domingo, 2 de outubro de 2011

DOR NAS COSTAS E GRAVIDEZ


                      foto: guetty images

A gravidez evolui, a barriga aumenta e a dor nas costas vai tirando o seu sossego. É que para sustentar esse volume maior torna-se necessário um esforço extra da coluna, atingindo principalmente as regiões lombar e cervical. Com o barrigão, o eixo do corpo se desloca. No início da gestação, para frente, depois para trás e, nos últimos meses, para os dois lados.
A fisioterapeuta especializada em reeducação da postura global (RPG) Ana Paula Braga Pedrozo explica essa transformação em detalhes:
- Quando a barriga cresce, acontece o que chamamos de anteversão da pelve, ou seja, o bumbum fica empinado, aumentando a lordose fisiológica, a hiperlordose. Há uma tensão na lombar.

Por isso vem a dor. Acontece também com quem não está grávida mas tem a barriga grande. 

Pela biomecânica, você vai tendo alterações em outras cadeias musculares, o que provoca dor. O volume abdominal tensiona o períneo, o que também pode levar à dor, e pega a articulação coxo-femural (a união do osso da coxa com o da bacia). Existem casos em que com o volume abdominal muito grande há compressão do rim, dando dor irradiada para a lombar.

O ortopedista João Lemos observa que os cuidados para evitar a dor nas costas deveriam começar antes da gravidez.
- Principalmente as mulheres sedentárias, que passam o tempo todo sentadas. Isso contribui para a fragilidade da musculação corporal, entre elas a lombar. Deveria ser feita uma preparação dessa musculatura, pelos menos uns seis meses antes de engravidar, investindo em exercícios específicos - observa.
Ele acha que o ideal é engravidar com um peso compatível com a altura e manter-se dentro da média de aumento de peso, fixada pelo obstetra, ou seja, de 9 a 12 quilos no final da gestação. Quanto mais pesada você ficar, maiores as chances de sua coluna reclamar.

É interessante manter uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, com indicação médica. São recursos para atenuar o desconforto
- Assim, é interessante manter uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, com indicação médica. São recursos para atenuar o desconforto.

Para minimizar o problema você pode deitar-se de lado, de preferência do direito, com as pernas levemente dobradas, e sentar-se com as costas retas, apoiando-se em almofadas.

A piscóloga e psicanalista Margarete Bianchi, 39 anos, grávida de seu primeiro filho, Theo, conta que uma antiga dor nas costas voltou durante a gestação.
- Senti que tinha um problema há três anos. Depois de todos os exames, descobri um desvio na lombar por uma função postural. 
Fiz fisioterapia convencional e RPG. 

A doutora Monica Alves, especialista em cadeias musculares, viu que o problema poderia dificultar a gravidez. Quando fiquei grávida, liguei para ela. Ficamos na expectativa. Com cinco para seis meses travei, não conseguia andar. Fui para a acupuntura e descobri que o problema na lombar tinha voltado, além de um desvio de três vértebras - relembra.
Atualmente, no finalzinho da gestação, Margarete continua sua luta contra a dor.
- Passei três meses fazendo acupuntura, uma vez por semana. Melhorei muito. Mas nessas últimas três semanas não deu para andar, reapareceu o mesmo problema. Durante a gravidez só usei fórmulas fitoterápicas, mas, na crise, tive que tomar antiinflamatório. Mas trabalhei durante os nove meses.
A idéia da psicóloga é, assim que puder, voltar à fisioterapia.
- Não quero deixar acontecer de novo. Assim que houver possibilidade, farei acupuntura, RPG e, depois, ginástica para enrijecimento muscular. Há uma lição nisso tudo: como é importante respeitar o seu corpo, os seus limites. As pessoas dizem: ´Toda grávida sente dor nas costas´. Mas é bom buscar o porquê - observa.
Fonte: O Globo


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM:
24 DEZ 2010
ESTOU GRÁVIDA E SINTO MUITA DOR NAS COSTAS: O QUE FAZER?

Nenhum comentário:

Postar um comentário