
• Superação de situações de frustração;
• Experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações.

Ao praticar alguma atividade física ou esportiva, indivíduos com deficiências motoras podem, assim como as pessoas sem deficiências, aprimorar sua condição física e sua saúde. 

Mais do que isso, podem também mudar sua perspectiva de vida, por perceberem que são capazes de realizar habilidades que julgavam impossíveis. Ao realizar destrezas motoras, pessoas com deficiências recuperam sua confiança e auto-estima perdida.

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Fernanda Misquevis, o importante é ressaltar que o método pode fazer parte da reabilitação dos pacientes, mas não substitui a fisioterapia.

Fonte: Blog do Deficiente Físico









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domingo, 5 de julho de 2015

A REEDUCAÇÃO POSTURAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

                    Este tratamento pode dar bons resultados nesta fase de crescimento e desenvolvimento, pois é nesta fase em que se observam alterações na estrutura corporal. Neste período, uma das alterações que observamos com frequência, é quando o desenvolvimento muscular não acompanha na mesma proporção o crescimento mais acelerado dos ossos, causando desequilíbrios posturais.

Resultado de imagem para Reeducação Postural Global na infancia
          É justamente neste período, que a RPG pode corrigir ou atenuar algumas alterações, são realizados exercícios posturais de uma forma global, sempre respeitando os limites do paciente, apresentando resultados satisfatórios por parte das crianças e adolescentes.



           É importante a participação dos pais durante o tratamento, incentivando principalmente a criança a realizar os exercícios em casa e manter sempre que possível a postura correta por mais tempo, devem estar atentos quando usam o computador e mochilas escolares, a maneira como a criança senta, caminha e os esportes que pratica, pois podem estar contribuindo para os desvios da postura e o quadro de dor, notar sua maior dificuldade e relatar ao fisioterapeuta para que logo seja corrigido. A manutenção da postura irá colaborar com o equilíbrio corporal e evitar problemas no futuro.


          Ao notar algum problema postural na criança ou no adolescente é importante que os pais levem primeiramente seu filho ao ortopedista (se houver a possibilidade- Ortopedista Pediátrico) para realizar os exames necessários e assim que houver indicação médica, iniciar o tratamento com RPG, pois muitos desvios nesta fase são corrigidos naturalmente pelo próprio corpo.
          
Durante o tratamento, o fisioterapeuta procura a melhor postura a ser trabalhada na correção dos desvios identificados e o número de sessões irá depender da evolução do tratamento.









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