domingo, 28 de abril de 2019

LADDER BARREL - PILATES

O Ladder Barrel, traduzido ao pé da letra como “Barril Escada”, é uma das engenhosas invenções de Joseph Pilates.

Joseph Pilates  -  cisne no Barrel:

Esse aparelho de Pilates possui uma superfície curva na forma de barril e uma estrutura que se assemelha a degraus de uma escada. O Barril está conectado a uma escada ajustável de 4 a 6 degraus.
Resultado de imagem para barrel, pilates

É um grande equipamento que permite a inclinação do corpo para frente e para trás, isolando toda a musculatura profunda do abdominal, mais conhecida como powerhouse.
É excelente para movimentos de extensão e flexão da coluna e para o fortalecimento da musculatura do abdômen, pernas, glúteos e coxas.

HISTÓRIA DO LADDER BARREL NO PILATES

Preocupado com um trabalho completo de mobilidade da coluna e força da powerhouse, Joseph Pilates criou vários tipos de barril. O Ladder Barrel alia exercícios que podem ser realizados em pé, deitado ou sentado e é o equipamento mais completo do grupo dos barris. Ele oferece ainda a possibilidade de realizar vários tipos de exercícios de flexibilidade e força de todo o corpo.
Esse equipamento está enquadrado no grupo dos barris. Desse grupo estão incluídos três tipos.
São eles:

O Ladder Barrel: este equipamento utilizado em treino individualizado, oferece exercícios desafiadores para os abdominais, bem como, exercícios de flexibilidade e força responsáveis por trabalhar todo o corpo. 


Resultado de imagem para barrel, pilates


O Spine Corrector ou Step Barrel: o Step Barrel é utilizado em treino individualizado para a realização de alongamentos, alinhamento da coluna e fortalecimento da musculatura responsável por uma boa postura. Alivia a rigidez dos ombros e quadris, alivia dores nas costas e melhora a expansão torácica.



Resultado de imagem para step barrel pilates




O Pilates baby arc ou meia lua: a meia lua é uma peça versátil e engenhosa que permite a realização de vários exercícios típicos no solo como por exemplo, o roll up e o roll over. Trabalha também o alongamento da parte superior do corpo e a força do centro (powerhouse).

Resultado de imagem para meia lua,  pilates


Cada um desses equipamentos possui uma superfície barril arredondado que ajuda a isolar os músculos posturais profundos de uma maneira específica e desafia o corpo a manter-se simultaneamente forte e flexível durante todos os movimentos.

MATERIAL E CONSTRUÇÃO DO LADDER BARREL

O Ladder Barrel possui uma escada em madeira conectada a uma espécie de barril por uma base deslizante ajustável ao comprimento da perna do aluno. A escada possui 4 a 5 níveis de altura e tem como função o apoio para os exercícios no barril, e também, como pega para mãos e pés em alguns exercícios.
O barril estofado em couro ou em material de borracha tem a função de dar apoio as costas, abdominal e ombros, permitindo um agradável alongamento e ativação da musculatura profunda, mais conhecida como powerhouse.
Medidas aproximadas:
  • Altura: 90 a 98 cm
  • Comprimento: 125 cm a 191 cm
  • Largura: 58 cm a 98cm
  • Peso: 37,5 kg a 40 kg Suporta: até 140 kg
  • Peso suportado: até 140Kg

BENEFÍCIOS DE EXERCÍCIOS COM O LADDER BARREL

O Lader Barrel possui como principal função isolar a musculatura profunda que ajuda no controle postural e desafia o corpo trabalhando em todos os planos de movimento possíveis.
É conhecido também por ser eficaz no alongamento dos flexores do quadril e isquiotibiais. Melhora a flexibilidade dessa musculatura em especial, melhora a qualidade da marcha e da corrida, melhora a postura e ajuda a evitar dores nas costas e no quadril, assim como, alguns tipos de lesões.
BENEFÍCIOS
  • Ajuda na manutenção da curvatura natural da coluna
  • Ativa a musculatura da lombar, glúteos, ombros, abdominais e região pélvica
  • Ótimo para alongar ombros, peito e quadril
  • Alivia as tensões da musculatura da coluna (cervical, torácica e lombar) e pescoço (esternocleidomastodeo, musculatura hióideo, elevador da escápula, escalenos e trapézio)
  • Fortalece a musculatura abdominal (retos, oblíquos e transverso), costas e ombros
  • Alivia a tensão dos músculos
  • Melhora a postura e a consciência corporal
  • Melhora a força e estabilidade do centro de força (power house)
  • Promove a reabilitação em caso de desvios posturais e bloqueios articulares
  • Melhora a flexibilidade
  • Melhora o controle muscular
  • Melhora a capacidade respiratória
  • Alívio das dores musculares e do estresse, reduzindo as tensões musculares
  • Relaxamento muscular
  • Promove o alongamento de peitoral, quadril e ombros
  • Melhora o equilíbrio muscular e a consciência corporal
  • Reduz o estresse e aumenta a energia através dos alongamentos
  • Ajuda a aumentar a amplitude de movimento articular
  • Melhora a circulação
  • Aumenta a coordenação neuromuscular
  • Útil na preparação esportiva, na reabilitação de lesões e na aptidão funcional para atividades da vida diária
  • Melhora a aparência do corpo

