quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O QUE FAZER QUANDO SE TORCE O TORNOZELO?

O entorse do tornozelo é uma lesão dos ligamentos  do tornozelo(o tecido elástico e resistente que conecta os ossos entre si) . 
Qualquer ligamento do tornozelo pode ser lesionado. Geralmente, os entorses ocorrem quando o tornozelo roda para fora, fazendo que a planta do pé fique voltada para o outro pé (inversão).


O que provoca? 
Os ligamentos frouxos no tornozelo, os músculos fracos, as lesões dos nervos da perna, certos tipos de calçado (como os sapatos de salto alto e estreito) e certas maneiras de caminhar, tendem a provocar a rotação do pé para dentro ou fora. As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que exceda a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão ou eversão.

Como prevenir? 

As pessoas cujos tornozelos torcem com facilidade podem evitar as lesões subseqüentes utilizando aparelhos ortopédicos, meias elásticas para os tornozelos e colocando dispositivos no calçado para estabilizar o pé e o tornozelo. 
Além disso, fisioterapia para restabelecer o movimento, fortalecer os músculos que agem no tornozelo e melhorar o equilíbrio através de exercícios de propriocepção, treinos em terrenos irregulares (com supervisão de um profissional da área )


 


Sintomas
A gravidade do entorse depende do grau de distensão ou de laceração ligamentar. Em um entorse leve (de 1º grau), os ligamentos são distendidos, mas não chegam a sofrer laceração. O tornozelo comumente não dói ou incha muito, mas um entorse leve aumenta o risco de lesões de repetição.

Em um entorse moderado (de 2º grau), o ligamento sofre uma laceração parcial. O inchaço e a equimose evidentes são comuns e a marcha geralmente é dolorosa e difícil. 


Em um entorse grave (de 3º grau), o ligamento sofre uma ruptura completa, causando inchaço e,  sangramento sob a pele. Como conseqüência, o tornozelo torna-se instável e incapaz de sustentar o peso.

Qual o prazo de recuperação? 
Depende da gravidade da entorse. Os ligamentos têm a vascularização regular e cicatrizam lentamente. O reparo é feito por tecido fibroso e colágeno. 

O prazo é:






  • Grau I – uma a duas semanas de crioterapia (gelo), mais compressão, elevação, mais fortalecimento muscular e propriocepção (fisioterapia).












  • Grau II - imobilização de três a quatro semanas. Após faz-se: crioterapia, mais fortalecimento muscular e propriocepção.












  • Grau III – cirúrgico com recuperação de oito a 12 semanas
















  • Diagnóstico e Tratamento
    O exame físico do tornozelo pode fornecer indícios sobre a extensão da lesão ligamentar. Freqüentemente, são realizadas radiografias para se determinar existe alguma fratura óssea, mas elas não conseguem determinar se houve um entorse de tornozelo. Outros exames raramente são necessários.

    O tratamento depende da gravidade do entorse. 
    A gravidade do entorse será proporcional a força e a energia que ocorreu o movimento. De acordo com a sua gravidade, o entorse será classificado levando em considerações o número de ligamentos acometidos e principalmente o nível de estiramento ocorrido.





    • Grau 1: Estiramento ligamentar.
    • Grau 2: Lesão ligamentar parcial.
    • Grau 3: Lesão ligamentar total.




    O ligamento mais acometido no tornozelo é o talo-fibular anterior, podendo também atingir o calcâneo-fibular dependendo da energia da lesão. Alterações como dor, edema , dificuldade para deambular (caminhar),  hematoma e equimose (mais evidente após 48 horas) são comuns nessa lesão.

    O seu diagnóstico é clínico podendo ser realizado exames complementares como ultra-som e ressonância magnética, para melhor avaliação do grau da lesão. O raio-X também pode ser efetuado para descartar alguma fratura durante o entorse. 

    Geralmente, os entorses leves são tratados com um enfaixamento do tornozelo e do pé com faixa elástica ou esparadrapo, aplicação de gelo na região, elevação do tornozelo e, à medida que os ligamentos se curam, um aumento gradual das caminhadas e dos exercícios. 


    Para os entorses moderados, é utilizado um aparelho gessado que permite a deambulação, o qual é mantido por três semanas. Esse aparelho imobiliza a perna, mas permite que  o indivíduo ande com o tornozelo lesado. 


    Para os entorses graves, pode ser necessária a realização de uma cirurgia. No entanto, ainda existem controvérsias em relação à cirurgia.

    Alguns cirurgiões acreditam que a reconstrução cirúrgica de ligamentos muito lesados e lacerados não é uma solução melhor que o tratamento não cirúrgico. 




    FISIOTERAPIA
    A fisioterapia é muito importante para a restauração dos movimentos, o fortalecimento dos músculos e a melhoria do equilíbrio e do tempo de resposta, antes que o indivíduo retome as atividades mais exigentes do ponto de vista físico. 


    O período de tratamento vai depender da gravidade da lesão. 
    Veja a seguir o que a fisioterapia pode fazer para um entorse em termos gerais.


    1. diminuir a dor e a inflamação ( Gelo, TENS, interferencial, Ultra-som pulsatil etc..). O médico também pode prescrever algum antiinflamatório ao paciente;
    2. proteger a área afetada (tala, imobilizador, bandagem, muletas, etc...);
    3. combater o edema ( elevação da perna e mobilizazor passivo);
    4. restabelecer a amplitude de movimento (ADM) livre de dor;
    5. mobilização / manipulação das articulações para melhora da ADM;
    6. prevenir a atrofia muscular (exercícios, uso de correntes para fortalecimento);
    7. aumentar a tolerância a sustentação de peso;
    8. aumentar o controle neuromuscular (propriocepção);
    9. alcançar independência do paciente com atividades funcionais e exercícios para domicílio.



    Para os indivíduos que sofrem entorses de tornozelo com facilidade, as lesões subseqüentes podem ser prevenidas com o uso de suportes para o tornozelo e o uso de dispositivos no calçado para estabilizar o pé e o tornozelo.

    Entorse Grave do Tornozelo
    Um entorse pode ocorrer quando o tornozelo roda para fora (sofre inversão), lacerando o ligamento ao longo da parte externa do tornozelo.
















    Complicações
    Algumas vezes, um entorse moderado ou grave causa problemas mesmo após a cicatrização do ligamento. Pode ocorrer a formação de um pequeno nódulo em um dos ligamentos do tornozelo, causando atrito constante na articulação e acarretando inflamação crônica e, finalmente, uma lesão permanente.
    Fonte:Mercksaúde

    80 comentários:

    1. elizete maria g p lopes18 de outubro de 2011 às 21:19

      obrigada me ajudou bastante

      ResponderExcluir
    2. Sofro esse problema de entorse a alguns dias,visto que eu já tinha tendinite .Agora então ficou pior..

      ResponderExcluir
    3. Obrigado pelas orientações. Serão de grande valia para meu tratamento.

      ResponderExcluir
    4. Nossa mt obrigada leveu um tombasso ontem e não consigo colocar meu pé no chão , acho que vou ter que ir no médico pra ingessar

      ResponderExcluir
    5. olá bom dia
      eu torce o tornozelo jogando bola, chega fez um estralo no momento da torção, e já tem 4 meses isso, e ainda não consigo correr , fui ao médico mas ele me passou o medicamento (tandene) , tomei o remédio no período de uma a duas semana, não fui em um ortopedista , pensei que era leve, o que voces me diz da minha lesao? será que com o tempo vai voltar o normal ou somente com cirugia?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cara eu torci umas 4 vezes já vá no médico procure um tratamento para isso pq só tem a piorar tornozelo é uma merda

        Excluir
    6. A torção, ou entorse do tornozelo, é uma lesão muito freqüente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem parcial ou totalmente.

      O entorse pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora ou de dentro do tornozelo.

      Em geral os ligamentos de fora são os mais comprometidos.

      A parte de fora do tornozelo, abaixo e a frente da ponta do osso (fíbula ou perôneo porção distal) apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa, e mais quente. Às vezes o inchaço é mais localizado e aparece uma saliência.

      A parte de fora do tornozelo, abaixo e a frente da ponta do osso (fíbula ou perôneo porção distal) apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa, e mais quente.

      São considerados 3 graus do entorse de tornozelo, isto dependendo do grau de estiramento e/ou rotura dos ligamentos:

      Grau 1 ou entorse ligeira - os ligamentos sofrem estiramento mas não rotura. Os sintomas são ligeiros, no que diz respeito à dor e inchaço local.

      Grau 2 ou entorse moderada - os ligamentos sofrem estiramento e rotura incompleta. Os sintomas são mais exuberantes, com dor local, inchaço e, por vezes, hemorragia, dificultando, ou mesmo, impossibilitando a marcha.

      Grau 3 ou entorse grave - ocorre rotura completa de um ou mais ligamentos, o que provoca instabilidade do tornozelo. Este aspecto, em conjunto com os sintomas intensos que se desenvolvem imediatamente, tornam a marcha impossível.

      Os sintomas (dor, inchaço) agravam-se progressivamente após a entorse e tornam-se mais intensos com o calor da cama ou com o banho de água quente.

      O tratamento a ser seguido depende da gravidade da situação.

      O repouso é fundamental, tal como a elevação do tornozelo e a aplicação de compressas geladas.

      Na entorse leve, habitualmente opta-se pela aplicação de uma atadura elástica seguida de mobilização imediata. A marcha será reiniciada de forma progressiva.

      Na entorse moderada, além da atadura elástica e repouso, deve ser utilizado um apoio de marcha (como a bengala canadense) durante 3 semanas, de forma a imobilizar a parte inferior da perna.

      Na entorse grave, a indicação será de operar de forma a suturar os ligamentos e posteriormente aplicar uma imobilização gessada.

      O melhor a ser feito é uma consulta com um médico ortopedista, para que você seja avaliado e bem orientado.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    7. Boa noite!!!
      tive um entorce no meu meu tornozelo, e analizando pelas informações acima, o meu entorce foi grau II, so que as dores são do lado de dentro do pé, ja fiz gelo so que as dores para caminhar são muitas, so que não apresenta nenhum edema e nem inchaço, quanto tempo devo para e que tratamento devo fazer para uma melhora?

      ResponderExcluir
    8. Em um Grau 2 ou entorse moderada - os ligamentos sofrem estiramento e rotura incompleta. Os sintomas são mais exuberantes, com dor local, inchaço e, por vezes, hemorragia, dificultando, ou mesmo, impossibilitando a marcha, que é o que você está relatando.


