quinta-feira, 21 de abril de 2011

DOR NO QUADRIL, CUIDADO PODE SER BURSITE DE QUADRIL





A bursite do quadril também chamada de bursite trocanteriana é o nome de um conjunto de processos inflamatórios que ocorrem nas estruturas que se localizam no trocânter maior do fêmur. 


Estes processos inflamatórios podem ser dos tendões dos músculos glúteos, em especial do glúteo médio, ou mesmo do músculo tensor do fáscia lata.

A bursa trocanteriana propriamente dita, pode ser sede desta inflamação isoladamente ou em conjunto com os tendões devido a sua proximidade.






As mulheres são mais afetadas que os homens e a bilateralidade é comum. 


Geralmente aparece dor na face lateral da coxa, 
com irradiação para o joelho, 
que se exacerba ao se cruzar às pernas, 
ao correr e ao deitar-se sobre este lado. 


A observação do alinhamento dos membros inferiores e avaliação muscular devem ser realizadas.


Radiografias são utilizadas para se observar a presença de calcificações, que é sinal da cronicidade da lesão, a forma da articulação do quadril, fator que pode predispor ao processo inflamatório e a presença de artrose (desgaste da articulação).

Exames podem ser solicitados como o ultrassom ou a ressonância magnética que pode detectar líquidos nas bursas ou nas bainhas tendinosas e a sua degeneração, podem ser utilizados, porém com uma grande incidência de falsos negativos (exames normais porém com o quadro clínico).O tratamento fundamenta-se na reabilitação fisitoterápica. Para os casos resistentes as infiltrações com corticoesteróides devem ser cogitadas.

O tratamento cirúrgico reserva-se para casos resistentes ao tratamento anterior, podendo ser via artroscópica ou aberta.

A recidiva é comum devido a sua causa multifatorial. É comum a recorrencia dos quadros de dor em especial quando associados ao quadro de artrose de quadril.




Como é tratada?




O tratamento pode incluir:
• Compressas de gelo sobre a face lateral do quadril por cerca de 20 a 30 minutos, a cada 3 ou 4 horas, por 2 a 3 dias - ou até que a dor passe.

• Antiinflamatórios prescritos pelo médico.

• Injeção de medicamentos, como cortisona, na bolsa sinovial para reduzir o edema e a dor

• O uso de coxins protetores, mais macios, para que quando deitar não apóie a região afetada sobre uma superfície dura,

• Evitar fechar, forçadamente, os membros inferiores passando uma perna sobre a outra, por exemplo, para não tensionar a musculatura e a fáscia sobre o trocanter.









Quando retornar ao esporte ou à atividade?
O objetivo da reabilitação é que o paciente possa retornar ao esporte ou à atividade, o mais rápido e seguramente possível.

Se o retorno for precoce, existe o risco de agravar a lesão e causar danos permanentes ao paciente.

Como cada caso é diferente do outro, o retorno ao esporte dependerá da ausência da inflamação e da dor, não existindo um protocolo ou número exato de dias indicado para este retorno.

Geralmente, quanto mais tempo se demora para buscar auxílio e tratamento médico, após a presença dos sintomas da lesão, maior será o tempo para recuperá-la.

Para voltar ao esporte com segurança, o paciente precisa conseguir realizar, progressivamente, os itens descritos na lista abaixo:
• Possuir total alcance de movimento e força da coxa lesionada em comparação com a sã.

• Correr em linha reta sem sentir dor ou mancar.

• Correr em linha reta, a toda velocidade, sem mancar.

• Fazer viradas bruscas ou abruptas a 45º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade

• Correr, desenhando no chão um "8" de 18 metros.

• Fazer viradas bruscas ou abruptas a 90º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.

• Correr, desenhando no chão um "8" de 9 metros.

• Pular com ambas as pernas sem sentir dor e pular somente com o lado lesionado sem sentir dor.




Como evitar a bursite trocanteriana?
A melhor forma de prevení-la é aquecer e alongar corretamente os músculos da parte externa superior da coxa, e uma vez compreendido o mecanismo que em você causa os sintomas, evitá-lo.





VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
12 AGO 2010
DOR NO QUADRIL PODE SER PUBALGIA





69 comentários:

  1. Sr.Roberto estou com diagnostico de bursite trocanterica,dentro da fisiotepia quais os aparelhos e metodos que podem auxiliar de forma mais complexa e rápida? depois de ler seus escritos percebi que o fisioterapeuta é o agente que pode mais rapidamente dizimar essa questão e como paciente de convênio onde a quantidade de atendimentos é muito extensa,nem sempre temos o acompanhamento necessário do fisioterapeuta,então minha pergunta é,quais os meios e aparelhos utilizados podem agilizar o processo de desinflamação e como posso saber se os meios utilizados então surtindo efeito?

    ResponderExcluir
  2. Etiene
    Em uma fase aguda inicialmente nos cinco a sete primeiros dias, o tratamento será basicamente antiinflamatório.

