domingo, 30 de outubro de 2011

INFORMAÇÕES SOBRE A RPG - CURITIBA - PARANÁ

rpg-souchard






A técnica de Reeducação Postural Global ou RPG, é aconselhável para pessoas que sofrem com dores musculares devido ao trabalho que exercem ou à maneira como estão acostumadas a se movimentar durante o dia.


O simples ato de carregar a bolsa de um só lado do corpo, pode acabar fazendo com que a pessoa desencadeie uma série de problemas na coluna, ombro, quadris, e joelhos.




As dores surgem e não se sabe a causa do problema, muitas vezes a pessoa passa anos sentindo dores musculares e não se dá conta da má postura, por hábito.






Como se corrige a postura através do RPG?




Um especialista terapêutico em RPG deverá analizar o caso e aplicar a técnica individualmente, o tratamento é único para cada paciente.




Os hábitos e a função que cada pessoa exerce, são informações potenciais para o tratamento através da técnica da Reeducação Postural Global, ou seja, a raiz do problema que causa a dor cervical em um jardineiro não deve ser a mesma que, causa a dor cervical em um Web designer, por exemplo.




Descobrir a causa de cada problema é a função principal do terapeuta em RPG, e só então se aplica a técnica adequada a cada caso, para corrigir a postura.




Por que a Reeducação Corporal é considerada Global?




A técnica terapêutica do RPG trabalha o músculo principal da respiração, o diafragma.




Desta forma, há um relaxamento da respiração e maior funcionalidade entre esta função do corpo e a postura, sendo assim se diz que, o tratamento é global, pois se trata o corpo como um todo.




A RPG é um tratamento estético?




A técnica de Reeducação Corporal é de benefício curativo porém, observou - se que, através do alongamento corporal algumas gordurinhas localizadas, como as da barriga por exemplo, se suavizaram através da técnica de RPG.




Algumas clínicas de estética passaram a adotar essa técnica para atrair e beneficiar ainda mais seus clientes.




ASSISTA AO VÍDEO
RPG E ESTÉTICA




Mulheres grávidas podem praticar RPG?




Mulheres grávidas podem sofrer com dores nas costas, e a RPG é recomendável nestes casos, sem qualquer contra indicação.
Fonte: Teketun




VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
22 SET 2010
RPG E GRAVIDEZ









segunda-feira, 10 de outubro de 2011

QUAL A MELHOR MANEIRA DE SENTAR-SE?



Sentar-se com a coluna ereta pode provocar dor crônica nas costas, alertam cientistas em um trabalho publicado nos Estados Unidos, recomendando a adoção de uma posição inclinada para trás, mais natural, que exerça menos tensão na coluna vertebral.

"Um ângulo de 135 graus do busto em relação às coxas mostrou ser a melhor posição sentada, biomecanicamente, em comparação com uma postura de 90 graus, ou seja, com o peito ereto, geralmente considerada normal", explicou o doutor Waseem Amir Bashir, principal autor deste estudo, apresentado na  conferência anual da Associação Americana de Radiologia (RSNA, na sigla em inglês), celebrada em Chicago (Illinois).
Usando um novo sistema de imagens por ressonância magnética, estes médicos mostraram que a posição sentada com o busto ereto exerce uma pressão anormal na coluna e nos ligamentos, que a longo prazo pode provocar lombalgias crônicas e deformações.
Até agora, os scanners tradicionais só podiam captar imagens de pessoas deitadas, o que poderia ocultar a causa da dor nas costas, normalmente causada por alguns movimentos ou posições prolongadas.
"Nosso corpo não foi feito para se manter sentado durante longas horas, mas a vida moderna obriga a grande maioria da população mundial a trabalhar em posição sentada", destacou o doutor Bashir, do serviço de radiologia e diagnóstico do hospital universitário de Alberta, no Canadá.

