quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

NOSSA POSTURA PODE SER MODIFICADA?






Postura ideal! Será que existe ? É muito comum ouvirmos de nossos pais, amigos e professores que nossa postura está péssima.  

Quando o assunto é postura já pensamos em posicionar os ombros para trás, coluna ereta, cabeça erguida, barriga murcha,  olhar para frente, quadril encaixado,  mas será que esta é a maneira correta de se posicionar ? Então qual é a postura ideal ?

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Hoje sabemos que não  existe uma postura perfeita e sim uma postura próxima do normal. O próximo do normal é uma postura tranquila sem esforço e deve ser realizada com o ombros relaxados e em hipótese nenhuma posicionado para trás. 

A cabeça deve estar em alto crescimento, sempre para o alto como se tivesse um fiozinho puxando para cima.  O seu abdome deve estar levemente sugado para dentro, como se estivesse colocando seu umbigo em direção as costas. O seu bumbum deve estar relaxado e o quadril só pode estar encaixado para dentro em determinadas situações.

Como nossa postura pode ser modificada ?

Podemos definir postura como um conjunto de estruturas músculos esqueléticas que estão organizadas em cadeias musculares e articulares. Para que o corpo humano funcione totalmente equilibrado, há uma necessidade que suas estruturas ósseas, músculos e ligamentos, trabalhem de forma harmônica , mantendo um estado de equilíbrio corporal. 


Tratamento Postural 
com a técnica de reeducação postural 
RPG - reeducação postural global

Este equilíbrio é constituído pela estruturação e alinhamento dos pés, joelhos, quadril, coluna lombar, cervical, cabeça e  braços. Cada pessoa já nasce com uma característica de tipologia de postura própria, e com o tempo pode sofrer modificações por vários motivos que veremos mais adiante.

Também à aquelas que por motivos congênitos e hereditários já nascem com uma predisposição á um problema postural mais grave. Segundo alguns estudos, a boa postura também está relacionada com o estado psico-morfo-comportamental do indivíduo; quer dizer, dependendo da atitude, gestos, personalidade e comportamento,  o ser humano pode adquirir uma postura fechada ou aberta.

Diferentes atitudes posturais, levam à diferentes atitudes comportamentais ou vice versa.  Existem fatores que afetam uma boa postura como nível de sedentarismo, agressão externa ( trauma, fraturas) ou interna ( psicológicas, doenças, depressão). Qualquer uma destas agressões  que o nosso corpo venha a sofrer,  mudanças podem  ocorrer na nossa estrutura corporal,  levando a um desalinhamento corporal. O mal  equilíbrio das cadeias musculares e articulares, levam a importantes modificações no estado articular, muscular, visceral, respiratório  e oclusal.  


Tratamento Postural 
com a técnica de reeducação postural 
RPG - reeducação postural global

Estes tipos de situações entre outras, traz um certo desconforto, pois começa a refletir no nosso desempenho profissional, emocional e físico, trazendo riscos a nossa saúde sem que percebamos. 

Sabemos que com o passar do tempo nosso corpo tende a se manifestar pelo mal uso e pelas  posturas inadequadas usadas. Movimentos desarmônicos começam a tomar conta de você, por desleixo ou preguiça, trazendo  consequências como, dores, cansaço, mau estar, desconforto, exaurindo toda nossa energia para atividades de maior prazer.

Está com dificuldades melhorar ou corrigir sua  Postura ? Hoje existem vários métodos e técnicas posturais. 
Procure um profissional especializado em Postura.
Fonte : Boa Postura





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domingo, 18 de janeiro de 2015

QUAL A QUANTIDADE DE CÁLCIO NECESSÁRIA PARA O COMBATE DA OSTEOPOROSE?

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Há muito tempo fala-se da necessidade de tomar leite para não ter osteoporose, pois contém cálcio, que faz bem para os ossos. Porém, os novos estudos mostram que não é bem essa a verdade. Vamos desmistificar tudo que você precisa saber para prevenir a osteoporose, além de explicar o que é essa doença.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a osteoporose é conhecida com uma doença metabólica óssea sistêmica caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração do tecido ósseo, deixando o corpo mais suscetível a fraturas.


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Existem diversos fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose, sendo por causas genéticas ou hábitos de vida. Pesquisas recentes têm demonstrado uma relação negativa entre a ingestão de refrigerantes à base de cola, xarope de milho, frutose e cafeína com a saúde do tecido ósseo. Isso ocorre porque o fósforo inibe a reabsorção do cálcio impedindo a reposição óssea perdida no dia a dia.

Para prevenir essa doença, tem-se apostado na boa formação óssea, ou seja, temos que adquirir o máximo possível de tecido ósseo durante o crescimento para podermos usufruir no envelhecimento. Nossa reserva de cálcio é produzida até os 35 anos. Por isso, é recomendado a ingestão de cálcio na primeira e segunda idade nos níveis máximos, que variam de 800 a 1500mg/dia. Cada pessoa tem uma necessidade, sendo aconselhável a avaliação de um nutricionista. De uma maneira geral, crianças devem consumir de 500 a 800mg, adultos, em média, 1000mg e idosos, 1200mg.

O leite de vaca tem uma grande quantidade de cálcio. São, em média, 250mg em 200ml, por isso ele é indicado há vários anos, mas existem outros alimentos que são excelentes fornecedores do mineral. 

Veja na tabela:
Quantidade de alimentoQuantidade de cálcio
Chia100g556mg
Soja100g280mg
Gergelim100g400mg
Sardinha100g500mg
Brócolis100g400mg

Não adianta apenas consumir cálcio para prevenir a osteoporose. A fixação do cálcio é feita pela vitamina D, que é encontrada em maior quantidade em frutos do mar. Novamente, a sardinha é uma excelente aliada, o fígado e a gema do ovo também. A vitamina D é ativada pelo sol e, por isso, recomenda-se 15 minutos de exposição à luz solar por dia logo ao amanhecer ou no final da tarde.

Além disso, a prática de atividade física regular bem orientada pelo fisioterapeuta ou educador físico manterá a força muscular, a massa óssea, a circulação sanguínea e as articulações saudáveis.

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Os grandes riscos para as pessoas que têm osteoporose são as fraturas, principalmente as que acometem a coluna vertebral e de fêmur, que inclusive são as mais recorrentes. Por isso, se você tem menos de 35 anos, faça o possível para evitar essa doença. E você que já apresenta alguma alteração na densitometria óssea, procure o auxilio dos profissionais da área da saúde para evitar a evolução da doença.


São necessárias muitas recomendações, que vão além de consumir leite. Cuidar da saúde do nosso esqueleto requer disciplina e conscientização. Passe essas informações a diante e salve muitas pessoas de uma doença imperceptível no estágio inicial, mas destruidora nas fases mais graves.
Por: Giana Ramos
Fotos: Thinkstock.
Fonte: universojatoba.com.br











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sábado, 10 de janeiro de 2015

PROBLEMAS POSTURAIS COM O USO DO CELULAR

Nunca em toda a história da humanidade se olhou tanto para baixo.








A sociedade atual passa por uma grande evolução tecnológica, sendo celular uma das principais tecnologias utilizadas no nosso dia-a-dia, seja no trabalho, na educação ou na recreação, porém, este recurso está sendo utilizado de forma exagerada e inadequada.

A cabeça humana média pesa de 6 à 8 quilos em uma posição neutra - quando seus ouvidos estão sobre seus ombros. Para cada centímetro que você incline a cabeça para frente, a pressão sobre a coluna dobra. Esta má postura adotada com o uso excessivo do celular, principalmente nas crianças em formação e crescimento, vem causando cada vez mais cedo uma série de modificações nas curvaturas normais de nossa coluna vertebral, gerando um aumento de pressão nos ligamentos, músculos, nervos e disco vertebral. 

Esse novo estilo de vida provoca sérios problemas de saúde, como dores de cabeça, rigidez no pescoço, dor nas costas e dor nos punhos. Se você está com dificuldade de como solucionar este problema, procure profissionais que trabalhem com postura e faça um trabalho preventivo de exercícios posturais.
Fonte: boa postura








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terça-feira, 6 de janeiro de 2015

HIDRATE-SE



Hidrate-se!


A água é a molécula mais importante do corpo humano, presente em maior abundância no nosso organismo.
De 55 a 75% por cento do peso corporal de um adulto é composto de água


Sendo assim, mantenha-se hidratado!










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