      Na entorse moderada, além da ligadura elástica e repouso, deve ser utilizado um apoio de marcha, uma bengala ou mesmo uma muleta do tipo canadense durante 3 semanas, de forma a imobilizar a parte inferior da perna.


      Será suficiente uma imobilização de três a quatro semanas. Após faz-se uso de crioterapia, mais um fortalecimento muscular e
      exercícios de propriocepção.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    9. Dr. Roberto, boa tarde. Eu tive um entorse de Grau III no tornozelo direito, em 15 de março de 2012, passei por cirurgia em 20 de março de 2012, ainda estou com o pé imobilizado, tem algum remédio que ajuda a acelerar a recuperação do ligamento fraturado? não aguento mais ficar de pé pra cima e preciso voltar o trabalho se não vou enlouquecer.

      Atenciosaemnte,


      Romney Salgado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Como é feito o fortalecimento muscular para o tipo grau II?

        Excluir
    10. Romney

      A parte medicamentosa é de responsabilidade do médico, não compete a fisioterapia entrar nesse quesito.

      De qualquer forma vale a pena entrar em contato com o médico responsável e ele poderá ajudá-lo nesta questão.

      No mais, muita paciência para ter sucesso na sua recuperação.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    11. Parabéns pelo trabalho, foi de grande ajuda.

      ResponderExcluir
    12. Muito boa a informãção...torci meu pé a mais ou menos 1 mês. Não dói quando ando,mas quando estico o pé ou faço movimentos circulares sinto dores leves como se fosse num musculo. Estava bastante nervosa. Minha lesão não ficou roxa, mas ainda apresenta um pequeno inchaço.

      ResponderExcluir
    13. EStou recuperando de uma cirurugia no tornozelo esquerdo, onde foi colocado de um lado uma placa com 6 parafusos e no outro lado 2 parafusos. Gostaria de saber se tem alguma receita caseira que possa me ajudar para amenizar o inchaço do pé. Ja fiz 12 sessões fisioterapia.

      ResponderExcluir
    14. O frio é anestésico, contrai os vasos sanguíneos e diminui o inchaço e a dor e o calor relaxa os músculos e minimiza as inflamações .

      Quando a lesão é recente, o melhor é gelo.
      Se já faz tempo, como é o caso relatado o melhor é bolsa quente.

      Um frescor que alivia:

      1. Com a lesão, os vasos se dilatam e o plasma, que é a parte líquida do sangue, vasa para os tecidos. Isso cria o inchaço.



      2. Com o gelo, os vasos se contraem e o plasma se concentra. Além disso, os nervos liberam o hormônio endorfina, que reduz a dor.



      Um bálsamo quente:

      1. Em lesões antigas, os músculos permanecem tensos e a região, inflamada.



      2. O calor ajuda a relaxar. Ele atrai mais sangue à área machucada, oxigenando e reanimando os tecidos.

      O assunto é controverso mas o o recomendado seria:

      O protocolo RICE:

      Repouso - Procure repousar nos dois primeiros dias e principalmente durante/após a aplicação

      Imobilização - Permaneça com a perna imobilizada durante a aplicação

      Compressão - A compressa deve estar firme para bom contato com a toalha/pele e proporcionar alivio de dor/redução de possível inchaço

      Elevação - Eleve a perna, repousando o pé sobre almofada e se possível sente-se em sofá . A elevação evita inchaço e facilita a drenagem de restos metabólicos da inflamação (causadores da dor).

      Recomendo um Fisioterapeuta para avaliação e orientação de exercícios de reabilitação/prevenção.

      Atenciosamente
      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    15. tenho uma lesão de terceiro grau grave, o que fazer ?

      ResponderExcluir
    16. Elisabete

      Como referido no texto acima:
      Na entorse grave, a indicação será cirurgia de forma a suturar os ligamentos e posteriormente aplicar uma imobilização gessada.

      Atenciosamente


      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    17. É recomendável usar uma tornozeleira?

      Já faz um ano que estou com uma lesão ostocondral de 3mm na tíbia. Estive numa saga em vários ortopedistas, e só agora encontrei em outra cidade um especialista em tornozelo.

      Enfim, meu caso não é cirurgico, a lesao é antiga (só ano passado depois de mtas dores, porem sem inchaço, confirmei no exame a lesão). A recomendação médica é não fazer esforço e tomar as medicações. Uma palmilha ou tornozeleira ajudaria a diminuir o esforço?

      Atenciosamente,
      Riziely Herrera

      ResponderExcluir
    18. Riziely

      Com certeza, um recurso comumente empregado para estabilização e consequente diminuição do esforço é a tornozeleira.

      Contudo, o uso prolongado da tornozeleira manda um sinal falso ao cérebro de que a articulação está estável. Como resultado disso, o corpo é menos desafiado para voltar a ter sua estabilidade, o que faz com que a articulação fique viciada e só possa trabalhar com o uso deste acessório.

      Toda essa alteração causa uma grande mudança na biomecânica da articulação.

      Precisa- se então fazer devagar a retirada da tornozeleira e substituí-la por exercícios proprioceptivos e específicos para devolver a confiança na articulação que a pessoa perdeu por causa da lesão.

