segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MAL DO DESEMBARQUE



O QUE É MAL DO DESEMBARQUE (MD)?

Indivíduos com MD reclamam de tontura e desequilíbrio após voltarem de uma viagem em um cruzeiro (também pode acontecer em viagens de avião ou de carro). Freqüentemente pessoas com MD se sentem bem quando estão dentro do navio, entretanto quando pisam em chão firme novamente, elas podem relatar tontura e dificuldades no equilíbrio.  
A tontura é descrita como sensação de oscilação como quando ainda estivessem  dentro do barco.  É normal algumas pessoas se sentirem desta forma por horas ou dias após a viagem, entretanto pessoas com MD se sentem assim por semanas ou meses.  Grande parte das pessoas com MD experimentam estes sintomas por um mês ou menos.

  
Existem diversas teorias que explicam o MD, entretanto não se sabe ao certo o porquê que isto acontece. Uma das teorias é que o sistema vestibular localizado na orelha interna se acostuma com o movimento do navio. Após o desembarque, o sistema vestibular não consegue se adaptar com o fato de estar em terra firme, e os sintomas da tontura começam a aparecer.   
Outra teoria possível para o MD é a de que pode ser causado pela presença de dores de cabeça não usuais. Esta teoria pode ajudar a explicar o porquê que o MD acontece mais em mulheres. A hereditariedade também vem sendo vista como possível causa de MD. 


COMO SABEREI SE TENHO MD? 

Uma pessoa é diagnosticada com MD após ter sido descartada as outras causas de tontura e de desequilíbrio. As pessoas com MD normalmente relatam sensação constante de movimento, como se estivessem “balançando”, ao invés de sensação de estarem “girando”. O início da tontura está usualmente associado com viagem recente de longa duração.  

A MD se difere da “sensibilidade ao movimento” ou “cinetose”, porque as pessoas normalmente não possuem sintomas durante a viagem. Algumas pessoas com MD relatam que os sintomas melhoram após embarcarem no navio novamente. 

QUAL O TIPO DE TRATAMENTO QUE EXISTE PARA O MD?

Não existe nenhum tratamento padrão para eliminar a tontura e o equilíbrio devido ao mal de desembarque. Algumas medicações (certos antidepressivos, medicamentos para ansiedade) tem sido  úteis como parte do tratamento. Pequena quantidade de medicamentos para ansiedade quando tomados antes e durante a 
viagem de navio ou avião, pode prevenir os sintomas do MD.

Outros medicamentos como “meclizina” e “escopolamina”, os quais são normalmente utilizados para tratar outras formas de tontura, geralmente não tem tido bons resultados em reduzir os 
sintomas da tontura em pacientes com MD. Exercícios específicos para redução dos sintomas podem ser úteis.

  

COMO A FISIOTERAPIA PODE ME AJUDAR?

Os exercícios utilizados para reduzir tontura e melhorar o equilíbrio são chamados de exercícios de habituação e de substituição. Os exercícios de habituação requerem que você repita por algumas vezes o movimento que lhe provoca a tontura. Através da realização destes, o cérebro aprende a  ignorar os sintomas e a tontura acaba melhorando. Os exercícios de substituição auxiliam no equilíbrio. O corpo aprende a utilizar melhor a visão, tato/pressão e o sistema vestibular, através de mudanças (uso de óculos escuros) ou eliminação (fechar  os olhos) da sua visão, e/ou através de mudanças da sua sensação dos pés e pernas enquanto ficando de pé parado ou realizando movimentos diferentes (ex: ficar de pé em cima de um colchonete).
Fonte: Lisa Farrell, Fisioterapeuta, PhD


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG 
EM 11 SET 2010




Nenhum comentário:

Postar um comentário