sábado, 5 de fevereiro de 2011

DOR NO CALCANHAR, ..CUIDADO PODE SER SÍNDROME DE HAGLUND

Já sentiu uma dorzinha no calcanhar? 
Cuidado, ela pode transformar seus dias de corrida em dias de tratamento. 

Conhecida como a síndrome de Haglund (dor posterior no calcâneo), é uma lesão decorrente de uma ação mecânica da eminência posterior do calcâneo contra a bursa retrocalcânea (bolsas que servem de proteção entre o tendão de Aquiles e o calcâneo), algumas vezes podendo ser também decorrente da ação entre o posterior do calcâneo e o tênis.

O diagnóstico deve ser dado pelo profissional médico por meio do exame físico, histórico do atleta, raio x e ressonância magnética. Não há uma causa exata do aparecimento da patologia, mas acredita-se em algumas hipóteses:


Calçado inadequado (causando uma distribuição de peso incorreta do atleta)


Biomecânica da corrida

Overtrainning (Excesso de treino)

Alterações biomecânicas do pé (parte óssea)

Encurtamento da musculatura da panturrilha



TRATAMENTO

O tratamento visa a diminuição do processo inflamatório e ajuste da biomecânica da corrida com o calçado do atleta, que pode ser feito com palmilhas, sendo estas feitas sob medida ao atleta, e não comprada em farmácias e supermercados.

O uso de calcanheiras de silicone muitas vezes é indicado para diminuir a pressão do calcâneo, mas quando usada por longos períodos, pode haver um encurtamento da musculatura da panturrilha. Isso causa uma biomecânica errada na corrida, podendo levar a outros problemas mais sérios.


Outro tratamento muito utilizado são os medicamentosos (indicado por médicos apenas), que podem ser desde antiinflamatórios, até infiltrações de corticóides na região, aliviando assim a dor. Estes tratamentos sempre são efetivos quando feitos em conjunto com a fisioterapia.


Em casos mais crônicos, a cirurgia é indicada (sempre que os tratamentos conservadores acima descritos não surtirem efeitos). Nesses casos, é feita a remoção da porção póstero-superior do calcâneo, juntamente ao reparo do Aquiles. Deste, faz-se a extração da parte doente do tecido (tenoplastia) e reforço com o uso da transferência tendinosa do fibular curto. 

Hoje com as técnicas e materiais modernos de fixação dos tendões no calcâneo, como os parafusos de interferência em titânio, consegue-se agressões cirúrgicas menores, com um menor tempo para a realização do procedimento, o que se reverte em resultados finais cada vez melhores.

Após a cirurgia, faz se a reabilitação, que dura em torno de três a cinco meses, e o fisioterapeuta ajudará o atleta em seu retorno gradual ao esporte. 

Fonte: Webrun

5 comentários:

  1. Buscar um profissional de saúde o mais rápido possível após o aparecimento de sintomas é essencial para uma evolução rápida e pouca perda de rendimento no caso dos atletas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das grandes dificuldades , encontrar um bom profissional. Saberia informar um aqui em João Pessoa/PB.

      Excluir
  2. Boa Noite, Poderia me esclarecer uma dúvida Dr ??? Foi diagnosticado com sindrome de Hunglad , e Fui submetido a uma cirurgia de esporão calcaneo, aquele tipo de cirurgia menos evasiva, onde é feito por meio de uma câmera e uma espécie de lixa onde o osso é raspado, , há 6 meses atrás, porém ainda sinto bastante dor após as atividades físicas como corrida, e futebol. porém msm sentindo dor, estou fazendo os exercícios. já fiz 45 sessões de fisioterapia. O que o Sr acha, deve parar imediatamente as atividades até que a dor melhore totalmente, ou devo continuar as atividades físicas e suportar a dor até sua cura. Desde já agradeço.
    João Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!
    Tenho uma grande dúvida é não sei o que fazer.
    Há uns 2 meses mais ou menos eu caí na escada de casa e torci meu pé. No mesmo instante foi uma dor insuportável junto com o inchaço.
    Fui ao médico e ele disse que não aconteceu nada.
    Porém meu pé desde então eu não firmo no chão e sempre está inchado, isso sem contar que ele dói bastante e queima. Em tempos de frio ele não esfria em hipótese alguma. Isso já me incomoda bastante pois há momentos que calçados fechados eu não posso usar e salto então.... nao mais faço uso.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  4. Olá meu filho tem esse ossinho percebi desde o seus primeiros passos sempre andando com a pontinha dos pés mais com um tempo foi andando normal na época os médicos me disseram que quando crescesse iria sumir e que não era nada demais, só que agora meu filho com nove anos está muito a mostra esse ossinho acima do calcanhar e me disse que as vezes dói quando vai brincar, o que eu devo fazer, por favor??

    ResponderExcluir