Este equipamento do grupo dos barris é dos únicos em que não se trabalha com molas, já que o foco maior é o alongamento e a amplitude articular.
Boa parte dos exercícios do repertório de Pilates que envolvam o treino da mobilidade e alongamento podem ser adaptados e intensificados para este tipo de equipamento.
Alguns tornam-se mais intensos, e outros, mais simples de serem executados.
Por exemplo, com os pés apoiados nos degraus do ladder barrel é possível apoiar as costas por cima do barril conforme o contorno do equipamento, e ativar então a musculatura profunda do abdomen, assim como, sentir o alongamento de todo o peitoral melhorando a expansão do tórax e aliviando a tensão dos músculos.
Com o abdominal sobre o barril, é possível aliviar a tensão das costas e alongar toda a musculatura que envolve a coluna.
O foco mental e a concentração durante os exercícios garante o sucesso e a segurança na realização dos mesmos.
Fonte: Canal Pilates



quinta-feira, 25 de abril de 2019

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA POSTURA

Resultado de imagem para boa postura


Os médicos estão cada vez mais convencidos de que, sem uma boa postura, não dá nem para sonhar com um corpo saudável. “As evidências de que muitas doenças nos órgãos estão ligadas à posição do corpo tornaram-se incontestáveis”, afirma o pesquisador americano Donald Harrison, da Universidade do Sul da Califórnia. “Sabemos que enfermidades nos pulmões, rins e no estômago estão associados à coluna”, concorda o ortopedista Ronaldo Azze, da Universidade de São Paulo. “Não há mais dúvidas de que uma boa saúde depende também da postura.”
Fonte: Super Interessante






QUAIS OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

Os maior objetivo da reeducação postural é a pessoa  tornar-se mais consciente da sua postura corporal, o que já é um estímulo para que ela se esforce em manter a boa postura durante seu dia-a-dia e com isto trazendo uma série de benefícios, como: 
  • Combater a dor nas costas e realinhar a coluna;
  • Eliminar a dor ciática;
  • Curar o torcicolo;
  • Corrigir o posicionamento dos joelhos;
  • Melhorar a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante;
  • Solucionar problemas de coluna como hérnia de disco; 
  • Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril; 
  • Eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;
  • Eliminar a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;
  • Corrigir o pé plano, por permitir uma melhor realinhamento das forças da gravidade;
  • Melhorar a respiração por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios;
  • Melhorar a posição da cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;
  • Melhorar o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais virado para frente.


Na RPG os exercícios são indicados levando em consideração à necessidade de cada pessoa e por isso a prescrição é individual, não havendo recomendação generalizada porque cada pessoa tem características únicas que devem ser levadas em consideração. Cada sessão dura aproximadamente 1 hora e são individuais.




segunda-feira, 22 de abril de 2019

O USO CORRETO DE MOCHILA





O excesso de peso das mochilas compromete o equilíbrio postural e, se a criança ainda adotar uma postura errada, mais problemas podem aparecer. 

— O mínimo de peso deve ser carregado por crianças para não alterar o processo de desenvolvimento musculoesquelético.


Para tanto, incentive levar os livros e cadernos que serão utilizados apenas no dia e verifique se o peso está equilibrado, sem sobrecargas em apenas um lado, o que também é prejudicial. Na hora de escolher a mochila, procure modelos adequados ao tamanho da criança e com formas simétricas, ou seja, que possuem duas alças e encosto maleável, permitindo que o peso seja transportado de maneira equilibrada









quinta-feira, 18 de abril de 2019

Profissionais e estudantes de Fisioterapia fazem manifestação contra o ensino a distância

Estudantes e profissionais do curso de fisioterapia de diversas instituições e diretores do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) fizeram uma ação, no Calçadão da Rua Halfed, na tarde dessa terça-feira, 16, contra a modalidade de Ensino a Distância (EAD) para o curso de fisioterapia.
O movimento foi realizado com o objetivo de alertar para a sociedade dos prejuízos que esse tipo de formação pode trazer aos alunos, futuros profissionais, e para a saúde de toda a população que poderá precisar deste profissional no futuro.
O grupo fez uma caminhada pelas ruas da região central da cidade, distribuindo folders para a população com dados sobre a campanha para mobilizar a sociedade.
Segundo Anderson Luís Coelho, presidente do CREFITO-4 MG, em Minas Gerais, existem 112 cursos de fisioterapia, sendo 17 ofertados na modalidade EAD, em Juiz de Fora, são 7 cursos presenciais.
O conselho não é contra o uso das tecnologias, desde que elas sirvam para complementar a carga horária mínima desses cursos. Se for para inovação e que não seja para a redução de gastos dessas instituições, com baixos vínculos empregatícios, nós somos a favor, mas não podemos aceitar que as instituições com mais de 100 mil alunos tenham 7 tutores, que gravem essas aulas e que fiquem repetindo durante anos para os alunos. A atualização científica não é atualizada dessa forma, pois assim não existe a troca de experiências entre alunos e professores, não existe a vivência para o espelhamento nos seus mestres eolhando pelo lado de postura profissional”, relata Anderson Luís.
Para o estudante do 6º período do curso de fisioterapia, William Marquinis, o curso a distância mata toda experiência e vivência necessária entre o aluno e o paciente. “Mudança do curso presencial para o EAD, que vem matando praticamente o nosso curso, tirando esse contato pessoal do aluno com o professor, que é muito importante para nosso aprendizado. O ensino a distância vem matando essa troca de experiência entre o professor e aluno, que eu considero algo muito importante para enriquecer o nosso conhecimento e o nosso dia a dia dentro da faculdade”.
A estudante Samita Rossi Barbosa, também estudante do 6º período de fisioterapia, relata a importância do curso presencial, alegando ser impossível o aluno ter sensibilidade de um atendimento sem ao menos ter um contato físico com os pacientes.“O ensino presencial é fundamental para que possamos tirar dúvidas, ou indagar os nossos professores, sobre determinadas situações, que eu vejo que não é possível através do ensino fundamental. É impossível você ensinar o aluno, uma matéria, que você precisa de ter a sensibilidade para colocar a mão em um paciente, tendo um contato físico. É fundamental, nos alunos dos cursos de fisioterapia, lutar pelo direito do nosso curso ser 100% presencial, sem ensino a distância”.
“Acho que quem perde mais com esse ensino a distância é o aluno e o paciente, pois o aluno não conseguirá ter essa vivência e o paciente não terá um profissional de qualidade, já que ele nunca teve um contato prévio com o paciente”, finaliza a estudante.
Além do protesto, o CREFITO-4 MG realizou outras ações em Juiz de Fora dentro da campanha de combate ao EAD na saúde e na Fisioterapia.
Foram instalados, em pontos estratégicos do município,painéis de LED e Front Light (semelhante ao outdoor) com dizeres
referentes ao tema, como “Cursar fisioterapia? Só se for presencial!”.
 Fonte: Diário Regional Digital







terça-feira, 16 de abril de 2019

A imagem pode conter: texto



🔸 Danos ao nervo ciático: quais os sintomas que o paciente sente?
.
.
🔸Além de dor, o paciente pode sentir formigamento, perda da sensibilidade, redução de reflexos e sensação de queimação na região afetada. A própria dor apresenta intensidades diferentes, podendo ser surda ou tão forte que chega a comprometer até os movimentos do indivíduo – normalmente, acomete apenas uma parte da perna ou quadril com dormência em outras partes, tornando o lado afetado mais fraco que o outro.
.
.
🔸O tratamento com a RPG Souchard é totalmente livre de medicamentos, realizado, apenas, com trabalhos respiratórios, posturais e de alongamento. O método também atua na prevenção de danos ao nervo ciático.
Conheça o método >>
>>↪️www.rpgsouchard.com












.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

POSTURA DE CRIANÇAS X MEMÓRIA



Resultado de imagem para criança , objeto, postura

A postura corporal das crianças nos primeiros estágios da vida é crucial, a fim de adquirir novos conhecimentos, conclui o estudo mais recente da Universidade de Indiana (EUA) e publicado na revista Plus One.


Resultado de imagem para POSTURA, CRIANÇA




A Postura corporal afeta a memória e aprendizagem das crianças








Esta é uma nova abordagem que investiga a relação dos objetos cognitivos como palavras ou memórias com a posição do corpo. "Este estudo mostra que o corpo desempenha um papel importante nos primeiros anos de aprendizagem, e mostra como as crianças usam a posição do corpo no espaço para conectar idéias", diz Linda Smith, co-autor do estudo.





Resultado de imagem para POSTURA, CRIANÇA, OBJETO



Para realizar o experimento, os pesquisadores contaram com o envolvimento de um robô Android (em que os processos cognitivos surgem das limitações físicas e capacidades do corpo como um método de aprendizagem) crianças, examinando o papel da posição corpo com relação à capacidade do cérebro para "mapear" os nomes dos objetos, descobrindo que a consistência na postura e relação espacial para o objeto cujo nome é dito em voz alta, foram cruciais para se conectar corretamente o objeto com o seu nome.


"Um grande número de estudos sugerem que a memória está intimamente ligada à localização de um objeto. Nenhum, no entanto, mostrou que a posição do corpo desempenha um papel importante ", explica Smith.
Fonte: Fundamentos do Desenvolvimento  Infantil (Dr. Saul Cype )








.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

COMO PILATES CRIOU um dos métodos de exercícios mais populares do mundo inspirado em gatos e bebês


Pilates

É difícil imaginar que o homem com corpo de Adonis que inspirou milhões de pessoas a seguirem sua filosofia de exercícios físicos tenha sido uma criança frágil, que cresceu sendo intimidada, e sofrendo de raquitismo e asma.
Mas foi exatamente essa infância difícil que desenhou a vida de Joseph H. Pilates, o guru que desenvolveu um dos sistemas de treinamento mais populares do mundo fitness e da atividade física.
Filho de pai ginasta de ascendência grega e de mãe alemã e médica naturopata, Pilates nasceu em Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883, e teve interesse desde pequeno por seu corpo e por quais seriam os limites físicos que ele poderia alcançar, tanto em termos de força, quanto de flexibilidade.
Seu método de exercício mescla diversas disciplinas como a ginástica e o ioga, mas sua fonte de inspiração foi bem mais simples do que isso.
"Ele chamava de 'contrologia' essa ideia do controle da mente sobre o corpo para fundir sua força com a flexibilidade", explicou à BBC Mary Bowen, aluna mais antiga do mundo de Pilates.


"Ele me contou que baseou seu método em um bebê e em um gato, algo que soou estranho para mim, já que eu nunca tive nenhum dos dois", contou Bowen sobre o primeiro dia em que entrou no estúdio do mestre alemão e de sua esposa Clara, em Nova York, no final dos anos 1950.
mulher fazendo pilates


Segundo ela, Pilates estudou os movimentos de um bebê e de um animal, especificamente de um gato, e concluiu que o gato poderia fazer tudo melhor.
"Não necessariamente usando todas as partes do corpo para tudo, mas de uma maneira econômica. Ele consegue descansar completamente e se mover completamente. Isso era justamente o que precisava", afirmou ela, que foi bailarina antes de frequentar as aulas de Pilates.

Revolucionário

Antes de chegar a Nova York, Pilates viveu na Inglaterra, onde foi boxeador e artista em um circo até o início da Primeira Guerra Mundial.
Ele chegou a ser detido, por sua nacionalidade alemã, na Ilha de Man, onde estava começando a desenvolver seu sistema de exercícios.
Pilates ficou em um campo de detenção e passou três anos e meio trabalhando em um hospital como enfermeiro. Foi lá que ele começou a organizar sessões entre funcionários e prisioneiros para melhorar sua condição física - todos baseados no movimento e na respiração.
Foi também nesse período que ele começou a mostrar sua faceta como inventor, aproveitando as molas dos colchões para criar uma máquina que permitia aos feridos que não podiam sair de suas camas participarem das sessões de exercícios.
Ali ele descobriu os benefícios de aproveitar a resistência das molas para variar o grau de exigência dos movimentos.

mulher fazendo pilates
          Seu método foi evoluindo ao longo do tempo, assim como as máquinas que ele inventou          
Depois do final da guerra, Pilates se mudou para os Estados Unidos em 1925, onde conheceu sua esposa Clara, e abriu um estúdio dedicado à "Contrologia". Por estar localizado em um prédio junto com outros estúdios de dança e arte, o projeto logo se viu acolhido por bailarinas e acrobatas, que utilizavam o método de Pilates para prevenir lesões.
No entanto, o auge do sucesso de sua grande invenção viria apenas após a sua morte, em 1967.