    Estará indicado o repouso relativo, pelo que se pedirá ao paciente que reduza sua atividade e permaneça mais tempo no leito.

    Somente em casos mais agudos se aconselhará que utilize uma bengala para reduzir o peso sobre a articulação.


    Será utilizada a eletroterapia de alta freqüência (microondas e ondas curtas) por ser de maior penetração, já que certas bursites se localizam profundamente.


    Além de ultra-som pulsátil em baixas doses. Sudek (1993) sugere no caso da bursite trocanteriana a utilização de crioterapia(gelo).


    A fase dita crônica se inicia quando diminui a dor aguda (geralmente após uma semana) e termina com a total remissão do processo agudo.

    Serão mantidas as mesmas condutas antiinflamatórias da fase aguda até se completarem duas semanas de tratamento.

    Em caso de haver limitação articular (o que nem sempre ocorre) deve-se iniciar mobilizações passivas.

    Nos casos de bursite trocanteriana é sugerido o alongamento dos tecidos, que por ventura apresentam contratura, como o músculo extensor da grande fáscia e iliotibial, assim como exercícios para aumentar a força dos abdutores do quadril e massagem profunda para aumentar a flexibilidade da banda iliotibial.

    A correção do mau alinhamento com órtese para corrigir diferenças de comprimento dos membros inferiores ou falhas do mecanismo da marcha e dos erros de treinamento (superfície da corrida) costumam dar bons resultados.

    Nos demais casos se houver uma diminuição da força muscular, o que ocorre sempre nos processos crônicos, deve-se iniciar a tonificação com exercícios resistidos.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. Sr. Roberto,

    Há cerca de 01 ano, fui diagnosticada de bursite no quadril e estou tratando com antiinflamatórios(Celebra,Nisulid,Duodecadron), uma infiltração e sessões diárias de fisioterapia(30 sessões); apesar de diminuir a dor, o problema continua... o que devo fazer neste caso????? meu médico quer fazer uma 2ª infiltração e isto pode dar algum problema na articulação? estou com dúvida tbm qto ao tempo de tratamento... é longo????
    Obriga, e em seu aguardo,
    Zelma Galle.

    ResponderExcluir
  4. A infiltração é usada geralmente para tratar dores intensas, como auxiliar no tratamento com medicações orais ou quando essas medicações não estão fazendo o efeito esperado.

    A infiltração injeta uma substância no organismo é e fundamental que quem o realize conheça a anatomia do local e as substâncias injetadas.

    Somente o médico tem tal conhecimento.

    Como todo procedimento médico não é isenta de complicações, porém, sendo feita por médico com uma boa indicação em geral apresenta baixo risco de complicações.

    Os riscos da infiltração articular são menores que numa infiltração muscular, pois ocorre uma menor incidência de absorção rápida da substância. A articulação não tem vasos sanguíneos. Em compensação é mais difícil de fazer uma infiltração aticular, pois requer um conhecimento profundo da anatomia e uma excelente visão espacial.

    Obriga o ortopedista a acertar uma área de cerca de 1 centímetro cúbico à 3 ou 4 cm da pele. Articulações profundas como o quadril em geral requerem o auxilio do intensificador de imagens para uma boa infiltração.

    A infiltração, por ser um método de tratamento invasivo raramente é o primeiro método de escolha numa lesão.
    Costuma ser indicada naqueles casos onde o tratamento convencional, a base de anti inflamatórios, fisioterapia, alongamentos e fortalecimento muscular falhou.

    Normalmente são usadas na infiltração uma combinação de 2 medicamentos: xilocaína (anestésico) e corticóide (anti inflamatório hormonal).

    Não existe uma regra fixa quanto ao intervalo entre 2 infiltrações. Deve sempre se usar o bom senso, pesando os prós e contras do procedimento.

    Em termos gerais não se aconselha que a infiltração seja um procedimento de rotina.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Dr. Roberto,

    há uns 15 dias senti dores como as descritas após praticar uma corrida. Insistente a dor busquei um ortopedista que após um ultrassom diagnosticou-me com esta bursite troncateriana. Daí, então, passou-me 10 sessões de fisio. Porém, por trabalho, tive que fazer a fisioterapia distante da possibilidade do acompanhamento pelo médico que me diagnosticou; e passadas 10 sessões minha fisioterapia consiste em eletroimpulsos, infravermelho e laser, mas receio poder estar num tratamento inadequado por faltar-me exercícios de alongamento ou fortalecimento. Queria saber se há um tempo certo pra esta fase, se ela varia de paciente a paciente, se chega a ser dispensável pra algum tipo de paciente? Grato pela atenção e esclarecimento.

    ResponderExcluir
  6. O tratamento ideal é com a complementação através de exercícios de fortalecimento e também com diversos alongamentos que irão aliviar as dores sentidas pela bursite.

    Alongamentos, perda de peso (se for o caso), fortalecimento dos tendões ajudam a prevenir novas lesões.

    Lembrando sempre que cada caso é diferente do outro, portanto varia de paciente a paciente e somente com a avaliação do fisioterapeuta poderá ser determinado o prazo ideal para início dos mesmos.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!

