sábado, 19 de março de 2011

QUAIS SÃO OS EQUIPAMENTOS DO MÉTODO PILATES?



Além dos exercícios no solo (MAT-Pilates), o método utiliza vários aparelhos complementares:




Reformer:







O primeiro equipamento construído por Pilates. Em forma de cama , é composto por um carrinho deslizante que se move sobre trilhos e é ligado a molas para oferecer resistência variável.

Os exercícios neste aparelho são tipicamente para as coxas (lateral, anterior e posterior), abdômen,  quadril e o peito, e são especialmente benéficos para a coluna vertebral rígida.







Cadillac:




Possui 2 barras de ferro fixas a um colchão, barra de trapézio, dois pares de alça de tornozelo e coxa ajustável, duas barras móveis- uma horizontal e outra vertical, e nele realizam-se exercícios em posição sentada, deitada, ajoelhada, em pé, ou em quadrupedia .
É utilizado para os exercícios aéreos. Permite fazer mais de 200 exercícios. O enfoque maior é nos pés, coxas, coluna vertebral, cintura pélvica, abdômen e ombros.






Combo chair:



 É um aparelho em forma de cadeira com estrutura de madeira, molas com resistências diferentes, parafusos em escalas (alavancas) e ganchos em dois pedais.

Usado para exercícios de sustentação postural.

Excelente para reabilitação do joelho, trabalha também coluna, ombros, abdômen e extremidades superiores.






Barrel:



É um aparelho formado por um meio barril almofadado, ligado a um espaldar à sua frente. Usado para fortalecer o tronco, o abdômen e para alongar a musculatura da região dorsal da coluna. 






Wall Unit: 



Também conhecido como uma unidade de parede, é uma versão compactada do cadillac.



















Complementos: 




São usados vários complementos como anéis de esforço, bolas, barras etc.. 
A bola, por exemplo pode ser usada como apoio para criar uma alavanca, tornando-se a superfície sobre a qual se realizam movimentos de torção, alongamento, flexibilidade. 
O acessório desafia o equilíbrio e o domínio sobre o movimento por ser móvel, o que aumenta a concentração e o controle.











.

Nenhum comentário:

Postar um comentário