Legado

Bowen conta que a ideia de Pilates nunca chegou a ser considerada um "grande negócio" e que ele não se promovia com ela.
"Ele morreu com raiva porque não conseguiu alcançar um dos seus objetivos. É verdade que nós dedicamos parte das nossas vidas ao método, mas o que ele queria é o que a gente vê hoje em dia, o método reconhecido no mundo todo", afirmou Bowen, que hoje tem 87 anos.
Ela explicou que, após a morte de Pilates, por um período de sete anos se chegou até mesmo a duvidar da continuação do método criado por ele.

"Não éramos muitos, e ele era o mestre, a alma de tudo", disse.

homens fazendo pilates



"Eu segui praticando, questionando mais sobre o conceito, mas foi só 16 anos depois, quando as pessoas com quem eu trabalhava me perguntaram o que eu estava fazendo com essas máquinas e me pediram para ensiná-las, que eu comecei a encarar tudo de outra forma."
Bowen acredita que isso aconteceu porque, na segunda metade dos anos 1970, levantou-se uma discussão maior sobre os benefícios do exercício físico e aí houve um aumento da conscientização das pessoas a esse respeito. No início dos anos 1980, o método já começou a se popularizar levando o nome de seu inventor, Pilates.
No fim, o grande segredo dele é fazer um convite para que as pessoas descubram "todos os tipos de movimento que o corpo pode fazer".

O que é o pilates?

- Uma forma de exercício que permite desenvolver força, aumentar a flexibilidade e melhorar a postura do corpo.
- É possível conseguir isso com uma série de exercícios de alongamento e condicionamento.
- Com o passar dos anos, o método evoluiu e pode ser realizado usando o conceito de máquinas, inventado por Pilates (uma cadeira, um trapézio...) ou no chão sobre um colchonete.
- O pilates também é recomendado para prevenir lesões.
Fonte: BBC News / Brasil





sexta-feira, 5 de abril de 2019

PILATES OU RPG??

Com o crescente interesse por um estilo de vida mais saudável, muitas pessoas têm procurado formas de se sentir bem com o corpo muito além do âmbito estético. Uma das principais preocupações é com a postura, uma vez que o descuido pode causar dores na coluna (cervical, lombar e torácica), desvios (hiperlordose, cifose e escoliose), hérnia de disco, bursites, tendinites, lesões por esforço repetitivo, cefaleias e bruxismo.
                                         PILATES
Entre as atividades mais procuradas para a correção da postura estão o Pilates e a RPG (Reeducação Postural Global), por terem seus benefícios cada vez mais difundidos por praticantes ou pacientes e discutidos pela mídia. No entanto, ainda é muito comum que se faça confusão ou não se saiba a diferença entre elas.
                                               RPG
A RPG é uma forma de fisioterapia que promove o ajuste postural em prol da reorganização dos segmentos do corpo humano, e influencia até mesmo a maneira de respirar do paciente em tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de RPG, o sistema corrige lesões e deformações do corpo, além de ensinar o paciente a se posicionar de forma correta, curando danos, evitando novos problemas e proporcionando equilíbrio.
O Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos profundamente baseados na anatomia humana, que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. O Pilates restabelece e aumenta a flexibilidade e a força muscular. Igualmente à RPG, a prática melhora a respiração, corrige a postura e previne lesões.
                                           PILATES
A analista de Responsabilidade Social Julia Gomes, 30 anos, experimentou as duas modalidades na busca pelo tratamento de uma bursite no ombro e afirma que são bastante distintas entre si. Segundo ela, a RPG tratou as dores e orientou como devia se sentar, dormir, carregar objetos e viver melhor no dia a dia. Já o Pilates conferiu mais tônus e definição muscular, melhorou a respiração e o condicionamento físico.
“O Pilates foi o exercício que me trouxe maior resultado em curto espaço de tempo: fortalece os músculos e, de quebra, corrige postura. Mesmo o yoga power, que eu fiz por mais de um ano, não trouxe um resultado muscular tão bom como o Pilates”, conta Julia Gomes. “Ele [o instrutor] ia orientando como tonificar outros grupos musculares para fortalecer e minimizar a sobrecarga”, completa a analista.

                                                                                                                                       


Vale lembrar que, independente da escolha, deve-se passar por uma avaliação física e ter o acompanhamento de um profissional capaz de conduzir o tratamento e a prática de exercícios conforme a necessidade e limite do paciente ou cliente.
 Fonte: revistapilates