    Gostaria, se possível, de um esclarecimento, pois tenho bursite trocanterica bilateral, faço acupuntura, já fiz infiltração com a reumatologista por causa das dores. Sinto muita dor quando deito para dormir. Estou com sobrepeso e gostaria de perder, porque acredito que agrave o problema. Minha duvida é: estou querendo comprar uma bicicleta ergometrica horizontal, uma vez que tenho também hérnia de disco. Essa atividade física seria recomendada?
    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  8. Outro aparelho que me foi indicado, foi o elíptico, que seria de baixo impacto e melhor para o meu caso do que a bicicleta ergometrica horizontal, não tenho tempo de fazer natação ou hidroginastica. Esse aparelho seria recomendado? Fortaleceria membros inferiores e emagreceria com qualidade e sem prejudicar meu quadril e coluna?
    Agradeço, desde já, qualquer informação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Rejane

    Como a bicicleta ergométrica o elíptico também não força tanto as articulações.

    Portanto torna-se uma opção muito boa para pessoas com algum tipo de problema articular.

    O elíptico é um equipamento completo, mas requer mais atenção, por ter movimentos simultâneos em pernas e braços, envolve um esforço maior e a coordenação entre os membros. Mas os resultados valem à pena.

    O exercício feito em elíptico proporciona um trabalho muscular completo em todos os membros, com possibilidade de exercícios mais localizados.

    Movendo as pernas para trás, são exercitados os glúteos, a parte posterior das coxas e as panturrilhas.

    Os benefícios do elíptico são muitos e oferecem uma grande queima calórica além de uma possibilidade de grande variedade de exercícios, movimentando tanto as pernas quanto os braços.

    O elíptico oferece um impacto menor para os membros que outros equipamentos de atividade aeróbica como a bicicleta, portanto torna-se o mais indicado para pessoas com problemas nas articulações.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Dr. Roberto:
    Há vários anos que tenho dores na parte superior da coxa, mas os médicos sempre me disseram que era da escoliose. Em julho de 2012, tive dores muito fortes e fui a uma consulta com um ortopedista especializado na anca. Após um RX e uma Ecografia foi-me detectada uma bursite troncateriana. Fiz logo uma infiltração e melhorei bastante.
    Duas semanas depois o médico indicou-me 15 sessões de Fisioterapia. Antes de a iniciar, fui um dia à praia e voltaram as dores fortes, assim que comecei a caminhar sobre a areia. Deitei-me na toalha sobre a areia e as dores foram horríveis. Tive que sair da praia e desde esse dia estou com dores muito fortes. O meu ortopedista está de férias e não sei se deva ou não iniciar a fisioterapia. Gostaria de saber a sua opinião sobre estes acontecimentos: o caminhar sobre a areia e o inicio ou não da Fisioterapia.
    Gosto muito da praia, mas tenho receio de lá voltar e piorar mais.
    Com os meus cumprimentos
    Maria

    ResponderExcluir
  11. Maria

    O caminhar na areia é uma atividade ótima, se o exercício for na areia fofa ou molhada ainda tem a vantagem de provocar menos impacto nas articulações dos tornozelos, joelhos, quadril e coluna.

    A areia, especialmente a fofa, aumenta o esforço da atividade aeróbica, exigindo maior trabalho dos músculos, o que favorece o ganho de massa muscular nas coxas, pernas e glúteos.

    No terreno fofo, os pés fazem exercícios de propiocepção provocados pelas passadas e pisadas diferentes. O dispêndio de maior esforço também melhora a condição cardiopulmonar.

    Outra vantagem é que a areia também trabalha a sola do pé, massageando-a, naturalmente.

    Evite terreno inclinado ou irregular: Na areia é preciso evitar as inclinações laterais para o peso na caminhada não sobrecarregar uma das pernas e refletir nas articulações, principalmente as do joelho e claro também a articulação do quadril.

    Atenção à postura: O dispêndio de mais esforço pode levar ao descuido postural. Não esqueça de manter o abdômen contraído, a postura ereta e a cabeça levantada.

    Maria, você poderá dar continuidade ao tratamento fisiterapêutico que vem desenvolvendo sem problemas, a parte de analgesia promocionada pelo tratamento é de grande valia, porém é importante evitar excessos.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  12. Olá Dr. Meu nome é Ana tenho bursite trocanterica bilateral, faço acupuntura e fisioterapia....as dores ainda são insistentes o medico ainda nao quer fazer infiltrações devido minha idade...gostaria de saber se além de higroginastica e natação posso fazer pilates...
    grata pela atenção....

    ResponderExcluir
  13. Anlu, o Pilates respeita a biomecânica do corpo humano, trabalhando-o de forma equilibrada, respeitando os limites de movimento de cada articulação, sem sobrecargas.

    Ao mesmo tempo, exercita nossa atenção, concentração e controle, atuando também no nível mental.

    Seus seis princípios (respiração, fortalecimento do centro, fluidez, controle, precisão e concentração) podem ser praticados por todos, com qualquer nível de condicionamento físico. Logo que são assimilados, esses princípios podem ser transferidos para toda e qualquer atividade física que desejamos realizar, em qualquer fase da vida.

    Portanto é possível realizar a atividade de Pilates sem problemas para a bursite trocantérica, No entanto há algumas posturas que seu instrutor deve evitar para não aumentar o atrito na região referida.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  14. Dr, fiz uma cirurgia de pubalgia e tenho bursite troncateriana, gostaria de saber qual vai ser os procedimentos fisioterápicos que tenho que fazer? será que com todos esses problemas vou conseguir fazer esportes de novo sem dor?

    ResponderExcluir
  15. Carlos Raphael

    Geralmente nos cinco a sete primeiros dias, o tratamento será basicamente antiinflamatório.

    Portanto neste caso estará indicado o repouso relativo, é pedido que se reduza a atividade e permaneça-se o maior tempo no leito.

    Em casos mais agudos se aconselha que se utilize uma bengala para reduzir o peso sobre a articulação.

    É utilizado também a eletroterapia de alta freqüência.

    Além de ultra-som.

    É possível também a utilização de crioterapia(gelo).



    Na Fase crônica, quando diminui a dor aguda (geralmente após uma semana) e termina com a total remissão do processo agudo. Serão mantidas as mesmas condutas antiinflamatórias da fase aguda até se completarem duas semanas de tratamento.

    Em caso de haver limitação articular deve-se iniciar as mobilizações passivas.

    É interessante o alongamento onde se apresente contratura, assim como exercícios para aumentar a força.


    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe


    ResponderExcluir
  16. Bom dia Dr.Roberto Quintana,

    Dr. gostaria de saber se a pubalgia somente ocorre normalmente em mulheres pois sou professor de lutas e Licencido em Educação Física e nos ultimos meses venho tendo dores do lado direito na região pubiana no qual fiz todos exames desde ressonancia da Coluna no qual estou tendo uma pequena protusão e Próstata , exames de sangue e etc... devido durante minha ereção sentir dores nessa região seria reflexo de um começo de Pubalgia do lado direito da cintura Pélvica junto ao Femur?
    O Sr. acha que pode ser um principio de Pubalgia?
    Dr. caso possivel mando o meu e-mail para alem da publicação também receber via e-mail sua resposta : oswaldovifi1@gmail.com agradecido.

    ResponderExcluir
  17. Dr Roberto Boa Tarde! a 3 anos venho sentindo dores terríveis no quadril esquerdo, fui em vários ortopedistas e todos falaram que não era nada, pois nos raio x não dava nada até que um dia fiz uma ressonância e foi detectado tendinide de quadril tomo os remedios indicados mais não melhora ai fui em um reumatologista e ela me falou que é bursite ela passou fisioterapia só que vendo aqui os comentários minha dor é diferente de todos, pois sinto dores ao andar e em ficar em pé por muito tempo, sentada e deitada não doi. pode mesmo ser bursite? vou fazer outra ressonância essa semana. me ajuda!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Mismelena Santos

    Quem possui bursite de quadril refere dor na região lateral do quadril, na região do trocanter.

    Essa dor pode se irradiar para a parte lateral ou póstero da coxa. Ao realizar movimentos como subir escadas ou até mesmo no andar, a dor pode se acentuar e muitas vezes é incapacitante.
    A dor à palpação também é muito comum.

    O principal sintoma da bursite do quadril é a dor no movimento do quadril e também ao deitar sobre o lado afetado.

    A dor geralmente se estende para fora da área da coxa. Nos estágios iniciais, a dor é geralmente descrita como aguda e intensa.

    Mais tarde, ela pode apresentar-se como uma dor mais difusa.

    Normalmente, a dor é pior à noite, quando deitado sobre o quadril afetado e também quando se levanta de uma cadeira depois de estar sentado durante algum tempo.

    A dor surge também em outras situações ao ficar em pé por tempo prolongado, subir escadas ou agachar.

    Estes são sintomas gerais no caso de bursite do quadril, lembrando sempre que cada pessoa tem características pessoais referentes ao quadro dor, portanto cabe ao clínico responsável, avaliar caso a caso.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  19. Dr.Roberto Quintana,
    tenho dores na perna altura do quadril,fui ao medico ele pediu ultra sonografia,
    o resultado foi calcificação dos tendões do glúteo. Faço fisio uma vez p/semana
    a 3 meses e não tive melhora, resolvi colocar gelo por minha conta e melhora bem,
    gostaria de saber qual o tratamento ideal e se o gelo só alivia as dores no momento. André


    ResponderExcluir
  20. André
    O tratamento nem sempre é fácil, e por vezes precisamos nos valer de outros métodos mais sofisticados para chegar a um bom resultado, como a terapia por onda de choques ou até mesmo a cirurgia, para ressecção da ossificação e plástica do tendão afetado.


