segunda-feira, 18 de abril de 2011

O QUE É SÍNDROME DO MANGUITO ROTADOR?





O QUE É?
O manguito rotador é um grupo de músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor) que cobre a cabeça do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro.








Ele pode sofrer lesões em grandes traumas, porém o mais freqüente é a lesão crônica com graus variáveis, desde um pequeno edema até a ruptura total de um ou vários músculos do manguito.

Existe uma relação entre a síndrome do impacto e a degeneração do manguito. O impacto ocorre entre o manguito (geralmente no supra-espinhoso) e a porção antero-inferior do acrômio, o ligamento córaco-acromial e a articulação acromioclavicular.






O QUE SE SENTE?
A síndrome do impacto e a conseqüente lesão do manguito rotador ocorrem em fases evolutivas: 
Fase 1: edema e hemorragia
Fase 2: fibrose e tendinite
Fase 3: ruptura do tendão

Na fase 1, que é mais comum em jovens mas pode ocorrer em qualquer idade, ocorre dor no ombro e na face lateral do braço relacionada a movimentos repetidos de elevação. Pode ocorrer limitação de mobilidade e crepitação. 

Na fase 2 os sintomas são semelhantes. Esses estágios são reversíveis.
Com a progressão da lesão pode ocorrer a ruptura do tendão, geralmente em pacientes acima de 45 anos e com longo período de sintomas prévios. 


Na fase 3 além da dor, que freqüentemente é noturna, podem ocorrer graus variáveis de perda de força e da elevação, abdução e rotações, dependendo do local e tamanho da ruptura.


COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO?
Como em qualquer patologia, a anamnese e o detalhamento dos sintomas são fundamentais (localização da dor, freqüência, intensidade, fatores desencadeantes).
O RX simples, a artrografia e a ecografia são úteis na confirmação do diagnóstico e determinam a extensão da lesão. Em casos selecionados onde é fundamental maior informação pode-se realizar uma Ressonância Nuclear Magnética.


COMO SE TRATA?

/

Nas fases iniciais o tratamento é clínico: 
Analgésicos e anti-inflamatórios
Evitar movimentos e atividades que provoquem dor
Fisioterapia
Reforço muscular
Eventual infiltração




Quando o tratamento clínico não for eficaz, após vários meses, pode-se iniciar tratamento cirúrgico baseado na patologia básica (proeminência acromial, alterações acromioclaviculares, ruptura tendinosa ou combinação de várias). As possibilidades cirúrgicas incluem, entre outras: 
Acromioplastia
Retirada de osteófitos acromioclaviculares
Sutura do manguito
Desbridamento da lesão e bursectomia




A cirurgia pode ser aberta ou artroscópica. Com o desenvolvimento das técnicas de artroscopia nos últimos anos, cada vez mais a patologia do manguito rotador tem sido tratada dessa forma.



COMO SE PREVINE?
A melhor forma de prevenir é detectar e tratar a patologia no seu início, quando é reversível. Sabe-se hoje que a boa força muscular é fundamental para a função normal do ombro. Também é indispensável tratar outras patologias, tais como instabilidades, retrações e desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária do manguito.
Fonte: ABC da saúde

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, hoje fui diagnosticado também a dor que eu sinto no ombro como síndrome do manquito roteador, o médico marcou uma ressonância para ver com mais detalhe

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Trabalho nos Correios há 20 anos, os braços são usados durante duas ou três horas todos os dias na triagem de cartas. Tenho a Síndrome do manguito rotador nos dois ombros. Está patologia foi causada por estes esforços repetitivos?

    ResponderExcluir