      É muito importante entender que o mesmo movimento que causa a lesão é o que a trata, com algumas alterações didáticas e em função de treinamento nas repetições.

      A orientação de um fisioterapeuta é bastante recomendada.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe




      .

      ResponderExcluir
    19. Olá Roberto E equipe!

      Gostei muito do diálogo que vocês proporcionam aqui pelo blog.
      Sou o Dr.Elic, médico clínico geral, e pai da Riziely que está com a lesão do tornozelo.

      O tratamento com o laser colabora no tratamento da lesão no tornozelo? Já tratei uma bursite no meu ombro com laser e exercícios de fisioterapia na água e foi ótimo. E no caso dessa lesão ostocontral no tornozelo dela, o laser ajuda?

      ResponderExcluir
    20. Dr. Elic

      O laser de baixa intensidade vem sendo utilizado como modalidade terapêutica em várias condições patológicas, e dentre os demais objetivos, está a analgesia, promovendo aumento da endorfina
      circulante e aumento do limiar de excitabilidade dos receptores dolorosos.

      Os laseres infravermelhos com comprimento de onda entre 820 e 904 nm, como o GaAs e o GaAlAs, podem ser mais eficazes para o efeito de analgesia, atingindo também profundidades maiores.

      Existem poucos estudos científicos direcionados sobre a conduta terapêutica do uso do laser de baixa intensidade especificamente
      no tratamento da entorse de tornozelo.

      A aplicabilidade deste método exige a realização de estudos da anatomia da área aplicada pelo profissional responsável, sobre o material aplicado, bem como seus efeitos a curto e longo prazo.

      Contudo, os poucos resultados já obtidos a cerca do tratamento de entorses de tornozelo são bastante promissores.


      Atenciosamente
      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    21. boa tarde eu sofri uma lesao no futebol quando ia a fazer um passe o pe ficou preso na relva sintetica , isso foi a 1 de dezembro andei a fazer 10 sessoes de fisioteparia mas nao resultou depois fiz uma ressonancia magnetica que acusou uma distençao dos ligamentos no tornozelo desde ai ja fiz mais 20 sessoes fisioterapia. dado que ja passaram 2 meses desde quando me maguei , ao andar no tenho dor , mas se com o calcanhar apoiad levantar doi me e ao tentar movimentar o tornzelo doi me bastante gostava de saber se é normal e o que devo fazer

      nuno fernandes

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nuno Fernandes

        Uma entorse de tornozelo faz a distensão e ruptura dos ligamentos do tornozelo.

        A dor estará presente nestas situações.

        Faça alongamentos.
        Após uma lesão, os músculos da área lesada se contraem para proteger a articulação. Depois de uma entorse de tornozelo, os músculos da panturrilha muitas vezes ficam contraídos.

        É importante alongá-los para que eles voltem a ter a sua amplitude de movimento normal. Se isso não for feito, há muitas chances de que você sofra uma nova lesão.

        Faça exercícios usando uma prancha oscilante ou uma almofada para melhorar o seu equilíbrio. O equilíbrio é frequentemente afetado depois de uma entorse de tornozelo, e deixar de fazer tais exercícios é, em grande parte, a razão pela qual a entorse de tornozelo volte a acontecer com frequência.

        As pranchas oscilantes também chamadas pranchas de equilíbrio são utilizadas por fisioterapeutas para melhorar o equilíbrio dos pacientes e evitar o risco de recorrência após uma lesão.

        Atenciosamente
        Roberto Quintana e equipe

        Excluir
    22. sofri uma torção onde meu pé virou para dentro e em seguida para fora antes de eu cair no chão. O médico me colou 4 dias com a tala e receitou um anti inflmatório, sendo que assim que tirei a tala continuo com dores muito fortes e onde torci esta muito roxo. tenho grande dificuldades para andar, pois dói muito ja coloquei gelo e mesmo assim continua a dor optei por coloca-lo em agua quente e aliviou um pouco a dor... Mas vc acha que devo ir a outro medico ja estou a 2 semanas com essa dor. Oque faço?

      ResponderExcluir
    23. É importante verificar com o próprio médico o tratamento proposto, poderá haver mudança da conduta adotada.

      Atenciosamente
      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    24. Bom dia dr roberto, pelo que li acima eu tenho uma torção de 2 grau que ocorreu agora a pouco apenas à algumas horas, não consigo nem andar, pra voltar pra casa a pé eu vim mancando e me apoiando nos muros e nos postes a dor era quase insuportável, porem não tem inchaço no local apenas a dor, devo ir a um médico?me machuquei jogando basquete, eu pulei e depois cai de mal jeito com apenas o pé esquerdo de lado, ele torceu para o lado e agora a dor é insuportável

      ResponderExcluir
    25. Grupo 3
      É sempre importante a análise de um médico especialista para evitar maiores problemas.

      Caso esta situação não seja bem tratada, isto pode se tornar recorrente.

      Vale muito a consulta com um médico, para evitar maiores transtornos.

      Atenciosamente
      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    26. Dr,
      No caso de rotura total nos ligamentos talofibular anterior e calcâneofibular, quais materiais cirúrgicos são necessários para a reconstrução dos mesmos? (tipo âncoras, parafusos, etc) ou não é necessário nenhum material para religamentos desse tipo?
      Muito obrigada.
      Andréia - Curitiba.