    O tratamento inicial é conservador com repouso, utilização de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

    Durante algumas fases (principalmente na fase reabsortiva), a dor pode ser muito intensa. Neste período o mais importante é o repouso e o controle correto da dor.

    O tratamento com reabilitação fisioterápica será prescrito. Primeiramente, a terapia se concentra em aliviar sua dor e inflamação. Os tratamentos podem incluir calor ou gelo. Os terapeutas podem aplicar tratamentos com ultra-som.

    Terapia por ondas de choque é uma nova forma de tratamento não cirúrgico. Ela usa uma máquina que gera pulsos de ondas de choque para a área dolorida.

    Este tratamento ainda está em fase experimental e ainda não possui dados concretos na literatura médica que comprovem seu real valor no tratamento desta patologia.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite... gostaria de saber se o colágeno ajuda na calcificação no femur , pois tenho calcificação no femur e artrose nos dois joelhos, e o ortopedista passou um tratamento de seis meses com colágeno para artrose...por favor me responda doutor Roberto...

    ResponderExcluir
  22. O colágeno é uma proteína. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

    O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno).

    Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano. A partir dos 25 anos (aproximadamente, esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais), passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano.

    Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção/reposição adequada do colágeno no organismo.

    Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa.

    A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.

    Colágeno, que representa 90% da massa orgânica do osso, foi identificado como eficaz na prevenção de doenças ósseas. Vários estudos têm demonstrado que a ingestão diária de 10g por dia de Colágeno por 4-24 semanas, aumenta densidade mineral óssea.

    Pesquisadores lançaram luz sobre o mecanismo de ação do Colágeno , e mostraram que a matriz extracelular na qual as células crescem é determinante para sua diferenciação.

    O uso diário de Colágeno na dose de 10g proporciona: Restauração da densidade mineral óssea para níveis saudáveis, aumento do tamanho dos ossos e os torna mais fortes, estimula a formação óssea ao invés da reabsorção, estimulando assim o seu crescimento, reduz de forma rápida de eficiente as dores nas articulações que de alguma forma sofreram grande degradação, acumula nas cartilagens após 12 hora da ingestão tornado o tratamento rápido e suave.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe



    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!
    Fui diagnosticada com discreta bursite trocanteriana. Gostaria de saber se posso fazer muay thai e quais as restrições desse esporte não só para a bursite, mas de maneira geral.
    Obrigada.
    Sandra

    ResponderExcluir
  24. Sandra
    A bursite trocantérica é uma causa comum de dor no quadril e os pacientes frequentemente sofrem limitação nas suas atividades físicas e dormem com dificuldade.


    O retorno à pratica esportiva deve acontecer gradativamente de acordo com a melhora dos sintomas. Além da melhora da dor, a melhora da execução do movimento também é esperada (gesto desportivo).

    Siga as orientações de um fisioterapeuta e do seu educador físico. A precipitação e o retorno às atividades antes dos hora, pode ser prejudicial.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e eequipe






    ResponderExcluir
  25. Bom dia doutor eu fiz um tratamento ano passado com 60 sessões de fisioterapia antiflamatorio e uma infiltração, fiquei 40 dias afastada do meu trabalho e proibida de fazer esforços fisicos . obtive melhorass e infelizmente apos um ano as dores retornaram. Gostaria de saber se no meu caso ha possibilidade de melhora permanente c a cirurgia, pois não entendo pq a dor voltou, eu não estou a cima do peso, e semana q vem já marquei retorno c o mesmo ortopedista que eu fiz tratamento ano passado. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia doutor. . Cerca de 18 anos atras tive 1 acidente de carro onde magoei bastante o osso pelvico mas com o tempo deixei de sentir dor. .. em Junho do ano passado apareceu me um alto na virilha e ao tocar no osso pelvico senti dor. Fui ao medico e desconfiou de ser hernia, entao fui operada e nada encontraram. O alto continua, a dor ao toque cada vez e maior e cerca de um mes para ca a dor comecou a irradiar para a perna direita. Custa me estar sentada ou abaixar me etc..... voltei ir ao medico mas dizem k nao e nada. .. aqui no reino unido tudo Se trata com paracetamol �� gostaria de saber o seu conselho. Muitissimo obrigado. ..Sao

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Doutor, desde os meus 16 anos que comecei a sentir dores agudas na zona lombar e nas ancas sobretudo na ligação do femur, fiz vários exames e nunca se viu nada, aos 29 anos fiquei gravida do meu 1ª filho e foram dores horriveis da cintura para baixo com inchaço das pernas durante toda a gestação. Apos o parto entrei no ginasio e as dores acalmaram-se. No entanto, agora com 32 anos estou outra vez gravida e as dores voltaram com mesma intencidade comprometendo a minha locomoção correta, vivo coxeando, e com dores a cada movimento que faço. tromei analgesicos durante 15 dias, receitados pelo meu médico mas não poço tomar durante toda a gestação. Gostaria de ouvir a sua opinião. Zica Abreu

    ResponderExcluir
  28. Tenho sentido dores ao deitar e gealmente a noite toda, quando fico sentada doi as nádegas, continuando a dor que irradia para a coxa direita. Faco pilates e as dores apareceram depois de um mês de pilates, pode ser bursite do quadril? Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Doutor ,
    sinto fortes dores no quadril direito que toma toda perna direita ficando adormecida tenho que sair correndo para deita ou senta doures tremendas o medico mim receitou antiflamatorio mas as dores continua mais fortes o que fazer
    de antemão agradeço

    ResponderExcluir
  30. olá Doutor tudo Bem ? Eu estou faz um ano e tres meses que tenho um inchaço na parte externa da coxa esquerda , e doí é uma dor constante as vezes me dá algumas agulhadas não tenho conseguido dormir direito a noite não posso cruzar as pernas não posso dormir desse lado que dói , a dor não é intensa mas constante eu li seu artigo sobre a bursite trocantérica será que poder ser ? Hoje eu fui em um ortopedista mas fiquei mais confusa ainda ele me disse que é uma bola de gordura do tamanho de um implante mamário> Fiquei pensando gordura dói ? Aí ele me deu recomendações não caminhar muito , não dormir desse lado , e não fazer esforço . Não entendi fiquei mais confusa será que é só gordura ou pode ser bursite? Doutor me ajuda essa dor me incomoda . Ah ! O Doutor passou pra mim esse remédio Alginac1000. Doutor muito obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  31. Dr Roberto,faz alguns tempo que venho sentindo muita dor,e ao procurar minha reumatologista,uma vez que sou portadora de artrite reumatoide a 13 anos. ela me pediu uma ressonância do quadril,a qual acusou esta bursite trocantérica ,me orientou a tomar diclofenaco e usar bolsa de agua quente,porem estou com duvidas,pois vejo que todos que sentem estar dor,,é do lado,e no meu caso a dor mais forte é na virilha,sinto muita dor,só esta semana quem senti a dor do lado da coxa e radiando para a virilha,a reumato me encaminhou a um ortopedista de quadril para fazer uma infiltração,mas estou com duvidas,gostaria de sua opinião,desde já
    obrigado!

    ResponderExcluir
  32. Olá, sinto uma forte queimação no quadril direito, não sinto dor ao caminhar, nem ao correr, porém, quando deito ou quando fico muito tempo sentada queima bastante, só sinto doer se tocar na região e se dormir desse lado, fora isso o que mais me incomoda é essa queimação e uma diminuição de massa muscular do lado onde sinto essa dor. Minha nádega direita, onde sinto a dor, é menor que a esquerda. Isso tem me gerado muito incômodo. Meu ortopedista disse que tenho bursite trocantérica, porem na ultra não deu nada, tudo normal. Marquei uma ressonância, mas confesso que estou com medo que seja algo mais grave. Se puder me esclarecer algo em relação a um lado do quadril estar maior que o outro, agradeço.

    ResponderExcluir
  33. Olá, sinto uma forte queimação no quadril direito, não sinto dor ao caminhar, nem ao correr, porém, quando deito ou quando fico muito tempo sentada queima bastante, só sinto doer se tocar na região e se dormir desse lado, fora isso o que mais me incomoda é essa queimação e uma diminuição de massa muscular do lado onde sinto essa dor. Minha nádega direita, onde sinto a dor, é menor que a esquerda. Isso tem me gerado muito incômodo. Meu ortopedista disse que tenho bursite trocantérica, porem na ultra não deu nada, tudo normal. Marquei uma ressonância, mas confesso que estou com medo que seja algo mais grave. Se puder me esclarecer algo em relação a um lado do quadril estar maior que o outro, agradeço.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, estou grávida de 20 semanas e não estou aguentando de dor na lateral do quadril E quando deito o pior é que só consigo ficar deitada deste lado pq sinto falta de ar quando deito do lado D devido a gravidez. Existe algum antiinflamatorio que gestante possa tomar para aliviar esta dor? Estou colocando gelo e pensei em fortalecer glúteo e adutores na academia, o que acha? Agradeço desde já. Carla

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, estou grávida de 20 semanas e não estou aguentando de dor na lateral do quadril E quando deito o pior é que só consigo ficar deitada deste lado pq sinto falta de ar quando deito do lado D devido a gravidez. Existe algum antiinflamatorio que gestante possa tomar para aliviar esta dor? Estou colocando gelo e pensei em fortalecer glúteo e adutores na academia, o que acha? Agradeço desde já. Carla

    ResponderExcluir
  36. Muito obrigada foi muito boa essa resposta para mim pois foi difícil encontrar

    ResponderExcluir
  37. Um amigo está com dor forte do lado esquerdo na coxa ele sente muita dor e agora foi o joelho e dói nas costas acima do quadril será que é bursite no quadril ele tem mais de 65 anos estou fazendo Massagen e alongando que mais posso fazer sessões de Photon Dome Invel que um equipamento com infravermelho Longo e bioceramuca é bom visto que aquece pode fazer vai ajuda?

    ResponderExcluir
  38. Um amigo está com dor forte do lado esquerdo na coxa ele sente muita dor e agora foi o joelho e dói nas costas acima do quadril será que é bursite no quadril ele tem mais de 65 anos estou fazendo Massagen e alongando que mais posso fazer sessões de Photon Dome Invel que um equipamento com infravermelho Longo e bioceramuca é bom visto que aquece pode fazer vai ajuda?

    ResponderExcluir
  39. Um amigo está com dor forte do lado esquerdo na coxa ele sente muita dor e agora foi o joelho e dói nas costas acima do quadril será que é bursite no quadril ele tem mais de 65 anos estou fazendo Massagen e alongando que mais posso fazer sessões de Photon Dome Invel que um equipamento com infravermelho Longo e bioceramuca é bom visto que aquece pode fazer vai ajuda?

    ResponderExcluir
  40. Um amigo está com dor forte do lado esquerdo na coxa ele sente muita dor e agora foi o joelho e dói nas costas acima do quadril será que é bursite no quadril ele tem mais de 65 anos estou fazendo Massagen e alongando que mais posso fazer sessões de Photon Dome Invel que um equipamento com infravermelho Longo e bioceramuca é bom visto que aquece pode fazer vai ajuda?

    ResponderExcluir
  41. Oi faz 2 meses que ganhei minha filha de parto normal e desde então sinto muita dor no quadril. Deitar de lado, subir escadas e simplesmente caminhar esta sendo muito dificil. Por favor me ajude Dr.

    ResponderExcluir
  42. Olá doutor! Tenho bursite no quadril e estou gravida de 29 semanas, minha dúvida é :posso ter parto normal? Existe algum risco em eu ter um parto normal?

    ResponderExcluir
  43. Olá doutor! Tenho bursite no quadril e estou gravida de 29 semanas, minha dúvida é :posso ter parto normal? Existe algum risco em eu ter um parto normal?

    ResponderExcluir
  44. oi, foi diagnosticado 2 calcificações no tendão da coxa direita, estou com anti-inflamatório, as dores estão mais evidentes nos últimos 3 dias, com retorno no dia 5 de agosto. Fiquei tão perturbada com a notícia que não perguntei como devo proceder até a consulta. Estou com vida normal, apesar da dor, que é suportável. Alguma dica?!! Obrigadão Rose Reiter

    ResponderExcluir
  45. Ola doutor meu filho tem 7 anos e ainda não caminha ele tem atraso na coordenação motora e ele fez um raio x e conto q ele tem cochas valgas o q isso significa ele anda mancando de vez em quando pode me dar uma explicação agradeco

    ResponderExcluir
  46. Olá doutor, há 1 ano estou em tratamento para bursite trocantérica e tendinite de glúteo, já fiz muitas sessões de fisioterapia, tomei medicamentos e continuo com muitas dores, estou cansada de procurar médicos que possam me ajudar, não sei mais o que fazer. Gostaria de um conselho, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  47. bom dia, estou diagnosticado com bursite no quadril,estou fazendo fisioterapia e acupuntura na rigião afetada, a pergunta é;posso fazer hidroginastica mesmo com dor?
    obs:a hidro foi passada por causa de uma hernia de disco na coluna lombar, e so depois começou a dor o quadril

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Marli com certeza a procura por um ortopedista é a decisão mais correta.
    Uma dor no quadril pode ter varias causas.

    A articulação do quadril é extremamente complexa. Possui 32 músculos e é submetida a grandes forças durante a atividade de movimentação.
    Só para se ter idéia da sobrecarga exercida na articulação do quadril, durante uma caminhada lenta, a articulação do quadril, recebe 1,6 vezes o peso do corpo, ao passo que em uma corrida aumenta para 5 vezes o apoio de cada pé no chão.
    Após ter a definição do diagnóstico é preciso buscar o tratamento adequado para a patologia em questão.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  50. Olá! A pedido do medico ortopedista fiz RX nos dois femus, devido as dores que sinto que são fortes em especial no femur esquerdo e acusou calcificação nos dois femur. Existe algo que diminua esse excesso de calcio,desgaste na articulação e diminuição de espaçamento entre o fêmur e a bacia?
    Grato!

    ResponderExcluir
  51. olá boa noite, já tenho bursite trocantérica a um ano e meio e a dor alívio, será que ja estou preparado para fazer academia (musculação) ? dizem que podem até ajudar na hora de fortalecer os músculos.. e sim faço fisioterapia.. grato pela atenção

    ResponderExcluir
  52. Dr. Roberto, boa noite !!!, fui diagnosticada com calcificações no quadril, provavelmente por causa de um acidente que sofri na juventude, hoje tenho 48 anos e há quase um ano tive a primeira crise de dor, procurei um ortopedista que pediu o raio X que então deu o diagnóstico, mas ele me disse que não tem o que fazer, que de vez em quando vai inflamar, que é o motivo da dor, que então devo tomar antiinflamatórios, e só. Gostaria de uma opinião. Obrigada.