Este estudo foi feito no hospital Woodend de Aberdeen, na Escócia, com 22 voluntários que nunca tiveram problemas de dores nas costas.
A dor nas costas é a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos e de faltas no trabalho, segundo o Instituto Nacional de Desordens Neurológicas e Cerebrais


Fonte:globo.com 




ASSISTA O VÍDEO PUBLICADO NESTE BLOG
EM 8/ FEV/ 2010

DICAS PARA SENTAR CORRETAMENTE NO TRABALHO
.

domingo, 2 de outubro de 2011

DOR NAS COSTAS E GRAVIDEZ


                      foto: guetty images

A gravidez evolui, a barriga aumenta e a dor nas costas vai tirando o seu sossego. É que para sustentar esse volume maior torna-se necessário um esforço extra da coluna, atingindo principalmente as regiões lombar e cervical. Com o barrigão, o eixo do corpo se desloca. No início da gestação, para frente, depois para trás e, nos últimos meses, para os dois lados.
A fisioterapeuta especializada em reeducação da postura global (RPG) Ana Paula Braga Pedrozo explica essa transformação em detalhes:
- Quando a barriga cresce, acontece o que chamamos de anteversão da pelve, ou seja, o bumbum fica empinado, aumentando a lordose fisiológica, a hiperlordose. Há uma tensão na lombar.

Por isso vem a dor. Acontece também com quem não está grávida mas tem a barriga grande. 

Pela biomecânica, você vai tendo alterações em outras cadeias musculares, o que provoca dor. O volume abdominal tensiona o períneo, o que também pode levar à dor, e pega a articulação coxo-femural (a união do osso da coxa com o da bacia). Existem casos em que com o volume abdominal muito grande há compressão do rim, dando dor irradiada para a lombar.

O ortopedista João Lemos observa que os cuidados para evitar a dor nas costas deveriam começar antes da gravidez.
- Principalmente as mulheres sedentárias, que passam o tempo todo sentadas. Isso contribui para a fragilidade da musculação corporal, entre elas a lombar. Deveria ser feita uma preparação dessa musculatura, pelos menos uns seis meses antes de engravidar, investindo em exercícios específicos - observa.
Ele acha que o ideal é engravidar com um peso compatível com a altura e manter-se dentro da média de aumento de peso, fixada pelo obstetra, ou seja, de 9 a 12 quilos no final da gestação. Quanto mais pesada você ficar, maiores as chances de sua coluna reclamar.

É interessante manter uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, com indicação médica. São recursos para atenuar o desconforto
- Assim, é interessante manter uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, com indicação médica. São recursos para atenuar o desconforto.

Para minimizar o problema você pode deitar-se de lado, de preferência do direito, com as pernas levemente dobradas, e sentar-se com as costas retas, apoiando-se em almofadas.

A piscóloga e psicanalista Margarete Bianchi, 39 anos, grávida de seu primeiro filho, Theo, conta que uma antiga dor nas costas voltou durante a gestação.
- Senti que tinha um problema há três anos. Depois de todos os exames, descobri um desvio na lombar por uma função postural. 
Fiz fisioterapia convencional e RPG. 

A doutora Monica Alves, especialista em cadeias musculares, viu que o problema poderia dificultar a gravidez. Quando fiquei grávida, liguei para ela. Ficamos na expectativa. Com cinco para seis meses travei, não conseguia andar. Fui para a acupuntura e descobri que o problema na lombar tinha voltado, além de um desvio de três vértebras - relembra.
Atualmente, no finalzinho da gestação, Margarete continua sua luta contra a dor.
- Passei três meses fazendo acupuntura, uma vez por semana. Melhorei muito. Mas nessas últimas três semanas não deu para andar, reapareceu o mesmo problema. Durante a gravidez só usei fórmulas fitoterápicas, mas, na crise, tive que tomar antiinflamatório. Mas trabalhei durante os nove meses.
A idéia da psicóloga é, assim que puder, voltar à fisioterapia.
- Não quero deixar acontecer de novo. Assim que houver possibilidade, farei acupuntura, RPG e, depois, ginástica para enrijecimento muscular. Há uma lição nisso tudo: como é importante respeitar o seu corpo, os seus limites. As pessoas dizem: ´Toda grávida sente dor nas costas´. Mas é bom buscar o porquê - observa.
Fonte: O Globo


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM:
24 DEZ 2010
ESTOU GRÁVIDA E SINTO MUITA DOR NAS COSTAS: O QUE FAZER?