      ResponderExcluir
    27. É importante a constatação com o seu médico cirurgião responsável.
      "materiais cirúrgicos necessários"
      Não cabe a fisioterapia emitir parecer neste sentido.

      Atenciosamente
      Roberto Quintana e equipe

      ResponderExcluir
    28. Torci o tornozelo estou colocando gelo. Só que a parte inchada está dura. Tem 11 dias.

      ResponderExcluir
    29. Obrigado me ajudou muito

      ResponderExcluir
    30. Moro em Nova York, Torci o tornozelo (Segundo grau). Foi preciso chamar 911 pra me buscar pos o inchaçofoi imediato e eu não conseguia encostar o pé no chão. Estou impressionada que o médico aqui não me receitou nenhum anti-inflamatorip, apenas remedio pra dor, alem de ter colocado uma tala de uma forma péssima ao meu ponto de vista. A tala é fácil de remover e colocar gelo toda hora mas o inchaço continua o mesmo. Outra coisa, estou de moleta, quando o pé fica no ar a dor aumenta, isso é normal? Posso fazer alguma coisa de muleta como por exemplo ficar de pé e preparar meu café da manhã? O que devo fazer? Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Roberta
        Sim é normal ocorrer um aumento de dor quando o membro fica suspenso.
        Com a muleta pode-se fazer atividades que não exijam grande esforço do membro afetado.
        Embora um repouso relativo é muito bem vindo.

        Atenciosamente
        Roberto Quintana e equipe

        Excluir
      2. Olá, Doutor!
        Me chamo Gilson Ricardo, sogro com este mesmo problema, torci o tornozelo a uma semana e quando fico de pé a dor vem muito forte, quando meu pé fica suspenso. Neste caso a orientação é repouso ? O inchaço é normal também ?

        Grato e no aguardo...

        Abç.

        Excluir
    31. Torci o meu tornozelo ontem, na altura fez um enorme estalo nos ossos e caminhava muito lentamente e com muita dificuldade, no mesmo dia fui ao Hospital e disseram para eu colocar gelo na área inchada 6 vezes ao dia, andar de canadianas durante 2 semanas e tomar um anti-inflamatório. Ontem parecia ser um grau II mas hoje ao acordar não sinto dores quase nenhumas a caminhar, sinto até que é desnecessário o uso das canadianas que acabei de pedi-las emprestadas... Juro que não fiz muito drama ao médico, expliquei-lhe tudo conforme, só acho que fui muito precipitada com a ida ao médico e deveria ter esperado mais um dia... regenerou muito rápido.

      ResponderExcluir
    32. No dia 15 de fevereiro sofri uma queda e quebrei a tibia e fibula em aspiral, passei por uma cirurgia para colocação de uma placa e nove parafuso fiz todo o processo de recuperação incluse fisioterapia, já estava andando mais com um pouco de dificuldade e mancado, por causa da dificuldade no dia 18 de julho escorreguei e tive outra queda e sofri um entorse no calcanhar da mesma perna. Já faz dez dias estou com muita dor inchaço e não consigo nem andar , tomei antiflatorio e não melhora. por causa de tudo que passei a recuperação é mais complicada pode afetar alguma principalmente no meu movimento?

      ResponderExcluir
    33. Torci meu pé pulando um cavalete de skate e torci meu pé, na hr em que torci meu pé inchou e estava doendo bastante mais dps de uma semana e pouca parou de doer e tals... Mais ainda continua inchado... O que pode ter acontecido e o que devo fazer... Agradeço a atençao

      ResponderExcluir
    34. torci meu pé e ja faz 40 dias ainda sinto dor ao pisar e quero saber por que ainda esta inchando quando ando e por que agora esta inchando toda a perna até a coxa ,incha bastante.
      valeu.

      ResponderExcluir
    35. TORCI MEU PÉ E NA ULTRASSONOGRAFIA DEU SINOVITE DO TENDÃO FIBULAR, ELA TEM CURA? VOU PODER RETORNAR MINHAS ATIVIDADES ALGUM DIA, OU CORRO RISCO DELA RETORNAR?

      ResponderExcluir
    36. TORCI MEU PÉ E NA ULTRASSONOGRAFIA DEU SINOVITE DO TENDÃO FIBULAR, ELA TEM CURA? VOU PODER RETORNAR MINHAS ATIVIDADES ALGUM DIA, OU CORRO RISCO DELA RETORNAR?

      ResponderExcluir
    37. Boa noite equipe quintana.
      Torci meu tornozelo a quase 2 meses atras, e ainda continua inchado e vermelho e quando passo o dedo em cima da pele fica branco no local.ja fiz dez sessoes de fisioterapia e nda.fiz a ressonancia eo medico disse q houve ligamentos rompido so qja estava em processo de cicatrizacao. Ele esta tentando recuperar sem o procedimento cirurgico com mais fisio e remedios.sera q vou precisar operar mesmo?

      ResponderExcluir
    38. Quebrei meu tornozelo e tem uma semana q tirei a tala so que eu ainda nao consigo movimentalo. Quais os procedimentos de fisioterapia q eu posso fazer em casa

      ResponderExcluir
    39. Que exercicios posso fazer para fortalecer o osso?

      ResponderExcluir
    40. Que exercicios se devem fazer para fortalecer o osso e poder fazer desporto? Ja ando assim a 4 semanas e o pé continua inxado...

      ResponderExcluir
    41. Ola eu torci o tornozelo e ja vai fazer um mes e esta inchado e doendo e tem momentos que se fico de pè um certo tempo ou ando um pouco incha mais ainda,eu tenho consulta com especialista daqui um mes e ate là o que eu faço sendo que nenhum remedio que tomei fez efeito nem pra aliviar a dor,que tipo de lezao pode ser,por favor me ajudem.meu nome è Amandio

      ResponderExcluir
    42. Bom dia Dr
      Torci o meu pé direito. Senti muita dor na altura, o pé não inchou, mas passado meia hora conseguia andar embora devagar. Após duas ou três horas já em casa, reparei que tinha o pé inchado do lado direito do tornozelo (lado de fora). No dia seguinte tive dificuldade em andar, doia-me por baixo do calcanhar e sentia o osso calcâneo mais saliente atrás do tornozelo. Resolvi ir ao hospital onde após análise e raio x, me disseram que não tinha nada partido. Teria que repousar, por uma meia elástica e gelo. No dia seguinte do lado esquerdo do pé, apareceu roxo (penso que sangue), mas já consegui andar um pouco melhor principalmente á noite. Agora passado 4 dias o inchaço já é menor mas ainda continua. Não tenho dores, mas ao andar continuo a sentir dor por baixo do calcanhar como se pisasse uma pedra, e dor ligeira atrás do tornozelo, onde se situa o osso calcâneo, que ainda consigo sentir ao tocar. Terei rasgado os ligamentos do osso calcâneo ou será tudo isto normal devido á lesão? O inchaço após 4 dias é normal? Estarei a fazer o tratamento correcto (meia elástica, repouso e gelo)? Obrigado.

      ResponderExcluir
    43. Não sei se terei resposta logo mas,
      Estamos em dezembro então é dificil encontrar medico agora.
      Torci meu pé faz tempo pela segunda vez, fiz fisioterapia mais de 4 meses e dai parecia que melhorou, porém o médico havia dito que precisava emagrecer para que o pé ficasse bom e eu não consegui emagrecer, agora o pé anda doendo, fica inchado e as vezes umas manchas vermelhas, estou com medo, não sei o que fazer.

      ResponderExcluir
    44. Boa noite
      Hoje faz um mês q sofri uma torção no tornozelo com ruptura parcial do ligamento. Não imobilizei e meu pé ainda esta um pouco inchado e não posso caminhar, ainda estou de muletas. Se eu forçar ele incha e fica dolorido. É normal isso? O que eu posso fazer??

      ResponderExcluir
    45. comecei a sentir algumas dores estranhas nos dois tornozelos, principalmente quando estou caminhando e correndo, então não consigo suportar o peso do corpo , mais não lembro de ter torcido , quando estou parado tambem sinto almas dores . as dores ficam localizadas logo abaixo das bolas dos tornozelos. o que pode ter acontecido?

      ResponderExcluir
    46. comecei a sentir algumas dores estranhas nos dois tornozelos, principalmente quando estou caminhando e correndo, então não consigo suportar o peso do corpo , mais não lembro de ter torcido , quando estou parado tambem sinto almas dores . as dores ficam localizadas logo abaixo das bolas dos tornozelos. o que pode ter acontecido?

      ResponderExcluir
    47. e pq torci um pe ai melhoro agr foi o outro e inchou na parte lateral do PE no ossinho ai como faço pra melhora e para a dor

      ResponderExcluir
    48. Boa tarde! eu estava jogando bola na escola, e dei uma dividida com um menino. eu sinto leves dores, fiquei com com tala no pé, e vejo que ele está mais inchado que o outro, e sinto fortes dores na frente e atrás do tornozelo direito. quando viro ele na cama eu vejo tipo uma veia só que grande, e um buraco não tão fundo. DR. o senhor pode me ajudar ? o que posso fazer para ele voltar a ficar 100% ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. por favor me notifique pelo hotmail. jpvolante@hotmail.com Obrigado DR.

        Excluir
      2. João Pedro volante machuca15 de setembro de 2015 às 16:42

        Boa tarde! eu estava jogando bola na escola, e dei uma dividida com um menino. eu sinto leves dores, fiquei com com tala no pé, e vejo que ele está mais inchado que o outro, e sinto fortes dores na frente e atrás do tornozelo direito. quando viro ele na cama eu vejo tipo uma veia só que grande, e um buraco não tão fundo. DR. o senhor pode me ajudar ? o que posso fazer para ele voltar a ficar 100% ?

        Excluir
    49. João Pedro volante machuca15 de setembro de 2015 às 16:49

      Boa tarde! eu estava jogando bola na escola, e dei uma dividida com um menino. eu sinto leves dores, fiquei com com tala no pé, e vejo que ele está mais inchado que o outro, e sinto fortes dores na frente e atrás do tornozelo direito. quando viro ele na cama eu vejo tipo uma veia só que grande, e um buraco não tão fundo. DR. o senhor pode me ajudar ? o que posso fazer para ele voltar a ficar 100% ?

      ResponderExcluir
    50. Boa tarde Dr. tive um entorse no tornozelo aproximadamente um ano e meio, procurei medico ortopedista me recomendou um exame de ultra som, me disse que não havia ruptura de ligamento e sim um afrouxamento, me recomendou fazer a fisioterapia fiz trinta seções mais o fortalecimento de propriocepção. Não tive exito procurei novamente o medico e ele me disse que o tempo de recuperação poderia ser de; um,dois,três,quatro ou até seis anos para recuperar que isso era assim mesmo, desistir do tratamento com esse medico. Continuo sentido dor mais não ha inchaço, ainda tem algo a ser feito? Grato.

      ResponderExcluir
    51. Bom dia dr Roberto,tive uma.lesao no tornozeloem junho, confesso coloqueo gelo no local nos três primeiros dias a cada 3h . A dor melhorou um pouco mas o inchaço demorou mais. Hoje ja fazem 4 meses e naondoi quando ando porem quando ando muito sinto um pequeno desconforto. Mas quando corro mesmonque devagar a dor é clara. O que me orientar. Grato

      ResponderExcluir
    52. Bom dia dr Roberto,tive uma.lesao no tornozeloem junho, confesso coloqueo gelo no local nos três primeiros dias a cada 3h . A dor melhorou um pouco mas o inchaço demorou mais. Hoje ja fazem 4 meses e naondoi quando ando porem quando ando muito sinto um pequeno desconforto. Mas quando corro mesmonque devagar a dor é clara. O que me orientar. Grato

      ResponderExcluir
    53. ola boa tarde estou com uma duvida permanente em minha cabeça,já faz exatamente uns 4 meses que torci o tornozelo,já fui ao ortopedista,fiz ressonância e fisioterapia agora irei começar a fazer o fortalecimento,só que ainda sinto dores já tomei anti inflamatório queria saber se é normal essas dores pois eu torci o tornozelo e continuei a pratica dos exercícios mas faz 4 meses que não jogo eu posso fazer o fortalecimento mesmo sentindo dores?

      ResponderExcluir
    54. Bom dia! Sofri uma entorse em inversão do tornozelo direito a menos de 48 horas. Estou usando o tempo todo uma bota imobilizadora, gelo com uma pomada 4 x ao dia. Tomei uma injeção antiflamatorio indicada pelo ortopedista. Ainda não fiz a ressonância.No rx deu normal.
      Porém me tornozelo está edemaciado e roxo. Sinto muitas dores nele e para deambular. Em repouso sinto dores nele e na região coxofemoral e perna.
      O que posso fazer? Pois estou sentindo muita dor.
      Tenho que usar muleta?
      Qual é o grau da minha lesão?
      Outro problema é que moro em um sobrado.
      Devo já começar a fisioterapia? Uso só o ultrasson ou posso fazer mais alguma coisa?
      Desde já agradeço Priscila

      ResponderExcluir
    55. Bom dia! Sofri uma entorse em inversão do tornozelo direito a menos de 48 horas. Estou usando o tempo todo uma bota imobilizadora, gelo com uma pomada 4 x ao dia. Tomei uma injeção antiflamatorio indicada pelo ortopedista. Ainda não fiz a ressonância.No rx deu normal.
      Porém me tornozelo está edemaciado e roxo. Sinto muitas dores nele e para deambular. Em repouso sinto dores nele e na região coxofemoral e perna.
      O que posso fazer? Pois estou sentindo muita dor.
      Tenho que usar muleta?
      Qual é o grau da minha lesão?
      Outro problema é que moro em um sobrado.
      Devo já começar a fisioterapia? Uso só o ultrasson ou posso fazer mais alguma coisa?
      Desde já agradeço Priscila

      ResponderExcluir
    56. Bom dia! Sofri uma entorse em inversão do tornozelo direito a menos de 48 horas. Estou usando o tempo todo uma bota imobilizadora, gelo com uma pomada 4 x ao dia. Tomei uma injeção antiflamatorio indicada pelo ortopedista. Ainda não fiz a ressonância.No rx deu normal.
      Porém me tornozelo está edemaciado e roxo. Sinto muitas dores nele e para deambular. Em repouso sinto dores nele e na região coxofemoral e perna.
      O que posso fazer? Pois estou sentindo muita dor.
      Tenho que usar muleta?
      Qual é o grau da minha lesão?
      Outro problema é que moro em um sobrado.
      Devo já começar a fisioterapia? Uso só o ultrasson ou posso fazer mais alguma coisa?
      Desde já agradeço Priscila

      ResponderExcluir
    57. Torci meeu Pé andando de Skate, sexta feira e hoje já esta melhor porém dói bastante quando eu corro, não consigo mexer meu Pé direito e quando estou parada sinto uma dor muito chata do Lado direito do Pé direito, uma dor que incomoda um pouco não é insuportável mas dói, esta um pouco inchado ainda o que fazer ??

      ResponderExcluir
    58. E pelo que li estou no grau 3 torci tantas vezes o pé que hoje ate mesmo parada ele vira sozinho já me acostumei a ter com a que e frequente O meu unico medo e quebrar de vez

      ResponderExcluir
    59. Grato Dr Quintana!

      Meu ortopedista disse que depois de uma lesão destas devemos ser mais cautelosos, pois o local fica mais frágil e propício a uma nova torção.
      O uso de tornozeleiras é recomendado e evitar correr por um longo período.
      Foi meu presente de aniversário de 52 anos kkk, daqui pra frente os cuidados terão de ser maiores correto?

      ResponderExcluir
    60. Boa noite! Em fevereiro torci o meu pé mas até hoje sinto dores principalmente quando caminho bastante. No dia que torei fui no hospital mas acabei desistindo depois de quase 24 horas na fila de espera. Coloquei gelo nos primeiros dias. Consigo andar mas qualquer movimento mais firme faz meu tornozelo voltar a doer. ME AJUDE. A tornoz eleita seria indicada?

      ResponderExcluir
    61. Bom dia! Meu filho pulou do sofá, machucou o pé, mas não inchou e não ficou vermelho, porém ele está mancando , andando com o calcanhar e nao apóia o pé todo para andar porque diz que dói em cima. O que posso fazê?

      ResponderExcluir
    62. Bom dia...
      tive um entorce no meu meu tornozelo, so que as dores são do lado de dentro do pé, ja fiz gelo mas as dores para caminhar são muitas, porém não apresenta nenhum edema e nem inchaço, quanto tempo devo parar com as minhas caminhadas e que tratamento devo fazer para melhorar? Comecei há caminhar há dois dias, e a dor começou junto. Devo parar com as caminhadas até a melhora do tornozelo ou posso continuar mesmo com dor?

      ResponderExcluir
    63. Olá gostaria que alguém me ajudaçe com minha torção , eu cai de um lugar auto e não consigo colocar o tornozelo no chão sem que eu sinta uma dor muito incômoda . O que eu posso fazer para essa dor passar ?

      ResponderExcluir
    64. Olá gostaria que alguém me ajudaçe com minha torção , eu cai de um lugar auto e não consigo colocar o tornozelo no chão sem que eu sinta uma dor muito incômoda . O que eu posso fazer para essa dor passar ?

      ResponderExcluir
    65. Sr.Roberto acredito ter tido um entorse de 2grau uma lesão ligamentar parcial o fato de sentir a ponta do pé ou os dedos gelados assinala ainda mais a gravidade da minha lesão?É comum que aconteça Isso?

      ResponderExcluir
    66. Boa noite.
      Sofri uma que e tive uma fratura exposta no tornozelo.
      Posteriormente uma infecção.
      Fiquei 20 dias com fios que entravam pela sola do pé e atravessavam meu tornozelo.
      Após a retira meu pé está caído.
      Não consigo fazer a fisioterapia pois sinto miita dor.
      Dr qual a sua opinoão?
      Posso fazer compressas quentes?

      ResponderExcluir
    67. Eu queria saber porque eu fiz ultrassom do tornozelo e deu rotura do ligamento

      ResponderExcluir
    68. Bom dia ,sofrie uma entorse de nivel(2) no tornoselo ,j faz 7 dias parou de doer sera q eu já posso fazer algums movimentos seria uma boa ideia ??

      ResponderExcluir
    69. Boa tarde!
      Tive uma entorse no dia 04/03/2017, fui para o pronto atendimento e foi tirado raio X e não foi diagnósticado nenhuma fratura. Passei com o ortopedista depois p acompanhamento ele manteve a tala de gesso por duas semanas e ao retornar ele tirou novo raio X p verificar e nada de fratura. Manteve a imobilização através de robofoot por mais 4 semanas. Após isso tirou e disse que estava ok. Referente ao inchaço ele disse que isso era normal. Estou realizando fisioterapia e acupuntura. Porém ainda tem um inchaço no tornozelo . Quanto tempo leva para desinchar por completo já tem dois meses e ainda tem este inchaço menor mais ainda tem o que devo fazer para eliminar todo este inchaço.

      ResponderExcluir
    70. Bom dia, torci o meu pé a vinte dias durante uma corrida, usei a bota ortopédica por 20 dias, retornei ao médico ele falou que eu poderia tirar a bota é começar a usar a tornozeleira e deveria começar a fisioterapia.estou usando a tornozeleira e a fisioterapia começa daqui uma semana. Estou com medo de por o pé no chão, estou insegura, será que continuo usando a bota até começar a fisio?

      ResponderExcluir
    71. Olá sou Gislayne, e torçi meu pé apois Cair da calcada com minha sobrinha no braço. Tirei uma radiografia não deo lesão, só torçao ai o medico mando Volta e fazer comprensar de gelo e passou ante flamatorio. E tres Dias de atestado, so Quê meu pé continue muito enchado e quando eu tentava colocar o pé no chao nao Dava, voltei pra outra radiografia torcao emgersso 15dias, mando tirra em casa tava a mesma coisa e mando dicoci, voltei no ortopedista e. Outra radiografia e deo Quê so torci novamamente emjesso e agora mais 11dias e passou apenas uma injecao Diprospan. Deus ajude Quê agorra melhore. Tava o pé Como de uma baralhina na ponta do dedo

      ResponderExcluir
    72. tive uma entorse no pé. fui ao médico e fez raio x.não quebrou nada.tomei antiflamatorio .com 30 dias comecei andar mancando. agora com 34 dias o pe ficou dolorido e se ficar em pé incha o pé, tornozelo e a perna até o joelho.da sensação de dormência no pé. isso é normal?

      ResponderExcluir