sexta-feira, 9 de maio de 2014

TENDINITE NOS CORREDORES: CAUSAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTO


A tendinite é um problema que afeta muitos atletas. A doença se caracteriza pela inflamação dos tendões – estruturas responsáveis por transmitir a tração muscular ao osso, permitindo o movimento. Os mais acometidos entre os corredores são os tendões dos membros inferiores, próximos das articulações dos joelhos e tornozelos – como o calcâneo (também conhecido como de Aquiles) e o patelar.



Principais causas

Na maioria das vezes, a causa é mecânica. Os esforços repetitivos e prolongados, excesso de força e posições viciosas podem causar o problema. Postura incorreta, deformidades – como encurtamento de um dos membros –, anormalidades nos pés, calçados inadequados para a prática esportiva e a falta de condicionamento físico também podem ser os responsáveis pela doença.


A alimentação inadequada é outro motivo: uma dieta sem os nutrientes necessários pode provocar o acumulo de toxinas no organismo, que ajudam a ocasionar a tendinite.







Como prevenir

Quanto mais bem condicionado o corpo estiver, menores as chances de o corredor desenvolver o problema. Além disso, ter uma boa alimentação e se hidratar bem antes, durante e depois dos treinos, são medidas que auxiliam ainda mais na prevenção da lesão. Fatores externos – como o tênis inadequado, já citado – podem influenciar, por isso, repare se nada está atrapalhando o desenvolvimento da sua corrida.




Tratamento

Após ser constatada a tendinite, é fundamental que os atletas apliquem gelo no local por 40 minutos, de três a seis vezes por dia. Analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser tomados por cinco dias.

A passagem por um ortopedista é indispensável, pois ele poderá passar o tratamento mais adequado para cada caso. Pode ser necessária a fisioterapia, por exemplo, com tratamentos de estimulação elétrica nervosa transcutânea.
(Fonte: José Ribamar Moreno, especialista em dor, mestre em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador responsável do CTIDor – Centro de Tratamento Intensivo da Dor)







.

2 comentários:

  1. Parabéns Quintana! Estou adorando seu blog, muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudine, obrigado e fique à vontade para críticas e sugestões.
      Atenciosamnte

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir