sábado, 23 de julho de 2011

O QUE É SÍNDROME PATELOFEMORAL?



Muitas vezes as pessoas, especialmente mulheres, experimentam dor na parte da frente do joelho. 

A causa da dor no joelho é desconhecida para essas pessoas, mas ela tende a piorar com exercícios físicos ou tempo prolongado sentado. Essa dor no joelho pode geralmente ser atribuída a uma condição chamada síndrome patelofemoral, onde a patela não está se movendo corretamente no sulco feito pelas articulações do fêmur e tíbia. 

A síndrome patelofemoral acontece mais comumente em corredores e atletas, porém pode atingir qualquer pessoa de qualquer idade.




O que é a síndrome patelofemoral ?

Tal como o próprio nome indica, consiste numa dor localizada ao nível da região anterior do joelho, nomeadamente causada por um desvio biomecânico na articulação entra a rótula (patela) e o fêmur - articulação patelo-femoral.


O termo patelofemoral parece apropriado, já que não é possível distinguir qual a estrutura, a patela ou o fêmur, é especificamente afetada.  


É mais comum em adolescentes, mulheres e atletas, especialmente corredores. As causas poderão estar diretamente associadas a questões hormonais, no caso das mulheres, diretamente relacionadas com maior laxidão ligamentar, ou a sobreutilização, no caso dos atletas.





O que pode levar a um sindrome patelo-femoral?
A síndrome patelofemoral é multifatorial, podendo ocorrer pela combinação de:• Microtraumatismos repetitivos,• Mau alinhamento da rótula/patela,• Uso excessivo da articulação do joelho,Desalinhamento do mecanismo extensor do joelho associado a uma movimentação lateral externa excessiva da patela.  


      A parte superior da patela é ligada a um grande grupo de músculos da coxa, chamado quadrícepes, e a extremidade inferior é ligada ao tendão rotuliano, que se insere na tuberosidade anterior da tíbia, logo abaixo do joelho.


 A patela está localizada em cima da tróclea femural e durante a extensão e flexão do joelho, desliza sobre esta estrutura, sendo também "controlada" pela própria estrutura anatômica do fêmur, nomeadamente os côndilos.


 No entanto, pessoas que apresentem desequilíbrios de forças entre os músculos internos e externos da coxa, aumento do ângulo Q,(  O ângulo Q do joelho,  é formado pelo tendão do quadríceps da coxa e o ligamento patelar, leva a um desvio lateral da patela devido a resultante formada pêlos vetores de força vindos da espinha ilíaca ântero-superior e do terço superior da tíbia. Os valores considerados como normais, do ângulo Q são de aproximadamente 12° para os homens e de 15° para as mulheres. )patela alta ou hipermobilidade, e joelho valgo (para dentro) favorecem a instabilidade e a lateralização da patela, desviando-a externamente. 


Quando isso acontece, inicia-se uma compressão da patela no côndilo femoral, podendo irritar a superfície posterior da patela e causando dor.


Quais os sintomas ?
O principal sintoma é a dor na região anterior do joelho, entre a patela e o fêmur.  Essa dor é intensificada quando alguma atividade que aumenta a carga nesta articulação é realizada, como: corridas, escaladas, agachamentos, o simples fato de ajoelhar ou de ficar muito tempo sentado.  




Alguns pacientes referem sensação de instabilidade do joelho e, raramente, é acompanhada de edema. 


A sindrome patelo-femoral é também muitas vezes denominado como o síndrome do "cinema" precisamente pela dor que surge após longos períodos na posição  sentada. Descer alguns degraus pode também desencadear dor, pela forças compressivas a que a articulação é sujeita devido a um maior esforço do quadricípes.


Como é diagnosticada ? 
Um Raio X poderá ajudar a diagnosticar o alinhamento da rótula.


Como é tratada ?




O tratamento é relativamente simples e conservador, à base de gelo, AINE's e exercícios específicos prescritos pelo fisioterapeuta,  principalmente direcionados para o fortalecimento do músculo VIO (vasto interno oblíquo) e alongamento do TFL (Tensor da Fascia Lata).








Em casos graves de síndrome patelofemoral, a cirurgia poderá ser indicada.
Fonte: copacabanarunners










2 comentários:

  1. BOA NOITE!
    ESTOU COM DESVIO PATELO-FEMORAL EM AMBOS OS JOELHOS QUE TIPO DE FISIOTERAPIA É INDICADO?

    TENDINITE NA PATA DE GANSO, QUAIS OS TRATAMENTOS DE FISIOTERAPIA PODE SER FEIRTO?
    OBRIGADA.

    MARCIA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir