domingo, 13 de junho de 2010

LESÕES MAIS FREQUENTES NO FUTEBOL

  
A maior parte das lesões 
não está relacionada a contusões, 
mas sim a movimentos de 
rotação e explosão muscular. 



Em uma análise dos prontuários médicos de oito times profissionais, ortopedistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constataram que as lesões por choque entre jogadores (as chamadas contusões) representaram
apenas 24,1%, 
contra 39,2% de lesões musculares, 
           17,9% de torções e 
           13,4% de tendinites. 

Além disso, o estudo apontou que 72,2% das lesões ocorreram em membros inferiores, com predomínio 
na coxa (34,5%), 
 no tornozelo (17,6%) 
   e no joelho (11,8%). 




"A cada 6 segundos o jogador de futebol 
faz um movimento inesperado. 
Articulações e músculos 
foram feitos para mexer, 
mas o ser humano ultrapassa 
os limites de movimentação 
do seu corpo e aí 
ocorrem as lesões" 
Esta afirmação é dita por Cohen que coordenou o levantamento da Unifesp e já operou craques como Raí e Vampeta. 


Um estudo dos médicos ingleses Richard Hawkins e Colin Fuller, publicado no British Journal of Sports Medicine indica que o maior inimigo do atleta é a competividade do futebol moderno. 


"O movimento não precisa ser brusco para machucar. Muitos rompem o ligamento cruzado (do joelho), por exemplo, por causa de um movimento sozinho", conclui Moisés Cohen.




Como e onde acontecem as principais lesões do futebol
Rosto
Apalpe seu rosto e sinta o osso bem embaixo do seu olho. É o osso zigomático, que vai até a mandíbula, formando um vão sob ele. Muitos jogadores costumam usar os braços para proteger a bola e às vezes, com uma cotovelada, afundam esse osso.


Púbis
O local onde o músculo adutor da coxa se encontra com o púbis (parte de baixo da "bacia") é um dos mais sobrecarregados no futebol. O movimento repetitivo nessa região provoca uma inflamação no tendão que junta o músculo e o osso. É um tipo de tendinite - o tendão não se rompe - sentida como a famosa "puxada na virilha".


Canela
A fratura na tíbia é o tipo de fratura mais comum no futebol. Antigamente, quando o uso de caneleiras não era obrigatório, elas eram ainda mais típicas. Em casos de fratura da tíbia, é comum que a fíbula também seja afetada, afinal é um osso muito mais fino e que nem sempre é protegido pelas caneleiras.


Tornozelo
Assim como o joelho, sofre com a rápida movimentação do futebol moderno. Para piorar, os tornozelos estão mais vulneráveis a pancadas e aos buracos do campo. As lesões mais comuns são torções (ou entorses) nos ligamentos que conectam os pés aos ossos da perna - o ligamento anterior de um boleiro vive dolorido.


Fratura por estresse
Mais um tipo de lesão causado por movimentos repetitivos, que apesar de gerar muita dor, não é detectado no raio X. Para entender, pense no osso como um arame: se você o dobrar muitas vezes no mesmo ponto, uma hora ele vai arrebentar. Os ossos que mais sofrem por estresse são os do pé, que são finos e não param de se movimentar.


Joelho
Os movimentos de rotação são os culpados pelas lesões no joelho. As mais comuns são rompimentos (total ou parcial) do ligamento cruzado anterior (1), do ligamento colateral-tibial (2) e do menisco (3). Eles funcionam como elásticos que se esticam com a rotação da perna. Quando são sobrecarregados, eles rompem e é preciso reconstituí-los usando outros tendões, como o de trás da coxa.


Coxa
músculo é feito de várias fibras que, na hora do movimento, escorregam umas sobre as outras. Quando o movimento não é harmônico ocorre um estiramento. Durante o chute, por exemplo, o músculo está contraído para produzir a força contra a bola e, de repente, você o estica. Os músculos posteriores são as principais vítimas. Eles podem simplesmente travar (contratura) ou mesmo se romper.
Fonte: abril.com.br







veja também matéria publicada neste blog em
25 out 2012
PILATES E A REDUÇÃO DE LESÕES NO FUTEBOL







.

4 comentários:

  1. parabens....muito bom o blog....juliana ramirez

    ResponderExcluir
  2. Juliana

    Obrigado,
    Suas críticas, assim como sugestões serão sempre bem-vindas.
    Obrigado pelo incentivo.

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, Roberto Quintana.
    Obrigado pelo informativo.

    Abraço, Marlon.

    ResponderExcluir
  4. Marlon

    Obrigado pelo incentivo.
    Fique a vontade para críticas e sugestões.

    Um abraço

    Roberto

    ResponderExcluir