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Dr, a fibromialgia é uma doença reumática inflamatória certo? más creio que tbm tenho essa doença no meu quadril, há anos venho sentindo uma dor muito forte do lado direito do meu quadril que me encomoda muito andar pois a perna trava e dói muito, e tbm dormir do mesmo lado é horrível. O tratamento que venho fazendo da fibromialgia com nimensulida não está fazendo efeito para esta dor no quadril, o que posso fazer além de colocar compressa com gelo? Tenho que voltar ao médico e sugerir mudança na medicação? Tenho 52 anos, obrigada

    ResponderExcluir
  54. PARABENS pela PACIENCIA com tantas perguntas .
    Na maioria das vezes eles nao leem e ja querem perguntar, será que pagariam pela consulta ....

    ResponderExcluir
  55. Dr., há 3 anos fui diagnosticada com bursite trocanterica, e até hoje sofre de dores insuportáveis! faço fisioterapia regularmente, tomo antiinflamatorio todos os dias e fiz uma infiltração há dois meses. Mas não teve melhora...estou muito desanimada. O que o Sr. me sugere?

    ResponderExcluir
  56. Bom dia. Estou passando por mais uma fase pós cirúrgica mas parece-me que o principal problema continua. O músculo do glúteo estava muito preso em cima do trocanter e não deslizava corretamente. O médico soltou-o e fez uma limpeza sob o osso. É possível que um desalingamento postural contribua para que o atrito continue ali ferindo o musculo? O inchaço e dor não melhorou.

    ResponderExcluir
  57. eu jogo futebol e ao chutar a bola senti uma dor emtre o testículos gostaria de saber o que é

    ResponderExcluir
  58. Bom dia, pelas explicações o meu caso se encaixa nesses sintomas, pois jogo futebol constantemente,e, ao chutar a bola muito forte, senti dor insuportavel nessa região, localizada na articulação entre a coxa e quadril.. hoje não sinto dor insuportável, só que não consigo chutar nem uma bola de 1 grama. qual será o problema? algum medicamento ?

    ResponderExcluir
  59. boa noite,a cinco anos tive uma fratura de fémur e coloquei uma haste agora sinto muita dor fui ao ortopedista q me operou fiz o raio x e estou com tendinite calcificada,ele falou q tenho q tirar a haste e fazer raspagem no tendão.Queria saber se melhora a dor e quanto tempo posso voltar a trabalhar pq meu trabalho mexe com o corpo e pernas o dia todo?

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Dr,
    Tenho 23 anos, sou bastante ativo, malhor 5x por semana e corro em 3-4x por semana... há duas semana estou com bursite trocantérica em tratamento com antiinflamatorios e gelo local, porém, nao queria parar as atividades aeróbicas... há alguma atividade que eu possa fazer que nao vá comprometer e sobrecarregar minhas bolsas sinoviais do quadril, elyptico? Bicicleta? Corrida em velocidade constante?

    ResponderExcluir
  61. Boa noite Dr.
    Ha 2 meses procurei um ortopedista para tratar dor na região do quadril e nadega. Apos fazer uma ressonância magnética, foi detectado um edema de gordura entre o trocanter maior e fêmur. O médico receitou anti inflamatório e 10 sessões de fisioterapia. Sera quw terei que fazer infiltrações? O que causa esse edema de gordura?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  62. Boa noite Dr! A uns meses atrás sentia dor no joelho. Quando isso acontecia eu começava a correr e melhorava. Agora á menos de um mês atrás comecei a treinar na academia. E aí na segunda semana comecei a sentir dor no joelho direito. Mais adiante uma dor no quadril, direito também. Percebi que nesse lado do meu quadril afundou um pouco. E sinto dores se deitar com esse lado para cima. O que pode ser? O que preciso fazer?

    ResponderExcluir
  63. Boa noite doutor. Fui diagnosticada com bursite trocanterica e tendinopatia no glúteo mínimo. Tomei remédios, fiz fisioterapia, 02 infiltrações mas nada resolveu. Voltei a sentir dores como se o meu quadril fosse soltar da lombar acompanhado de uma queimação na lateral da coxa e glúteo que piora quando feito. O que eu faço? Natação seria um bom exercício para fortalecer? Me ajude, por favor!

    ResponderExcluir
  64. estou com diagnóstico de calcificação na bacia. Que tipo de exercícios físicos posso praticar?

    ResponderExcluir
  65. Boa noite...tenho o diagnóstico de bursite já a 2 anos, logo após o nascimento do meu terceiro filho. Tenho 40 anos e faço atividade física já a 10 anos. Com 14 anos tive o primeiro caso de bursite no mesmo lado do quadril, que sofro hj, porém fiz uma aplicação de corticoide e logo resolveu. A 2 anos trato da bursite, fiz 10 sessões de fisio, 3 aplicações de infiltração e mesmo assim sinto dor. Convivo com ela desde então, pois não sei o que fazer mais...teriam alguma sugestão para mim? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir